Seria de perceber que toda esta conversa tem apenas a ver com pura propaganda chinesa e utilização de escritores ocidentais financiados por Pequim para escreverem os maiores absurdos... talvez com a lógica de que quanto maior o disparate maior a possibilidade de deixar algum impacto na mente dos leitores...
Afinal tenho de me retratar... Gavin Menzies não é uma criação dos chineses para efeitos de propaganda. Trata-se mesmo de um excêntrico sensacionalista que nunca logrou a concordância dos verdadeiros académicos chineses... nem dos ocidentais. A internet refere uma vasta quantidade de obras que o descredibilizam em absoluto... incluindo através de autores chineses.
Jin Guo Ping, em "Navegações Chinesas no séc. XV - realidade e ficção" escreve de GM: "esta obra só pode ser classficada com 4 F - falsidade, falsificação, fantasias e erros factuais"... E acresce: "Hoje em dia, Gavin Menzies é completamente ignorado e até repudiado no mundo chinês".
Entre muitos dados, revela o absurdo (apesar de documentado) dos barcos chineses gigantes. Havia plataformas/navios dessa dimensões nos rios para receber e despedidas dos navegadores, mas os juncos oceânicos tinham cerca de 61,2 m de comprimento e 13,8 m de largura (conforme a documentação para navios operacionais). GM é desmantalado ponto por ponto nesse trabalho e em muitos outros (ver bibliografia em entrada de Zheng He).
Não houve uma conspiração oculta das autoridades chinesas neste caso...