Autor Tópico: Você acredita que tudo veio do nada?  (Lida 8373 vezes)

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
Você acredita que tudo veio do nada?
« Online: 23 de Setembro de 2009, 18:37:49 »
Olá colegas foristas!

Bem, nos últimos dias em tenho “debatido” com um amigo sobre alguns assuntos acerca da existência de algum deus. Ele, sendo crente, e eu cético. Em um dos e-mails que recebi desse amigo diz respeito à origem do Universo; não é um debate propriamente dito, mas uma tentativa de esclarecimento. No e-mail que recebi ele fez essa pergunta. (abaixo)

Caro Rony,

todas as pessoas devem ser respeitadas independentemente de religião (...). Pois todos nós sabemos que: matar, roubar e muitas outras coisas  são erradas. Pois mesmo pessoas que não têm religião sabem que essas coisas são erradas, é a lei que deus colocou em nossos corações...

Se você conhecesse uma linda casa com piscina, jardinagem e muitas outras coisas, você acha que essa casa surgiu do acaso? Você acreditaria nisso? Responda sinceramente, acreditaria que ela surgiu do nada? Imagine o universo imenso!

(o amigo)

Pra responder a questão, eu escrevi o texto abaixo. Eu gostaria de pedir a contribuição dos colegas em relação, tanto na correção de possíveis fiascos, como também na sugestão de outros argumentos afins.

Você acredita que tudo veio do nada?

Antes de começarmos o nosso “debate”, eu gostaria de dizer que fiquei feliz pela sua opinião, por dizer que a ética, a moral e a boa índole não dependem de uma religião, e sim do caráter.

Ontem eu propus uma ideia, sugeri que debatêssemos esse assunto amigável e inteligentemente, sem ofensas e sem imposições; no entanto, você me pediu que respondesse a uma pergunta. Eu entendo e respeito sua posição, por isso vou tentar dar a melhor resposta possível.

Você me perguntou se eu acredito que tudo o que existe “veio do nada”. Antes de responder, eu gostaria de lhe relembrar que em um dos primeiro e-mails que lhe enviei, eu disse que era AGNÓSTICO; se você tivesse estudado o significa dessa palavra, talvez você não teria feito essa pergunta (“tudo veio do nada?”). Mesmo assim, eu respeito, pois só com o tempo tudo isso poderá ficar claro.

AGNOSTICISMO consiste na ideia de que o conhecimento (GNOSIS, do Grego), acerca de alguma entidade sobrenatural não é tido pelo o homem; ou seja, não há como saber se existe ou não um deus, ou deuses; para o agnóstico, o meu caso, o que se diz da existência de algum deus, não passa de elementos histórico-culturais. Isto é, a concepção de que o mundo foi feito por um determinado deus depende do tempo, da cultura, e do tipo de religião que uma sociedade pratica, e não necessariamente de um deus existente no mundo real, fora da imaginação.

Sendo assim, a pergunta poderia ser respondida da seguinte maneira: “eu não sei como tudo veio a existir; sou sincero, apenas não sigo o que prega uma determinada religião, pois se tivesse que crer em uma das propostas religiosas, eu poderia perguntar: “por que a sua está correta, e as outras culturas estão erradas?”

O argumento da “linda casa com piscina e jardinagem” não é um bom argumento. Pois nos mesmos termos eu poderia perguntar quem fez as imperfeições da casa. Você sabia que há plantas que sofrem de câncer? E os terremotos que matam milhares de pessoas todos os anos, desde a Antiguidade? E a mente de um psicopata, que é psicopata não porque o quer, mas porque é essa sua condição? E os deficientes congênitos, que nascem cegos, aleijados? E os vermes rastejantes, que existem sem nenhum propósito útil? O escritor Marcelo Gleiser disse uma coisa que me parece relevante nesse contexto: “Da próxima vez que você encontrar um besouro caído de costas tentando se virar, pergunte o que ele acha da inteligência do Designer”. Em outras palavras, se o Deus do cristianismo é o responsável pela criação, e que tudo nessa criação é perfeito, o que dizer do besouro que morre por causa de sua imperfeição?

