MST destrói lavoura com mil pés de laranja para forçar desapropriação
Militantes do MST usaram um trator para destruir milhares de pés de laranja, a pretexto de forçar a desapropriação de uma fazenda produtiva.Os militantes disseram que queriam plantar feijão, mas especialistas dizem que para isso não havia a menor necessidade de destruir as laranjeiras.
Nas imagens gravadas por um cinegrafista amador, os empregados da fazenda são obrigados a abandonar a propriedade. Do helicóptero o registro do momento em que o trator do MST não poupa nada pelo caminho: avança sobre a plantação de laranjas.
250 famílias invadiram a fazenda "Santo Henrique" em Borebi, a 300 quilômetros de São Paulo. Elas querem forçar o Incra a acelerar o processo de reforma agrária na região. A fazenda tem um milhão de pés da fruta plantados e pertence a Cutrale, a maior produtora de suco de laranja do mundo.
A Justiça Estadual determinou a saída do grupo da área, mas os coordenadores do MST entraram com recurso alegando que a decisão teria que ser na esfera federal. Os invasores afirmam que só deixam a fazenda quando esse recurso for julgado.
O comandante da polícia militar na região diz que agora só pode fazer a reintegração de posse com a autorização da Justiça Federal. A polícia diz que o estrago na fazenda foi grande.
"Até sete mil pés de laranja foram destruídos o que demonstra que não se trata tão somente de uma pequena área, para plantar feijão e sim de uma área enorme para destruição efetivamente", afirma o Tenente da Polícia Militar, Benedito Meira.
Em nota, a empresa dona da fazenda disse que a propriedade é extremamente produtiva e gera centenas de empregos. Afirmou também que algumas famílias de funcionários, inclusive com crianças, foram expulsas de forma intimidatória pelos invasores, o que prejudica o acesso dos menores à escola.
A coordenadora dos sem terra, Claudete Pereira de Souza, tentou justificar a destruição do laranjal. "Não destruímos nada, retiramos os pés de laranja para garantir o plantio de feijão, que ninguém vive só de laranja."
Segundo o Vice-Presidente da Federação Paulista de Agricultura, Maurício Lima Verde, o feijão pode ser plantado junto com a laranja. "Hoje o pessoal usa muito a cultura intercalada, é usada na agricultura isso e no caso deles eu acho que eles tinham uma área muito grande para plantar feijão, sem destruir qualquer outro tipo de atividade".
http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1330615-16021,00-MST+DESTROI+LAVOURA+COM+MIL+PES+DE+LARANJA+PARA+FORCAR+DESAPROPRIACAO.html (acesse o link e veja o vídeo da reportagem)
Agora quero saber qual a desculpa pra essa bandidagem. Destruíram milhares de pés de laranja de uma área produtiva pra plantar feijão, sendo que o feijão poderia ser plantado junto com a laranja. Picharam a fazenda e expulsaram à força as famílias de trabalhadores da fazenda.
Daqui a pouco, o ministro da justiça vai dizer que essa foi uma ação mais "arrojada" do MST; essa foi a resposta sobre a chacina que o MST cometeu ao executar quatro seguranças.
Aí vem a bruaca que é coordenadora do movimento *&%$$# e diz que "...que ninguém vive só de laranja." KKKKKKKKKKK