Autor Tópico: Discernimento de sotaques  (Lida 16864 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Discernimento de sotaques
« Online: 09 de Dezembro de 2009, 01:14:48 »
A idéia do tópico é enumerarmos os diferentes tipos de sotaques que conseguimos diferenciar bem.

No Brasil:

- Gaúcho
 - de Porto Alegre (aquela fala amanteigada e muito irritante) - "Né?", uso excessivo de "Bah" e mais arrastado que o comum
 - da fronteira (aquele que sempre esteriotipam na televisão, uma simbiose entre o português e o castelhano no jeito de falar)
 - do gringo (não é exclusividade gaúcha, é aquela simbiose natural entre o italiano e o português)
 - do alemão (não é exclusividade gaúcha, é aquela simbiose natural entre o alemão e o português)

- Catarinense. Eu só comecei a diferenciar ano passado. É esquisito porque tem parece falar meio trombando as palavras e o "R" às vezes é pronunciado de forma parecida com a do carioca.

- Carioca.

- Paulista. ("ô, meu" e R de característico)

- Nordestino geral.

- Mineiro. Nunca presenciei in loco, mas só de ver pela TV a gente pega algumas manias.

Fora do Brasil, tem o inglês britânico e do americano sulista.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Discernimento de sotaques
« Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2009, 01:23:04 »
Mas não é todo portoalegrense que tem aquele sotaque do "magro do bomfa"... aquilo é quase que um dialeto. Eu, por exemplo, não tenho aquela mania de falar arrastado, acho até coisa (preconceito meu, sei...) de vagabundo.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2009, 01:25:22 por Spitfire »

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2009, 01:25:29 »
Paranaense não tem sotaque.
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2009, 02:12:03 »
Desde quando gaúcho tem sotaque?!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2009, 02:16:03 »
De SP capital para o interior do estado percebem-se algumas diferenças de sotaque como o R mais arrastado (comum em todo o interior do estado, mas um caso notório é o da região de Piracicaba) e alguns pontos onde ainda se usa 2ª pessoa (tu) na região de Sorocaba. Aliás, o interior de São Paulo é bem parecido com o sotaque paranaense. O "R" arrastado também já foi comum na capital assim como algumas características de descendentes de italianos, mas o sotaque daqui está no que vi alguns linguistas chamarem de fase de transição, de maneira que está perdendo algumas características que lhe eram peculiares e se misturando a outras, de maneira que ainda não está definido claramente como há de ficar. Mas o fim dos plurais, salvo no caso dos artigos, é algo que já está bem claro.
Sotaque mineiro, gaúcho e fluminense são tão característicos que acho que quem já os ouviu alguma vez nunca mais se esquece. Do Nordeste, acho que o que consigo diferenciar com maior facilidade é o baiano, mas prestando um pouco mais de atenção dá p/ distinguir o cearense, o alagoano e paraibano. Piauiense e pernambucano exige muita concentração para identificar e os outros eu simplesmente não conheço.
O matogrossense também eu nunca consegui guardar na cabeça a ponto de identificar. Dos estados restantes eu simplesmente não conheço nada.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2009, 02:36:30 »
1. O que tem Piracicaba?
2. Como é o sotaque paranaense?
3. Tu conseque explicar mais ou menos as diferenças dentro do sotaque nordestino?

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2009, 03:14:30 »
Paranaense fala perguntando. "Hoje eu comprei leite que estava quente né ?" Acho que esse né dos catarinenses veio do japonês mas não sei né.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2009, 03:17:24 »
Paranaense não tem sotaque.
Isso é verdade  :D
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2009, 03:41:05 »
Sotaque do leste de Massachusetts
Bahstahn = Boston
Remote Controller = Clickah
Park the Car = Pak da cah
Water fountain = Bubb-lah

Agora uma coisa que tem tanto nome é rodovia, high way, motorway, freeway, pike, turnpike. Trevo aqui chama-se rotary, mas tem lugar que é conhecido como roundabout ou traffic circle.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Dezembro de 2009, 04:38:28 »
Tem o "niggah accent too, bro". :D

Lembrei que vi muitos paranaenses pronunciando o "E" como acontece aqui no RS fora da Grande POA.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 09 de Dezembro de 2009, 07:52:07 »
Em Minas, a região norte tem uma característica bem marcante que é o acréscimo de "moço" no início das frases. Isso é comum em Montes Claros, Governador Valadares e adjacências. É uma fala empolgada e uma excelente maneira de se fazer entrosar entre desconhecidos é usar esse sotaque.

