Aqui o Espiritismo nos oferece uma comparação admirável. No começo das manifestações, quando se viam as mesas girando, batendo, endireitando-se e se erguendo no espaço sem ponto de apoio, o primeiro pensamento foi que se devesse à ação da eletricidade, do magnetismo ou de um fluido desconhecido. Esta suposição nada tinha de desarrazoado; ao contrário: oferecia toda probabilidade.
Aqui eu já vejo um erro: o primeiro pensamento não devia ser que os movimentos se devessem a truques, engodos? Porque faz muito mais sentido que pensar logo de cara em magnetismo, eletricidade ou "fluidos desconhecidos" não acha que foi muita viagem desses caras? Coloque-se no lugar deles, você iria pensar no que?
Mas quando se viu que esses movimentos davam sinais de inteligência, manifestavam uma vontade própria, espontânea e independente, a primeira hipótese teve que ser abandonada porque não resolvia esta fase do fenômeno, sendo necessário que se reconhecesse, no efeito inteligente, uma causa inteligente.
Aqui a coisa encrenca de vez, como eles tiveram a certeza que os "movimentos" eram inteligentes? Se haviam movimentos e eles pareciam "inteligentes" eu acho que isso seria mais um dado apontando para fraude. Imagine o seguinte, nunca ouvi falar em espíritos, vejo uma mesa girar e barulhos respondendo inteligentemente a perguntas, o que vem primeiro a minha cabeça?
1) Nossa, isso é uma prova de uma inteligência que está num estado no qual não posso tocar, ver ou ouvir a não ser em ocasiões especiais, e é claro isso só pode ser o espírito/alma de pessoas que morreram...

2) Ocê tá mangando di eu. Com franqueza só não tendo coração. Fazê tar judiação. Ocê tá mangando di eu

Qual era essa inteligência? É ainda pela via da experimentação que a ela se chegou, e não por um sistema preconcebido. (Kardec em Estudos sobre os Possessos de Morzine, 5o artigo, Revista Espírita mai/1863)
Um abraço.
Ultimo comentário: quem pode garantir que se chegou? Mesmo que existam espíritos, quem garante que esses todos contactados no mundo não são na verdade outra coisa se fazendo passar por espíritos?