Autor Tópico: Papagaios e outros bichos silvestres  (Lida 8010 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Papagaios e outros bichos silvestres
« Resposta #25 Online: 20 de Novembro de 2009, 09:45:19 »
Atheist, pensando 'para o futuro da nação', não poderia existir um programa nestes casos para que os filhotes sejam integrados à natureza ?

Por exemplo, algum meio de que o dono do casal 'em dúvida' dê filhotes (ou 50% dos filhotes) para um órgão que se encarregue de reintroduzi-los à natureza. Dessa forma todo ano o cara estaria contribuindo com filhotes a serem reintroduzidos, da mesma forma que não perderia o seu animal de estimação (para todos os efeitos, ele é). Seria uma forma de ter proles controladas a serem integradas na natureza e ao mesmo de manter os laços entre animais e criadores, que no fundo são admiradores dessas espécies...

Geralmente me inclino a encontrar situações em que todos ganhem, as leis latrinoamericanas foram feitas para outro continente...

Outra dúvida: sendo que cães e gatos sobreviveram principalmente por estarem tão próximos aos humanos, será que não há um pouco também de egocentrismo em querer 'agora' reintegrar bichos à 'natureza', basicamente para satisfazer uma idéia de natureza que temos na nossa cabeça ? Os nossos lobos/gatos antepassados fizeram uma escolha e deveria ser respeitada também, assim como muitos pássaros que convivem conosco (quando não chegam os pombos, essas baratas com asas!).
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Atheist

• Visitante
« Resposta #26 Online: 20 de Novembro de 2009, 11:29:47 »
Atheist, pensando 'para o futuro da nação', não poderia existir um programa nestes casos para que os filhotes sejam integrados à natureza ?

Eu não saberia te informar os locais com exatidão, mas há projetos neste sentido, provavelmente em universidades. Existem alguns problemas relacionados com isso pois muitas vezes o local que recebe os animais já está lotado e não consegue fazer a reintrodução adequadamente. Existem alguns locais que são particulares e não estou muito certo sobre a necessidade de um biólogo assinando ou auxiliando no trabalho. O simples fato de colocar de volta na natureza não é um serviço simples e exige uma série de cuidados que devem ser tomados, inclusive relacionados com o pool gênico e as variações populacionais.

Por exemplo, algum meio de que o dono do casal 'em dúvida' dê filhotes (ou 50% dos filhotes) para um órgão que se encarregue de reintroduzi-los à natureza. Dessa forma todo ano o cara estaria contribuindo com filhotes a serem reintroduzidos, da mesma forma que não perderia o seu animal de estimação (para todos os efeitos, ele é). Seria uma forma de ter proles controladas a serem integradas na natureza e ao mesmo de manter os laços entre animais e criadores, que no fundo são admiradores dessas espécies...

Quem tem o interesse em fazer criação deve estar regularizado. Se o IBAMA abrir uma única exceção para regularizar uma atividade ilegal, tudo vai por água abaixo, como o próprio exemplo que o Diego deu. Este juíz abriu margem para uma série de possíveis reivindicações.

Geralmente me inclino a encontrar situações em que todos ganhem, as leis latrinoamericanas foram feitas para outro continente...

Infelizmente as leis precisam ser feitas para evitar os problemas e concordo que tem muita lei adaptada que não funciona.

Outra dúvida: sendo que cães e gatos sobreviveram principalmente por estarem tão próximos aos humanos, será que não há um pouco também de egocentrismo em querer 'agora' reintegrar bichos à 'natureza', basicamente para satisfazer uma idéia de natureza que temos na nossa cabeça ? Os nossos lobos/gatos antepassados fizeram uma escolha e deveria ser respeitada também, assim como muitos pássaros que convivem conosco (quando não chegam os pombos, essas baratas com asas!).

