Enquete

Qual é o seu candidato para 2010

Dilma Rousseff (PT)
21 (29.2%)
José Serra (PSDB)
36 (50%)
Branco
0 (0%)
Nulo
15 (20.8%)

Votos Totais: 69

enquete encerrada: 31 de Outubro de 2010, 22:54:13

Autor Tópico: Eleições 2010  (Lida 209198 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: Eleições 2010
« Resposta #100 Online: 21 de Setembro de 2009, 14:37:36 »
Meh, eu queria o Mercadante :(

Pois é...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #101 Online: 21 de Setembro de 2009, 14:49:57 »
Ué, mas isso é assim em todo o Brasil.

É coisa do governo federal, meu amigo.

Errado. Isso é coisa do governo estadual. O governo federal somente estabelece normas gerais e um programa curricular mais ou menos homogêneo para o País. O governo estadual é que estabelece as políticas de educação. Por exemplo, essa história de progressão continuada (os ciclos) surgiu em Minas Gerais e no Paraná (que são os estados sempre mais pioneiros na educação), desses dois foi expandido para outros estados. Em Minas Gerais foi implantada, viram que não dava certo e abandoram essa ideia há muito tempo. Aqui no RN também foi implantado e também não funcionou, a partir do ano que vem não haverá mais os ciclos. Então, se a educação básica do seu estado está com problema, é por culpa do governo estadual e não do federal. É a mesma coisa do SUS, que é municipalizado (com alguns níveis estadualizados).

Da CF:

Art. 211. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.

§ 1º A União organizará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, financiará as instituições de ensino públicas federais e exercerá, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino mediante assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996)

§ 2º Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996)

§ 3º Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996)

§ 4º Na organização de seus sistemas de ensino, os Estados e os Municípios definirão formas de colaboração, de modo a assegurar a universalização do ensino obrigatório.(Incluído pela Emenda Constitucional nº 14, de 1996)

§ 5º A educação básica pública atenderá prioritariamente ao ensino regular. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)

Mais algumas informações aqui:

http://portal.mec.gov.br/conae/images/stories/pdf/artigo_jamilcury.pdf

Engraçado... sempre, em toda reunião do Núcleo do Ensino, eles falam bem claro das metas de aprovação que o governo federal repassa ao Estado... ::)

A não reprovação, que eu sabia, é ótima pro Brasil em suas relações exteriores.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Atheist

• Visitante
« Resposta #102 Online: 21 de Setembro de 2009, 17:19:34 »
Uma coisa é quem paga a conta, a outra é quem diz como o ensino deve ser. E quem diz como o ensino deve ser é o MEC.

Offline Madame Bovary

• Nível 14
  • *
  • "Há meros devaneios tolos a me torturar..."
« Resposta #103 Online: 21 de Setembro de 2009, 19:13:18 »
Se o Aécio Neves ou o Cristóvam Buarque se candidatarem, meu voto é deles (nesta ordem).

Como nenhum dos dois deve concorrer, meu voto - HOJE - é da Dilma.
.
Olho, e as coisas existem.
Penso e existo só eu.

.

Skoob

Filmow

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 21 de Setembro de 2009, 23:30:25 »
Aécio ou Ciro, a princípio.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #105 Online: 22 de Setembro de 2009, 10:37:54 »
Se não surgir um novo nome ou o Aécio não sair mesmo, acho que vou votar nulo. Ou nem transfiro meu voto pra poder justificar... Agora, na Dilma não tenho vontade de votar, e os paulistas não gostam do Serra... isso é um ótimo indício de que algo tem de errado. Ciro é fora de questão... me lembra o Collor. E a única vez que fiz campanha pro PT foi na eleição que o Collor ganhou... então dá pra sentir o nível de antipatia que tenho por ele.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #106 Online: 22 de Setembro de 2009, 12:55:22 »

Pretendo votar no Aécio, caso ele se candidate. Estou acompanhando o governo dele em MG e estou gostando das medidas adotadas. Perfeito ele não é - assim como nenhum outro político nesse país -, mas aparenta ser mais coerente e trabalhar direito.

