Autor Tópico: "Destruir" um espírito?  (Lida 9098 vezes)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
Re: "Destruir" um espírito?
« Resposta #50 Online: 23 de Janeiro de 2010, 20:34:37 »
Eu quero saber onde (em que) ficam armazenadas as memórias quando os "espíritos" se transportam de um mundo para outro...

Eita!!!! Essa eu quero ver respondida, como existe memória sem cérebro?
Pen-drive serve?  8-)
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #51 Online: 23 de Janeiro de 2010, 21:38:31 »
Eu quero saber onde (em que) ficam armazenadas as memórias quando os "espíritos" se transportam de um mundo para outro...

Eita!!!! Essa eu quero ver respondida, como existe memória sem cérebro?
Pen-drive serve?  8-)

Não, não serve. A complexidade do cérebro não permite que ele seja divido em software e hardware  e nem comparado a um armazenamento de dados comum.

"Os cérebros podem ser extremamente complexos. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados por mais de 10,000 conexões sinápticas cada. Esses neurônios comunicam-se por meio de fibras protoplasmáticas chamadas axônio, que conduzem pulsos em sinais chamados potencial de ação para partes distantes do cérebro e do corpo e as encaminham para serem recebidas por células específicas." wikipédia

Assim como uma mente pode funcionar sem sua estrutura física e química?
Se sabemos que nossa mente funciona devido a interação dos neurônios, como pode a mente existir sem o cérebro?

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #52 Online: 23 de Janeiro de 2010, 22:42:29 »
A alma seria algo mais ou menos nesse estilo, totalmente imaterial, totalmente inatingível por qualquer coisa de ordem física, mas que tem poder sobre as coisas de ordem física. É meio "filosófico" isso, mas acho que dá para entender.

As ideias não são tão imateriais e intangíveis assim. Elas só existem na forma de certas configurações neuronais, nesse caso elas têm no cérebro seu suporte material no qual são codificadas - retire o cérebro e as ideias morrerão. Mas as ideias podem ainda ser traduzidas dessa codificação neurológica para uma outra qualquer, como a matemática ou a linguística - contudo permanecem necessitando de um suporte material para a sua existência (papel e tinta, ar e som, semi-condutores e eletricidade, etc). Não há nada de transcedental ou espiritual nas ideiais, são produtos de estímulos materias e têm na matéria seu suporte.

A matéria é o elemento essencial da informação - sem matéria, sem informação.
Sim. A informação precisa (em tese) do suporte material, tanto que o Espiritismo supõe o Espírito imaterial, mas não o concebe (segundo as luzes dos conhecimentos atuais) separado do perispírito, que seria o seu suporte material.

O papel, portanto, não se confunde com a informação que ele carrega, e se o papel for destruído, outro pedaço de matéria pode armazenar a informação, dos mais diferentes modos. Mesmo ondas eletromagnéticas podem armazenar informações. No caso do Espírito, o seu perispírito poderia se dissolver, mas a alma poderia construir outro. Aliás, segundo os Espíritos que ditaram a codificação, quando os espíritos se transportam de um mundo a outro, eles deixariam os seus perispíritos no mundo que abandonaram e construiriam outro no novo mundo em que chegam. Seriam como se apenas transferissem a consciência de um corpo para outro.

Então, finalizando, o que poderia ser destruído é o perispírito, mas não o Espírito.

Um abraço.

Para isso a alma teria quer ter a informação necessária a tal reconstrução. Mas sendo a alma pretensamente imaterial isso seria impossível, como você bem disse.

A respeito da alma, é interessante lembrar que o cristianismo e consequentemente também o espiritismo retiram sua noção da má interpretação da filosofia de Aristóteles.

Para Aristóteles a substância seria constituída de dois elementos a que ele chama de matéria e forma. A matéria corresponderia mais ou menos a nossa definição atual, já a forma seria o elemento que informa a matéria fazendo com que as coisas sejam o que elas são. Assim, por exemplo, podemos ter duas coisas feitas da mesma matéria, mas que diferem quanto a forma - os exemplos reais são demasiadamente abundantes e por isso me abstenho de citar algum.