Bom, muito provavelmente a domesticação de cães e gatos começou com os animais que tinham menos medo e cativaram as pessoas, se beneficiando da convivência. E neste caso são milhares de anos de seleção que tornaram os domésticos muito diferentes dos selvagens de modo que a maioria das raças não conseguiria sobreviver sem o auxílio dos humanos hoje. Por isso acho que cães e gatos devem continuar como animais domésticos. Com os demais (pets, sem falar de gado e galinha) isso não aconteceu, e temos a oportunidade de não deixar acontecer. Basta tentar pensar em que objetivo tem ter um papagaio em casa, por exemplo. Por que não manter o habitat dele? Por que não manter parques onde se possa vê-los até mesmo fora de grades?

Essa necessidade de pegar o bicho na mão e fazer carinho, etc, é nossa ou deles? Responder que estamos cuidando da manutenção da espécie leva a uma pergunta básica: conhecer um cachorro implica em conhecer um lobo? ver um gato é o mesmo que ver uma onça?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #27 Online: 20 de Novembro de 2009, 11:36:39 »
Eu entendo. Inclusive os meus pais são visitados por várias aves (inclusive um casal de picapaus que vem todo ano, e parece que agora tiveram crias que também ficar por perto!) e não precisa engaloiar nenhuma delas para ser visitado regularmente...

Não falo de fazer carinho a um papagaio, mas sim de viver com eles, afinal eles muitas vezes se afeiçoam e em geral não saem da casa onde foram criados, pelo que eu tenho entendido...
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Atheist

• Visitante
« Resposta #28 Online: 20 de Novembro de 2009, 11:38:58 »
Eu entendo. Inclusive os meus pais são visitados por várias aves (inclusive um casal de picapaus que vem todo ano, e parece que agora tiveram crias que também ficar por perto!) e não precisa engaloiar nenhuma delas para ser visitado regularmente...

Não falo de fazer carinho a um papagaio, mas sim de viver com eles, afinal eles muitas vezes se afeiçoam e em geral não saem da casa onde foram criados, pelo que eu tenho entendido...

Pois é, mas seria afeição ou seria condicionamento? Até chimpanzés que conviveram bastante tempo com humanos podem ser reintegrados, desde que se tenha um programa adequado.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #29 Online: 20 de Novembro de 2009, 11:40:09 »
Quem tem o interesse em fazer criação deve estar regularizado. Se o IBAMA abrir uma única exceção para regularizar uma atividade ilegal, tudo vai por água abaixo, como o próprio exemplo que o Diego deu. Este juíz abriu margem para uma série de possíveis reivindicações.

Sim, ok, mas justamente eu falava de uma forma de regularizar a situação dos seus animais com o comprometimento de reintegrar filhotes.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Gardenal

• Nível 12
  • *
  • by Tash
« Resposta #30 Online: 20 de Novembro de 2009, 11:45:46 »
Você falou em necessidade de acariciar e pegar na mão ser nossa ou deles...e a necessidade de ser livre para um bicho que nem sabe o que tem la fora? É sua ou deles?

Acho que o egocentrismo está vindo de certa forma da sua parte, falando que o bicho deve ser entregue para ser readaptado, readaptado com o que se ele nunca foi adaptado a vida selvagem?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #31 Online: 20 de Novembro de 2009, 11:47:38 »

Pois é, mas seria afeição ou seria condicionamento? Até chimpanzés que conviveram bastante tempo com humanos podem ser reintegrados, desde que se tenha um programa adequado.

Não sei. Tem alguma forma de perguntar isso a um papagaio ? :)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #32 Online: 20 de Novembro de 2009, 11:49:09 »
Você falou em necessidade de acariciar e pegar na mão ser nossa ou deles...e a necessidade de ser livre para um bicho que nem sabe o que tem la fora? É sua ou deles?

Acho que o egocentrismo está vindo de certa forma da sua parte, falando que o bicho deve ser entregue para ser readaptado, readaptado com o que se ele nunca foi adaptado a vida selvagem?

