Nordestino geral não existe
O sotaque de Recife é muito diferente do de Salvador, que é diferente de Fortaleza, que é diferente Natal e - suponho - todo o interior seja diferente das capitais.
Eu costumo dizer que o sotaque baiano é mais próximo do mineiro que dos outros sotaques nordestinos...
Aqui no Rio existe o carioquês normal e o "TV Global", aquele forçadíssimo que só existe em algumas novelas. E no interior fluminense já há algumas variações; mesmo em Niterói e S. Gonçalo, que só ficam do outro lado da poça
Esse sotaque "TV Global" é altamente artificial; pegaram alguns dos principais sotaque brasileiros e cortaram o que pudesse ser identificado como de alguma região em específico. Então, você não vê nele o "chiado" carioca ("isqueiro" vira "ixqueiro"), nem as vogais abertas do sertanejo ("Pêrnambuco" vira "Pérnambuco"), nem o "R caipira" do paulista (não paulistano!)... e por aí vai.
Essa história de sotaque do russo me lembrou uma coisa. Na época da União Soviética, uma das poucas formas de resistência à russificação era aprender o russo meia-boca e misturar com a língua nativa, especialmente na Ucrânia e na Bielorrússia. Os nativos chamar isso de "surjyk" - "pão de grãos misturados", ou algo assim. A moda pegou tanto que, mesmo depois da dissolução da URSS, ainda há gente falando surjyk na Ucrânia.
Não é necessário dizer que os oficiais da URSS ficavam puuuuuuuuuuutos da vida...
Só deixa eu ser chato com todo mundo um pouquinho
Gente, sotaque é diferença
fonológica, do modo de pronunciar as palavras, e não de vocabulário!
Já dialeto junta o sotaque com as diferenças de vocabulário.
Sotaque quem tem são os outros...
É algo do tipo, mesmo.