Autor Tópico: Hidrelétrica de Belo Monte  (Lida 11717 vezes)

Offline Mr.X

• Nível 01
  • *
Re:Hidrelétrica de Belo Monte
« Resposta #75 Online: 19 de Dezembro de 2011, 18:22:16 »
Mais uma fonte de leitura para discussão, sem a menor pretensão de ser formador de opinião: Belo Monte: Notícia ou Novela?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 19 de Dezembro de 2011, 23:59:47 »
Sobre a questão da usina de Belo Monte, posto aqui uma conversa no grupo onde participo. Somos todos engenheiros, formados há quase 20 anos.
A pessoa que postou a explicação abaixo é formada em Engenharia de Sistemas de Portência e trabalha na Petrobrás na área de estudos de viabilidade técnica na área eólica.
Confio bastante na capacidade técnica desse camarada.

Quando digo que é um amigo meu, é a verdade, pois eu sou Engenheiro de Telecomunicações. Portanto, sou um mero repassador de mensagens...  :hihi:

=========================

De: xxxxx
Enviada em: sexta-feira, 18 de novembro de 2011 16:22
Para: undisclosed-recipients:
Assunto: Vídeo contra Belo Monte

Pessoal,

Lançaram um vídeo pela internet com a participação de vários atores "globais" contra a instalação da usina de Belo Monte.
O vídeo segue no link abaixo.
Antes que alguém caia na tentação de espalhá-lo, é melhor procurar se informar melhor a respeito do assunto (coisa que quem produziu e participou deste vídeo não fez, tamanha a quantidade de bobagens faladas....). Tem muito interesse nessa história e com certeza o interesse do país não se encontra no topo da pilha.
Esta se trata de uma daquelas campanhas maniqueístas onde quem tem argumento contrário ao exposto não é ouvido e ainda é acusado de antinacionalista, imperialista, antiecológico, governista, racista, fascista, comunista, reacionário, etc, etc.

Embora eu tenha minha opinião sobre o assunto (baseado em conhecimento do assunto e do setor), não tenho a ambição de fazer com que alguém opte por um lado ou outro da questão, mas sim de alertar para a reflexão que se faz necessária, tal a complexidade do assunto. E apresentar argumentos para quem se interessar.

Estão tentando reduzir o debate a uma questão de bandidos e mocinhos, bem contra o mal, o que de forma alguma será interessante para um desfecho positivo.

Caso alguém se interesse e queira obter mais informações ou simplesmente discutir sobre o assunto, me ponho à disposição.

Abraço.

Em 18 de novembro de 2011 16:36, xxxxxxxxx escreveu:

xxxxxx,

Confesso que as poucas informações que tenho sobre o assunto não são suficientes para dizer se o que é divulgado no vídeo procede ou não.

Já que você se ofereceu, as duas principais questões que são abordadas no vídeo:

- É verdade que a usina de Belo Monte só vai operar durante 4 meses do ano?
- Sobre a área que será inundada, qual é o impacto real?

No vídeo também tentam convencer de que a hidrelétrica de Belo Monte poderia ser “facilmente” substituída por usinas eólicas ou solares, como se a conversão energética fosse parecida!

Abraço!
xxxx

Mensagem sinalizada
Sexta-feira, 18 de Novembro de 2011 17:43

Fala xxx.
Sabia que vc seria um dos primeiros a se manifestar, rs.

Vamos aos seus itens, pela ordem:

1) "forçação" de barra. A usina é do tipo fio d'água, ou seja, não possui reservatório de acumulação (justamente para diminuir o seu tamanho e os consequentes impactos ambientais). Com isso a potência hidráulica disponível para geração é a disponibilizada pela vazão do rio em cada época do ano. Com isso, na época das cheias ela operará na sua capacidade máxima (ou próximo a isso) e na época seca ela terá que diminuir a geração na proporção da queda de vazão do rio. Agora dizer que ela só opera durante 4 meses (nas cheias) é no mínimo leviano. É querer moldar o fato ao ponto de vista defendido, que é a não construção da usina.

