Ela [a TE] poderia ser chamada de Lei, mas Teoria tem o mesmo sentido para o cientista.
Discordo. Uma lei científica descreve, com modelamento matemático, e não explica; a teoria não requer necessariamente o modelo matemático, mas explica. Para mim, os termos não são intercambiáveis.
Então, p.ex., a TE é teoria, enquanto a lei de Haldane é uma lei - mesmo dependendo da TE.
Uma lei é uma descrição, uma teoria é uma explicação, isso? E por que uma descrição não seria também uma explicação? Se sim, eles são intercambiáveis, na medida que toda descrição contém alguma explicação. Ou, ao descrever algum fenômeno, estou tornando-o inteligível, passível de entendimento, ou seja, explicando-o. Se não, como seria?
[Eu deveria ter reescrito - relendo meu post, notei que ficou confuso]
Acho que com exemplo fica mais claro. Vou usar aqui a mecânica clássica como exemplo.
F = m*a (força = massa*aceleração). Isso é uma lei, e ela descreve a relação entre essas três variáveis. Mas ela não explica por que a massa é proporcional à força pra aceleração constante, apenas pressupõe que é assim e pronto.
Em compensação, se falarmos que "a força é proporcional à massa devido à inércia, que é a resistência dos corpos a terem seu movimento alterado"), aí sim teremos uma teoria.