Autor Tópico: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa  (Lida 12443 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.502
  • Sexo: Masculino
    • Lattes
Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/decreto-golpista-de-lula-usa-direitos-humanos-para-tentar-censurar-a-imprensa-e-quer-movimentos-sociais-substituindo-o-congresso/

Citação de: Reinaldo Azevedo

DECRETO GOLPISTA DE LULA USA DIREITOS HUMANOS PARA TENTAR CENSURAR A IMPRENSA E QUER MOVIMENTOS SOCIAIS SUBSTITUINDO O CONGRESSO
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010 | 19:11

Vocês pensam que já expus aqui todo o show de horrores do tal decreto que supostamente trata do Programa Nacional de Direitos Humanos? Pois falta ainda explicitar muita coisa. O texto também avança sobre os meios de comunicação. O PT abre, assim, mais uma frente de perseguição à imprensa. Todas aquelas propostas da tal Confecom (Conferência de Comunicação), que resultariam em censura se fossem aplicadas, estão consolidadas também no tal decreto.

Sob a desculpa de defender os direitos humanos — e o totalitarismo sempre tem justificativas humanitárias para se exercer —, institui-se uma verdadeira polícia política para vigiar e punir a “mídia”.  Leiam a Diretriz 22 no anexo do tal decreto. Volto em seguida.

Diretriz 22: Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em Direitos Humanos.

Objetivo Estratégico I:
Promover o respeito aos Direitos Humanos nos meios de comunicação e o cumprimento de seu papel na promoção da cultura em Direitos Humanos.
Ações Programáticas:
a)Propor a criação de marco legal regulamentando o art. 221 da Constituição, estabelecendo o respeito aos Direitos Humanos nos serviços de radiodifusão (rádio e televisão) concedidos, permitidos ou autorizados, como condição para sua outorga e renovação, prevendo penalidades administrativas como advertência, multa, suspensão da programação e cassação, de acordo com a gravidade das violações praticadas.
Responsáveis: Ministério das Comunicações; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; Ministério da Justiça; Ministério da Cultura

b)Promover diálogo com o Ministério Público para proposição de ações objetivando a suspensão de programação e publicidade atentatórias aos Direitos Humanos.
Responsáveis: Ministério da Justiça; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República
c)Suspender patrocínio e publicidade oficial em meios que veiculam programações atentatórias aos Direitos Humanos.
Responsáveis: Ministério das Comunicações; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; Ministério da Justiça

d)Elaborar critérios de acompanhamento editorial a fim de criar ranking nacional de veículos de comunicação comprometidos com os princípios de Direitos Humanos, assim como os que cometem violações.
Responsáveis: Ministério das Comunicações; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República; Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República; Ministério da Cultura; Ministério da Justiça

(…)
f)Avançar na regularização das rádios comunitárias e promover incentivos para que se afirmem como instrumentos permanentes de diálogo com as comunidades locais.
Responsáveis: Ministério das Comunicações; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; Ministério da Cultura; Ministério da Justiça

(…)
Objetivo Estratégico II:
Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação.
Ações Programáticas:
a)Promover parcerias com entidades associativas de mídia, profissionais de comunicação, entidades sindicais e populares para a produção e divulgação de materiais sobre Direitos Humanos.
Responsáveis: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; Ministério da Cultura; Ministério das Comunicações

(…)
c)Incentivar a produção de filmes, vídeos, áudios e similares, voltada para a educação em Direitos Humanos e que reconstrua a história recente do autoritarismo no Brasil, bem como as iniciativas populares de organização e de resistência.
Responsáveis: Ministério das Comunicações; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República; Ministério da Cultura; Ministério da Justiça



Voltei
É o PT se revelando. A partir de agora, ninguém mais poderá alegar inocência. As ditaduras jamais se instauram alegando maus propósitos, é evidente. Até as mais odientas, que servem de modelo de horror, como o nazismo e o stalinismo, vislumbravam um homem ideal, livre. Todas elas sempre falam em nome da PRESERVAÇÃO DE UM BEM e da RESTAURAÇÃO DA VERDADE. E, por óbvio, elegem seus inimigos.

