Bem, eu dei uma procurada em inglês sobre o assunto, logo que postaram a notícia em outro fórum, e não só não achei referência a qual exatamente seria a posição dele sobre o controle de armas (se é de fato "desarmamento", ou qualquer outra na qual a posse de um fuzil fosse "ideologicamente incompatível" mesmo não estando ainda em vigor uma lei que o proíba), como não vi nada sobre o fuzil. Só vi ou "shoot", geralmente, a maior especificação tendo sido "handgun", que creio que não é como se enquadra um fuzil.
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/01/462970.shtml?comment=onO Senador do Partido Democrata pela Carolina do Norte, R.C. Soles, líder da campanha norte-americana pelo "gun-control", ou desarmamento civil, atirou contra duas pessoas que invadiram sua casa pelo quintal, em Tabor City. A ocorrência se deu aproximadamente às 5 horas da manhã (horário local), quando o Senador acordou com ruídos nos fundos do quintal.
Os invasores tentaram entrar na casa do Democrata arrombando a porta dos fundos.
O Senador, que é um dos líderes da campanha que pretente proibir o porte de armas nos Estados Unidos, escutou o ruído e efetuou vários disparos com seu fuzil de assalto M4, matando um invasor e ferindo o outro, que conseguiu pular o muro.
A polícia da Carolina do Norte prendeu o segundo invasor a poucas quadras da residência do Senador.R.C. Soles foi eleito pela primeira vez em 1968, sendo atualmente o político com carreira mais duradoura na Carolina do Norte.
A notícia causou repercussão devido à postura política do Senador, que prima pela posição contrária à venda e porte de armas no Estado e que no entanto possui armas de pesado calibre em sua residência. AG.GROEPPELS
O cara é a favor do desarmamento civil, ou seja, da população em geral e pretende proibir o porte e a venda de armas.
Pelo menos é o que a fonte dá a entender.