Alguém poderia me explicar como exatamente é que o Sol fica alinhado com o centro da galaxia? Como isto se dá?
Acho que esse alinhamento só poderia ser em referência a algum outro corpo. Ex:
[outras coisas da galáxia] -- [terra] -- [sol] ---- [mais galáxia] ----[ centro da galáxia] --- [lado de lá da galáxia]
Aí no caso seria alinhamento entre a terra, o sol, e o centro da galáxia. Mas acho que esse exemplo é "milimétrico" demais em termos galáticos para talvez sequer se poder falar em "alinhamento", não sei. De qualquer forma, provavelmente não importa porque toda essa coias de fim do mundo em 2012 é besteira.
Neste documentário do canal History Channel (até onde sei é um canal fechado de história conceituado, tipo um Discovery focado em história)
Não dá para usar o canal como parâmetro para garantia de qualidade, infelizmente:

WTF? History Channel Goes Woo-Woo: Full Weeks Of Bible/End Times Shows in Jan.
Are they kidding me? They've totally embraced the woo-woo, as James Randi calls it. Their promos for new shows in January include "Armageddon Week" and a nightly series on "The 7 Deadly Sins." Worse, they've picked up a bunch of religious advertisers. "Would you know if Jesus or The Buddha returned? Watch for a star in the heavens that burns day and night." Plus, it looks like they have something coming about how "all religions" believe in the end of the world, and how the Mayans predicted the end to be in 2012.
Couple that with their standard woo-fare like "UFO Hunters" and "Monster Quest." Is there any real HISTORY left in their programming?
WTF?? It's like they're turning into the "Fears, Myths and Idiocies" channel.
BTW - saw all of this during their Band of Brothers marathon today. BoB is one of THE great HISTORICAL mini-series ever produced. Hard to believe THC had a hand in it, considering the shit they're promoting these days.
alguns "especialistas" dizem que há a possibilidade de que este alinhamento entre Terra, sol e o centro galacto provoque uma mudança no eixo de rotação da Terra.
Não vejo como seria possível, que tipo de força estaria atuando fora de alinhamento, que, na situação de alinhamento, fosse ter tal efeito. O mais próximo disso seria a gravidade, mas o efeito gravitacional que imagino ser possível de alguma espécie de alinhamento de nível galáctico deveria ser praticamente negligenciável para quase qualquer coisa, exceto talvez por umas eventuais correntes de gás, poeira e meteoros aqui e ali (meio como o efeito estilingue que usaram para a Voyager), e não necessariamente em qualquer sentido mais catastrófico para a Terra, muito menos numa escala de tempo tão curta e precisa, coisa de anos. E nada de planetas virando de cabeça para baixo, num clima de "deu a louca na gravidade".
Além disso, afirma que isto já aconteceu antes na história do planeta, sendo que até mesmo a região atual do artico, há milhões de anos atrás, era situada na linha do equador. Será que isto tem algum fundamento?
Pelo que sei, esse tipo de coisa ou se deu por um outro tipo de deriva continental onde as massas se movem, mas o eixo de rotação permanece o mesmo (
tópico sobre isso), ou, na base da pedrada mesmo, algo do qual não sei se tem perspectiva de ter ocorrido nos éons mais recentes.
Nele é citado também o fato de que sabe-se que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseados em Einstein e em alguma informação astronomica, afirmam que o alinhamento com este buraco negro supermassivo pode levar a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente. Isto levará a tsunamis, vulcões, terramotos, etc. Dá a entender inclusive que os Maias já tinham noção da existência deste buraco negro no centro da galaxia.
Não sei de nada sobre influências gravitacionais no magnetismo terrestre, muito menos sobre como poderiam ser provocadas por um alinhamento entre vários corpos. O mais próximo disso seria esse outro tipo de deriva continental ou algo parecido com isso com alguma influência gravitacional (o imagino que só seria possível com corpos próximos, meio como se aparecesse uma ou outra outra lua mais ou menos do tamanho de marte às voltas, onde o magnetismo seria invertido apenas com relação à massas da superfície, não invertido de verdade. Existe inversão magnética de verdade, mas, como disse, não acho que tenha qualquer coisa significativa a ver com gravidade, muito menos de influências tão distantes.
Será que este buraco negro pode ter sua influência ampliada sobre o planeta Terra devido a este alinhamento que dizem ocorrer a cada 26 mil anos? Mesmo ele estando tão longe?
Acho que não, e acho que para o tipo de influência que esses alinhamentos de corpos poderiam ter, seria praticamente irrelevante o fato dele ser um buraco negro ou não, estando no centro. Dá no mesmo um buraco negro ou duas estrelas não-buracos-negros com a metade da massa cada uma. Se tem um buraco negro ou não, isso não é mais importante do que o monte de estrelas e planetas que tem no meio do caminho, que não só talvez somem mais massa do que há nele, como estão mais próximas do que ele, e portanto a influência da gravidade é mais significativa. Para fazer alguma diferença especial nesse tipo de situação, um buraco negro deveria estar em algo mais próximo, não no centro, onde ele tem gravitacionalmente mais um papel de como que da parte de um "eixo" da galáxia do que qualquer coisa significativa. Ainda assim, ele não é mais especial do que vários objetos razoavelmente massivos suficientemente próximos, acho.