2) Com relação ao impacto real, não tenho subsídios para te responder categoricamente. A fonte mais confiável é o relatório de impacto ambiental apresentado no processo de licenciamento ambiental. Com certeza, a melhor fonte não são esses depoimentos, rsrs. O que dá para ser dito é que o impacto é menor do que o que haveria se a represa fosse de acumulação.

3) Substituição "fácil" por eólicas ou solares.... Outra falácia. As eólicas vêm tendo um crescimento recente aqui no Brasil, inclusive a preços competitivos. Porém, é uma fonte estritamente COMPLEMENTAR, pelo simples fato de que só tem energia quando venta..... Resumindo: quando está ventando ela adia o momento de entrada em operação de uma térmica, por exemplo em situações de stress do sistema elétrico, porém como ela não é perene não dá para contar com ela na base.

Outra coisa: para construir centrais eólicas com a mesma capacidade total de Belo Monte seria necessária uma área absurdamente grande para instalação dos parques e mesmo assim continuaria havendo o problema da inconstância na geração. Energia solar só é viável em pequena escala e mesmo assim a um preço muito alto, porque os painéis coletores são muito caros. Além disso, para se produzir os painéis de captação (a base de silício) é necessária uma quantidade boçal de energia (o processo é semelhante à metalurgia....) o que torna o balanço desequilibrado.

Tenho também uma outra crítica a estes corneteiros: já que estão tão preocupados assim com a construção dessa usina, porque não começam fazendo sua parte economizando energia ? Garanto que dentro de suas mansões não abrem mão dos confortos proprorcionados pela energia (ar condicionado, aquecedores, fornos, etc.), ou que dispensem as próximas férias em resorts que esbanjam energia alucinadamente. Porque não participam de campanhas de conscientização do uso eficiente de energia? Estudos comprovam que se o desperdício fosse reduzido em 20% (não tenho certeza sobre o valor exato do percentual) poderia ser reduzida a geração em uma potência equivalente a uma usina de Itaipu !! E seria muito mais barato... Mas, isso não dá tanto IBOPE assim.....

O fato é que a demanda por energia é insaciável e para atendê-la, Belo Monte é um "mal" necessário.

Abraço.

xxx

falou tudo!! Você deveria convidar esse cara para postar aqui
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #77 Online: 20 de Dezembro de 2011, 11:36:53 »
Olá,

O site do Ministério das Minas e Energia tem informações sobre o projeto de Belo Monte:

1) http://www.mme.gov.br/mme/menu/belo_monte.html
Uma introdução.

2) http://www.mme.gov.br/mme/galerias/arquivos/belomonte/BELO_MONTE_-_Perguntas_mais_Frequentes.pdf
Um 'perguntas mais frequentes', vulgo FAQ (em PDF).

3) http://www.mme.gov.br/mme/galerias/arquivos/belomonte/BELO_MONTE_-_Fatos_e_Dados.pdf
Uma apresentação do projeto (em PDF)

4) http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/05/17/minas-e-energia-diz-que-brasil-precisa-de-belo-monte-para-crescer-e-distribuir-renda
Uma notícia do site brasil.gov.br

Vale a pena dar uma olhada, afinal, hidrelétrica ainda é a opção mais ecologicamente correta, barata e sustentável. Ou vocês preferem termelétricas e nucleares? Afinal, o país precisa de energia.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #78 Online: 20 de Dezembro de 2011, 11:40:47 »
Eu prefiro nucleares.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #79 Online: 20 de Dezembro de 2011, 13:05:31 »
Eu ainda acho que geotermicas principalmente onde existe águas quentes como em Goiás seria legal. Em todo caso a ainda se nescessitar desenvolver tecnologias, a nuclear está mais realista.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #80 Online: 20 de Dezembro de 2011, 17:47:05 »
Eu prefiro nucleares.

Depois de Fukushima ficou muito difícil para esse setor.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #81 Online: 20 de Dezembro de 2011, 18:52:28 »
Eu prefiro nucleares.

Pior...... Sei que nunca vai acontecer.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 20 de Dezembro de 2011, 19:29:43 »
Eu prefiro nucleares.