Em BH e região central, é mais aquele negócio de comer sílabas mesmo. "Nossinhora, comquio Junin fez bagunça nessfindsemana".

Eu gosto do sotaque do RS... acho muito bacana o jeito deles falarem. :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #11 Online: 09 de Dezembro de 2009, 09:21:22 »
O porto alegrense transforma o "e" final em i.....é a pronuncia, que dizemos aqui...leiti quenti....no interior é leite quente!
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #12 Online: 09 de Dezembro de 2009, 10:11:30 »
Catarinense tambem tem uns inumeros sotaques, desde o agauchado do Oste ao irritante " tais doido tais" do litoral

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #13 Online: 09 de Dezembro de 2009, 11:18:25 »
Flavia, Fabi, a gente tem sotaque... e forte - descobri isso em Campinas.

Existem duas regras (no sentido de regularidade) bastante difundidas no português brasileiro:
1. /e/ e /o/ não-tônicos* fundem-se com /i/ e /u/: /menino/>/mininu/
2. /di/ e /ti/ são palatizados para /dji/ e /txi/: /dia/, /tiw/ (tio) > /djia/, /txiw/

No Paraná, a primeira regra não ocorre, e a gente continua com cinco (e não três) vogais não-tônicas. Devido à segunda regra, isso fica muito evidente em palavras como /jẽte/ (gente).

SC: a primeira regra na maioria dos dialetos se aplica, mas a segunda não, então o que soa como /jẽtxi/ na maioria dos dialetos soa como /jẽti/.

Interior de SP: /r/ em alguns contextos (normalmente fim de sílaba) virou uma aproximante [como no inglês, o /r/ de /rowp/ (rope, "corda")]. Alguns dizem ser inclusive influência do inglês, mas eu descarto essa possibilidade - se fosse, seria esperado na capital e não no interior.

* Obs: ensinam pra gente na escola que há sílabas tônicas e não-tônicas, mas não é bem assim, não. O português tem 4 tonicidades diferentes, de 0 (a mais fraca) a 3 (a tônica). De qualquer forma, explicar em termos  de tônicas e não-tônicas é mais fácil.
Latebra optima insania est.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 09 de Dezembro de 2009, 11:35:27 »
O porto alegrense transforma o "e" final em i.....é a pronuncia, que dizemos aqui...leiti quenti....no interior é leite quente!

No interior é leitE quentE, com bastante enfase.  :hihi:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Dezembro de 2009, 11:38:08 »
Catarinense tambem tem uns inumeros sotaques, desde o agauchado do Oste ao irritante " tais doido tais" do litoral

O sotaque litorâneo de SC me parece uma variação do sotaque português de Portugal.   :ok:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #16 Online: 09 de Dezembro de 2009, 12:52:53 »

O certo é tais tolo tá, mas não é regra, logo pode ser que algum papa-siri mude um pouco a configuração :lol: Tem mais, como: Bobiça, dis costa, raidinho, tu não vais não nego? :P isto é apenas uma amostra das coisas que se ouve aqui na minha terrinha  :vergonha:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #17 Online: 09 de Dezembro de 2009, 14:38:56 »
Nordestino geral não existe :-)

O sotaque de Recife é muito diferente do de Salvador, que é diferente de Fortaleza, que é diferente Natal e - suponho - todo o interior seja diferente das capitais.

Aqui no Rio existe o carioquês normal e o "TV Global", aquele forçadíssimo que só existe em algumas novelas. E no interior fluminense já há algumas variações; mesmo em Niterói e S. Gonçalo, que só ficam do outro lado da poça :-)

Aqui na capital há também um curioso carioquês de morro. Dizem os entendidos que dá para identificar as diferentes comunidades pelas gírias, geralmente muito insulares. Suponho que com o avanço da política de Unidades Pacificadoras isso acabe se perdendo.

Em São Paulo há falas diferentes para diferentes bairros. Há um sotaque que eu chamo de "paulistano central" muito caraterístico, com pronúncia curta, rápida e consoantes marcadas. Há o paulistano "dos mano", há o do Bixiga, há vários outros. E tem umas 15 variantes de sotaque caipira, o mais marcante dos quais é o de Piracicaba, claro :-)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #18 Online: 09 de Dezembro de 2009, 15:38:15 »
A idéia do tópico é enumerarmos os diferentes tipos de sotaques que conseguimos diferenciar bem.

No Brasil:

- Nordestino geral.