Usando uma analogia para melhor entender, imaginemos que um escultor tenha a sua frente um bloco de rocha com o qual trabalhará. Em um primeiro momento essa rocha se encontra informe (temos apenas a substância), mas a medida que o escultor executa seu trabalho ele passa a dar forma, a informar a matéria, transformando-a em um objeto, um animal ou uma pessoa, por exemplo. É obvio que não se trata de objetos, animais ou pessoas de verdade, aqui temos apenas uma analogia, mas o que importa observar é que é o elemento forma que diferencia essas coisas umas das outras. A forma é justamente esse conjunto de informações que possibilita diferenciarmos as coisas umas das outras. Como vimos, Para Aristóteles ela é parte integrande das coisas, diferentemente do que pensava Platão com o seu mundo das idéias. E sendo a forma informação não tem nada de transcedental ou subrenatural(ela necessita de matéria-energia).

Mas onde entra a alma nisso tudo? Acontece que para Aristóteles, a alma é simplesmente a forma dos seres vivos, ou seja, para ele a alma é tão somente esse conjunto de informações que faz com que chamemos algo de vivo. Por isso para ele as plantas e os animais também têm alma a que ele chama de almas vegetativa e sensitiva, respectivamente. A do homem ele chama de racional. Interessante que nesse classificação Aristóteles dá maior ênfase ao aspecto psíquico dos seres, deixando um pouco de lado os outros aspectos que caracterizam os seres vivos como tais.

Ainda para Aristóteles a alma seria eterna, não no sentido de eterna de fato, mas de potencialmente eterna. E isso é fácil de entender. Sendo a alma o mesmo que forma, ela seria simplesmente informação e como tal poderia ser replicada quantas vezes se quisesse, como um livro ou um aquivo de computador que se podem copiar, por exemplo, sobrevivendo assim ao tempo.

Como disse, a idéia de alma como algo subrenatural é simplesmente uma má interpretação da filosofia de Aristóteles pelos cristãos que a quiseram moldar as suas crenças.

« Última modificação: 23 de Janeiro de 2010, 22:50:40 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #53 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 00:26:16 »
se eu soubesse tentaria um hadouken...

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #54 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 17:06:25 »
Tenho duas curiosidades:

-Se a alma é imaterial, como pode ela interferir no mundo material, como a minha alma controla o meu corpo se ela não interage com os atomos que o compõe?

-Como se prova e existência da alma sendo ela imaterial, ou seja, não podemos toca-la, nem vê-la, nem ouvi-la, nem etc.?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #55 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 17:17:04 »
Tenho duas curiosidades:

-Se a alma é imaterial, como pode ela interferir no mundo material, como a minha alma controla o meu corpo se ela não interage com os atomos que o compõe?

-Como se prova e existência da alma sendo ela imaterial, ou seja, não podemos toca-la, nem vê-la, nem ouvi-la, nem etc.?

[Mode Você não deveria ter feito esta pergunta ON]

Parabéns!!!

Você acaba de ganhar 20 páginas de postagens sem qualquer evidência!
Aguarde o seu prêmio! Em breve você verá páginas e mais páginas de explicações inteligíveis sobre espíritos!

[Mode Você não deveria ter feito esta pergunta OFF]

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #56 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 19:17:51 »
Tenho duas curiosidades:

Voce ja ouviu falar de um disturbio mental convenientemente chamado de fé?
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 19:47:30 »
Tenho duas curiosidades:

Pois é...

Para explicar as coisa que eles inventam, os espíritas inventam outras coisas. Para responder a primeira pergunta, eles inventaram o perispírito, uma espécie de interface que só existe nas mentes espiritóides. Para responder à segunda pergunta, normalmente se recorre ao mesmo tipo de certeza que as pessoas manifestam quando bebem uns goles a mais. Percebem que ela existe e é linda.  :hihi: O espiritismo segue mais ou menos esse caminho.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline CTHULHUZINHO

• Nível 10
  • *
  • O R'lyeh!
« Resposta #58 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 13:11:27 »
Tenho duas curiosidades:
[Mode Você não deveria ter feito esta pergunta ON]
Parabéns!!!
Você acaba de ganhar 20 páginas de postagens sem qualquer evidência!
Aguarde o seu prêmio! Em breve você verá páginas e mais páginas de explicações inteligíveis sobre espíritos!
[Mode Você não deveria ter feito esta pergunta OFF]

:histeria:
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2010, 13:13:42 por CTHULHUZINHO »
Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn!