Enfim, essas e outras aberrações poderiam ser atribuídas a um deus inteligente, mas como explicar tudo isso? Para os cristãos, é óbvio que todos esses defeitos serão imputados ao pecado de Adão e Eva. Mas é justo que uma pessoa sofra, seja de cegueira, deficiência física, loucura, psicopatia etc., mesmo não sabendo do que se trata? Mesmo não tendo nenhum vínculo com o erro do suposto casal citado (Adão e Eva)?

Essa não é a única questão a ser observada. As inúmeras concepções distintas em relação à origem do Universo também nos permitem outra análise; considerando que as crenças em relação a isso são várias, qual delas seria a correta? E supondo ser a correta, haveria como provar? Dentre algumas dessas concepções, eu me lembro do Hinduísmo, Cristianismo, as Afros, os Vikings, Gregas, Romanas, Persas etc. Cada uma dessas correntes tem sua forma própria de explicar sua cosmologia. E considerando que nenhuma delas ainda provou suas afirmações, eu perguntaria: “se existe um criador, por que, necessariamente tem que ser esse que você mencionou, e não outro totalmente diferente, como uma deusa, uma ave gigante, um relâmpago pensante, um vento com poderes mágicos... por que não uma dessas coisas? Como constatar?

Portanto meu caro amigo, diante de toda essa “especulação”, eu me denomino “agnóstico”. Ou seja, enquanto alguém diz que tem toda certeza em relação a origem do Universo, eu, ao contrário digo: “eu não sei”. Se alguém me pergunta: “você acredita em Deus?”, eu costumo dizer: “eu não conheço nenhum, mas estou aberto ao diálogo”

[/size]

“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
Re: Você acredita que tudo veio do nada?
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2009, 00:12:53 »
Um detalhe é que ninguém em sã consciência afirma que alguma coisa veio 'do nada'. De fato, se você observar com cautela, vai notar que nunca, em absolutamente nenhum momento, conseguimos observar o 'nada' absoluto. É estranho que muita gente pense, nós inclusive, que o fato de existir precisa de uma justificação (quando na verdade a existência é tudo o que conhecemos).
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2009, 07:42:12 »
O problema dos crentes é que, diante de um universo que eles não compreendem, inventam um deus criador e o declaram incompreensível. Pronto, resolvido o problema. Não é mais preciso pesquisar nem compreender nada.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2009, 09:16:55 »
Um detalhe é que ninguém em sã consciência afirma que alguma coisa veio 'do nada'. De fato, se você observar com cautela, vai notar que nunca, em absolutamente nenhum momento, conseguimos observar o 'nada' absoluto.

Até porque o vácuo está cheio de coisas... vide o efeito Casimir e o efeito Unruh. Esse último então é simplesmente bizarro.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2009, 09:55:04 »
Bom texto. Uma coisa que você poderia acrescentar é que podemos fazer uma variaçao daquele argumento "você é ateu em
relaçao aos outros deuses": Mesmo os crentes sao agnósticos em relaçao a diversas crenças.

Por exemplo: pergunte a ele quem vai ser eleito presidente do Chile na próxima eleiçao.
Se ele disser "nao sei", você pode responder:
"Ora, eu sei. Vai ser a Xuxa!"
Se ele perguntar como você sabe disso, você pode dizer:
"porque fiquei meditando/o boninho me contou/está escrito num biscoito
da sorte", ou outra coisa absurda como essa.

O fato é que seu amigo deve ser perfeitamente capaz de reconhecer sua (dele) ignorância sobre várias assuntos (o clima neste
momento em Xangai, a taxa de juros na Rússia, o vencedor do Sem Limite, etc.) mas estranhamente, sente a necessidade
de ter uma  opiniao enfática sobre algo que nem as maiores mentes científicas já entenderam direito.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2009, 10:09:59 »
Pra quem gosta desse tipo de discussão, recomendo ardentemente os vídeos do debate entre o William Craig e o Austin Dacey.

