Autor Tópico: Hidrelétrica de Belo Monte  (Lida 11718 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Hidrelétrica de Belo Monte
« Resposta #100 Online: 22 de Dezembro de 2011, 13:10:05 »
Me diz quando foi o último terremoto de 9 graus no Brasil e eu concordo com voce que é arriscado construir uma usina nuclear no Brasil.

Não é necessário um terremoto em escala de intensidade 9 para comprometer ou até mesmo destruir uma usina. Mais importante que a intensidade é a localização da usina, pois se ela estiver sobre uma falha geológica capaz de ser reativada ou se estiver em uma zona de grandes deslizamentos de massa, típicos da Serra do Mar, ela pode ser arruinada.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #101 Online: 22 de Dezembro de 2011, 13:21:33 »
Me diz quando foi o último terremoto de 9 graus no Brasil e eu concordo com voce que é arriscado construir uma usina nuclear no Brasil.

Não é necessário um terremoto em escala de intensidade 9 para comprometer ou até mesmo destruir uma usina. Mais importante que a intensidade é a localização da usina, pois se ela estiver sobre uma falha geológica capaz de ser reativada ou se estiver em uma zona de grandes deslizamentos de massa, típicos da Serra do Mar, ela pode ser arruinada.
É só não construir em nenhuma desses lugares oras......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #102 Online: 22 de Dezembro de 2011, 15:11:56 »
Reviu?
Sem se esquecer que rever não é deixar de utilizar.

A médio e longo prazo pode ser sim...

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #103 Online: 22 de Dezembro de 2011, 18:46:01 »
E ainda construída no Brasil, e mantida pelo Brasil... Tem uns boatos que Angra (I ou II não sei qual que funciona) vive dando pau...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #104 Online: 22 de Dezembro de 2011, 18:48:33 »
É só não construir em nenhuma desses lugares oras......

Não tenho dúvidas quanto a isto.

Então porque fizeram as usinas em Angra?
Foto USGS

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #105 Online: 22 de Dezembro de 2011, 18:50:49 »

Acho que não compensa fazer em outro lugar, se fosse construída no interior do Brasil as pessoas pensam duas vezes porque geralmente dá pra construir uma hidrelétrica e a manutenção da usina como fica? Não somos o Japão.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 22 de Dezembro de 2011, 18:56:52 »

Acho que não compensa fazer em outro lugar, se fosse construída no interior do Brasil as pessoas pensam duas vezes porque geralmente dá pra construir uma hidrelétrica e a manutenção da usina como fica? Não somos o Japão.

Em minha pergunta eu estava considerando apenas o aspecto de segurança das usinas sob o prisma da Geologia.
Foto USGS

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #107 Online: 22 de Dezembro de 2011, 21:13:12 »
Será que as pessoas afetadas vão ser "ressarcidas" pelos seus prejuízos?

Depende.

Se os proprietários da área atingida pelo reservatório forem políticos ou grandes capitalistas eles receberão uma polpuda indenização.

Se forem pequenos fazendeiros talvez recebam o justo.

Mas se forem índios não-organizados, posseiros ou grileiros... :(

Na verdade ás áreas a serem inundadas não vão atingir as reservas indígenas de nenhuma das etnias da região, isso é desinformação propagada pelos ecochatos.
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #108 Online: 22 de Dezembro de 2011, 23:20:11 »

Acho que foi por causa da localização, perto do Rio, o mercado consumidor.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 23 de Dezembro de 2011, 09:25:54 »
Reviu?
Sem se esquecer que rever não é deixar de utilizar.
Parte dessa energia agora será comprada de outros países. Não me parece uma boa ideia depender dos outros.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #110 Online: 23 de Dezembro de 2011, 09:29:00 »
E ainda construída no Brasil, e mantida pelo Brasil... Tem uns boatos que Angra (I ou II não sei qual que funciona) vive dando pau...
Já foi assim. A parte americana dos equipamentos era ruim. Até mesmo os transformadores deram defeito, coisa que qualquer um deveria saber fazer direito.

Ao longo dos anos, o que não prestava foi substituído e as 2 usinas atualmente fornecem pelo menos 20% da energia do estado e já salvaram o Rio de vários apagões.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 23 de Dezembro de 2011, 10:43:54 »
Já foi assim. A parte americana dos equipamentos era ruim. Até mesmo os transformadores deram defeito, coisa que qualquer um deveria saber fazer direito.

