Que altos salários fazem um governante mais popular, isso é uma verdade auto-evidente para mim.
A questão maior é COMO conseguir esses altos salários.
Altos salários reais só se consegue com crescimento econômico. Há muitos países que não têm um salário mínimo e os salários médios lá são altos porque...são ricos.
O salário real (não o nominal) é determinado muito mais pelo mercado do que por ações governamentais. Quanto maior for a renda per capita de um país, maiores tenderão a ser os salários reais. O governo influencia no aumento dos salários reais na medida em que toma medidas que proporcionem mais crescimento econômico, que mexem na oferta de empregos.
Mas além da oferta de empregos maior, a oferta menor de trabalhadores tende a elevar os salários. Isso tem muito a ver também com o poder de barganha dos trabalhadores frente aos empresários. Esse poder de barganha é inversamente proporcional à quantidade de trabalhadores em uma determinada área. Sindicatos fortes e atuantes também ajudam no aumento do salário real, embora possam ocasionar maior desemprego se a economia não estiver indo bem (impedindo que trabalhadores se empreguem com salários menores, por exemplo).
Programas de transferência de renda (como o Bolsa Família e os seguros-desemprego) também tendem a puxar os salários para cima, pois deixam as pessoas que os recebem mais "exigentes" na hora de se empregarem.
Ou seja, o impacto positivo que esses programas levam à renda dos pobres não se resume apenas ao dinheiro em si que eles recebem, mas também na grande redução do "desespero" deles por emprego, o que aumenta seu poder de barganha frente aos empregadores, o que se traduz em salários maiores.
A existência de terras disponíveis também tende a elevar o poder de barganha dos trabalhadores, por lhes darem a opção de trabalharem na terra para si mesmos caso não consigam uma colocação satisfatória no mercado de trabalho. Eu acredito que esse fator (disponibilidade de terras) tenha contribuido para o desenvolvimento maior de países como EUA, comparados ao Brasil, já que aqui a terra sempre foi algo difícil e altamente concentrada, com a única exceção na Região Sul do país.