O Craig é apologeta cristão e, apesar dos pesares, fala muito bem e é muito esperto. Tem vários debates dele no youtube mas o Dacey foi o único ateu que conseguiu, na minha opinião, vencê-lo (pelo menos dos debates que eu assisti). Ele fez o Craig recuar praquela posição de 'Eu também não entendo isso, mas não é possível para uma mente humana imaginar o que Deus está querendo'. Não há como fazer melhor do que isso.

Uma das questões que eles discutem é a história de 'o que veio antes do big bang':
Meu blog

Offline Karanami

• Nível 03
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2009, 10:44:45 »
Eu acredito que não há efeito sem causa. Gostaria de conhecer a causa do "Efeito Universo".

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2009, 10:55:43 »
o WC é realmente muito esperto, e nunca vi alguem bater de frente com ele, recomendo que veja mesmo o video, pq ele nao perdeu huaha
outro apologista cristão, ainda mais forte que craig, é Normam Geisler
nunca vi nenhum ateu sair bem de uma discussão contra ele, e olha que foram muitas

o fato nisso, que todos os calculos param um determinado momento, onde nada o que tem razão para o homem faz sentido, e então evidencia criação sobrenatural, que dizer que somos criação de outra natural maior e perfeita em si mesma, a essa chamamos Deus

Pra quem gosta desse tipo de discussão, recomendo ardentemente os vídeos do debate entre o William Craig e o Austin Dacey.

O Craig é apologeta cristão e, apesar dos pesares, fala muito bem e é muito esperto. Tem vários debates dele no youtube mas o Dacey foi o único ateu que conseguiu, na minha opinião, vencê-lo (pelo menos dos debates que eu assisti). Ele fez o Craig recuar praquela posição de 'Eu também não entendo isso, mas não é possível para uma mente humana imaginar o que Deus está querendo'. Não há como fazer melhor do que isso.

Uma das questões que eles discutem é a história de 'o que veio antes do big bang':

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2009, 10:58:09 »
Um detalhe é que ninguém em sã consciência afirma que alguma coisa veio 'do nada'. De fato, se você observar com cautela, vai notar que nunca, em absolutamente nenhum momento, conseguimos observar o 'nada' absoluto. É estranho que muita gente pense, nós inclusive, que o fato de existir precisa de uma justificação (quando na verdade a existência é tudo o que conhecemos).

voce se contradisse forte aqui
hauhauhauah acabou de se chamar de louco, eu riu muito aqui com voces, obrigado por isso

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2009, 11:00:43 »
Bom, mas o propósito da ciência não é e nunca foi desprovar Deus. Então, se os religiosos querem colocar Deus no limite do conhecimento científico, isso é com eles. A ciência simplesmente não se ocupa desta questão.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2009, 11:01:33 »
o fato nisso, que todos os calculos param um determinado momento, onde nada o que tem razão para o homem faz sentido, e então evidencia criação sobrenatural, que dizer que somos criação de outra natural maior e perfeita em si mesma, a essa chamamos Deus

Non sequitur. Deus das lacunas. Você poderia pelo menos se esforçar um pouco mais e tentar ser original? :bocejo:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Setembro de 2009, 11:06:21 »
Até porque o vácuo está cheio de coisas... vide o efeito Casimir e o efeito Unruh. Esse último então é simplesmente bizarro.

misericordia!
o vacuo é limite do universo??
voces estudou onde??  hauhahah faz uma reciclagem cientifica ae..
o vacuo do universo é infinito??
voce esta no tempo do david hume ainda rapaz

faz muitas decadas que essa teoria foi fadada de piada
o bigbang reina absoluto no metodo cientifico, o universo tem limites esta se expandindo, e veio do nada segundo os ateus, segundo os teistas foi criação de uma natureza maior e perfeita, o qual titulamos Deus

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Setembro de 2009, 11:08:26 »
hauhauhauah acabou de se chamar de louco, eu riu muito aqui com voces, obrigado por isso

É impressão minha ou você tem um enorme prazer em debochar dos foristas?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 24 de Setembro de 2009, 11:10:15 »
Sabe, o que você escreveu não faz o menor sentido.