O problema é que aí nunca vamos saber porque já mudamos o rumo 'natural' e qualquer (qualquer) atitude será de alguma forma uma satisfação humana, mas algumas decisões podem ser menos antropocentristas do que outras.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Gardenal

• Nível 12
  • *
  • by Tash
« Resposta #33 Online: 20 de Novembro de 2009, 11:53:22 »
Quis dizer que um bicho nascido em cativeiro tem que ser tratado de forma diferente do bicho capturado.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #34 Online: 20 de Novembro de 2009, 12:06:52 »
Tentando ligar pro IBAMA, mas algum funcionário no horário de almoço seria milagre... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Atheist

• Visitante
« Resposta #35 Online: 20 de Novembro de 2009, 14:53:45 »

Sim, ok, mas justamente eu falava de uma forma de regularizar a situação dos seus animais com o comprometimento de reintegrar filhotes.

O problema é que não dá pra regularizar pois vira uma forma de burlar o sistema. O sujeito compra de caçador e depois de um tempo pede registro, diz que ganhou de amigos, etc. Vira casa da mãe Joana. Por isso o sistema tem que ser fechado mesmo. Quer ser criador, peça a licença antes de começar.

Atheist

• Visitante
« Resposta #36 Online: 20 de Novembro de 2009, 14:58:13 »

Na realidade, a necessidade de eles serem livres é nossa também, pois temos a capacidade de racionalizar e perceber que a biodiversidade é importante. Se tendo o cérebro tão desenvolvido não conseguirmos perceber isso, a coisa complica.

Individualmente, para aquele animal específico é melhor ficar sendo cuidado e paparicado na casa de alguém? É bem provável que sim, mas isso não muda o fato de que o lugar dele não é ali.

No caso dos nascidos em cativeiro devem ser adaptados à vida selvagem. Isto é possível, é fato, e esta capacidade na realidade é inata. Por isso é necessário que hajam instituições adequadas para cuidar destes animais.

Atheist

• Visitante
« Resposta #37 Online: 20 de Novembro de 2009, 15:03:07 »

Não sei. Tem alguma forma de perguntar isso a um papagaio ? :)

Pesquisei "birds" e "affection" no Scholar e não encontrei nada... Um hormônio relacionado com a afeição, especialmente entre mãe e filho mas também já correlacionado com outros tipos de apego é a ocitocina, que é ausente em aves. Tendo a pensar que eles não sentem afeição por nós.

Atheist

• Visitante
« Resposta #38 Online: 20 de Novembro de 2009, 15:04:19 »
Quis dizer que um bicho nascido em cativeiro tem que ser tratado de forma diferente do bicho capturado.

Gardenal, se o IBAMA liberar uma única pessoa para regularizar uma situação como esta, abre margem para os picaretas capturarem os animais e dizerem que nasceu de criadores que não tinham registro...

Nasceu em cativeiro em um ambiente que não era registrado. Está simplesmente errado do ponto de vista legal. Não se pode dar margem.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 20 de Novembro de 2009, 18:15:11 »
Uma vez tentamos entregar a arara da minha vó pra um zoo, ela começou a agredir as outras. Trouxemos de volta. Morro de dó dela!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 20 de Novembro de 2009, 18:17:33 »
Eu me pergunto se fomentar o comércio legal desses animais não seria a melhor forma de preservar aqueles vivendo em seus habitats naturais e combater o comércio ilegal, independentemente da utilidade de se ter papagaios, gatos, ou o que for.

Lógica similar à favorável a descriminalização das drogas para acabar com o tráfico, sem algo análogo ao efeito colateral de se aumentar os transtornos decorrentes dum aumento do abuso de drogas - exceto talvez por ataques de animais silvestres, mas acho que não deve ser algo muito mais grave do que o que já existe com os animais de estimação tradicionais.

Atheist

• Visitante
« Resposta #41 Online: 20 de Novembro de 2009, 19:01:42 »
Eu me pergunto se fomentar o comércio legal desses animais não seria a melhor forma de preservar aqueles vivendo em seus habitats naturais e combater o comércio ilegal, independentemente da utilidade de se ter papagaios, gatos, ou o que for.

