Autor Tópico: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.  (Lida 6377 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Brutos

  • Nível 08
  • *
  • Mensagens: 83
  • Sexo: Masculino
O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Online: 25 de Setembro de 2009, 10:10:58 »

Não é possível que a imprensa continue tratando Zelaya como vítima ainda.
Segue Tio Rei:
(é longo o texto, mais vale a pena)

"Milhares de pessoas existem e saíram às ruas repudiando Manuel Zelaya. A imprensa do mundo — a brasileira também — ignorou o fato. Segundo a Economist, apenas 25% dos hondurenhos defendem a volta do Aloprado ao poder. A esmagadora maioria  o quer longe do governo — e até do país. Atenção! Este blog tem frases de estimação: uma delas è que o povo não é soberano para rasgar a Constituição que ele próprio votou. Não apóio golpes de estado, quarteladas e afins. Mas insisto desde o primeiro dia — e noto que, parece, parte da imprensa mundial começa a se dar conta do fato — que Zelaya foi deposto segundo a Constituição. Roberto Micheletti é o presidente constitucional. Se foi um erro tirar Zelaya do país e até um crime, que se tente provar isso nos tribunais hondurenhos, que seguem funcionando. É ESCANDALOSO QUE NÃO SE NOTICIE QUE O GOVERNO MICHELETTI NÃO BAIXOU UMA SÓ LEI DE EXCEÇÃO NO PAÍS. NADA!!!

Um crime histórico está sendo cometido em Honduras. Quem saiu gritando que um golpe de estado tinha sido dado foi Hugo Chávez, e sua acusação foi logo secundada pelo secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, aliado do ditador venezuelano. Dias antes, Insulza havia liderado os esforços para revogar a suspensão de Cuba da entidade, e os EUA concordaram, já que a política externa de Obama consiste em pedir desculpas e em se justificar diante dos antiamericanos. De Raúl Castro, nada se exigiu. Lula foi um loquaz defensor da medida e, em mais de uma entrevista, afirmou que os demais países não tinham de se meter na política interna cubana. No discurso na ONU, num mesmo parágrafo, Lula cobrou a reinstalação do golpista Zelaya no poder e o fim do embargo americano à tirania cubana. É um acinte.

Um crime histórico está sendo cometido em Honduras, que vivia três décadas de regime democrático, com sucessões pacíficas, até que Chávez decidisse exportar seu modelo para aquele país, o que já havia conseguido fazer com sucesso no Equador e na Bolívia. No momento, está empenhado em desestabilizar o Peru, usando para isso Rafael Correa, seu satélite. Roberto Micheletti foi empossado segundo o que prevê a Constituição hondurenha. Zelaya foi deposto pela Corte Suprema porque a ela cabe interpretar a Carta. E o texto é explícito: o que ele tentara fazer atentava contra a Lei Magna. Criar condições para reeleger presidentes implica deposição automática com perda dos direitos políticos por dez anos. Quando foi tirado do país — ou concordou em sair, segundo apurei (o pijama fez parte de sua pantomima) —, já não era mais presidente. Ainda que a saída de pijama tenha sido ato de força, não é isso que caracteriza golpe de Estado.

Um crime histórico está sendo cometido em Honduras porque estamos diante do primeiro país — uma pequenina República — que decidiu dizer “não” aos métodos chavistas de assalto ao poder pela via eleitoral. Estamos diante do primeiro país que disse com todas as letras: “Aqui não queremos golpes com tanques nem com urnas” — urnas e cédulas, até isso, confeccionadas na Venezuela. Em si, não se trata de um crime, mas é um símbolo do quanto Hugo Chávez estava envolvido no processo. O mesmo Hugo Chávez que já havia patrocinado as duas tentativas anteriores de Zelaya voltar ao país. Na primeira, deixou-se fotografar em seu bunker passando instruções ao piloto de um avião da PDVESA, a estatal de petróleo venezuelana. Já ali se violava o espaço aéreo de Honduras, diante do silêncio cúmplice do resto do mundo.