Não voto em nenhum candidato do PT, apesar de ter votado em Lula na primeira vez em que ele ganhou. Não deixo de considerar o que ele fez de bom para o país, mas os meios utilizados por ele não me agradam. E, ao que parece, a Dilma não tem metade do carisma e do 'jogo de cintura' que ele tem.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #107 Online: 22 de Setembro de 2009, 14:17:28 »
Dilma me parece uma fachada, um artifício para um governo medíocre, que colocaria Lula novamente no poder em 4 anos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #108 Online: 22 de Setembro de 2009, 14:58:16 »
Não dá. Depois da farsa do Currículo Lattes, não dá. Do Sarney eu nem falo, que é horrível, mas é par for the course. Mas a farsa do Lattes foi o fim da picada :hmph:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #109 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:53:58 »
Que farsa?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #110 Online: 22 de Setembro de 2009, 16:06:24 »
Surprise, surprise, surprise...

Citação de: Folha de São Paulo
Ciro cresce e empata com Dilma em pesquisa; petista e tucano perdem 4 pontos
Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A maior novidade da pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira sobre a disputa presidencial de 2010 foi a evolução da taxa de intenção de voto no deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Na pesquisa de setembro, Ciro apresenta 14% das intenções de voto.

Com esse resultado, Ciro aparece empatado em segundo lugar com a ministra petista Dilma Rousseff, que também tem 14% das intenções de voto. Neste cenário, o governador tucano José Serra (SP) lidera a disputa, com 34% das intenções de voto. A senadora Marina Silva (AC), que aparece pela primeira vez na pesquisa, tem 6%.

A diferença entre as pesquisas de junho e setembro é que a taxa de intenção de voto em Ciro evoluiu dois pontos --era de 12%. No mesmo período, as taxas de Dilma e de Serra recuaram quatro pontos --em junho era de 18% e 38%, respectivamente.

Sem Serra na disputa, a pesquisa mostra Ciro como o melhor posicionado na corrida pelo Palácio do Planalto, superando Dilma, com 25% dos votos. Neste cenário Serra foi substituído pelo governador tucano Aécio Neves (MG).

Neste cenário, Dilma ficaria em segundo lugar, com 16% das intenções de votos, seguida por Aécio, com 12%. A ex-senadora Heloísa Helena recebeu 11% das intenções e voto e, em último lugar, aparece Marina Silva com 8%. Os brancos, nulos e os eleitores que não responderam somam 28%.

A pesquisa montou outro cenário sem a participação de Heloísa Helena. Nestas condições, Serra venceria a disputa com 35% das intenções de votos, seguido por Ciro, com 17%, e Dilma, com 15%. Marina Silva aparece em quarto lugar com 8% das intenções de votos, enquanto os brancos, nulos e os que não responderam somam 24%.

No mesmo cenário, com a substituição de Serra por Aécio, Ciro venceria a disputa com 28% das intenções de voto, seguido por Dilma, com 18%. Em terceiro lugar aparece Aécio, com 13% das intenções de votos, e Marina, com 11%. Os brancos, nulos e os eleitores que não responderam somam 31%.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u627459.shtml
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #111 Online: 22 de Setembro de 2009, 16:09:04 »
A propósito: não sei quem vai ser eleito ano que vem, mas sei quem vai ganhar: Lula.

Não importa quem vença, ele vai ter chance de ser eleito novamente em 2014.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Atheist

• Visitante
« Resposta #112 Online: 22 de Setembro de 2009, 17:43:06 »
A propósito: não sei quem vai ser eleito ano que vem, mas sei quem vai ganhar: Lula.

Exatamente.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #113 Online: 22 de Setembro de 2009, 19:04:13 »

Exatamente.

Nem sempre. Aquele que foi eleito, entendo ter todas as chances de se reeleger.
Assim, Serra, Aécio, Dilma, seja lá quem for, terá apenas que não fazer um péssimo governo.

De qualquer forma, espero que o Lula, mesmo tendo feito um governo bom, não retorne, espero que o Brasil evolua para candidatos de um padrão um pouco melhor daqui para frente.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #114 Online: 22 de Setembro de 2009, 19:08:52 »
Está aí o ponto... se o PT quer Lula de volta, e acho que quer, vão fazer um péssimo governo no nome da Dilma (para ela não se reeleger).

Por isso apostar em um nome diferente parece ser o mais inteligente agora... outro pode querer se reeleger, e para tal, deverá fazer um governo ao menos razoável.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #115 Online: 23 de Setembro de 2009, 09:27:26 »
Que farsa?