Ora, a quem caberá definir o que e quem “viola” ou não os direitos humanos? Está claro no decreto: são as ditas entidades da sociedade civil, que estão, como todos sabemos, a serviço dos petistas. Como o partido acredita que não se distingue do estado e da sociedade, ele se oferece para ocupar as funções que cabem a ambos. Se a tese prosperasse, viveríamos sob uma censura partidária disfarçada de senso comum e de bom senso.

Eis por que costumo dizer que os nossos “bolivarianos” são bem mais espertos do que os bolivarianos dos outros. Enquanto Hugo Chávez, o delinqüente de Caracas, atua em nome pessoal, chamando para si a responsabilidade dos atos discricionários que ele pretende revolucionários, os petistas preferem apelar ao chamam a “sociedade organizada”, de modo que a vontade do partido se confundam com a vontade coletiva.

Alguns bobinhos poderiam perguntar: “Mas que mal há em punir emissoras de TV, por exemplo, que não respeitem os direitos humanos”? A questão rigorosamente não é esta. O Brasil tem uma Constituição com os princípios gerais que regem o respeito ao “outro” e às diferenças. O que precisa ficar claro é que estão tentando criar uma legislação paralela, pautada pela militância partidária, para monitorar, censurar e punir aqueles atores que essa militância acusa de agredir os direitos humanos.

Desavergonhado
O decreto é de tal sorte desavergonhado que não se vexa em atacar governos anteriores em linguagem claramente ideológica. Leiam o que diz o texto sobre os “movimentos sociais”:
Nos anos que se seguiram, os movimentos passaram a se consolidar por meio de redes com abrangência regional ou nacional, firmando-se como sujeitos na formulação e monitoramento das políticas públicas. Nos anos 1990, desempenharam papel fundamental na resistência a todas as orientações do neoliberalismo de flexibilização dos direitos sociais, privatizações, dogmatismo do mercado e enfraquecimento do Estado. Nesse mesmo período, multiplicaram-se pelo País experiências de gestão estadual e municipal em que lideranças desses movimentos, em larga escala, passaram a desempenhar funções de gestores públicos.

Trata-se de uma abordagem inaceitável num texto legal, além de estupidamente mentirosa. Que “neoliberalismo”, cara pálida? Quais direitos sociais foram flexibilizados? Seria impossível apontar um só. Ao contrário: os direitos sociais foram ampliados desde a Constituição de 1988, inclusive e especialmente no governo FHC. A um governo cabe, nos limites da lei, privatizar ou estatizar empresas, por exemplo (ele que faça as suas escolhas), mas não cabe fazer proselitismo a favor ou contra a “privatização”. Não num decreto!!! Acontece que este é o trecho do texto que tenta transformar os movimentos sociais numa espécie de Congresso paralelo.

E é isso o que não está ainda devidamente claro sobre o tal decreto 7.037. Como Lula e os petistas sabem que não conseguirão fazer a sua tão sonhada “constituinte”, tentam impô-la na marra por meio de outros expedientes. Os petistas querem usar os ditos “movimentos sociais” como o seu Congresso alternativo. Será que forço a mão? Ora, leiam os dois primeiros parágrafos do Anexo. Faltou pouco para que se exaltasse ali a própria fundação do PT:

A partir da metade dos anos 1970, começam a ressurgir no Brasil iniciativas de articulação dos movimentos sociais, a despeito da repressão política e da ausência de canais democráticos de participação. Fortes protestos e a luta pela democracia marcaram esse período. Paralelamente, surgiram iniciativas populares nos bairros reivindicando direitos básicos como saúde, transporte, moradia e controle do custo de vida. Em um primeiro momento, eram iniciativas atomizadas, buscando conquistas parciais, mas que ao longo dos anos foram se caracterizando como movimentos sociais organizados.