Um crime histórico está sendo cometido em Honduras porque se tenta consolidar o que já chamei aqui de “absolutismo das urnas”, como se um presidente, porque eleito, tudo pudesse, inclusive contra a Constituição que garantiu e legitimou a sua própria eleição. E, em Honduras, no Brasil ou nos Estados Unidos, presidentes são eleitos para cumprir a Constituição. Se querem mudá-las, têm de fazer segundo os mecanismos que elas mesmas prevêem. Mas os bolivarianos descobriram o atalho dos plebiscitos e referendos. Tais consultas abrem uma senda para qualquer maluquice. Não por acaso, os bolivarianos do PT queriam fazer também um plebiscito no Brasil: a favor ou contra Lula tentar um terceiro mandato. MAS QUE SE NOTE: CASO SE FIZESSE, SERIA, DO PONTO DE VISTA POLÍTICO, A ADMISSÃO DE QUE LULA NÃO TEM LÁ MUITO AMOR PELA ALTERNÂNCIA DE PODER. MAS A NOSSA CONSTITUIÇÃO É MENOS EXPLÍCITA DO QUE É A HONDURENHA NA PROIBIÇÃO DO EXPEDIENTE.

Um crime histórico está sendo cometido em Honduras, e ele se dá num momento em que organismos multilaterais estão tomados por teóricos do “sulismo” — que seria uma nova verdade política surgida no Hemisfério Sul (ou países que podem até estar no Norte geográfico, mas no Sul Econômico) oposta aos interesses dos ricos — EUA e Europa, que agora carregam a culpa de terem sido lenientes com os mercados e terem permitido a farra financeira. Ocorre que, junto com a reivindicações econômicas até justas, surge também o que seria uma nova maneira de fazer política. E esta, vejam que curioso, é hostil à democracia representativa. O Brasil, desgraçadamente, consegue conciliar uma boa performance econômica (e esse é o aspecto positivo) em razão de mudanças institucionais operadas no pré-Lula, com uma atuação miserável no cenário internacional. Não há ditador canalha e salafrário neste vasto mundo que não tenha sido paparicado por Lula em nome do pragmatismo. Quando não é um tirano clássico, trata-se de um financiador do terrorismo e genocida em potencial como Ahmadinejad. O Brasil se torna, assim, uma espécie de formulador e patrocinador de soluções heterodoxas no que concerne à política.

Um crime histórico está sendo cometido em Honduras num momento em que faltam líderes de peso nos EUA e na Europa, facilitando a emergência de alguns espécimes do “sulismo” que não conseguem entender o regime democrático. Ontem, na reportagem do Jornal Nacional sobre o que diz a Constituição de Honduras, Lula perguntou que mal há em fazer um plebiscito. Aquele de Zelaya, segundo a lei do país, era ilegal. A Justiça disse que era. Ele não deu bola e mandou os militares tocarem adiante a proposta. Ali já estava o golpe. Mas a Europa é hoje não mais do que um amontoado de mercadores intimidados pelos organismos multilaterais, pelo onguismo e pelos negócios rasos. Sarkozy defendendo um assento permanente para o Brasil no Conselho de Segurança da ONU depois que ficou claro que Lula escolheu os caças Rafale e que um dos preços cobrados por Lula — para pagar o preço bilionário dos aviões — era este fez do presidente francês não mais do que um vulgar mascate, muito pouco sutil. Dois Rafales caíram no dia seguinte.

