Autor Tópico: Discernimento de sotaques  (Lida 16865 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Discernimento de sotaques
« Resposta #25 Online: 09 de Dezembro de 2009, 17:39:12 »
1. O que tem Piracicaba?

2. Como é o sotaque paranaense?
O Eremita explicou bem. Eu costumo dizer que é um intermediário entre o paulista e o gaúcho.

3. Tu conseque explicar mais ou menos as diferenças dentro do sotaque nordestino?
Essa eu vou ficar te devendo.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 09 de Dezembro de 2009, 17:55:12 »
Radicci brincando com o sotaque serrano e dos urbanos...

Skorpios

• Visitante
« Resposta #27 Online: 09 de Dezembro de 2009, 18:28:30 »
Sotaque quem tem são os outros... :biglol:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #28 Online: 09 de Dezembro de 2009, 18:42:21 »
Nordestino geral não existe :-)

O sotaque de Recife é muito diferente do de Salvador, que é diferente de Fortaleza, que é diferente Natal e - suponho - todo o interior seja diferente das capitais.
Eu costumo dizer que o sotaque baiano é mais próximo do mineiro que dos outros sotaques nordestinos...

Aqui no Rio existe o carioquês normal e o "TV Global", aquele forçadíssimo que só existe em algumas novelas. E no interior fluminense já há algumas variações; mesmo em Niterói e S. Gonçalo, que só ficam do outro lado da poça :-)
Esse sotaque "TV Global" é altamente artificial; pegaram alguns dos principais sotaque brasileiros e cortaram o que pudesse ser identificado como de alguma região em específico. Então, você não vê nele o "chiado" carioca ("isqueiro" vira "ixqueiro"), nem as vogais abertas do sertanejo ("Pêrnambuco" vira "Pérnambuco"), nem o "R caipira" do paulista (não paulistano!)... e por aí vai.

Essa história de sotaque do russo me lembrou uma coisa. Na época da União Soviética, uma das poucas formas de resistência à russificação era aprender o russo meia-boca e misturar com a língua nativa, especialmente na Ucrânia e na Bielorrússia. Os nativos chamar isso de "surjyk" - "pão de grãos misturados", ou algo assim. A moda pegou tanto que, mesmo depois da dissolução da URSS, ainda há gente falando surjyk na Ucrânia.

Não é necessário dizer que os oficiais da URSS ficavam puuuuuuuuuuutos da vida... :histeria:

Só deixa eu ser chato com todo mundo um pouquinho :D
Gente, sotaque é diferença fonológica, do modo de pronunciar as palavras, e não de vocabulário!
Já dialeto junta o sotaque com as diferenças de vocabulário.

Sotaque quem tem são os outros... :biglol:
É algo do tipo, mesmo.
Latebra optima insania est.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 09 de Dezembro de 2009, 19:23:58 »
Nordestino geral não existe :-)

O sotaque de Recife é muito diferente do de Salvador, que é diferente de Fortaleza, que é diferente Natal e - suponho - todo o interior seja diferente das capitais.
O RLY?

Falando sério, eu não estava listando a existência dos sotaques, e sim o que eu consigo discernir. Então para mim pode falar baiano, cearense ou pernambucano que é a mesma coisa. Por isso que criei o tópico, para irmos postando nossos conhecimentos e aprendermos a salada de frutas que existe por aí.

Quando eu disse "Nordestino geral" leia-se "eu consigo saber se a pessoa é nordestina, mas não sei de onde especificamente".
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2009, 19:30:03 por Dr. Strangelove »

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #31 Online: 09 de Dezembro de 2009, 19:48:42 »
Flavia, Fabi, a gente tem sotaque... e forte - descobri isso em Campinas.

Sempre tem um sem-graça metido a linguista pra estragar o bairrismo. ;P
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #32 Online: 09 de Dezembro de 2009, 22:39:07 »
Quanto a bairros de São Paulo, sim, tem bastante diferença entre bairros, ou melhor, tinha. Hoje em dia, devido aos empreendimentos imobiliários, migrações e ocupações, o sotaque deu uma boa misturada. Mas quem tem uma vó/tia descendente de italianos criada na Mooca/Bexiga sabe muito bem que o bairro importa.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 09 de Dezembro de 2009, 22:54:35 »
Sou ruim em discernir sotaques. Sotaques em mulher acho de modo geral bonitinhos, mesmo sem saber imediatamente de onde é; já em homens tenho que analisar um tempo e entender se é um sotaque regional ou se é o "sotaque gay", parece quase tudo a mesma coisa, por algum motivo. Exceto pelo sotaque caipira de SP.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 21 de Novembro de 2010, 22:14:22 »
Sotaque caipira saiu da capital paulista, diz estudo

Quando os bandeirantes seguiram a rota do Tietê, deixaram com rastro a cultura própria e também a forma de falar

Puxar o "erre" ao falar palavras como "porta", a característica mais típica do sotaque do interior de Estado de São Paulo, já foi coisa também de paulistano. A pronúncia caipira (fala-se o "erre" como no inglês) teve seu berço na capital paulista e foi propagada para o interior do território nacional pelos bandeirantes. Pesquisas ainda mostram que expressões imortalizadas em músicas de Adoniran Barbosa - como "frechada" - não se devem à imigração italiana: em São Paulo se falava assim muitos antes da chegada dos italianos.