Ao longo dos anos, o que não prestava foi substituído e as 2 usinas atualmente fornecem pelo menos 20% da energia do estado e já salvaram o Rio de vários apagões.

A parte alemã também dá "pau". E com frequência.

A grande falha da parte estadunidense residia no projeto vendido pela Westinghouse, que já estava em desuso há mais de 10 nos EUA, por causa de problemas de manutenção.
Foto USGS

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #112 Online: 24 de Dezembro de 2011, 10:50:31 »
Que entrevista devastadora!!!!

Devastadora.

Eu não me canso de citar Carl Sagan nunca. Ele era realmente um gênio, tinha uma visão impar sobre o que realmente nós somos.

"Quantos políticos realmente compreendem o que é ciência?"

Para mim é o "X" da questão. Não é somente a não compreensão, é não dar ouvidos para quem compreende o que está em jogo quando a opnião deles vai na contramão dos interesses.

Belo Monte foi ressucitada pelo nosso ex-Fuhrer, na minha opnião, primeiramente para fazer uma obra de impacto ganhadora de votos, uma espécie de malufização luliana, e depois para alimentar a megalomania messiânica do Lula. Mostrar para o mundo como ele é "o cara".

Não é admissível largar uma questão como a de Belo Monte na mão dos palhaços de brasília. "Brasilite" é muito mais do que se achar no centro do universo, tem implicações no caráter da pessoa também.

Eu não considero admissível o custo do megawatt/hora ser o fator mais importante nessa questão ao invés do custo ambiental. Nós não temos o direito de alterar ainda mais o nosso ecosistema em nome do crescimento econômico. Nós não temos supremacia sobre os outros seres vivos do planeta.

Por mais que os economistas coloquem sua área como uma ciência natural -a mais importante das ciências naturais, acima da fisiologia humana e da própria biosfera-, economia ainda é uma criação artificial. Artificial e, nos moldes vigentes, suicida. Se é ecológicamente insustentável o crescimento econômico não pode ser uma opção.

Eu vou dar uma de Jetro agora:

Eu tenho uma intuição muito forte, da qual não importa o que os outros digam, eu acredito totalmente nela, de que as crianças que estão nascendo hoje, com dez anos vão estar vivendo no melhor estilo "Mad Max".

Queria saber o quanto do eima/rima é influenciado por decisões dos palhaços de Brasília. Acredito muito no tal do texto pronto.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #113 Online: 23 de Abril de 2012, 16:16:38 »
Trabalhadores de Belo Monte entram em greve

Os trabalhadores do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), responsável pelas obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte na Volta Grande do Xingu em Altamira do Pará, decidiram entrar em greve a partir de hoje por tempo indeterminado. Após duas rodadas de negociações as partes não entraram num acordo.

A principal reivindicação é a melhoria das condições de trabalho. Eles pedem ainda elevação do valor da cesta básica, atualmente em R$ 95, e a redução do intervalo entre os períodos de folga - que hoje é de seis meses.

No final da semana passada, a assessoria de imprensa do CCBM disse que 'por enquanto, não haverá divulgação de nenhuma ação' com relação à greve e que no 'momento se restringe a rotinas administrativas'.

Essa é a segunda vez que os trabalhadores páram nesse ano. A primeira interrupção das obras aconteceu entre o fim de março e início de abril e foi marcada por atritos entre policiais militares e trabalhadores.

Na última rodada de negociação, o CCBM sugeriu manter os seis meses entre os recessos para os trabalhadores visitarem as famílias, não reduzindo o tempo de baixada. O aumento proposto para o vale-alimentação foi de R$ 90 para R$ 110. Os trabalhadores pedem R$ 300. 'Esses dois pontos já são atendidos em outros empreendimentos da região porque só aqui no da Belo Monte não pode ser atendido?' questionou na semana passada o vice-presidente do Sindicato, Roginel Gobbo.