Um crime histórico está sendo cometido em Honduras num momento em que os EUA vivem a sua grande catarse. Ainda ontem vi Obama, amadíssimo pelos 192 da ONU (dois terços são ditadores ou semi), a defender a redução do arsenal nuclear justamente quando Coréia do Norte e Irã estão interessados na sua ampliação e quando o “aliado” e ascendente Lula dá as mãos a Ahmadinejad em defesa do “programa pacífico de energia nuclear” dos aiatolás. Um Obama que, a cada dia, é mero repetidor de seus slogans de campanha e que permite que um pequeno país, DEMOCRÁTICO, seja esmagado por uma súcia de ditadores e populistas. Pior: há uma severa suspeita de que setores do Departamento de Estado dos EUA possam ter participado da conspirata. Não, Obama não pode. E não quer que os Estados Unidos possam.

Um crime histórico está sendo cometido em Honduras na era em que o Ocidente, como diz meu amigo Nelson Ascher, é governado por um híbrido, sim, e isto nada tem a ver com o fato de Obama ser mestiço, filho de um negro e de uma branca. Isso já passou e não tem mais importância. Se foi eleito, é porque, felizmente, o racismo nos EUA deixou de ser relevante, ao contrário do que afirma Carter, especialista em amendoim. O problema de Obama é que ele é fruto do cruzamento das ONGs com o teleprompter. Seu novo compromisso é o descompromisso.

E só por isso um crime histórico está sendo cometido em Honduras."

Reinaldo Azevedo - Veja.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/honduras-o-crime-cometido-pela-furia-barulhenta-dos-canalhas-e-pelo-silencio-dos-bons/

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:03:04 »
A maior parte do mundo não tem "compromissos" ideológicos a priori (como os que defendem Micheleti ou Zelaya incondicionalmente), daí a reação mundial ao claro golpe de estado em Honduras, não por acharem Zelaya um santo, mas apenas um repúdio aos atos ilegais em si.

Ser contra o golpe de estado em honduras não é ser a favor das idéias, dos atos ou da pessoa de Zelaya, é simplesmente ser contra golpes de estado simplesmente.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #2 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:06:49 »

Citar
É ESCANDALOSO QUE NÃO SE NOTICIE QUE O GOVERNO MICHELETTI NÃO BAIXOU UMA SÓ LEI DE EXCEÇÃO NO PAÍS. NADA!!!

Essa afirmação é claramente falsa, pelos dados que temos disponíveis no momento.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Zeichner

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.123
  • Sexo: Masculino
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:30:03 »
"Vocês vão ter que acreditar num golpista ou em mim", rebate Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desmentiu rumores de que o Brasil tenha tido qualquer envolvimento no regresso do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, a seu país ou em abrigá-lo na Embaixada do Brasil na capital hondurenha, Tegucigalpa.

"Vocês vão ter que acreditar num golpista ou em mim", disse o presidente Lula, em Pittsburgh, pouco antes de partir rumo ao jantar oferecido pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para os chefes de Estado e de governo que participam da reunião do G20, que está sendo realizada na cidade americana.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/09/25/ult1859u1514.jhtm

 :histeria:

me lembrou a frase do genial Groucho Marx  :{ pego pela mulher com outra na cama, num de seus filmes:

"Você prefere confiar em mim ou em seus próprios olhos?"
 :histeria:


Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2009, 14:05:21 »
Apenas isso invalida todo o texto:


Reinaldo Azevedo - Veja.

Mas até onde sei está havendo censura à imprensa nacional (de honduras) e internacional. Uma rádio (a Globo) ficou sitiada e cortaram a energia ou, quando religada, o fizeram com uma tensão o dobro da normal. Foi decretado toque de recolher e, salvo engano, estado de sítio. A embaixada brasileira encontrava-se sem água e energia e sem suprimentos.

Offline Brutos

  • Nível 08
  • *
  • Mensagens: 83
  • Sexo: Masculino
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2009, 14:42:11 »

Citar
É ESCANDALOSO QUE NÃO SE NOTICIE QUE O GOVERNO MICHELETTI NÃO BAIXOU UMA SÓ LEI DE EXCEÇÃO NO PAÍS. NADA!!!

