Deve ser porque você acha que deve ser ou porque é lei a punição?
Deve ser porque é a lei.
Se nasceu do cativeiro idependente dos pais serem ou não regularizados, acho que ja deve ser considerado domesticado. Quem passa os "macetes" da vida na selva são os pais como os pais são domésticos acredito que não se adapte a vida selvagem.
Há muitos casos bem registrados de reintrodução de animais no habitat natural. Como o Diego comentou, há casos em que o dono do animal tem ele há muito tempo quando o IBAMA chega. Por esta razão se imagina que o animal está apegado ao dono e não pode ser colocado em outro lugar, o que eu tenho certas dúvidas. A lei é clara quando afirma que qualquer um que tenha um animal selvagem em casa e quiser entregá-lo, pode se dirigir ao local adequado e não sofrerá punições, pois em hipótese alguma o animal vai ser licenciado, até para evitar que uma pessoa compre de um criador não autorizado, vá até o IBAMA e diga "ganhei do amigo de um amigo que tinha um casal há 30 anos..." e assim, continua se incentivando a pirataria.
O correto é que não se deixe que os animais nestas condições procriem. Se procriou, o correto é entregar ao IBAMA.
Uma coisa que o IBAMA faz errado é não impor normas para a criação de canários belga, permitindo que se criem como o povo bem entende e espalhando um bicho exótico na natureza. Sem falar nos outros bichos exóticos.
Agora sim, minha opinião sobre animais domésticos: Animal doméstico é cachorro e gato. Talvez peixe, até porque não tem regulamentação para eles, que pela lei não são recursos da fauna, são recursos econômicos. Quer ter contato com os demais, visite locais especializados, como jardins zoológicos, aquários, parques ambientais, criadouros regulamentados e etc.