A assessoria de imprensa do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse na sexta-feira, 20, que o governo teria conversado com algumas construtoras de Belo Monte e que a expectativa era de um acordo. 'A postura do governo é estimular o diálogo conversando com os dois lados', disse. Ainda de acordo com a assessoria, o governo não vai intervir nas questões trabalhistas.

http://estadao.br.msn.com/economia/trabalhadores-de-belo-monte-entram-em-greve
Consórcio de Belo Monte diz que tomará medidas judiciais sobre greve

O Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) emitiu nota sobre a greve de seus funcionários, deflagrada na manhã desta segunda-feira, 23, por tempo indeterminado. O material divulgado pelo consórcio informa que 'a paralisação surgiu do não atendimento pelo CCBM de reivindicações realizadas fora da data-base da categoria, e em plena vigência de Acordo Coletivo de Trabalho válido até outubro de 2012'. Por causa da greve, estão paralisadas as obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte na Volta Grande do Xingu, em Altamira do Pará.

O texto da CCBM cita que 'amparado na legislação vigente, está tomando todas as medidas judiciais visando o encerramento do movimento e o retorno dos funcionários ao trabalho'. A nota destaca também que o consórcio 'espera que o movimento grevista transcorra em clima de normalidade, sem atos de vandalismo. E que segue, como sempre esteve, aberto ao diálogo com seus trabalhadores.'

A Agência Estado entrou em contato com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Pesada e Afins do Estado do Pará (Sintrapav-PA), que confirma a realização da greve e informa que as principais reivindicações são aumento do vale alimentação e do auxílio de transporte, além da diminuição do intervalo entre os períodos de folga, a baixada, que hoje é de seis meses. Os principais dirigentes do Sindicato, entretanto, estão neste momento fora de Altamira, perto dos canteiros de obras, onde há dificuldades de comunicação.

Conforme informa a CCBM, os grevistas fizeram uma barricada no 'Travessão 27', que é um trecho rodoviário localizado a 27 quilômetros de Altamira e que é a única alternativa de acesso a alguns sítios de obras de Belo Monte. Diante do bloqueio, hoje pela manhã alguns ônibus que transportavam trabalhadores de Altamira para as obras da usina deram meia-volta. Segundo o consórcio, conforme garantido em negociação com os trabalhadores, estão mantidos serviços alimentação, segurança e atendimento em postos de saúde.

http://estadao.br.msn.com/economia/cons%C3%B3rcio-de-belo-monte-diz-que-tomar%C3%A1-medidas-judiciais-sobre-greve

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #114 Online: 16 de Agosto de 2012, 21:43:02 »
Moradores da área de Belo Monte ficam sem indenização

A agricultora Maria das Graças Militão, 40, lucrava até R$ 8.000 por semana com a produção de cacau de sua fazenda, onde estão hoje as obras da futura terceira maior hidrelétrica do mundo: Belo Monte, em Vitória do Xingu (a 945 km de Belém).

Expulsa de sua casa em fevereiro por uma decisão judicial de desapropriação obtida pela Norte Energia, empresa responsável por Belo Monte, a agricultora não recebeu dinheiro nem outra casa. "Entraram com os tratores e derrubaram nossa horta", diz.

Como seu título de terra estava duplicado -outra pessoa tinha registro da mesma propriedade-, a empresa parou a negociação e acionou a Justiça para expulsá-la. Sem renda fixa, Militão vive na casa de um amigo e vendeu o carro para sustentar o marido e quatro filhos.

A situação tem se repetido. Em tese, as famílias afetadas por Belo Monte devem receber uma indenização em dinheiro ou ser reassentadas.

Mas há vários casos de famílias removidas sem compensação e que se dizem até ameaçadas a aceitar a proposta da Norte Energia. "Os técnicos diziam a elas: 'Ou você aceita ou vai para a rua e briga na Justiça'", afirma a defensora pública Andréia Barreto. Segundo ela, as ofertas são baixas e desconsideram algumas posses dos moradores.

A Norte Energia diz que indenizou todas as famílias contatadas (leia abaixo).

Há dois tipos de casos de não indenização: famílias desapropriadas por ordem judicial (que rejeitaram o acordo ou tiveram problemas na documentação) e famílias que não eram donas da terra onde moravam, e a empresa não concorda com a indenização. Na área de Belo Monte, havia 1.540 propriedades rurais. Dessas, a empresa já comprou 600.