Com o avanço da democratização do País, os movimentos sociais multiplicaram-se. Alguns deles institucionalizaram-se e passaram a ter expressão política. Os movimentos populares e sindicatos foram, no caso brasileiro, os principais promotores da mudança e da ruptura política em diversas épocas e contextos históricos. Com efeito, durante a etapa de elaboração da Constituição Cidadã de 1988, esses segmentos atuaram de forma especialmente articulada, afirmando-se como um dos pilares da democracia e influenciando diretamente os rumos do País.

Revelando o jogo
O governo Lula e o PT explicitaram o jogo. Juste-se o decreto às propostas da tal Confecom, e não há dúvida sobre as pretensões dessa gente: ditadura do partido único, ainda que obedecendo às chamadas “regras de mercado” — eles podem ser autoritários, muitos são totalitários, mas ninguém ali é burro.

O caminho para a realização de seus propósitos pode ser, por que não?, o Congresso Nacional. Caso Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil (pasta que responde pela forma final dos decretos) e candidata do PT à Presidência, vença a disputa, terá início a fase de implantação da “ditadura mitigada”. Seria a chamada “Ditadura Sem-Vergonha”.


EDIT: Editado pela moderação para tirar o título em maiúsculas.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2010, 18:11:34 por SnowRaptor »

Skorpios

  • Visitante
Re: DECRETO GOLPISTA DE LULA USA DIREITOS HUMANOS PARA TENTAR CENSURAR A IMPRENSA
« Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2010, 06:41:43 »
A volta da lei da mordaça e mais uma tentativa de privilegiar o MST & assiciados.....

Citar
Onda de protestos
Por que um único decreto do presidente desagrada militares, o agronegócio e até a igreja católica

BRASÍLIA - Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 21 de dezembro, o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) está provocando uma onda de protestos. Começou pelos militares e, agora, já envolve representantes da sociedade civil, do empresariado, da Igreja e do próprio governo. O decreto propõe a anulação da Lei de Anistia para permitir a punição de torturadores do regime militar, a ampliação do controle social dos meios de comunicação e da economia, o avanço da mão intervencionista do Estado em tantas atividades do cotidiano que pode dificultar até a concessão de licenças ambientais.

Depois de o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e dos comandantes das três Forças Armadas criticarem o PNDH, ontem foi a vez de o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, entrar na polêmica. O ministro disse que o programa cria “insegurança jurídica” ao modificar regras para a reintegração de posse de terras invadidas no país. Na opinião de Stephanes, o plano mostra um “preconceito” do governo em relação à agricultura comercial do país.

– Acho que o setor agrícola precisa de mais segurança jurídica. A agricultura não pode ser dividida apenas em agricultura familiar e agricultura comercial. Este conceito não se aplica – afirmou.

O ministro disse que a pasta da Agricultura não foi chamada a participar da elaboração do plano do governo:

– Sinto pelo projeto que a agricultura não esteja participando.

Na quinta-feira, a presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), disse que o plano discrimina o setor agrícola ao afirmar que o agronegócio viola os direitos humanos no país. A senadora acusou o governo de elaborar um plano ideológico contra o agronegócio em um texto com “plataforma socialista” do governo federal.

A senadora disse que um dos anexos do plano afirma que o agronegócio “não tem preocupação nem compromisso com os direitos humanos dos pequenos e médios agricultores, e das populações rurais”. O setor também não teria preocupação com os direitos trabalhistas dos trabalhadores rurais, de acordo com a senadora.

http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,181,2772102,13879

Acho que é a única coisa que se salva nessa lei...

Citar
Igreja protesta contra retirada de símbolos religiosos

Até a igreja católica, com a qual o governo petista mantém vínculos estreitos nos movimentos pastorais de base, protestou contra a proibição de símbolos religiosos em locais públicos, um dos itens previstos no decreto.

– Daqui a pouco vamos ter que demolir a estátua do Cristo Redentor – protestou o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Resende, para quem há intolerância religiosa num programa que deveria promover a livre manifestação religiosa.

