Olha, feio, FEIO, eu não achei não. O que aconteceu é aquilo que todo mundo já esperava: não há peças de reposição.
O meio de campo sem Kaka fica prejudicado e sem criatividade. Robinho fez muita falta. Me surpreendeu o Julio Baptista não ter jogado NADA. Aquela lateral esquerda é uma nulidade com o Michel Bastos. Mas a defesa estava bem mais ligada do que nos últimos dois jogos, assim como o lado direito. A marcação do Cristiano Ronaldo foi perfeita.
Já Portugal ocupou os espaços do campo, muito mais do que os jogadores. Especialmente a partir do segundo tempo houve um nó tático facilitado pela ausência do Brasil no meio de campo.
Agora no mata-mata é que a gente vai ver como é que é. Resta torcer pro Kaka e pro Robinho não se machucarem e pro Brasil jogar com mais malícia para evitar cartões bobos.
Sei lá. Robinho jogou bem a primeira partida, mas também, não tinha zaga para parar a jogada dele. Contra Costa do Marfim mal tocou na bola. Kaká jogou mal o primeiro jogo (eu teria tirado ele nos primeiros 20 minutos da partida, não dava uma dentro nem contra um timeco como o da Coréia). No segundo jogo esboçou alguma melhora e fez duas ou três jogadas interessantes, mas não é o que ele sabe jogar ainda. Luís Fabiano é outro, que conseguiu uma façanha no segundo jogo e se consagrou, mas não vejo tanto merecimento.
Contra Portugal, o Brasil estava bem no primeiro tempo, porque Portugal não jogou. No segundo tempo o Brasil não jogou. Mas não acho que dê pra dizer que uma formação ou outra é melhor na atual conjuntura. Num mundo ideal, com todos eles jogando como sabem, concordo que Kaká e Robinho fariam diferença.
Por outro lado, acho exagero dizer que o time parecia o Goiás ou algo parecido. São todos jogadores da Europa com passes que os times brasileiros não conseguem bancar. Dizer que deveria ter levado os "meninos da vila" também não resolve. Outras seleções brasileiras já levaram craques que não fizeram absolutamente nada no mundial. Uma coisa é ser o melhor jogador de um campeonato brasileiro onde só ficam os que não tem capacidade suficiente para um contrato na Europa. Outra coisa é jogar contra seleções.
Então não sei. Acho que o time do Dunga pode ser campeão. Mas pode não ser. Mas duvido que outra escalação mudasse isso.