Ela, ou alguém se sua equipe, maquiou o seu currículo Lattes. Apareceu lá um Doutorado em Economia na Unicamp, que simplesmente não existiu. Obviamente ela negou que tenha sido sua responsabilidade.

A desonestidade fica ainda mais ridícula quando se percebe que ela é formada em Economia por uma universidade muito boa, até. Nada daquilo seria necessário.

Está aí o ponto... se o PT quer Lula de volta, e acho que quer, vão fazer um péssimo governo no nome da Dilma (para ela não se reeleger).

Olha... SE for isso mesmo, é o maior Gambito de Xanatos da história :-)

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #116 Online: 23 de Setembro de 2009, 09:39:30 »

Se fizerem isso, darão um tiro no pé; porque a Dilm irá se eleger em nome do PT -- e do Lula --, queimando o filme dos dois se o governo for péssimo. E, na verdade, acho até que o contrário -- fazerem um bom governo pro Lula se reeleger -- é mais possível.

Atheist

• Visitante
« Resposta #117 Online: 23 de Setembro de 2009, 10:28:29 »

Se fizerem isso, darão um tiro no pé; porque a Dilm irá se eleger em nome do PT -- e do Lula --, queimando o filme dos dois se o governo for péssimo. E, na verdade, acho até que o contrário -- fazerem um bom governo pro Lula se reeleger -- é mais possível.

O governo dela não precisa ser péssimo, basta apenas que o povo diga: "que saudades do Lula". E tenho certeza que Lula está doidinho para voltar em 2014.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #118 Online: 23 de Setembro de 2009, 10:34:04 »
O que eu acho estranho foi o FHC nunca ter quisto voltar.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Atheist

• Visitante
« Resposta #119 Online: 23 de Setembro de 2009, 10:49:58 »
O que eu acho estranho foi o FHC nunca ter quisto voltar.

Querer até acho que queria, mas acho que ele sente que não seria eleito.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #120 Online: 23 de Setembro de 2009, 13:09:39 »
Se o Lula quiser voltar, em 2014, ele volta de qualquer jeito. Não precisa de um péssimo governo, da Dilma, pra isso.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #121 Online: 28 de Setembro de 2009, 13:21:06 »
28/09/2009 - 11h29
Embarque de PMDB na candidatura Dilma oficializa racha do partido e isola serristas

PUBLICIDADE

GABRIELA GUERREIRO
MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília
Sem perder a tradição, o PMDB vai seguir rachado em 2010 na disputa pela Presidência da República. Embora a maioria do partido esteja favorável ao embarque do PMDB na candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), a ala que apoia o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), promete tentar reverter o pensamento dos peemedebistas aliados do governo federal até o início de 2010.

A ala serrista do PMDB aposta na queda da candidatura de Dilma para reverter a maioria dos peemedebistas que atualmente apoiam a petista. "Confesso que hoje somos minoritários, a parte governista é bem maior. Mas a Dilma está caindo nas pesquisas Pelo que conheço do PMDB, muitos vão abandonar esse barco", disse o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

Justiça cassa 667 políticos por compra de votos
Divergências locais dividem PSDB e DEM
Ronaldo Esper e Valdir Peres se filiam ao PTC

O parlamentar, que é um dos articuladores do apoio do PMDB a Serra, defendeu que o partido espere antes de definir que vai apoiar Dilma formalmente. Nos bastidores, porém, aliados do presidente licenciado do partido, Michel Temer (PMDB-SP), negociam o anúncio nos próximos dias do apoio a Dilma --o que abre caminho para o presidente da Câmara ser indicado para a vice-presidência na chapa da petista.

"Essa definição poderia ser mais adiante. Ponderamos para o presidente Temer que isso atropelava os fatos. O PMDB sempre foi isso, teve essa divisão. Há um açodamento do PMDB em fechar essa aliança", afirmou.

Um dos articuladores do nome de Temer na chapa de Dilma disse à Folha Online acreditar que a legenda, ao formular o apoio da Dilma, vai selar o racha interno já previsto para 2010. Apesar do risco, os "dilmistas" têm pressa em meio à pressão do Palácio do Planalto para garantir o apoio do PMDB no ano que vem.

O presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), reconhece que o apoio dos peemedebistas é importante para qualquer candidato que disputa as eleições. Mas admite que o PT, se conseguir compor chapa com o PMDB, não terá a totalidade do partido ao seu lado nos Estados.

"O PMDB sempre foi um partido que se apresentou nas eleições dividido. Sabemos que há setores do PMDB na Câmara e no Senado que não têm compromisso com a coalizão em torno do governo federal. Dificilmente 100% do partido vai para as eleições do ano que vem com o presidente Lula", afirmou Berzoini.

Apesar de reconhecer o esperado racha dos peemedebistas, o presidente do PT defendeu pressa para a oficialização da aliança com o PMDB em 2010. "Se pudermos consolidar rapidamente [a aliança], melhor. Mas desde que seja realista e factível", disse o petista.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u629287.shtml
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #122 Online: 28 de Setembro de 2009, 13:22:40 »
26/09/2009 - 22h01
"Minha candidata é a Dilma", diz Chávez

da BBC Brasil
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse neste sábado que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, é sua candidata para as eleições brasileiras de 2010.

"Dilma será a próxima presidente do Brasil", afirmou Chávez em seu discurso na abertura da 2ª Cúpula América do Sul-África, realizada em Isla Margarita, na Venezuela.

"Sei que vão me acusar de ingerência, meu coraçãozinho é quem está falando", disse. "Minha candidata é a Dilma." A ministra tem o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para disputar a Presidência pelo PT.

Lula, que participa da Cúpula na Venezuela, sorriu ao ouvir o discurso do colega. Chávez lamentou o término do mandato do presidente brasileiro.

"Mas Lula não se irá, ele fica, assim como Néstor Kirchner [ex-presidente da Argentina], que se foi, mas não se foi", afirmou Chávez, em referência à eleição da presidente Cristina Kirchner como sucessora do marido.

Sul-Sul

Durante a sessão plenária dos chefes de Estado, Chávez defendeu a multipolaridade nas relações internacionais e disse ser "vital" a união entre a América do Sul e a África.

Lula, em seu discurso, disse acreditar "no poder de transformação de uma parceria entre regiões que vivem realidades semelhantes e enfrentam problemas comuns".

Críticas ao chamado "modelo imperialista" como causa do subdesenvolvimento das duas regiões foram mencionadas na maioria das intervenções dos chefes de Estado.

A presidente argentina, Cristina Kirchner, disse que o desafio dos dois continentes é o de modificar os velhos modelos de cooperação até agora implementados.

"No século 20, o que importava era vender, e não fazê-lo sob um conceito de cooperação, de transferência de tecnologia, que é o que nós estamos impulsionando", afirmou.

Projetos

A preocupação levantada pela maioria dos mandatários é a de como concretizar mecanismos viáveis de integração para fortalecer o eixo sul-sul.

Chávez, que antes da Cúpula disse que do encontro sairia um plano de trabalho para os próximos 10 anos, pediu a criação de uma comissão de ministros que se dediquem exclusivamente à implementação de projetos de desenvolvimento comum. "Temos que elevar o nível e dar mais solidez à cooperação", disse.

Nos últimos seis anos, o comércio entre América do Sul e África foi ampliado de US$ 6 bilhões para US$ 36 bilhões, dos quais o Brasil tem sido o principal beneficiário. Neste mesmo período, o intercâmbio comercial Brasil-África saltou de US$ 5 bilhões, registrados em 2002, para US$ 26 bilhões em 2008.

O primeiro encontro da ASA foi realizado em Abuja, na Nigéria, em 2006. Na reunião deste sábado, os presidentes decidiram que a próxima Cúpula será em 2011, na Líbia.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u629747.shtml

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #123 Online: 28 de Setembro de 2009, 13:33:21 »
Com amigos como esses, quem precisa de inimigos?
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #124 Online: 28 de Setembro de 2009, 13:50:16 »

O racha do PMDB não é novidade. Na Bahia, por exemplo, o prefeito de Salvador é do PMDB e ganhou as eleições do ano passado graças ao apoio do ACM neto, que é do DEM. Ou seja, mais um líder do PMDB que possivelmente não apoiará a candidatura de um petista.

E se o Chavez diz que a candidata dele é a Dilma, temei... :medo:
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!