A reação mais dura, no entanto, partiu dos presidentes dos clubes que representam as reservas das Forças Armadas. No final de dezembro, os comandantes militares da ativa já haviam ameaçado renúncia coletiva. Por meio de nota divulgada ontem, os presidentes dos clubes da Aeronáutica, Militar e Naval condenaram a decisão do governo de criar a Comissão da Verdade, que poderá reabrir as investigações contra agentes do Estado que torturaram e cometeram crimes hediondos na ditadura. Na nota, advertem que a democracia correrá riscos, e sequelas do passado “podem vir à tona”, se prevalecer “o revanchismo e a mesquinharia” em setores do governo.

Para ele, Lula “é um prisioneiro de preconceitos ideológicos revogados pelo passado”.


http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,181,2772103,13879

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: DECRETO GOLPISTA DE LULA USA DIREITOS HUMANOS PARA TENTAR CENSURAR A IMPRENSA
« Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2010, 07:30:03 »
Quantas vezes eu já disse aqui que desde os primeiros dias do governo Lullalá, os petistas tentaram calar a boca de imprensa como o Chapolim Colorado fez? E que estavam tentando fazer tudo o que o Chapolim Colorado fez? E que o MST está invadindo terras com apoio do PT?

Então Srs Nerds, quem tinha razão?

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Re: DECRETO GOLPISTA DE LULA USA DIREITOS HUMANOS PARA TENTAR CENSURAR A IMPRENSA
« Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2010, 09:35:10 »
Os petistas, com este decreto, querem implantar a ditadura comunista no Brasil.
Sempre quiseram, mas agora escancararam.
A única coisa que não existe nesse "decreto dos direito humanos" é direitos humanos.

Eles querem, entre outros:
1. Impor a censura.
2. Restringir o direito à propriedade privada.
3. Impedir que os proprietários de terras reajam legalmente contra o MST.
4. Impedir pesquisas biológicas.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: DECRETO GOLPISTA DE LULA USA DIREITOS HUMANOS PARA TENTAR CENSURAR A IMPRENSA
« Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2010, 15:28:25 »
[modo juca/hugo]
Não, eles passarão o poder para a população. Nosso querido lider Lula saberá implementar mais uma estratégia perfeita como a última em Honduras. A população deve poder decidir as notícias que são prejudiciais ao nosso estado.
[/modo juca/hugo]
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Mr. Mustard

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.918
  • Sexo: Masculino
Re: DECRETO GOLPISTA DE LULA USA DIREITOS HUMANOS PARA TENTAR CENSURAR A IMPRENSA
« Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2010, 12:40:42 »
Elementar.

Com a gastança em projetos populistas, só mesmo um cala boca geral para evitar que verdade apareça.

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re: DECRETO GOLPISTA DE LULA USA DIREITOS HUMANOS PARA TENTAR CENSURAR A IMPRENSA
« Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2010, 18:09:40 »
Agnóstico, este é o último aviso sobre satirizar foristas. Isso porque estou bonzinho.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2010, 18:40:45 »
Elementar.

Com a gastança em projetos populistas, só mesmo um cala boca geral para evitar que verdade apareça.

Pois é.

Em fim de governo é sempre bom ter um bando de cabos eleitorais ditando o que pode ser publicado ou não.

PS* Ah, esqueci que calar a boca de jornalistas em governo da esquerda não é censura, é apenas uma "democratização" dos meios de comunicação que agora estarão sob controle "do povo".
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2010, 18:42:51 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2010, 23:24:53 »
Direitos humanos: anatomia do erro que abriu a crise

O presidente Lula estava em Natal, escala técnica da sua viagem à Dinamarca, no começo de dezembro, quando foi alcançado por um telefonema do ministro da Defesa, Nelson Jobim, que lhe relatou o descontentamento dos militares com a versão final do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos.

