Autor Tópico: Zilda Arns e sua morte no Haiti  (Lida 16029 vezes)

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
Zilda Arns e sua morte no Haiti
« Online: 14 de Janeiro de 2010, 10:11:17 »
Do blog do Reinaldo Azevedo, EM VERMELHO

Aos 75 anos, líder e fortaleza espiritual inconteste da Pastoral da Criança, a mais importante entidade voltada para a infância no Brasil e uma das maiores do mundo, replicada em vários outros países, a médica católica poderia se dar algum descanso. Mas não! Foi a um país acometido de toda sorte de sortilégios, os humanos e os da natureza, para relatar a sua experiência e convocar os católicos haitianos a seguir os mesmos passos.

Os números são impressionantes. No seu texto: “Atualmente, existem 1.985.347 crianças, 108.342 mulheres grávidas de 1.553.717 famílias. Sua metodologia comunitária e seus resultados, assim como sua participação na promoção de políticas públicas com a presença em Conselhos de Saúde, Direitos da Criança e do Adolescente e em outros conselhos levaram a mudanças profundas no país, melhorando os indicadores sociais e econômicos. Os resultados do trabalho voluntário, com a mística do amor a Deus e ao próximo, em linha com nossa mãe terra, que a todos deve alimentar, nossos irmãos, os frutos e as flores, nossos rios, lagos, mares, florestas e animais. Tudo isso nos mostra como a sociedade organizada pode ser protagonista de sua transformação. Neste espírito, ao fortalecer os laços que ligam a comunidade, podemos encontrar as soluções para os graves problemas sociais que afetam as famílias pobres.”

Confesso que fiquei muito emocionado ao ler o discurso que Zilda Arns fazia no Haiti quando aconteceu o terremoto, e a igreja em que estava desabou, matando-o antes que pudesse concluir a leitura

Uma pergunta estranha. Não vou discutir sobre Haiti e sua tragédia que deu um prejuízo de dezenas de dólares ao país, as milhares me mortes de pobres. É sobre Zilda, uma pessoa que inegavelmente fez coisas boas, afinal, deve ter salvado milhares de crianças brasileiras com uma coisa simples e prática, como a multimistura. Uma mulher de fé, participando sempre da igreja, praticando coisas boas, salvando crianças.

ESTA MULHER MORREU NUM TERREMOTO NUMA PORRA DE UMA IGREJA NUM PAÍS ONDE FOI SALVAR CRIANÇAS DA DESNUTRIÇÃO!!!

Se Deus não é o sacaneador-mor, não sei quem é. Nem Murphy.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Zilda Arns e sua morte no Haiti
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2010, 10:21:33 »
Trabalho humanitario dela era bonito e tudo mais

Mas... sera que tambem nao era feito na base de muito proselitismo religioso e lavagem cerebral?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2010, 10:23:19 »

Mas... sera que tambem nao era feito na base de muito proselitismo religioso e lavagem cerebral?

Não sei se no Haiti o proselitismo se faz necessário, a grande maioria do país é católica..... acho que faz tanto quanto proselismo sobre Padre Cícero no interior do Ceara.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2010, 10:42:16 »

A Sacaneadora-mor é uma placa tectônica, nada mais. O país e principalmente Porto Príncipe, está sobre o encontro de duas placas. Haverá mais terremotos no futuro e certamente, mais pessoas como a Sra. Zilda também vão perder suas vidas. Até aqui, somente a tristeza de ver tanta gente morrer.

Mas fica a dúvida: Você levaria a esperança para alguém que vive no sopé do Vesúvio?

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2010, 11:06:06 »

Até que ponto devemos condenar o proselitismo, se ele está associado à causas como essa? Sei lá, viu. Não tenho uma opinião formada, nem pretendo abrir uma falsa dicotomia, mas condenar trabalho comunitário de organizações religiosas não é um pouco radical?