Essa afirmação é claramente falsa, pelos dados que temos disponíveis no momento.


Vamos aos "dados"?

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:31:53 »
Honduras certamente vive um período de censura e restrição a liberdade. O que não quer dizer que o Zelaya não tenha tentado mudar uma clausula pétrea da constituição para seu proprio benefício.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:55:33 »
A maior parte do mundo não tem "compromissos" ideológicos a priori (como os que defendem Micheleti ou Zelaya incondicionalmente), daí a reação mundial ao claro golpe de estado em Honduras, não por acharem Zelaya um santo, mas apenas um repúdio aos atos ilegais em si.

Ser contra o golpe de estado em honduras não é ser a favor das idéias, dos atos ou da pessoa de Zelaya, é simplesmente ser contra golpes de estado simplesmente.

É isso ai, não podia dizer melhor.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2009, 18:00:54 »
e ignorar o processo que causou o a deposição está errado. Me parece que é mais algo como se o Collor fosse deposto pelo congresso, tentasse virar a mesa e viesse um bando de generais truculentos ferrando com um processo que ia ser suficiente para defenestra-lo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2009, 18:29:48 »
Ser contra o golpe de estado em honduras não é ser a favor das idéias, dos atos ou da pessoa de Zelaya, é simplesmente ser contra golpes de estado simplesmente.
Antes eu não entendia o porque de eles terem expulso o Zelaya, ao invés de fazer um impeachment, e evitar essa dor de cabeça toda.

Mas quando o Zelaya se enfiou na embaixada brasileira e começou a incitar o povo, e quase conseguiu causar uma guerra civil, aí eu entendi o motivo de terem expulso ele. Se tivessem feito um impeachment esse Zelaya iria causar uma guerra civil, ou provocar um grande derramamento de sangue, ele até tentou quando era presidente incitar o povo a ir contra a constituição e fazer aquele plebiscito ilegal.

A Suprema Corte de Honduras tinha duas escolhas:

- Fazer um impeachment e enfrentar uma guerra civil provocada pelo Zelaya.

- Expulsar ele do país e enfrentar os olhares assim =>  :what: Golpe! de outros países, além de sofrer restrições e criticas do mundo todo mas evitar uma guerra civil e salvar muitas vidas.

Precisa ter colhões pra escolher a segunda opção...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:04:26 »
Honduras certamente vive um período de censura e restrição a liberdade. O que não quer dizer que o Zelaya não tenha tentado mudar uma clausula pétrea da constituição para seu proprio benefício.


Ninguém afirmou o contrário.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:11:12 »
Ser contra o golpe de estado em honduras não é ser a favor das idéias, dos atos ou da pessoa de Zelaya, é simplesmente ser contra golpes de estado simplesmente.
Antes eu não entendia o porque de eles terem expulso o Zelaya, ao invés de fazer um impeachment, e evitar essa dor de cabeça toda.

Mas quando o Zelaya se enfiou na embaixada brasileira e começou a incitar o povo, e quase conseguiu causar uma guerra civil, aí eu entendi o motivo de terem expulso ele. Se tivessem feito um impeachment esse Zelaya iria causar uma guerra civil, ou provocar um grande derramamento de sangue, ele até tentou quando era presidente incitar o povo a ir contra a constituição e fazer aquele plebiscito ilegal.

A Suprema Corte de Honduras tinha duas escolhas:

- Fazer um impeachment e enfrentar uma guerra civil provocada pelo Zelaya.

- Expulsar ele do país e enfrentar os olhares assim =>  :what: Golpe! de outros países, além de sofrer restrições e criticas do mundo todo mas evitar uma guerra civil e salvar muitas vidas.

Precisa ter colhões pra escolher a segunda opção...


Acho MUITO difícil ter havido guerra civil se a constituição fosse mantida intocada.

