Olá colegas foristas!
Bem, nos últimos dias em tenho “debatido” com um amigo sobre alguns assuntos acerca da existência de algum deus. Ele, sendo crente, e eu cético. Em um dos e-mails que recebi desse amigo diz respeito à origem do Universo; não é um debate propriamente dito, mas uma tentativa de esclarecimento. No e-mail que recebi ele fez essa pergunta. (abaixo)
Caro Rony,
todas as pessoas devem ser respeitadas independentemente de religião (...). Pois todos nós sabemos que: matar, roubar e muitas outras coisas são erradas. Pois mesmo pessoas que não têm religião sabem que essas coisas são erradas, é a lei que deus colocou em nossos corações...
Se você conhecesse uma linda casa com piscina, jardinagem e muitas outras coisas, você acha que essa casa surgiu do acaso? Você acreditaria nisso? Responda sinceramente, acreditaria que ela surgiu do nada? Imagine o universo imenso!
(o amigo)
Pra responder a questão, eu escrevi o texto abaixo. Eu gostaria de pedir a contribuição dos colegas em relação, tanto na correção de possíveis fiascos, como também na sugestão de outros argumentos afins.
Você acredita que tudo veio do nada?
Antes de começarmos o nosso “debate”, eu gostaria de dizer que fiquei feliz pela sua opinião, por dizer que a ética, a moral e a boa índole não dependem de uma religião, e sim do caráter.
Ontem eu propus uma ideia, sugeri que debatêssemos esse assunto amigável e inteligentemente, sem ofensas e sem imposições; no entanto, você me pediu que respondesse a uma pergunta. Eu entendo e respeito sua posição, por isso vou tentar dar a melhor resposta possível.
Você me perguntou se eu acredito que tudo o que existe “veio do nada”. Antes de responder, eu gostaria de lhe relembrar que em um dos primeiro e-mails que lhe enviei, eu disse que era AGNÓSTICO; se você tivesse estudado o significa dessa palavra, talvez você não teria feito essa pergunta (“tudo veio do nada?”). Mesmo assim, eu respeito, pois só com o tempo tudo isso poderá ficar claro.
AGNOSTICISMO consiste na ideia de que o conhecimento (GNOSIS, do Grego), acerca de alguma entidade sobrenatural não é tido pelo o homem; ou seja, não há como saber se existe ou não um deus, ou deuses; para o agnóstico, o meu caso, o que se diz da existência de algum deus, não passa de elementos histórico-culturais. Isto é, a concepção de que o mundo foi feito por um determinado deus depende do tempo, da cultura, e do tipo de religião que uma sociedade pratica, e não necessariamente de um deus existente no mundo real, fora da imaginação.
Sendo assim, a pergunta poderia ser respondida da seguinte maneira: “eu não sei como tudo veio a existir; sou sincero, apenas não sigo o que prega uma determinada religião, pois se tivesse que crer em uma das propostas religiosas, eu poderia perguntar: “por que a sua está correta, e as outras culturas estão erradas?”
O argumento da “linda casa com piscina e jardinagem” não é um bom argumento. Pois nos mesmos termos eu poderia perguntar quem fez as imperfeições da casa. Você sabia que há plantas que sofrem de câncer? E os terremotos que matam milhares de pessoas todos os anos, desde a Antiguidade? E a mente de um psicopata, que é psicopata não porque o quer, mas porque é essa sua condição? E os deficientes congênitos, que nascem cegos, aleijados? E os vermes rastejantes, que existem sem nenhum propósito útil? O escritor Marcelo Gleiser disse uma coisa que me parece relevante nesse contexto: “Da próxima vez que você encontrar um besouro caído de costas tentando se virar, pergunte o que ele acha da inteligência do Designer”. Em outras palavras, se o Deus do cristianismo é o responsável pela criação, e que tudo nessa criação é perfeito, o que dizer do besouro que morre por causa de sua imperfeição?
Enfim, essas e outras aberrações poderiam ser atribuídas a um deus inteligente, mas como explicar tudo isso? Para os cristãos, é óbvio que todos esses defeitos serão imputados ao pecado de Adão e Eva. Mas é justo que uma pessoa sofra, seja de cegueira, deficiência física, loucura, psicopatia etc., mesmo não sabendo do que se trata? Mesmo não tendo nenhum vínculo com o erro do suposto casal citado (Adão e Eva)?
Essa não é a única questão a ser observada. As inúmeras concepções distintas em relação à origem do Universo também nos permitem outra análise; considerando que as crenças em relação a isso são várias, qual delas seria a correta? E supondo ser a correta, haveria como provar? Dentre algumas dessas concepções, eu me lembro do Hinduísmo, Cristianismo, as Afros, os Vikings, Gregas, Romanas, Persas etc. Cada uma dessas correntes tem sua forma própria de explicar sua cosmologia. E considerando que nenhuma delas ainda provou suas afirmações, eu perguntaria: “se existe um criador, por que, necessariamente tem que ser esse que você mencionou, e não outro totalmente diferente, como uma deusa, uma ave gigante, um relâmpago pensante, um vento com poderes mágicos... por que não uma dessas coisas? Como constatar?
Portanto meu caro amigo, diante de toda essa “especulação”, eu me denomino “agnóstico”. Ou seja, enquanto alguém diz que tem toda certeza em relação a origem do Universo, eu, ao contrário digo: “eu não sei”. Se alguém me pergunta: “você acredita em Deus?”, eu costumo dizer: “eu não conheço nenhum, mas estou aberto ao diálogo”
[/size]