Trocar um pedaço de pão por um pedaço do cérebro não é justo, mas estar vivo é mais importante do que qualquer outra coisa. Sim, sim, o interessante é que existam organizações dispostas a combater fome, miséria e doenças sem deus algum, mas não acho ruim e condenável o trabalho humanitário de Igrejas em bairros pobres, mesmo que esteja ligado a algum tipo de ensino religioso. A gente sabe que, no fim das contas, não tem muita gente que liga para isso. Então... Não posso dizer que prefiro uma criança morta a uma criança cristã. :hihi:
vanitas vanitatum omnia vanitas

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2010, 11:35:13 »
Concordo, mas acho que algumas dessas ONGs religiosas fazem o trabalho comunitario por algum tipo de interresse, tipo ficar bem na fita com o gasparzao e com a comunidade ou ainda formar mais fanaticos para o futuro

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2010, 12:10:24 »
Até onde sei ela estava acompanhada com outras pessoas, militares, inclusive resultando na morte de 5 deles. Acho que esta informação que ela estava dentro de uma igreja (não que isto tenha alguma relevância) muito precisa.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2010, 13:00:06 »
ESTA MULHER MORREU NUM TERREMOTO NUMA PORRA DE UMA IGREJA NUM PAÍS ONDE FOI SALVAR CRIANÇAS DA DESNUTRIÇÃO!!!

Se um cancer desaparece em alguém é porque deus é misericordioso.Se acontece uma desgraça dessas é por causa das leis da natureza, deus não tem culpa ou age por meios misteriosos.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2010, 15:31:08 »

Até que ponto devemos condenar o proselitismo, se ele está associado à causas como essa? Sei lá, viu. Não tenho uma opinião formada, nem pretendo abrir uma falsa dicotomia, mas condenar trabalho comunitário de organizações religiosas não é um pouco radical?

Trocar um pedaço de pão por um pedaço do cérebro não é justo, mas estar vivo é mais importante do que qualquer outra coisa. Sim, sim, o interessante é que existam organizações dispostas a combater fome, miséria e doenças sem deus algum, mas não acho ruim e condenável o trabalho humanitário de Igrejas em bairros pobres, mesmo que esteja ligado a algum tipo de ensino religioso. A gente sabe que, no fim das contas, não tem muita gente que liga para isso. Então... Não posso dizer que prefiro uma criança morta a uma criança cristã. :hihi:

A questão eu acho que é de veras complicada. Mas acho engraçado o fato de que não é a própria igreja católica que se movimenta à favor de campanhas humanitárias; mas sim uma pessoa católica que leva o nome de Deus por onde passa.
Sim, eu acho que o proselitismo é prejudicial. Talvez seja tão prejudicial quanto não fazer nada a respeito. O problema é que essa campanha humanitária poderia ser feita sem proselitismo, sem carregar uma bandeira por uma ação. Meio que como um contrapezo das ações: eu faço algumas coisa em seu favor e em troca você escuta quietinho todas as ladainhas que eu acredito.
Digamos que estão fazendo -- e isso é admirável--, mas estariam fazendo melhor caso não quisessem nada em troca -- e isso é condenável.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2010, 16:02:10 »
Sim, eu acho que o proselitismo é prejudicial. Talvez seja tão prejudicial quanto não fazer nada a respeito. O problema é que essa campanha humanitária poderia ser feita sem proselitismo, sem carregar uma bandeira por uma ação. Meio que como um contrapezo das ações: eu faço algumas coisa em seu favor e em troca você escuta quietinho todas as ladainhas que eu acredito.
Digamos que estão fazendo -- e isso é admirável--, mas estariam fazendo melhor caso não quisessem nada em troca -- e isso é condenável.

Renato, foi por isso que eu disse que não queria criar uma falsa dicotomia, dizendo que só havia duas opções. Eu sei que há a possibilidade de fazer trabalho comunitário sem proselitismo, mas aqui estamos tratando de algo concreto, não apenas teoria, na qual tudo soa belo e simples. Não acho que proselitismo seja tão grave quanto não fazer nada a respeito. Se tiver como fazer organizações laicas, PERFEITO, mas se não der, paciência. Como disse anteriormente, prefiro uma criança cristã a uma criança morta, se não tiver como escolher apenas uma criança viva. Nós sabemos que ONGs sem ligações religiosas não conseguem resolver todo o problema, e que, infeliz ou felizmente, há pessoas religiosas que se envolvem em muitos projetos beneficentes. Se desse para salvar todo o mundo simplesmente com a bondade, seria ótimo. Mas ninguém aqui é ingênuo de achar que tudo se resume a isso quando tratamos de trabalhos do tipo, principalmente quando há religião envolvida.

Offline Flavia

• Nível 34
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2010, 16:08:53 »
A questão eu acho que é de veras complicada. Mas acho engraçado o fato de que não é a própria igreja católica que se movimenta à favor de campanhas humanitárias; mas sim uma pessoa católica que leva o nome de Deus por onde passa.