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
  • É sabendo que se ensina!
« Resposta #59 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 03:31:45 »

Acho que o Came-rame-rá é mais poderoso!
É não sabendo que se aprende!

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #60 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 03:40:16 »

Acho que o Came-rame-rá é mais poderoso!

Aí seria melhor guardar para anjos, demônios... também poderíamos usar as chamas de orochi....

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #61 Online: 06 de Fevereiro de 2010, 03:59:07 »

Voce ja ouviu falar de um disturbio mental convenientemente chamado de fé?

Fé não é exatamente um distúrbio, mas um artifício para quem já não dispõe de opções. Próximo dos últimos instantes, quando a morte não ocorre de forma abrupta, todos ou a maioria, provavelmente, faça uso dela.

Offline diego_h

• Nível 10
  • *
« Resposta #62 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 02:41:48 »
Ah sim, mas foi a melhor expressão que encontrei na hora..rs
De qualquer forma tambem nao acho que seja um artificio para quem 'não dispoem de opções'...
Veja que opções não faltam para a maioria do 'félizardos' (ou seria melhor 'fértilizados??'), simplesmente falta aquele algo a mais que não deixa se enganar pelo conto da cartola do elfo que vive no lago do jardim...
Equipe: Gracie Barra BH SM - Professor: Mucio Maia

"É amplamente aceito que a passagem de politeismo para monoteismo é uma evolução da especie...
falta agora aceitar que subtraindo mais um deus esta evolução alcançará seu máximo ..."

“Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada.” Friedrich Nietzsche

“Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” Ariex

Offline Ônix.

• Nível 11
  • *
« Resposta #63 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 13:03:23 »
Entendo!

Offline MLNKARLOS

• Nível 02
  • *
« Resposta #64 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 07:39:21 »
Pobres materialistas, presos em seu pequeno mundo material. sem queimar o dedo não comprovam a existência do fogo, lembrem-se que a obra de Einsten é essencialmente intuição.

Mas vamos voltar um pouco, vamos ao início do debate: Destruir um espírito.
Bem com um início deste, presumo que, antes de mais nada, foi admitida a existência deste, então não precisamos debater sobre isto.

No evangélio de cristo existem algumas parábolas que mostram que haverá uma separação final entre os maus e os justos. Mas afinal de contas quem é bom e quem é mau ?
Se não houvesse uma diferença radical entre bons e maus, não poderia haver "vida eterna" para uns ou "morte eterna" para outros como o evangélio afirma repetidas vezes.
Alguns grupos espiritualistas declaram bons os que observam determinados cânones estabelecidos por esses grupos, e consideram maus os que não obedecem a essas regras. Este critério porém, é muito relativo e mutável e não poderia afetar o destino de nosso espírito ipotético.
Outros consideram simplesmente bons os que fazem o bem a seus semelhantes e os maus os que fazem o contrário. Ném este critério atinge o íntimo qUê da alma. Podemos fazer o bem por sem sermos boms em nós mesmos, por vaidade, para comprar um pedaço do céu...por ostentação, egoísmo...em fim...
Entretanto por mais estranho que pareça simples fatos ou atos externos não representam necessariamente valores internos; são em si neutras; nenhum ato ou fato é intricicamente bom ou mau. O que lhe dá valor ou desvalor é a atitude interna gerada pelo livre arbítrio, ou seja, a realidade do Ser determina o carater do agir. Neste sentido disse o Mestre  "A árvore boa produz bons frutos, a árvore má produz frutos maus; é pelos frutos que se conhece a árvore." Da interna atitude do ser bom brotam os atos externos de fazer o bem.
Neste sentido diz Einsten: "Do mundo dos fatos não conduz nenhum caminho ao mundo dos valores, porque estes vêm de outra região. Fato é ato, valor é pelo livre arbítrio, embora o fato seja concequência deste, o valor não o é. Simples moralidade não siguinifica nada sem o valor interno desta.   
Então segundo o evangélio de cristo, quem assim age entrará na "vida eterna", mas quem em seu caminho evolutivo não saborear esta verdade sucumbe a morte eterna, e a extinção da individualidade, porque quem não se integra, desintegra e quem não realiza desrealiza.
O período desta integração ou desintegração pode abranger muitas existências "nas muitas moradas em casa do Pai celeste". Mas segundo  as imutáveis leis naturais quem não se realiza se desrealiza, se extingue.