Segundo o professor Manoel Mourivaldo Almeida, um dos coordenadores do Projeto Caipira, espécie de força-tarefa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) para registrar o falar caipira paulista, quando as bandeiras seguiram a rota do Tietê foram deixando como "rastro" uma cultura própria e sua forma de falar, com a pronúncia do "erre" chamada pelos linguistas de retroflexa. "Como eram comunidades mais isoladas que a capital, houve uma manutenção desse português", afirma.

De todas as características que marcam o dialeto caipira, é justamente o "erre" retroflexo a mais misteriosa e polêmica. Isso porque ele é a única "invenção" do dialeto - os demais traços são herança do português falado no norte de Portugal na época da colonização. "Tem muito mito em torno da pronúncia do ‘erre’. Ele só existe no Brasil e numa faixa específica", diz Almeida.

Alguns linguistas defendem que a forma caipira de dizer o "erre" veio da influência do tupi no português. A língua dos índios tupinambá teria sido a influência mais óbvia, pois muitos bandeirantes falavam a língua geral, uma mistura de português e tupi. A hipótese, porém, é descartada por Almeida. "Não há registro no tupi dessa pronúncia. Ela só existiu em uma outra língua indígena, pouco conhecida, o macro-gê."

Apesar de todos os estudos, até agora o processo exato que levou esse único som do macro-gê para dentro da língua portuguesa permanece desconhecido.

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/sotaque+caipira+saiu+da+capital+paulista+diz+estudo/n1237832954397.html

It's an award I've won"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 21 de Novembro de 2010, 22:29:17 »

Sotaques Português brasileiro.

1 - Caipira
2 - Cearense
3 - Baiano
4 - Carioca/Fluminense
5 - Gaúcho
6 - Mineiro
7 - Nordestino
8 - Nortista
9 - Paulistano
10 - Sertanejo
11 - Sulista

« Última modificação: 21 de Novembro de 2010, 22:33:13 por uiliníli »

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 22 de Novembro de 2010, 02:09:07 »
Tem cearense, baiano, e nordestino! Interessante! Alguém aqui no fórum tem uma idéia clara da disntinção?

Sulista também eu não sei o que seria.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #37 Online: 22 de Novembro de 2010, 08:04:08 »
Tem cearense, baiano, e nordestino! Interessante! Alguém aqui no fórum tem uma idéia clara da disntinção?

Acho que o sotaque de SP é completamente diferente do sotaque do RS pra colocarem no mesmo grupo.

No nordeste, quanto mais você sobe, mais carregado fica o sotaque. O do baiano é completamente diferente do Sergipano.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 22 de Novembro de 2010, 08:45:47 »
Acho que a segunda figura deve ser "sotaques de acordo com as novelas da Globo" porque não é possível...

It's an award I've won"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 22 de Novembro de 2010, 19:35:19 »

Acho que o sotaque de SP é completamente diferente do sotaque do RS pra colocarem no mesmo grupo.

No nordeste, quanto mais você sobe, mais carregado fica o sotaque. O do baiano é completamente diferente do Sergipano.

Na verdade eu consigo distinguir claramente três variedades de sotaque baiano (Sul-Sudoeste, Centro-Norte-Sergipe e Salvador. Sem contar o gauchês dos imigrantes que estão invadindo o Oeste do estado).
É tudo questão de familiaridade, como eu sou da Bahia eu distinguo variações no baianês melhor que qualquer pessoa de fora; o próprio Dr. Strangelove disse no primeiro post que distinguia quatro sotaques no RS e várias pessoas se disseram capazes de diferenciar sotaques de bairros diferentes de São Paulo. É igual àquele mito de que os inuits têm 80 palavras diferentes para "neve". :lol:

Quanto aos outros sotaques nordestinos, eu acho que realmente não têm nada a ver com o baianês, mas eu só distinguo duas variedades: o sotaque de Recife e o do resto. Não sei explicar exatamente o quê faz deles diferentes, mas eu diria que esse sotaque do "resto" é o que se parece mais com esse sotaque caricato que geralmente associam mais ao Nordeste.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 22 de Novembro de 2010, 22:30:26 »
Basta eu ouvir alguém falar "Daí, né" e eu posso afirmar, com elevada probabilidade de acerto, que ele é da parte leste do Paraná.
Foto USGS

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 22 de Novembro de 2010, 22:31:53 »
Aôô... Piá!

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 22 de Novembro de 2010, 23:15:52 »
Basta eu ouvir alguém falar "Daí, né" e eu posso afirmar, com elevada probabilidade de acerto, que ele é da parte leste do Paraná.