Levando em conta o histórico da ICAR, não me surpreende. Mas fico feliz em saber que há pessoas que aprendem a bondade dentro da Igreja, mesmo que sob algum custo. Ah, esse custo. Convenhamos, os pobres beneficiados não vão receber uma ajuda estragada simplesmente porque a pessoa o faz por covardia/prostituição espiritual.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2010, 17:54:01 »
Trabalhei na Pastoral da Criança aqui no RN e a função dela não é proselitismo. É claro, é uma organização CATÓLICA e como tal iniciava uma reunião com uma oração, por exemplo. Mas isso era durante as reuniões com as líderes comunitárias, durante as festas, reuniões com as mães e as crianças e visitas às casas não havia nada disso. A preocupação era com a nutrição da criança e o CD (crescimento-desenvolvimento), além das informações sobre alimentação alternativa e formas de aumentar os nutrientes em uma dieta pobre. Afora isso, havia uma rede de apoio mútuo na comunidade. O importante também é dizer que a Igreja estava até certo ponto afastada da Pastoral (existia uma freira que, às vezes, aparecia e o padre, a quem a Pastoral estava subordinada, raramente se envolvia), toda a estrutura e organização era feita pelas líderes comunitárias, que eram pessoas da própria comunidade (como os Agentes de Saúde hoje), seguindo uns cadernos que eram fornecidos pela sede da Pastoral (que traziam informações sobre nutrição, como realizar o CD etc.). Havia, é claro, uma capacitação, mas feita entre os membros. Eles não faziam questão também se a pessoa era católica ou não, apenas se queria ajudar. Um amigo também dentista, por exemplo, era evangélico. A filosofia da Zilda Arns não era da Igreja Católica, mas de uma sanitarista (que era a sua formação) que se utilizou da estrutura da Igreja para montar a Pastoral, tanto pelo fato de ser uma católica fervorosa quanto, talvez, por causa do irmão.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2010, 18:36:58 »
Site com fotos (algumas mais pesadas) da tragédia.

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2010, 08:51:08 »

Se um cancer desaparece em alguém é porque deus é misericordioso.Se acontece uma desgraça dessas é por causa das leis da natureza, deus não tem culpa ou age por meios misteriosos.

Deus não usa meios convencionais para atingir seus objetivos.

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2010, 08:55:31 »
Putz, Shinigami,

Pegou pesado...

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #15 Online: 15 de Janeiro de 2010, 10:35:20 »
Trabalhei na Pastoral da Criança aqui no RN e a função dela não é proselitismo. É claro, é uma organização CATÓLICA e como tal iniciava uma reunião com uma oração, por exemplo. Mas isso era durante as reuniões com as líderes comunitárias, durante as festas, reuniões com as mães e as crianças e visitas às casas não havia nada disso. A preocupação era com a nutrição da criança e o CD (crescimento-desenvolvimento), além das informações sobre alimentação alternativa e formas de aumentar os nutrientes em uma dieta pobre. Afora isso, havia uma rede de apoio mútuo na comunidade. O importante também é dizer que a Igreja estava até certo ponto afastada da Pastoral (existia uma freira que, às vezes, aparecia e o padre, a quem a Pastoral estava subordinada, raramente se envolvia), toda a estrutura e organização era feita pelas líderes comunitárias, que eram pessoas da própria comunidade (como os Agentes de Saúde hoje), seguindo uns cadernos que eram fornecidos pela sede da Pastoral (que traziam informações sobre nutrição, como realizar o CD etc.). Havia, é claro, uma capacitação, mas feita entre os membros. Eles não faziam questão também se a pessoa era católica ou não, apenas se queria ajudar. Um amigo também dentista, por exemplo, era evangélico. A filosofia da Zilda Arns não era da Igreja Católica, mas de uma sanitarista (que era a sua formação) que se utilizou da estrutura da Igreja para montar a Pastoral, tanto pelo fato de ser uma católica fervorosa quanto, talvez, por causa do irmão.

Blza Derfel, sou do RN também! Qual a sua cidade?

Quanto ao assunto do tópico, não acho que as pessoas pensam muito nesse tipo de coisa quando a necessidade aperta.