Os problemas começaram a vir à tona nos dois últimos meses. A Defensoria Pública do Pará ajuizou 13 ações pedindo o reassentamento de pessoas excluídas da indenização. Outras dezenas de casos estão em análise. Já houve 3 decisões liminares a favor dos moradores e 5 contrárias. Além disso, a Norte Energia entrou com 28 ações de desapropriação. Dessas, 26 tiveram liminar pela expulsão das famílias. A indenização é depositada na Justiça, sem previsão de pagamento.

RECONHECIMENTO

O Plano Básico Ambiental, redigido pela própria empresa, diz que donos de imóveis e famílias que vivem ou trabalham no local têm direito à indenização. Na prática, há falhas. A agricultora Suzete Silva, 27, morou por três anos com o marido e quatro filhos na propriedade de um agricultor em Vitória do Xingu. Trabalhavam na colheita de cacau. Com o acordo entre proprietários e a Norte Energia, Suzete e a família perderam casa e emprego em janeiro, sem nenhuma indenização.

PROTESTOS JÁ PARALISARAM OBRA POR 30 DIAS

A obra da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), teve início em junho do ano passado e já totalizou 30 dias parada por causa de protestos de operários, índios e ativistas ambientais.

Essas paralisações não chegaram a afetar todos os canteiros de obras. O CCBM (Consórcio Construtor de Belo Monte) afirma que as interrupções serão compensadas ao longo do cronograma. Atualmente, a obra está em fase de escavações na casa de força principal e de conclusão dos alojamentos internos dos operários. O desvio do rio Xingu, necessário para fazer a água chegar à casa de força, está parado, à espera de autorização ambiental.

O OUTRO LADO: EMPRESA DIZ QUE FAMÍLIAS FORAM INDENIZADAS

A Norte Energia, empresa responsável por Belo Monte, diz que "todas as famílias contatadas receberam" indenização para sair de casa. A reportagem questionou a empresa sobre o caso específico das duas agricultoras, mas não obteve resposta.

Sobre as 28 ações ajuizadas na Justiça Federal pedindo a desapropriação de imóveis, a empresa diz considerar o número "muito baixo" em relação às 600 já compradas por meio de acordo.

Sobre os relatos de ameaças aos moradores durante as negociações, respondeu: "Em todos os processos de aquisição de áreas no meio rural ou urbano, negociados pela Norte Energia, existem termos de aceitação assinados pelos moradores". Em nota divulgada anteriormente sobre o caso específico de uma das comunidades rurais, a empresa disse que "as famílias sempre tiveram tempo para tomar decisão" e que "não houve coerção ou indução".

A Norte Energia diz que o reassentamento das famílias que optaram por essa modalidade de indenização não começou porque a empresa negocia a compra dos terrenos para onde elas serão levadas.

De acordo com a empresa, o remanejamento das famílias da zona urbana de Altamira que serão afetadas pela elevação do nível do rio Xingu deverá começar em setembro. A previsão da Norte Energia é que 5.000 famílias sejam removidas de áreas de risco da cidade.

Veja fotos: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1132069-moradores-da-area-de-belo-monte-ficam-sem-indenizacao.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #115 Online: 16 de Agosto de 2012, 22:26:30 »
Não entendi a primeira queixa, se a terra tem duas escrituras é obvio que a venda vai gerar ação judicial. A empresa não pode pagar 2 vezes e não pode dar o dinheiro pra um dos donos sem saber a quem realmente cabe o dinheiro.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 17 de Agosto de 2012, 06:43:30 »
Não entendi a primeira queixa, se a terra tem duas escrituras é obvio que a venda vai gerar ação judicial. A empresa não pode pagar 2 vezes e não pode dar o dinheiro pra um dos donos sem saber a quem realmente cabe o dinheiro.
Se fosse a oposição fazendo isto, o PT já estaria divulgando mortos e feridos.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #117 Online: 17 de Agosto de 2012, 15:28:37 »
Nas favelas derrubadas por aqui a conversa é a mesma. O pessoal recebe a indenização e vende a casa pra outra pessoa, que exige indenização pra sair também.

Por outro lado, é corriqueiro também ouvir o pessoal contando que se em um primeiro momento eles chegam na boa pra oferecer a indenização, quando o pessoal diz não ou pedem mais, eles respondem que a obra vai ser feita de um jeito ou de outro e ou ela recebe ou fica 10 anos na justiça. Um lance bem "farei uma proposta que eles não podem recusar".

Se isso acontece nas capitais, imagino como é no interiorzão...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!