Eu não voto, mas deixem dar uma opinião:
Ultimamente venho pensando que o nosso patriotismo, ou quem sabe um falso senso moral, nos enganan e nos fazem escolher alguém pelo que achamos que pensa. O certo não seria escolher um bom administrador da coisa pública ? Se sim, poderia ser (um exemplo qualquer) Bill Clinton ? Isto é: por que o fato de ser estrangeiro seria ruim ?
É claro que um brasileiro, que queira mudar coisas erradas com as quais conviveu, tem boas chances de saber como mudá-las, e um adminsitrador de fora poderia ser bom no seu meio e não no outro. Mas em contraposição temos maus políticos que utilizam retórica fula para enganar eleitores. Se procurássemos bons administradores não seria o suficiente ?
Claro que aqui vamos cair naquilo que definirmos 'bom', e aí sim as bandeiras ideológicas fazem sentido. Se acho bom reduzir o tamanho do Estado, ou acho bom distribuir renda, ou acho bom meter ficha para criar novos empregos independente de com, está aí a minha ideologia. Mas o que quer dizer é que, dentro daquele universo de bons administradores, deveria escolher aquele que defende modelos bons de administração, e não o contrário.
Isto é, primeiro deveríamos escolher a eficiência (ou a eficácia?) para depois escolher a ideologia. Ou não ?
Detalhe: um administrador corrupto que nos contenta a curto prazo não é um bom administrador, nem na esfera pública nem na privada. Porém é o que acaba se elegendo, dentre os corruptos, o que tem melhor relacionamento no poder.