Pior...... Sei que nunca vai acontecer.......

Editado. Entendi errado....
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2011, 16:03:03 por _Juca_ »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 21 de Dezembro de 2011, 01:59:32 »
Sobre a questão da usina de Belo Monte, posto aqui uma conversa no grupo onde participo. Somos todos engenheiros, formados há quase 20 anos.
[...]
1) "forçação" de barra. A usina é do tipo fio d'água, ou seja, não possui reservatório de acumulação (justamente para diminuir o seu tamanho e os consequentes impactos ambientais). Com isso a potência hidráulica disponível para geração é a disponibilizada pela vazão do rio em cada época do ano. Com isso, na época das cheias ela operará na sua capacidade máxima (ou próximo a isso) e na época seca ela terá que diminuir a geração na proporção da queda de vazão do rio. Agora dizer que ela só opera durante 4 meses (nas cheias) é no mínimo leviano. É querer moldar o fato ao ponto de vista defendido, que é a não construção da usina.

Então a crítica também deve ser aplicada aos  "defensores" de Belo Monte pois eles, em sua propagandas, alardeiam subliminarmente que a usina produzirá o ano todo a energia que ela somente produzirá na época das cheias.

2) Com relação ao impacto real, não tenho subsídios para te responder categoricamente. A fonte mais confiável é o relatório de impacto ambiental apresentado no processo de licenciamento ambiental. Com certeza, a melhor fonte não são esses depoimentos, rsrs. O que dá para ser dito é que o impacto é menor do que o que haveria se a represa fosse de acumulação.

Bem, como geólogo eu só poderia opinar adequadamente se estivesse de posse do EIA-RIMA. Mas a afirmação de que, por ser uma usina sem reservatório, ela vai produzir menos impacto, não me parece correta, a não ser que o foco esteja apenas na "área total de floresta inundada".

3) Substituição "fácil" por eólicas ou solares.... Outra falácia. As eólicas vêm tendo um crescimento recente aqui no Brasil, inclusive a preços competitivos. Porém, é uma fonte estritamente COMPLEMENTAR, pelo simples fato de que só tem energia quando venta..... Resumindo: quando está ventando ela adia o momento de entrada em operação de uma térmica, por exemplo em situações de stress do sistema elétrico, porém como ela não é perene não dá para contar com ela na base.

Concordo em parte.

Mas o fato é que não interessa, como plano de negócios aos grandes produtores de energia, que os consumidores tenham unidades autônomas de geração de energia.

O resto eu comento depois.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2011, 18:04:25 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #84 Online: 21 de Dezembro de 2011, 02:54:12 »
Vale a pena dar uma olhada, afinal, hidrelétrica ainda é a opção mais ecologicamente correta, barata e sustentável. Ou vocês preferem termelétricas e nucleares? Afinal, o país precisa de energia.
É mesmo? Que interessante isso. Quem imaginaria, não? Mas... quanta, exatamente? Para que, exatamente? Vale perguntar também: é "o Brasil" mesmo quem mais precisa disso? É o Brasil mesmo quem vai se beneficiar dessa energia? Ou é só o local onde há a disponibilidade dela? Também é de se observar que, curiosamente...  só por uma "coincidência fortuita", o mundo inteiro precisa de energia. Essa energia vai ser usada onde? Para que? É suficiente para suprir mais de 40.000.000 de domicílios instantaneamente na época de pico. Quantos domicílios há no Brasil? E no Pará? Em toda a Região Norte? Para que tanto interesse em "desenvolver aquela região do país"? Particularmente, só vejo mais interesse racional em preservá-la. No texto do apontado engenheiro aí em cima está indicada uma avaliação que, pelo que me consta, significa que toda a energia que é produzida aqui é desperdiçada. Vou fazer uma pesquisa depois para confirmar se estou certo, mas me parece que Itaipú fornece mais ou menos esses 20% de toda a energia do país. Aliás, Itaipú já é um foco de distorções vergonhosas. Não consigo enxergar mais benefícios que desvantagens nisso para o Brasil. Acho que isso significa que teremos aqui duas das três maiores hidrelétricas do mundo (não estou nem me lembrando/sabendo se são as duas maiores, acho que tem a chinesa de Três Gargantas, mas não tenho avaliação comparativa agora em minha mente). Claro, a hidrografia é farta e permite; e isto aqui é realmente um país grandioso, precisa de energia no mesmo compasso do seu grande e poderoso complexo industrial que trás tantos benefícios vistos a todos o brasileiros... república de otários, país de todos (os de fora).