Zelaya seria preso (caso dificultasse a ação da justiça, ou resistisse a deixar o cargo), enfrentaria um julgamento onde seus atos em relação ao plebiscito seriam avaliados, com direito a ampla defesa. Se fosse considerado culpado, seu afastamento se manteria e o seu sucessor legal continuaria no poder até as proximas eleições.

Não vejo qual a dificuldade disso, ainda mais levando-se em conta que Zelaya não era TÃO popular assim.

O problema só surgiu quando os caras claramente rasgaram a constituição ao sequestrá-lo e deportá-lo, uma espécie de prelúdio das demais violação da lei que estariam por vir. Foi isso que irritou os hondurenhos e a comunidade internacional, e forneceu munição a Zelaya.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:14:53 »

Citar
A Suprema Corte de Honduras tinha duas escolhas:

- Fazer um impeachment e enfrentar uma guerra civil provocada pelo Zelaya.

- Expulsar ele do país e enfrentar os olhares assim =>  :what: Golpe! de outros países, além de sofrer restrições e criticas do mundo todo mas evitar uma guerra civil e salvar muitas vidas.


Deportar Zelaya não estava entre as "escolhas" da Suprema Corte, pois a constituição veda a deportação de hondurenhos.

Seja quem for quem deportou Zelaya (se foi a Suprema Corte ou o Exército), iniciou uma "revolução" ao fazer isso.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline West

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.888
  • Sexo: Masculino
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:23:42 »
Honduras que se f%$#da!

Já temos problemas de mais pra resolver nessa p$3@#$ de país aqui.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2009, 10:01:38 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."
__________
Provérbio Iídiche.

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."
__________
Protágoras.Ensaio sobre os deuses. Séc. V a.C.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:24:11 »
Agnóstico e Fabi.

Se alguém cuja ideologia vocês detestam fizesse exatamente o que Micheleti e Cia fizeram em Honduras, qual seria a opinião de vocês? Ainda assim achariam que aquilo lá foi "legal" (Agnóstico) ou foi sinal de ter "colhões"(Fabi)?
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #15 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:25:50 »
Hunduras que se f%$#da!

Já temos problemas de mais pra resolver nessa p$3@#$ de país aqui.

O que ocorreu lá pode servir de exemplo ou "precedente" para outros inimigos da democracia na América Latina e mundo afora. Não pode ser tolerado.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #16 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:47:09 »
Agnóstico e Fabi.

Se alguém cuja ideologia vocês detestam fizesse exatamente o que Micheleti e Cia fizeram em Honduras, qual seria a opinião de vocês? Ainda assim achariam que aquilo lá foi "legal" (Agnóstico) ou foi sinal de ter "colhões"(Fabi)?

DDV, eu não disse que foi legal.
Eu disse:

1- Que ambos os lados cometeram irregularidades. Zelaya, preste atenção, tentou mudar a constituição de forma ilegal, foi derrubado pelo congresso, e o supremo homologou a decisão do congresso. Percebe a diferença de um "simples" golpe a la latino américa?
2- Que houve truculência dos generais e agiram de maneira a dar a Zelaya o argumento de que ele necessita.
3- Não sei se é verdade ou armação, Zelaya tem duzias de processos por corrupção.
4- A questão é de Honduras. Não deveríamos ter nos metido.

SE (1) for verdade, tecnicamente não haveria golpe. Só que, ficou com cara de golpe e cheiro de golpe devido a atuação estúpida dos generais.
Entendido?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #17 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:50:51 »
Hunduras que se f%$#da!

Já temos problemas de mais pra resolver nessa p$3@#$ de país aqui.

O que ocorreu lá pode servir de exemplo ou "precedente" para outros inimigos da democracia na América Latina e mundo afora. Não pode ser tolerado.

DDV, vamos com calma.

Me parece que todos agora estão sonhando com o império brasileiro, se arvorando o direito de polícia para outras nações.
Eu não desejaria ter esse papel... e como argumentei no post acima, não está claro quem foi o que mais agrediu a democracia em Honduras.