O ponto mais sensível tratava da criação de uma Comissão da Verdade para investigar violações contra os direitos humanos praticados por agentes do Estado durante o regime militar. O texto se referia apenas à “repressão política”, que se limitava aos militares, e não aos “conflitos políticos”, envolvendo os dois lados da luta armada, como havia sido acertado com o ministro Paulo Vanucchi, segundo Jobim relatou a Lula.

O presidente procurou tranquilizar o ministro da Defesa e lhe disse que concordava com a mudança no texto: “Quando voltar eu resolvo isso”. Preocupado com outros assuntos, Lula seguiu viagem para Copenhaguen e não informou Vanucchi sobre a conversa com Jobim.

Neste meio tempo, a versão original do texto foi para a gráfica sem alterações _ e ali começava a crise que levou o ministro da Defesa e os comandantes militares a colocarem seus cargos à disposição após a assinatura do decreto pelo presidente Lula que lançou o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos, no dia 21 de dezembro. Jobim achou que tinha sido passado para trás e ficou vendido na história.

Constatada a falha na comunicação entre o presidente e seus ministros, bastava retirar o documento da gráfica e fazer as correções. Mas, como isso não aconteceu, o decreto foi publicado no Diário Oficial e todos sairam de férias, deixando uma bomba relógio debaixo da mesa.

Ao voltar do seu descanso de 11 dias em Salvador e no Guarujá, nesta-segunda-feira, o presidente Lula encontrou o circo armado, agora com o ministro Paulo Vanucchi ameaçando pedir demissão se o texto fosse alterado na parte da Comissão da Verdade, como quer Jobim.

Agora, além dos militares, outros setores da sociedade, em especial a Igreja, os meios de comunicação e os ruralistas também estavam em pé de guerra contra determinados pontos do projeto. Lula agiu rápido e determinou mudanças no texto, tanto na questão da Comissão da Verdade como na parte referente à regulamentação do aborto que tanto incomodou os bispos da CNBB.

Está fora de cogitação qualquer revisão na Lei de Anistia que possa levar ao julgamento de militares envolvidos na repressão e, na questão do aborto, deverá prevalecer a política do governo para o tema, ou seja, limitando-o a um problema de saúde pública quando a vida da mãe corre risco.

O problema todo é que o programa constitui na verdade uma carta de intenções baseada nas conclusões do Congresso Nacional de Direitos Humanos promovido no final de 2008, mas foi apresentado como se fosse uma política de governo, o que não é. Assim como aconteceu com o recente Congresso Nacional de Comunicações (Confecom), as resoluções aprovadas não representam necessariamente a posição do governo e terão que ser debatidas e aprovadas pelo parlamento brasileiro.

“Quando se erra, paga-se o preço”, comentou uma das fontes do governo com quem conversei nesta terça-feira pela manhã. A avaliação que se faz no núcleo do governo é que a crise deve arrefecer nos próximos dias, até aparecer uma nova, mas os prejuízos já aconteceram. Ainda não estão marcadas as conversas do presidente com os ministros da Defesa e dos Direitos Humanos para acertar as mudanças no texto do programa.

http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2010/01/12/direitos-humanos-anatomia-do-erro-que-abriu-a-crise/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2010, 06:16:10 »
Os DDHH conquistam mais um pouco de antipatia do público...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2010, 17:06:22 »
Este tipo de coisa sempre termina em merda. Primeiro estão sacaneando as forças armadas de todas as formas e os ignorando. Depois expedem esses decretos comunistóites com linguagem pós-moderna onde tudo é relativo. O Império caiu pela indisposição com as forças armadas e o governo democrático da Constituição de 46 também.

Espero mesmo que o PT não faça o sucessor para dar um reequilibrada nas coisas.

Se o Requião for eleito, o que é muito díficil, mas se acontecer, será o caos. Ele será igual Chavez.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2010, 17:21:16 »
13/01/2010 - 15h58
Novo decreto exclui "repressão política", mas mantém demais polêmicas de plano de Direitos Humanos
Yara Aquino
Da Agência Brasil
O decreto assinado hoje (13) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pôr fim aos desentendimentos entre setores militares e a pasta dos Direitos Humanos em torno do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos suprime a expressão "repressão política" da parte que trata das atribuições da Comissão da Verdade de apurar casos de violação de direitos no contexto da repressão política.