Lógica similar à favorável a descriminalização das drogas para acabar com o tráfico, sem algo análogo ao efeito colateral de se aumentar os transtornos decorrentes dum aumento do abuso de drogas - exceto talvez por ataques de animais silvestres, mas acho que não deve ser algo muito mais grave do que o que já existe com os animais de estimação tradicionais.

Com certeza. Este é o objetivo da licença para criadores amadores que o IBAMA fornece. Existem criadores com licença para vender os animais legalmente, basta que as pessoas comprem (ou ganhem) deles e não do vizinho. O problema é que é mais caro, pois a legalidade exige nota fiscal, coisa que muito brasileiro ainda não aprendeu a exigir.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #42 Online: 20 de Novembro de 2009, 19:24:12 »
Um amigo da PMamb disse que o preço dos legalizados pode chegas a até 15 vezes o preço dos ilegais. E nem é pelo valor da licença ou do registro, mas porque eles só podem procriar um número limitado por ano, dependendo da espécie.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 20 de Novembro de 2009, 19:31:08 »
Pois então, por "fomentar" digo acabar com a burocracia que puder acabar. Se não tiver esse número limitado de crias, já se baratearia os animais com relação aos ilegais, por exemplo. O desejável seria ter tanto mais animais legais a venda (ou dados) quanto possível, não limitar o seu número. Se fossem tão baratos que, em vez de existir só pombo pelas ruas, existisse papagaio e sei lá mais o quê, não teria vantagem econômica em se enfiar no mato para caçar esses animais aos montes, enfiando em tubos de pvc para o transporte, para depois vender os que sobrevivessem.

Offline Gardenal

• Nível 12
  • *
  • by Tash
« Resposta #44 Online: 21 de Novembro de 2009, 10:25:29 »
Pesquisei sobre preços de animais igual ao que ganhei, só o preço do bicho sem o valor da licença (a licença não sei quanto custa) é em torno de R$ 1500 a R$ 2500 esse amigo que me deu vende os que nasce da criação dele por R$ 400.

Atheist

• Visitante
« Resposta #45 Online: 21 de Novembro de 2009, 10:56:59 »
É uma relação de preços parecida com o de raças de gatos. Quem tem gatil registrado e vende o gato com pedigree cobra bem mais do que quem cria sem compromisso.

No entanto, enquanto no caso dos gatos é apenas um problema do comprador se ele quer comprar mais barato e arriscar ter um vira-lata e não um gato de raça de verdade, no caso dos papagaios o problema é bem maior pois comprar de quem não é licenciado está estimulando o contrabando.

Atheist

• Visitante
« Resposta #46 Online: 21 de Novembro de 2009, 11:06:18 »

Eu realmente não entendo de criação de aves, mas pelo pouco que sei, acho que não é muito simples aumentar a produção desenfreadamente para abastecer o mercado e diminuir preços. É óbvio que os preços altos também são decorrência do mercado e oferta/procura, além da valorização por papagaios não botarem ovos como galinhas e não termos chocadeiras automatizadas para estes ovos.

Eu continuo achando que o ideal mesmo é não tê-los como animais domésticos.

Atheist

• Visitante
« Resposta #47 Online: 21 de Novembro de 2009, 11:16:48 »
Só para esclarecer mais um detalhe, quem precisa de licença é criador, ou seja, a pessoa que tem objetivo de fazer os animais procriar. Existem três tipos de licença para criador: comercial (com fins lucrativos), conservacionista (visando manejo e conservação) e amador (para participação em exposições e concursos). Quem só quer um pet só precisa comprar de criador comercial legalizado e guardar a nota fiscal.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #48 Online: 21 de Novembro de 2009, 11:18:51 »
É por isso que o que eu propus não funciona, o cara seria metade comercial, metade conservacionista.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #49 Online: 21 de Novembro de 2009, 11:20:22 »
Citação de: Atheist
Eu realmente não entendo de criação de aves

Mas vc está criando um anjinho, e anjinho tem asas ! :lol:
--
Si hemos de salvar o no,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!