Será que realmente precisamos ter participações como essa em outros países? Qual será o nosso limite?

Sinceramente, não temos dinheiro, nem estrutura para isso. Estamos todos ferrados, o Senado brasileiro gospe em minha cara todos os dias, e eu vou dar lição de democracia em Honduras?

SE eu fosse um adepto de teorias conspiracionistas, iria falar que é uma estratégia do governo para desviar a atenção dessa esbornia do senado. Mas eu não sou, então eu acho que foram ineptos mesmo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #18 Online: 25 de Setembro de 2009, 21:02:09 »
Agnóstico e Fabi.

Se alguém cuja ideologia vocês detestam fizesse exatamente o que Micheleti e Cia fizeram em Honduras, qual seria a opinião de vocês? Ainda assim achariam que aquilo lá foi "legal" (Agnóstico) ou foi sinal de ter "colhões"(Fabi)?

DDV, eu não disse que foi legal.
Eu disse:

1- Que ambos os lados cometeram irregularidades. Zelaya, preste atenção, tentou mudar a constituição de forma ilegal, foi derrubado pelo congresso, e o supremo homologou a decisão do congresso. Percebe a diferença de um "simples" golpe a la latino américa?
2- Que houve truculência dos generais e agiram de maneira a dar a Zelaya o argumento de que ele necessita.
3- Não sei se é verdade ou armação, Zelaya tem duzias de processos por corrupção.
4- A questão é de Honduras. Não deveríamos ter nos metido.

SE (1) for verdade, tecnicamente não haveria golpe. Só que, ficou com cara de golpe e cheiro de golpe devido a atuação estúpida dos generais.
Entendido?


Pelo que dito em (1), você parece estar ignorando os acontecimentos por lá, a começar pela deportação de Zelaya, pela prisão de congressistas que o apóiam, pela censura, pela descumprimento geral da lei no que tange à detenção de pessoas, no sequestro de embaixadores, etc etc

Sem ter essas coisas em mente, não dá para continuar uma discussão "produtiva".

O Brasil não se meteu de forma "ativa" (acho), mas está dentro de seus princípios constitucionais e do direito internacional a proteção a alguém que claramente é vítima de golpe de estado (independente de quem seja e do que tenha feito). Detalhe: Não é só o Brasil que está se metendo nos assuntos de Honduras (e muito menos só os países afinados com Zelaya, caso você venha colocar isso). Dê uma googlada e veja.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #19 Online: 25 de Setembro de 2009, 21:04:32 »
Hunduras que se f%$#da!

Já temos problemas de mais pra resolver nessa p$3@#$ de país aqui.

O que ocorreu lá pode servir de exemplo ou "precedente" para outros inimigos da democracia na América Latina e mundo afora. Não pode ser tolerado.

DDV, vamos com calma.

Me parece que todos agora estão sonhando com o império brasileiro, se arvorando o direito de polícia para outras nações.
Eu não desejaria ter esse papel... e como argumentei no post acima, não está claro quem foi o que mais agrediu a democracia em Honduras.

Será que realmente precisamos ter participações como essa em outros países? Qual será o nosso limite?

Sinceramente, não temos dinheiro, nem estrutura para isso. Estamos todos ferrados, o Senado brasileiro gospe em minha cara todos os dias, e eu vou dar lição de democracia em Honduras?

SE eu fosse um adepto de teorias conspiracionistas, iria falar que é uma estratégia do governo para desviar a atenção dessa esbornia do senado. Mas eu não sou, então eu acho que foram ineptos mesmo.


Uma coisa não necessariamente exclui outra.

E reiterando, Não é só o Brasil que está condenando, intervindo e fazendo sanções contra o golpe em Honduras.

