Eu não entendo nada, não vejo muito mais motivo para preferir um papagaio ou outra coisa parecida do que um periquito. Talvez parte da atração da coisa seja justamente ter um animal mais raro, em vez de um mais comum ou "imitação".
Eles falam.
Eu sei tão pouco sobre isso, que me parece agora que existem dois sentidos um pouco diferentes de "periquito". O que eu conhecia era como o parakeet, em inglês, que é uma série de espécies de papagaios não muito grandes, que falam. Mas também existe no sentido de "periquito australiano" (ou "comum"), que... eu também imaginava que não falasse, mas segundo a wikipédia (vi agora!), também fala, e não só fala, como é dessa espécie o maior vocabulário numa ave domesticada
(e provavelmente também em selvagem, imagino). Por outro lado, o site-fonte está offline, e vi na wikipédia em português. Vou dar uma checada na em inglês.
Aqui:
A budgerigar named Puck holds the world record for the largest vocabulary of any bird, at 1,728 words. Puck, a male budgerigar owned by American Camille Jordan, died in 1994, with the record first appearing in the 1995 edition of Guinness World Records.[25][26]
Caramba, com uma cabecinha daquele tamanho. Bem, por outro lado ele não deve atribuir qualquer significado à elas, ou à maior parte delas, e quando faz deve ser algo bem básico, o que facilita bastante em termos de requerimentos cerebrais. No artigo em português dizia que é uma das poucas espécies de papagaio genuinamente domesticadas, e que sofreu seleção artificial, sendo até maior do que os selvagens. Talvez tenham selecionado para maior vocabulário também.