Não foi exonerado de cargo comissionado, foi transferido da chefia do DGP para adido do Cmt do Exército. Não existe cargo comissionado nas FA. Existem esferas para expor o descontentamento: o Cmt do Exército, o EM, o Círculo Militar. Quando ele faz o que faz está incorrendo em transgressão disciplinar e, ao meu ver, com o agravante de ser Oficial General. A tropa é o espelho de seu comandante, se um comandante faz isso, o que impede de um soldado de fazer o mesmo? Seja para a favor ou contra o PNDH3.
É isso que estou falando. Os milico estão perdendo o medo de falar! Sabe-se lá onde isso vai dar.
Mas milico nunca teve medo de falar, principalmente para a turminha que esta instalada hoje no poder, só que antes tudo era dito por trás dos bastidores, tete-a-tete, longe dos microfones e dos holofotes das câmaras... e quando este tipo de coisa vem toda a público é sinal que as vias "oficiais e diplomáticas" estão truncadas.
Oras... é muito fácil culpar os milicos por "indisciplina", mas precisamos lembrar aos crédulos da Santa Igreja do PTezinho Sagrado que vias "oficiais e diplomáticas" são estabelecidas bi-direcionalmente e se os canais estão truncados é também de responsabilidade do governo este tipo de "estática"... principalmente quando querem manter seus "amiguinhos" intocáveis.
Aos que defendem o "cala a boca", baseando-se apenas na aplicação do regimento disciplinar, que também é atribuição das forças armadas, obrigadas pela constituição na época vigente, de tomar para si os poderes presidenciais quanto em casos de forte atribulação interna... que por sua vez justificaria a legalidade das medidas tomadas em 1964.
Tirando fora a quebra de disciplina, instituída pelo regimento disciplinar, que o governo, agora, neste caso específico, faz tanta questão de seguir, eu achei a manifestação do general bastante coerente com aquilo que esta se pretendendo... uma pena que o governo não tenha tanto empenho em seguir, a rigor, toda a seriedade necessárias para lidar com questões de responsabilidade legal. Quando serve-lhe aplica-se, quando não lhe é interessante ignora-se.