Os sotaques do RS e de SC são bem diferentes.
Skorpios, são diferentes. Ou, se a gente se ater a só um estado... os sotaques de Blumenau, Flops e Riomafra são diferentes entre si, também.
A árvore que eu fiz diferencia os dialetos até nível mais ou menos estadual, mas nada nos impede de ir ramificando até chegar nos dialetos de bairros!
Derfel, é assim. Um
dialeto é um conjunto de variações da língua, compartilhadas por um grupo [regional ou social ou etário]. Essas variações podem ser:
*Fonológicas - as mesmas palavras soam diferentes quando faladas em dois dialetos (ex: Pérnambuco [NE] vs. Pêrnambuco [S/SE])
*De vocabulário - gírias, expressões, etc. (ex: piá, macaxeira, bola d'água, trem...)
*Gramaticais - dialetos diferentes usam as mesmas ferramentas da língua de formas diferentes (ex: "me empreste um lápis" vs. "empresta-me um lápis");
e por aí vai.
Já um
sotaque é como uma pessoa percebe a diferença fonológica de outra pessoa falando. Então, se há diferença de sotaques, há obrigatoriamente diferença de dialetos.
Todos os dialetos citados da Wikipédia são dialetos mesmo... só que divididos de um jeito diferente dos do meu cladograma.
Agora tô em dúvida. Será que o dialeto catarina é mais próximo do gaúcho ou do caipira?