Bem esta é a interpretação que posso intuir segundo o evangelho. Lembrem-se a pergunta foi "O QUE ACHAM DA DESTRUIÇÃO TOTAL DE UM ESPÍRITO ?" Então admito qualquer refutação, menos quanto a existência deste pois para ele ser detruido ele precisa existir.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #65 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 13:03:33 »
E la vamos nós...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 14:36:02 »
E la vamos nós...

Mais um, quem se habilita?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 18:30:48 »
puts... acabei de sair de uma agora... não vou me meter em outra.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 23:43:56 »
E la vamos nós...

A nossa sorte é que ele não segue a linha espiritóide. Já pensou em alguma coisa parecida com os "Três Mosqueteiros" em defesa do além túmulo? Aturar dois já tá demais da conta....
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 23:53:09 »
Mas são as mesmas velhas falácias  e malabarismos mentais, só que aplicados a uma fantasia diferente.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #70 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 02:19:44 »
Hhauhauhauha... Juro que pensei o mesmo que o André Luis e Jucavini, quando vi, mas nem postei nada... fiquei esperando pra ver, achei que ou  Giga, Contini ou agnóstico faria as honras... mas os meninos cansaram... ahuahuahuha...
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2010, 10:33:22 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline MLNKARLOS

• Nível 02
  • *
« Resposta #71 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 04:59:58 »
E la vamos nós...

A nossa sorte é que ele não segue a linha espiritóide. Já pensou em alguma coisa parecida com os "Três Mosqueteiros" em defesa do além túmulo? Aturar dois já tá demais da conta....
Não, acho que você não entendeu... minha linha, creio, segue mais para hanibal lecter. Quem viu o filme e analisar a parte pscicológica vê que em momento nenhum ele contrariou sua ética, inclusive cortou sua própria mão para salvar clarice, não por paixão (ego) mais por ética (valor). No meu entendimento, a alma dele deve ser "salva".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 10:40:24 »
E la vamos nós...

Não, acho que você não entendeu... minha linha, creio, segue mais para hanibal lecter. Quem viu o filme e analisar a parte pscicológica vê que em momento nenhum ele contrariou sua ética, inclusive cortou sua própria mão para salvar clarice, não por paixão (ego) mais por ética (valor). No meu entendimento, a alma dele deve ser "salva".

1. Que "alma"?
2. "Salva" de que? Para que? Por quem? Como?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 16 de Fevereiro de 2010, 10:43:24 »
E la vamos nós...

1. Que "alma"?
2. "Salva" de que? Para que? Por quem? Como?

Mais um mundo imaginário.

Offline MLNKARLOS

• Nível 02
  • *
« Resposta #74 Online: 17 de Fevereiro de 2010, 04:36:52 »
1. Que alma ? -------->A alma ou espírito, ao qual se discute se é possível a distruição - a questão inicial não é esta ? Destruir um  espírito?
2. Salvar de quê ? ---->Salvar a destruição da mesma.
3. Para quê ? -------->Esta questão referenciada no texto, leia-o atentamente e, se possível, interprete-o então poderemos até discutir. 
4. Por Quem ? ------->Ídem à resposta 3.
5. Como ? ----------->Ídem à resposta 3.

Mais um mundo imaginário ----> Não estou imaginando nada, quem imaginou foi quem propôs este tema, eu apenas dei minha interpretação em relação ao evangélio sobre se é possível a extinção do espírito. Ora a premissa para este debate é inicialmente admitir sua existência, caso contrário não há motivo para debate algum. O que os Srs. refutam não tem sentido, pois os posts não estão discutindo a extinção do espírito, mas sim se ele existe. Os Srs precisam primeiramente compreender o tema, ou admitir que não têm argumentos para este tema.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!