Assim, o texto não mais especifica se poderiam ser investigadas violações de direitos humanos praticadas pelos militares ou por militantes de esquerda no período da ditadura militar. A possibilidade de as investigações recaírem apenas sobre os militares que atuaram durante a ditadura foi um dos pontos que geraram descontentamento entre os militares.

O decreto também oficializa a criação de um grupo de trabalho, já previsto no texto do programa, para elaborar o anteprojeto de lei que instituirá a Comissão da Verdade.

No formato anterior, o texto determinava que caberia à comissão "a apuração e o esclarecimento público das violações de direitos humanos praticadas no contexto da repressão política ocorrida no Brasil no período fixado pelo artigo 8º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade história e promover a reconciliação nacional".

Agora, o texto diz que a comissão será formada, "com mandato e prazo definidos, para examinar as violações de direitos humanos praticadas no período fixado no artigo 8º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, a fim de efetivar o direito à memória e à verdade história e promover a reconciliação nacional".

O decreto anterior, assinado por Lula em dezembro, continua valendo. O decreto de hoje trata apenas da Diretriz 23, suprimindo a expressão "repressão política" e oficializando a criação do grupo de trabalho.

Os itens que provocaram polêmica entre setores do agronegócio e da Igreja Católica, por exemplo, estão todos mantidos. Várias dessas ações propostas dependem de projeto de lei, logo, não há garantia de que sejam aprovadas tal como propõe o texto elaborado pelo governo.

http://noticias.uol.com.br/politica/2010/01/13/ult5773u3560.jhtm
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #12 Online: 13 de Janeiro de 2010, 17:22:30 »
Ok, eu tenho que falar...

Só eu acho muito esquisito nenhum dos nossos constantes defensores do Lula ter aparecido aqui pra sequer tecer algum comentário sobre o tema em discussão? :|
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #13 Online: 13 de Janeiro de 2010, 17:47:22 »
Ok, eu tenho que falar...

Só eu acho muito esquisito nenhum dos nossos constantes defensores do Lula ter aparecido aqui pra sequer tecer algum comentário sobre o tema em discussão? :|

Faria alguma diferença? Terminaria com um lado falando "O Lula é bonitão e charmoso", e o outro lado falando "O Lula é um analfabeto e um filho da puta".
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #14 Online: 13 de Janeiro de 2010, 17:55:09 »
Bem, nesse caso, onde eles se calam pra uma cagada homérica dessas, vou ter que concordar com quem diz que "lulismo" cega...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #15 Online: 13 de Janeiro de 2010, 18:24:36 »
De fato, qualquer fanatismo cega.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #16 Online: 13 de Janeiro de 2010, 18:25:57 »
Só que aparência depende do gosto pessoal de cada um, portanto qualquer petista pode achar que o Lullalá é lindo mas não tem como negar que o cara é um ignorante. :lol:

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #17 Online: 13 de Janeiro de 2010, 20:49:49 »
Eu li o decreto. para começar é meio uma carta de intenções, teriam que se fazer leis para aplicar várias coisas, segundo que tem coisas bacanas, como tirar simbolos religiosos de prédios públicos e casamento gay.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #18 Online: 14 de Janeiro de 2010, 04:51:00 »
Espero mesmo que o PT não faça o sucessor para dar um reequilibrada nas coisas.
Eu também. Dizem por aí que o Lula assinou o decreto sem ler, e que a Dilma revisou o texto. :duvida: Ou seja, o Lula é paz e amor, assina sem ler e não sabe de nada, mas Dilma? Palocci? José Dirceu? :medo:
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #19 Online: 14 de Janeiro de 2010, 06:49:45 »
O que significa "democratizar a propriedade" ?