:hein:
Reiterando o que disse o Dbohr: existem diversos sotaques diferentes em diferentes estados do
Nordeste. Os baianos, por exemplo, falam muito diferente dos maranhenses. Aqui em Fortaleza as
pessoas falam diferente do interior do Ceará: a gente fala o R e o T meio como o carioca - mas menos
carregado ("tchtchia", "tchípico", etc.).

Entre os sudestinos, eu consigo perceber os sotaques dos cariocas, paulistas mineiros.

Pra mim a Léla deve falar assim:
"As armas e os barões assinalados? Que na ocidental praia portuguesa?
Por mares nunca dantes navegados?"
 :lol:

No exterior, consigo diferenciar os sotaques de americanos do texas e do sul dos EUA dos demais
(embora existam inúmeros outros sotaques lá). O "sotaque da BBC" e o do pessoal mais do norte da
Inglaterra (um tanto incompreensível) e dos escoceses (praticamente incompreensível). O sotaque
francês de Quebec é fácil de identificar e horrível de escutar.  
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #19 Online: 09 de Dezembro de 2009, 15:46:03 »
O sotaque de Belém do Pará é muito gostoso de ouvir, depois que a gente se acostuma com algumas bizarrices (cachórra, por exemplo, em vez do usual cachôrra). E eles conjugam muito bem a 2ª pessoa de quase todos os verbos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #20 Online: 09 de Dezembro de 2009, 15:54:59 »
No exterior, consigo diferenciar os sotaques de americanos do texas e do sul dos EUA dos demais
(embora existam inúmeros outros sotaques lá). O "sotaque da BBC" e o do pessoal mais do norte da
Inglaterra (um tanto incompreensível) e dos escoceses (praticamente incompreensível). O sotaque
francês de Quebec é fácil de identificar e horrível de escutar. 

Ah, Manhattan, isso me lembrou de quando eu estava estudando russo com uma professora particular. Perguntei à ela certa vez como eram os diferentes sotaques na URSS e ela disse que não havia nenhum. Fiquei surpreso e tentei argumentar, citando filmes em que se dizia que tal e tal pessoa tinha um forte sotaque da Geórgia, etc. Ao que ela disse, torcendo o nariz:

"No Uniao Saviética non eczistiam akcentos, Dani-iel. Todas aprendiam a prronúncia aficial de Maskvou!"

Eu fiquei com medo :lol:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #21 Online: 09 de Dezembro de 2009, 15:57:17 »
In mothier Rossia, accient spieaks you. :lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #22 Online: 09 de Dezembro de 2009, 16:00:55 »
Eu acho mesmo que minha história deve ter gerado a famosa piada :lol:

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #23 Online: 09 de Dezembro de 2009, 16:21:37 »

Em São Paulo há falas diferentes para diferentes bairros. Há um sotaque que eu chamo de "paulistano central" muito caraterístico, com pronúncia curta, rápida e consoantes marcadas. Há o paulistano "dos mano", há o do Bixiga, há vários outros. E tem umas 15 variantes de sotaque caipira, o mais marcante dos quais é o de Piracicaba, claro :-)

Aqui em São Paulo tem muita mistura, de muitos lugares, então é mais difícil você encontrar um padrão. Se considerar só os que viveram o tempo todo em São Paulo fica um pouco mais simples. Por exemplo, as classes mais baixas tendem a falar mais enrolado, com o 'r' mais enrolado. Isso é mais fácil de se encontrar em bairros mais afastados do centro. Já quem geralmente tem cresce em bairos mais ricos tende a falar com o 'r' mais batido na ponta da língua.

Geralmente, aqui, quem fala mais rápido é por conta de ascendência nordestina, talvez por isso você tenha identificado esse sotaque mais pra região do centro da cidade (Sé, Cambuci, República). Já quem tem uma decendência europeia mais forte costuma falar um pouco mais pausado e sem comer letras.

Tem muito a ver com classe social também, eu acho. Parece que quanto mais dinheiro, mais "limpo" de sotaques exteriores a fala da pessoa é.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #24 Online: 09 de Dezembro de 2009, 17:37:40 »

O certo é tais tolo tá, mas não é regra, logo pode ser que algum papa-siri mude um pouco a configuração :lol: Tem mais, como: Bobiça, dis costa, raidinho, tu não vais não nego? :P isto é apenas uma amostra das coisas que se ouve aqui na minha terrinha  :vergonha:

O mais engraçado é que eu sempre acho que nao tenho sotaque peixeiro ( sou de Barra Velha)  :lol: apesar das risadas dos amigos

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!