O Efeito Casimir existe, foi previsto teoricamente, verificado em laboratório e confirmado independentemente por diversas fontes. Se você não acredita em mim, então por favor, pergunte a qualquer outro físico. Vá aos laboratórios. Pesquise. Pergunte. Procure.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Setembro de 2009, 11:11:04 »
misericordia!
o vacuo é limite do universo??
voces estudou onde??  hauhahah faz uma reciclagem cientifica ae..
o vacuo do universo é infinito??
voce esta no tempo do david hume ainda rapaz

faz muitas decadas que essa teoria foi fadada de piada
o bigbang reina absoluto no metodo cientifico, o universo tem limites esta se expandindo, e veio do nada segundo os ateus, segundo os teistas foi criação de uma natureza maior e perfeita, o qual titulamos Deus

Na boa, respeitar os foristas te ajudaria a ser levado à sério... Mesmo sendo um criacionista.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #15 Online: 24 de Setembro de 2009, 11:16:28 »

O riso dos idiotas é um elogio :)
Meu blog

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #16 Online: 24 de Setembro de 2009, 11:17:34 »

Mostre a contradição. Vou esperar sentado :)
Meu blog

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Setembro de 2009, 11:42:07 »
Non sequitur. Deus das lacunas. Você poderia pelo menos se esforçar um pouco mais e tentar ser original?

ja perdi meu tempo para descrever algumas priores e postriores aqui, esta em alguem lugar neste forum

de vez em quando voces postam algumas coisas engraçadas, só isso

Sabe, o que você escreveu não faz o menor sentido.

O Efeito Casimir existe, foi previsto teoricamente, verificado em laboratório e confirmado independentemente por diversas fontes. Se você não acredita em mim, então por favor, pergunte a qualquer outro físico. Vá aos laboratórios. Pesquise. Pergunte. Procure.

opa, na foge do assunto nao, nao falei nada do efeito, falei sobre voce dizer que talvez seja possivel encontrar a explicação da nossa natureza dentro dela propria, o que ja sabemos ser impossivel, é como pedir pra o personagem de jogo de computador tenha como descobrir algo sobre o criador do jogo, somente seria possivel se o criador assim o revelasse, mesmo que o personagem tivesse inteligencia, ele nem saberia da existencia do seu criador, é como num aquario cheio de peixes e coberto por uma manta preta,  quando a manta fosse retirada pelo criador dos peixes, então eles poderiam assim visualizalo e conhece-lo, o fato que se esses peixes fossem inteligentes poderiam evidenciar antes essa outra natureza maior, pq ela criou e os suporta

Mostre a contradição. Vou esperar sentado

é so ler seu proprio post, primeiro diz ser louco quem acredita na criação a partir do nada, mas é ateu(ou ta aqui defendendo o ateismo), pq acredita que do nada o universo passou a existir!!! acredita que coisas possam surgir do nada!! como abiogenese e evolução!! e a materia que é feita o universo, veio da onde???do nada??  ja sabemos concerteza que o universo precisa de uma causa, qual é?? o que poderia criar um universo como o nosso? so vai deixar de ser uma contradição se ja tiver entrando no time dos teistas huauha

paz

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Setembro de 2009, 11:48:58 »
Non sequitur. Deus das lacunas. Você poderia pelo menos se esforçar um pouco mais e tentar ser original?

ja perdi meu tempo para descrever algumas priores e postriores aqui, esta em alguem lugar neste forum

Irrelevante. Seu argumento citado acima ainda é um Non Sequitur, e você continua invocando o deus das lacunas.

opa, na foge do assunto nao, nao falei nada do efeito, falei sobre voce dizer que talvez seja possivel encontrar a explicação da nossa natureza dentro dela propria, o que ja sabemos ser impossivel...