Alguém que está passando fome, por exemplo, não se negaria a aceitar comida de alguém por este ser da religião x, y, ou mesmo sem religião. penso que a recíproca também é válida - quem ajuda não pergunta qual a religião do necessitado. O que leva uma pessoa a ajudar o outro é a capacidade que temos de projetar-nos a nós próprios, de nos colocarmos no lugar do nosso semelhante. Quem por algum motivo perdeu ou nunca teve essa capacidade tende a ser insensível ao sofrimento alheio.

O exemplo do Derfel não é único. Conheço outras pessoas (até ateus) que apesar de não compactuarem com a ideológia católica participam de ações ligadas às pastorais, além de outras vinculadas a movimentos laicos de ajuda a pessoas necessitadas.

"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #16 Online: 15 de Janeiro de 2010, 10:46:38 »

a idéia é boa. Posso refazer os desenhos, que ficaram uma m%$#Da? :P

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Janeiro de 2010, 11:10:50 »

a idéia é boa. Posso refazer os desenhos, que ficaram uma m%$#Da? :P

Opá. Fique a vontade.
E realmente os desenhos ficaram uma merd*.
Depois posta o desenho pra eu ver como ficou, blz?
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Janeiro de 2010, 11:11:56 »
Eis, senhores, o nascimento de uma parceria humoristicamente negra. :P

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #19 Online: 15 de Janeiro de 2010, 12:53:11 »
Mas fica a dúvida: Você levaria a esperança para alguém que vive no sopé do Vesúvio?
Nó máximo mandaria um e-mail.
Estava em casa agora, e na TV está passando o velório da Sra Zilda, o pessoal rezando, padres e afins para todos os lados, derrepente me aparece um cidadão, que se auto intitula, "ASPONE" do Gabinte do Lula e diz:
"-Com certeza perdemos uma grande pessoa aqui na terra, mas como homem de fé, acredito que  ganhamos mais uma padroeira..."

PQP!!!!! Gostaria de entender como a mente desse povo funciona,  só chego a uma conclusão, alguém que diz isso é um tremendo de um hipócrita, ou ele é demente.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 15 de Janeiro de 2010, 12:58:33 »
Putz, Shinigami,

Pegou pesado...

Denso.... e de uma gravidade mortal.  :hihi:

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #21 Online: 15 de Janeiro de 2010, 13:00:49 »
Nó máximo mandaria um e-mail.
Estava em casa agora, e na TV está passando o velório da Sra Zilda, o pessoal rezando, padres e afins para todos os lados, derrepente me aparece um cidadão, que se auto intitula, "ASPONE" do Gabinte do Lula e diz:
"-Com certeza perdemos uma grande pessoa aqui na terra, mas como homem de fé, acredito que  ganhamos mais uma padroeira..."

PQP!!!!! Gostaria de entender como a mente desse povo funciona,  só chego a uma conclusão, alguém que diz isso é um tremendo de um hipócrita, ou ele é demente.

Não, ele é simplesmente um POLÍTICO!
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #22 Online: 15 de Janeiro de 2010, 13:14:20 »
Putz, Shinigami,

Pegou pesado...

Denso.... e de uma gravidade mortal.  :hihi:

Magnificamente infame, Spitfire! X-D

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #23 Online: 15 de Janeiro de 2010, 13:35:06 »

Pelo que me parece, a preocupação da Sra Zilda era maior com a sua causa do que com a religião, eu já escutei um discurso dela pessoalmente, em Maringá-Pr, e pelo que me lembro, ela não fez menção alguma a religião.

Um fato interessante que noto nas pessoas é que, elas valorizam determinadas ações não levando em consideração o resultado, mas sim toda uma carga emocional associada aquela ação. Como no caso da Sra Zilda, nada mais lindo e mais nobre, alguém que dedica a própria vida em prol do outro, salvando milhares de vidas pelo mundo a fora, e que acaba morrendo em combate.

Se alguém dedica sua vida toda, em estudos e pesquisas, e descobre um remédio eficaz para o câncer, por exemplo, essa pessoa será responsável por salvar milhões de pessoas, mesmo assim, essa pessoa jamais vai alcançar tamanha comoção na sociedade, caso venha morrer, pois ele não andava com criancinhas no colo, nem fazia discursos motivacionais carregados de apelos emocionais.

Longe de mim querer tirar os méritos da Sra Zilda, mas é evidente que a maioria das pessoas adoram um drama!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 15 de Janeiro de 2010, 13:40:17 »
Que a pesada mão de Deus recaia sobre minhas ações.... amém.  ::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!