Se essa intervenção é errada, é um erro de todos esses países, não só do Brasil.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #20 Online: 25 de Setembro de 2009, 21:11:44 »
Que tipo de coisa não exclui outra?
Nós passando por uma crise em nossas instituições ao mesmo tempo que queremos ensinar os outros a proteger as instituições deles?
Ou o fato de não termos dinheiro para arrumar a nossa casa ao mesmo tempo que queremos arrumar a dos outros?
Ou ainda o fato de nossa diplomacia defender qualquer candidato a déspota se for de esquerda, inclusive Fidel, ao mesmo tempo que queremos agir para salvar a democracia?
Ou ainda metermos o pau na mania de intervir dos EUA ao mesmo tempo que estamos querendo intervir nos problemas dos outros?


Que condenem. Eu posso condenar também, assim eu fico alinhado. Como disse desde meu primeiro post, os dois lados fizeram atentados a democracia, e Zelaya fez primeiro.
O resto... o problema é realmente deles.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Brutos

  • Nível 08
  • *
  • Mensagens: 83
  • Sexo: Masculino
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #21 Online: 25 de Setembro de 2009, 22:03:50 »
Eu sugiro a vocês que deêm uma espiada no blog do Reinaldo (http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/), pois ele já escreveu mais de 100 post a respeito do assunto.

Pela constituição hondurenha (artigo abaixo), qualquer ocupante de cargos públicos executivos (prefeito, governador, presidente) que tentar mudar a Carta Magda para poder ser reeleito, será automaticamente destituido do poder. É assim por que a constituição deles diz que tem que ser assim, não por que eu quero. E foi exatamente isso que Zelaya tentou fazer. Ele propos um plebiscito sobre a reeleição que foi barrado, primeiramente no congresso e depois pela suprema corte daquele país. Tentou então recorrer as forças do exército para impor o referendo. Foi ai que ele foi deposto por violação da constituição.


ARTICULO 239.- El ciudadano que haya desempeñado la titularidad del Poder Ejecutivo no podrá ser Presidente o Designado. El que quebrante esta disposición o proponga su reforma, así como aquellos que lo apoyen directa o indirectamente, cesarán de inmediato en el desempeño de sus respectivos cargos, y quedarán inhabilitados por diez años para el ejercicio de toda función pública.
“O cidadão que tenha desempenhado a titularidade do Poder Executivo não poderá ser presidente ou indicado. Quem transgredir essa disposição ou propuser a sua reforma, assim como aqueles que o apoiarem direta ou indiretamente, perderão imediatamente seus respectivos cargos e ficarão inabilitados por dez anos para o exercício de qualquer função pública”.
Vide http://pdba.georgetown.edu/Constitutions/Honduras/hond82.html
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 22:09:11 por Brutos »

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #22 Online: 25 de Setembro de 2009, 22:32:03 »
ARTICULO 239.- El ciudadano que haya desempeñado la titularidad del Poder Ejecutivo no podrá ser Presidente o Designado. El que quebrante esta disposición o proponga su reforma, así como aquellos que lo apoyen directa o indirectamente, cesarán de inmediato en el desempeño de sus respectivos cargos, y quedarán inhabilitados por diez años para el ejercicio de toda función pública.
“O cidadão que tenha desempenhado a titularidade do Poder Executivo não poderá ser presidente ou indicado. Quem transgredir essa disposição ou propuser a sua reforma, assim como aqueles que o apoiarem direta ou indiretamente, perderão imediatamente seus respectivos cargos e ficarão inabilitados por dez anos para o exercício de qualquer função pública”.
Vide http://pdba.georgetown.edu/Constitutions/Honduras/hond82.html