Nao, fundamentalista, nao sabemos. Esse é o ponto. Sua conclusao nao segue das premissas: Non sequitur.

é so ler seu proprio post, primeiro diz ser louco quem acredita na criação a partir do nada, mas é ateu(ou ta aqui defendendo o ateismo), pq acredita que do nada o universo passou a existir!!!

Sem querer tomar as dores de outros foristas, mas isso parece ser um espantalho (um tipo de falácia, caso você nao saiba).

ja sabemos concerteza que o universo precisa de uma causa, qual é?? o que poderia criar um universo como o nosso? so vai deixar de ser uma contradição se ja tiver entrando no time dos teistas huauha

Nao, Fundamentalista, nao sabemos "concerteza" disso. Novamente, sua conclusao nao segue das premissas.

Alan Watts

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #19 Online: 24 de Setembro de 2009, 11:56:58 »
é so ler seu proprio post, primeiro diz ser louco quem acredita na criação a partir do nada, mas é ateu(ou ta aqui defendendo o ateismo), pq acredita que do nada o universo passou a existir!!! acredita que coisas possam surgir do nada!! como abiogenese e evolução!! e a materia que é feita o universo, veio da onde???do nada??  ja sabemos concerteza que o universo precisa de uma causa, qual é?? o que poderia criar um universo como o nosso? so vai deixar de ser uma contradição se ja tiver entrando no time dos teistas huauha
Mostre onde eu escrevi que o universo veio do nada.
E é 'com certeza'.
Meu blog

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Setembro de 2009, 12:51:18 »
Esta é tão velha que já está até listada:
http://ceticismo.wordpress.com/religiao/tipicas-justificativas-religiosas/#56

opa, na foge do assunto nao, nao falei nada do efeito, falei sobre voce dizer que talvez seja possivel encontrar a explicação da nossa natureza dentro dela propria, o que ja sabemos ser impossivel
Se é impossível, então sua afirmação de que "foi Deus" não pode ser feita. Você também não sabe se foi Deus.
E não sabe se é impossível.
A única resposta honesta é "Não sabemos e talvez nunca saibamos".
E isto exclui afirmar que "foi Deus".
acredita que coisas possam surgir do nada!! como abiogenese e evolução!! e a materia que é feita o universo, veio da onde???do nada??  
Para argumentos originais e criativos, respostas originais e inéditas: e Deus, surgiu do nada?!!!

.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2009, 12:54:47 por Fernando Silva »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Setembro de 2009, 12:58:00 »

Algumas pessoas preferem rir, outras preferem saber.

Bom, sem levar em conta o mérito da questão, "voce acredita que tudo veio do nada?"
Se tudo veio do nada ou se nunca existiu esse nada, acreditar nisso ou não não muda o fato.

O Fundamentalista quer acreditar sem provas e que isso seja verdade só por que ele quer, os céticos e o meio científico preferem "acreditar" duvidando e seguir analisando os fatos que se tem em mãos e buscando outros.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fundamentalista

• Nível 12
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Setembro de 2009, 14:44:14 »
Nao, Fundamentalista, nao sabemos "concerteza" disso. Novamente, sua conclusao nao segue das premissas.

"Os astrônomos percebem agora que se colocaram numa encruzilhada, porque provaram, por seus próprios métodos, que o mundo começou abruptamente, num ato de criação ao qual se pode rastrear as sementes de toda estrela, todo planeta, toda coisa viva no cosmo e na terra. Eles descobriram que tudo isso aconteceu como um produto de forças que não esperavam encontrar [ ... ] isso que eu e qualquer pessoa chamaria de força sobrenatural é, agora, penso eu, um fato cientificamente comprovado." Robert Jastrow (God and the Astronomers)