No interior de São Paulo se fala muito "então." "Então" aqui é uma frase completa, quando você não tem nada para dizer você diz: "Então?"
E pior que eu peguei essa mania, eu chego na Bahia a todo mundo percebe que eu falo "então" acima do limite do apropriado e em contextos bizarros.

Mas o sotaque mais contagioso que conheço é o mineirês, meu irmão passou um ano lá fazendo faculdade e já voltou com sotaque carregadíssimo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #43 Online: 23 de Novembro de 2010, 08:53:21 »

No interior de São Paulo se fala muito "então." "Então" aqui é uma frase completa, quando você não tem nada para dizer você diz: "Então?"
E pior que eu peguei essa mania, eu chego na Bahia a todo mundo percebe que eu falo "então" acima do limite do apropriado e em contextos bizarros.

Mas o sotaque mais contagioso que conheço é o mineirês, meu irmão passou um ano lá fazendo faculdade e já voltou com sotaque carregadíssimo.

A Lua já está com sotaque 70% mineiro. :lol:

Em Minas, quanto mais ao norte você for, mas vai ouvir "moço" no início da frase. Na divisa, você ouve: "Mas moço, se a coisa continuar assim, a situação vai piorar, moço." :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #44 Online: 23 de Novembro de 2010, 14:23:40 »

Eu mesmo solto uns "daí" de vez em quando. Pior que só percebi isso quando os mineiros começaram a tirar da minha cara.
Sotaque 100% "guarapuavano-tosco"  :hihi:

E aqui em Minas, dá pra perceber uns sub-sotaques. Dá pra diferenciar fácil o mineirês falado no Alto Parananaíba e na Zona da Mata (depois de morar nos dois lugares, pelo menos). Isso tem muita influência das fronteiras estaduais.

Ps.Como é que nunca vi este tópico?  :|
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #46 Online: 28 de Janeiro de 2011, 04:57:06 »
Cadê o Partiti para fazer um cladograma de sotaques?
Sirvo eu?

Aviso: o cladograma tá feio, tá bagunçado no eixo do tempo, é mais chutômetro que outra coisa.
Mas eu acho que se forem fazer um cladograma decente, não sai muito diferente do meu não...

Os números referem-se a eventos que acho que tiveram influência nos dialetos:
1 - Contato com a Geral Amazônica / Nhe'engatu
2 - Contato com a Geral Paulista
3 - Vinda de escravos para o cultivo da cana
4 - Tomada do Nordeste pelos holandeses
5 - Vida da corte para o Rio de Janeiro
6 - Imigrantes italianos, alemães, eslavos e etc.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2011, 04:59:26 por Kajsar »
Latebra optima insania est.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #47 Online: 28 de Janeiro de 2011, 07:12:27 »
Os sotaques do RS e de SC são bem diferentes.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #48 Online: 28 de Janeiro de 2011, 07:42:31 »

Acho que o baiano é aquele tradicional arrastado, o nordestino é um que o cara já engata a quinta no começo da frase e mal consigo identificar uma palavra na frase do sujeito. Falam muito rápido, com sotaque e regionalismos, além de uma tendência de deixar o tom de voz mais agudo (tá em alta rotação, talvez). O cearense tá meio destes (ou poderia se dizer que é o 'nordestino' falado mais devagar).

Agora, no Rio não existe sotaque. É o padrão. O resto que faz alterações.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 28 de Janeiro de 2011, 08:31:54 »
Sobre os sotaques, o, agora, Kajsar pode esclarecer melhor, mas muito do que estão dizendo como sotaques não seriam dialetos do português brasileiro?

Da Wikipedia:

Caipira - parte do interior do estado de São Paulo, norte do Paraná, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e grande parte de Mato Grosso, Goiás e Rondônia
Carioca - cidade do Rio de Janeiro
Fluminense (ouvir) - Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais
Gaúcho - Rio Grande do Sul
Mineiro - Minas Gerais
Nordestino (ouvir) - Estados do nordeste brasileiro
Baiano - região da Bahia, Alagoas, Sergipe, mais ameno no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo
Cearense - Ceará
Interior de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte (bem distinto do recifense)
Maranhense - Região de São Luís e partes do interior (sons nasais marcantes e com forte influência Nortista)
Pessoense - cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, e arredores(forte influência de migrantes paulistanos recentes)
Recifense - cidade de Recife, capital de Pernambuco, também Olinda e arredores(famoso pelo /s/ que se transforma em /sh/ nos plurais)
Nortista - estados da bacia do Amazonas (forte carga tupi; embora no leste do Pará, por exemplo, tenha sofrido grande influência do estado vizinho do Maranhão)
Manezês - dialeto próximo ao açoriano, falado em boa parte do litoral catarinense
Paulistano - cidade de São Paulo e suas respectivas regiões metropolitanas
Brasiliense - Distrito Federal e arredores (mistura de vários dialetos brasileiros, em especial os dialetos Mineiro e Nordestino )
Sulista - Estados do Paraná e Santa Catarina

Talvez alguns dos dialetos acima sejam na verdade sotaques.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!