Bom, isso evidentemente muda muito a questão não DDV?
Esse artigo foi exatamente feito para não permitir aventuras do tipo que... Zelaya tentou fazer. Não te parece?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #23 Online: 25 de Setembro de 2009, 23:24:57 »
ARTICULO 239.- El ciudadano que haya desempeñado la titularidad del Poder Ejecutivo no podrá ser Presidente o Designado. El que quebrante esta disposición o proponga su reforma, así como aquellos que lo apoyen directa o indirectamente, cesarán de inmediato en el desempeño de sus respectivos cargos, y quedarán inhabilitados por diez años para el ejercicio de toda función pública.
“O cidadão que tenha desempenhado a titularidade do Poder Executivo não poderá ser presidente ou indicado. Quem transgredir essa disposição ou propuser a sua reforma, assim como aqueles que o apoiarem direta ou indiretamente, perderão imediatamente seus respectivos cargos e ficarão inabilitados por dez anos para o exercício de qualquer função pública”.
Vide http://pdba.georgetown.edu/Constitutions/Honduras/hond82.html

Bom, isso evidentemente muda muito a questão não DDV?
Esse artigo foi exatamente feito para não permitir aventuras do tipo que... Zelaya tentou fazer. Não te parece?

Muda o quê? Por quê?

(Me referindo à tese de que a constituição de Honduras não precisava ser violada para Zelaya ser deposto)


Vamos enumerar aqui os artigos da constituição hondurenha que cada um violou (ou pretendia violar):

Zelaya:

    * Artigo 42, que diz que a qualidade de cidadão se perde, entre outras hipóteses por incitar, promover ou apoiar o continuísmo ou a reeleição para presidente da república

    * Artigo 239, que afirma que o cidadão que tenha desempenhado a titularidade do Poder Executivo não poderá ser Presidente ou designado. O artigo diz ainda que aquele que violar tal disposição ou propuser sua reforma cessará imediatamente o desempenho do cargo que ocupar e ficará inabilitado ao exercício de função pública por dez anos. [34] [35].

    * Artigo 374, que afirma que o artigo 373 (segundo o qual, a reforma da Constituição poderá ser decretada pelo Congresso Nacional) não poderá ser reformado, e define como artigos pétreos os artigos que definem a forma de governo, o território nacional, o período presidencial e a proibição de ser novamente Presidente da República


Micheleti e Cia:

    * Artigo 74, que proíbe a restrição dos veículos de comunicação.

    * Artigo 81, que garante a liberdade de organização de movimentos dentro do país.

    * Artigo 82, que declara que o direito de auto-defesa é inviolável.

    * Artigo 84, que diz que uma pessoa deve ser informada dos motivos e razões de sua prisão, além de dizer também que uma pessoa tem o direito de informar outros sobre sua prisão.

    * Artigo 85, que afirma que uma pessoa só pode ser detida em locais estabelecidos pela lei.

    * Artigo 88, que garante que as declarações de um preso só serão válidas se feitas na presença de um juiz competente.

    * Artigo 90, que estabelece o devido processo legal.

    * Artigo 102, que determina que "nenhum hondurenho pode ser expatriado ou entregue pelas autoridades a uma nação estrangeira".

    * Artigo 182, que estabelece o direito a um habeas corpus.



O que está sendo defendido aqui não é a correção de Zelaya, mas a incorreção do golpe de estado ocorrido.

O mais correto a ocorrer em Honduras, no momento atual, seria o seguinte:

1- O sucessor legal de Zelaya assumir o poder;

2- Acabar imediatamente com toda e qualquer violação da constituição, e TODOS os violadores serem julgados e punidos conforme a lei (incluindo Zelaya e Micheleti);

3- Convocar as novas eleições, e passar o poder ao presidente eleito.

Simples assim.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: O mundo precisa abrir os olhos a respeito de Honduras.
« Resposta #24 Online: 25 de Setembro de 2009, 23:27:35 »
Um conselho: evitem sites ou "blogs" de qualquer pessoa notoriamente comprometida de forma radical com alguma corrente político/ideológica (seja de esquerda ou direita). Para quem quer ter alguma informação ou análise útil, é perda total de tempo. Eu não me dou ao trabalho de ler esses sites.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!