Offline Fernando Silva

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.503
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #20 Online: 14 de Janeiro de 2010, 06:51:17 »
Espero mesmo que o PT não faça o sucessor para dar um reequilibrada nas coisas.
Eu também. Dizem por aí que o Lula assinou o decreto sem ler, e que a Dilma revisou o texto. :duvida: Ou seja, o Lula é paz e amor, assina sem ler e não sabe de nada, mas Dilma? Palocci? José Dirceu? :medo:
O mesmo Lula que disse ontem que é melhor não fiscalizar as obras da Copa do Mundo nem se preocupar com licenças ambientais para não atrasar.

Offline Zeichner

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.123
  • Sexo: Masculino
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #21 Online: 14 de Janeiro de 2010, 10:26:57 »
A tentativa é clara nesta carta, a criação de uma constituinte marxista sem passar pelo congresso nacional, utilizando das estruturas democráticas para implantar o controle social, a ditadura de meia dúzia de intelectuais de esquerda que consideram saber mais de povo que o próprio povo.
E movimentos populares é sempre grupos organizados militantes de influência marxista.

Até mesmo porque, a eleição de qualquer um que não siga a cartilha destes grupos é sempre vista como um retrocesso e uma manipulação burguesa.

Essa mesma gente disse que a eleição democrática, popular e acachapante de Kassab em São Paulo era porque o povo não estava maduro no conhecimento de ciddania. Assim, quando interessa aos interesses marxistas, o povo pode tudo, é a voz de Deus, o todo-foderoso. Quando não interessa, é porque o povo é burro e não sabe decidir.

Desconfie sempre em quem se diz o dono da verdade.

E quando criam a COMISSÃO DA VERDADE, meu alerta de duplipensar fica apitando sem parar.

Comissão para DESCOBRIR a verdade ou para INVENTAR a verdade oficial?

Para mim, os crimes de ditadura na época já estão bem investigados e provados. Falta mostrar os crimes dos grupos terroristas revolucionários. Estranhamente, o texto do decreto era evitar justamente esta investigação.

Offline Sr. Alguém

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.067
  • Sexo: Masculino
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #22 Online: 14 de Janeiro de 2010, 12:50:13 »
Se o Requião for eleito, o que é muito díficil, mas se acontecer, será o caos. Ele será igual Chavez.

Quem assiste a TV Paraná Educativa sabe que isso pura verdade.Mas o Requeijão pretende mesmo se candidatar ?
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #23 Online: 14 de Janeiro de 2010, 18:27:24 »
O que significa "democratizar a propriedade" ?

Fazer a justiça olhar para o lado contrário enquanto um bando de comunas invade e rouba a propriedade que vc comprou honestamente e impedir que vc tenha direito de uma defesa judicial.

Por exemplo, publicaram uma reportagem sobre o MST na semana passada, eles invadem fazendas na Amazônia que tem até 70% da área total em floresta protegida, desmatam na cara de todo mundo com a desculpa esfarrapada de abrir área para plantar qualquer porcaria e vendem a madeira para serrarias clandestinas.

Depois que sairam de uma dessas fazendas, o PROPRIETÁRIO que tinha entrado com um pedido de reintegração de posse é que foi multado em UM MILHÃO E MEIO DE REAIS, afinal "não existe qualquer prova" que aquele bando de jagunços cortou as árvores.

« Última modificação: 14 de Janeiro de 2010, 18:36:44 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Decreto golpista de Lula usa direitos humanos para tentar censurar a imprensa
« Resposta #24 Online: 15 de Janeiro de 2010, 00:47:02 »
Ok, eu tenho que falar...

Só eu acho muito esquisito nenhum dos nossos constantes defensores do Lula ter aparecido aqui pra sequer tecer algum comentário sobre o tema em discussão? :|

Faria alguma diferença? Terminaria com um lado falando "O Lula é bonitão e charmoso", e o outro lado falando "O Lula é um analfabeto e um filho da puta".

que tal pensar em não ter lado e afirmar que ele fez merda aqui?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!