O debate está interessante. Se posso ajudar, vejamos:
Acredito que o "fundamentaista" está tentando explicar a lei Moral segundo HUME.
Para Hume, somos morais não porque somos racionais. A Moral para Hume é natural, ou seja, agimos apenas para buscar o prazer e fugia à dor. Fazer mal a uma pessoa, cedo ou tarde, vai nos levar à DOR, seja com punição ou vingança, etc...
O contrário, fazer o BEM, cedo ou tarde, vai nos levar ao PRAZER, seja com gratidão, recompensas, etc...
Resumindo: Hume afirma que a razão não é capaz de sustentar uma lei Moral e sim nossas paixões, pois a Moral está em nós naturalmente.
Somos "bons" apenas por interesse de nosso preservação.
Nao estou tentando explicar lei moral segundo ninguem, a lei moral é tão evidente como a gravidade
o argumento de Hume é ilogico pq nega a si mesmo, LEI da nao contradição
refute isso
A lLei moral é evidente, seres irracionais, como os outros mamiferos, comem seu filhos, matam, por sobrevivencia.. poserem irracinais nao podem ser julgados por uma lei racional, moral, dizer que tem povos que come os proprios filhos, é inutil, afinal..são sempre motivos por costume tradição, o homem que nao quer ser queimado vivo no brasil.. tb nao quer na india
"Nossas reações nos ajudam a descobrir a lei moral (certo e errado). No cenário mostrado anteriormente, a reação daquela senhora a teria feito lembrar-se de que existem valores morais absolutos. Um professor de uma grande universidade do Estado norte-americano de Indiana fez um de seus estudantes relativistas passar pela mesma experiência há não muito tempo. O professor, que estava lecionando um curso de ética, pediu um trabalho de final de semestre a seus alunos. Ele disse que os alunos deveriam escrever sobre qualquer aspecto ético de sua escolha, pedindo apenas que cada qual respaldasse adequadamente sua tese com justificativas e provas autênticas. Um dos alunos, ateu, escreveu de maneira eloqüente sobre a questão do relativismo moral. Ele argumentou da seguinte maneira: "Toda moralidade é relativa; não existe um padrão absoluto de justiça ou retidão; tudo é uma questão de opinião: você gosta de chocolate, eu gosto de baunilha' e assim por diante. Seu trabalho apresentou tanto suas justificativas quanto as provas comprobatórias exigidas. Tinha o tamanho certo, foi concluído na data e entregue numa elegante capa azul. Depois de ler todo o trabalho, o professor escreveu bem na capa: "Nota F; não gosto de capas azuis!". Quando recebeu seu trabalho de volta, o aluno ficou enraivecido. Foi correndo até a sala do professor e protestou: — "Nota F; não gosto de capas azuis!". Isso não é justo! Isso não é certo! Você não avaliou o trabalho pelos seus méritos! Levantando a mão para acalmar o irado aluno, o professor calmamente respondeu: — Espere um minuto. Fique calmo. Eu leio muitos trabalhos. Deixe-me ver ... seu trabalho não foi aquele que dizia que não existe essa coisa de justiça, retidão, correção? — Sim — respondeu o aluno. — Então que história é essa de você vir até aqui e dizer que isso não é justo, que não é certo? — perguntou o professor. — Seu trabalho não argumentou que tudo é uma questão de gosto? Você gosta de chocolate, eu gosto de baunilha? — Sim, essa é a minha idéia. — Então, está tudo certo — respondeu o professor. Eu não gosto de azul. Sua nota é F! De repente, surgiu a lâmpada acima da cabeça do aluno. Ele percebeu que, na realidade, acreditava nos absolutos morais. Acreditava pelo menos na justiça. Além do mais, estava acusando seu professor de injustiça por dar-lhe uma nota F baseando-se apenas na cor da capa. Esse fato simples destruiu toda a sua defesa do relativismo."
Sobre Kant, elenunca disse que não poderemos conhecer NADA. Afirmou que o OBJETO (coisa-em-si) não pode ser conhecido com nossas categorias (espaço, tempo, causalidade, etc...), mas a razão pode conhecer muitas coisas, porém, HÁ UM LIMITE.
Sobre kant, ele nega sua propria afirmação, Lei da nao contradição.. logo segundo a logica é falso, ja ouviu falar da causa e efeito
Para Hegel não há esse limite que Kant acredita existir. A razão, segundo Hegel, tem a potencia de mudar a realidade e , fornecer regras ou princípios universais.
o que q o Hegel tem haver com isso? ele foi um dos que usou da Lei moral para criar suas dialeticas
todos os argumentos refutados
paz