"Não se encontrou nenhuma outra explicação para a radiação que não fosse o Big Bang. O argumento decisivo, capaz de convencer o mais cético dos cientistas, é que a radiação descoberta por Penzias e Wilson tem exatamente o padrão de comprimento de onda esperado para a luz e o calor produzidos numa grande explosão. Aqueles que apóiam a teoria de um estado estático tentaram desesperadamente encontrar uma explicação alternativa, mas fracassaram. Neste momento, a teoria do big bang não tem concorrentes". Jastrow (God and the Astronomers)

"Filosoficamente, a noção de um início da ordem presente da natureza me é repugnante [ ... ] eu preferiria ter encontrado um genuíno buraco". Arthur Eddington (ateu)

"the universe is governed by the laws of science. The laws may have been decreed by God.." Stephen hawking

"Este belíssimo sistema no qual estão o Sol, os planetas e os cometas somente poderia proceder do desígnio e do poder absoluto de um Ser inteligente e poderoso" newton

"Somente um principiante que não sabe nada sobre ciência diria que a ciência descarta a fé. Se você realmente estudar a ciência, ela certamente o levará para mais perto de Deus. " JAMES Tour, NANOCIENTISTA

"so quero descobrir como Deus criou o universo o resto são detalhes"  Einstein

George Smoot, o líder do projeto, anunciou as descobertas do COBE em 1992, sua chocante comparação foi citada em jornais do mundo inteiro. Ele disse: "Se você é religioso, então é como estar olhando para Deus"

depois da descoberta do COBE "a evidência dessa descoberta não pode ser desprezada. Eles encontraram o Santo Graal da cosmologia" "as mais importantes descobertas do século, senão de todos os tempos" Stephen Hawking

"Certamente houve alguma coisa que fez tudo funcionar. Se você é religioso, é certo que não posso pensar numa teoria melhor da origem do Universo do que aquela relatada no Gênesis". George smoot, premio nobel de fisica de 2006 sobre descoberta em relação ao BigBang

sobre o bigbang "marcas mecânicas da criação do Universo" George Smoot..é ele de novo!

"Não há dúvida de que existe um paralelo entre o Big Bang como um fato e a posição cristã da criação com base no nada" Arno Penzias, ganhador do premio nobel pela descoberta do desvio para o vermelho

e tem MUITO mais..

so vejo a ciencia e comunidade cientifica, indo contra seu argumento....

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #23 Online: 24 de Setembro de 2009, 14:46:16 »
so vejo a ciencia e comunidade cientifica, indo contra seu argumento....
Eu só vejo CTRL+C CTRL+V, citações tendenciosas e/ou fora de contexto e vírgulas onde elas não deviam existir.
Meu blog

Offline ronysalles

• Nível 15
  • *
  • livre para aprender.
« Resposta #24 Online: 24 de Setembro de 2009, 14:50:32 »
Bom texto. Uma coisa que você poderia acrescentar é que podemos fazer uma variaçao daquele argumento "você é ateu em
relaçao aos outros deuses": Mesmo os crentes sao agnósticos em relaçao a diversas crenças.

Por exemplo: pergunte a ele quem vai ser eleito presidente do Chile na próxima eleiçao.
Se ele disser "nao sei", você pode responder:
"Ora, eu sei. Vai ser a Xuxa!"
Se ele perguntar como você sabe disso, você pode dizer:
"porque fiquei meditando/o boninho me contou/está escrito num biscoito
da sorte", ou outra coisa absurda como essa.

O fato é que seu amigo deve ser perfeitamente capaz de reconhecer sua (dele) ignorância sobre várias assuntos (o clima neste
momento em Xangai, a taxa de juros na Rússia, o vencedor do Sem Limite, etc.) mas estranhamente, sente a necessidade
de ter uma  opiniao enfática sobre algo que nem as maiores mentes científicas já entenderam direito.

Manhattan, gostei muito dessa ideia de "prever" o futuro, simples e inteligente...e sarcástica!

Legal!
“A maior decepção de um crente fervoroso seria, ao chegar no céu, vê um ateu”. ronysalles

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!