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #85 Online: 21 de Dezembro de 2011, 02:57:33 »
De qualquer forma, vou dar uma lida no que você linkou, pablito. Vou me esforçar para ver algum sentido nessa coisa, se conseguirem mostrar.

Offline Mr.X

• Nível 01
  • *
« Resposta #86 Online: 21 de Dezembro de 2011, 13:56:50 »

Geotecton,

Infelizmente eu não posso responder seus comentários, já que o post que inseri aqui não é de minha lavra. Comentei antes que seria um "repassador" de e-mails somente...  :hihi:
Vou conversar com esse meu amigo, para que ele se registre aqui no FCC e traga outros comentários a respeito do tema.

Sds.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 21 de Dezembro de 2011, 17:05:20 »
Geotecton,

Caro Mr.X

Infelizmente eu não posso responder seus comentários, já que o post que inseri aqui não é de minha lavra. Comentei antes que seria um "repassador" de e-mails somente...  :hihi:

Eu estou ciente. E para que a situação fique clara eu modifiquei as citações na minha postagem anterior, colocando "Grupo do forista Mr.X".

De qualquer modo, eu considero que voce, como engenheiro, também pode contribuir muito para o debate.

Vou conversar com esse meu amigo, para que ele se registre aqui no FCC e traga outros comentários a respeito do tema.

Seria ótimo, pois enriqueceria o debate e traria informações que não temos acesso ou simplesmente desconhecemos.

Sds.

Um abraço.
Foto USGS

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #88 Online: 21 de Dezembro de 2011, 23:39:53 »
É mesmo? Que interessante isso. Quem imaginaria, não? Mas... quanta, exatamente? Para que, exatamente? Vale perguntar também: é "o Brasil" mesmo quem mais precisa disso? É o Brasil mesmo quem vai se beneficiar dessa energia? Ou é só o local onde há a disponibilidade dela? Também é de se observar que, curiosamente...  só por uma "coincidência fortuita", o mundo inteiro precisa de energia. Essa energia vai ser usada onde? Para que? É suficiente para suprir mais de 40.000.000 de domicílios instantaneamente na época de pico. Quantos domicílios há no Brasil? E no Pará? Em toda a Região Norte? Para que tanto interesse em "desenvolver aquela região do país"? Particularmente, só vejo mais interesse racional em preservá-la. No texto do apontado engenheiro aí em cima está indicada uma avaliação que, pelo que me consta, significa que toda a energia que é produzida aqui é desperdiçada. Vou fazer uma pesquisa depois para confirmar se estou certo, mas me parece que Itaipú fornece mais ou menos esses 20% de toda a energia do país. Aliás, Itaipú já é um foco de distorções vergonhosas. Não consigo enxergar mais benefícios que desvantagens nisso para o Brasil. Acho que isso significa que teremos aqui duas das três maiores hidrelétricas do mundo (não estou nem me lembrando/sabendo se são as duas maiores, acho que tem a chinesa de Três Gargantas, mas não tenho avaliação comparativa agora em minha mente). Claro, a hidrografia é farta e permite; e isto aqui é realmente um país grandioso, precisa de energia no mesmo compasso do seu grande e poderoso complexo industrial que trás tantos benefícios vistos a todos o brasileiros... república de otários, país de todos (os de fora).

Reedição

Correções e retificações:

Primeiro, de baixo para cima, na segunda linha de baixo para cima, escrevi "trás" quando o certo é traz. Não sei a que dinfunção cerebral atribuir essas aberrações que me ocorrem com mais frequência do que me tranquilizaria. Peço desculpa. Se houver mais erros desse grau de deformidade que eu não tenha notado, desculpem-me também.

Quando eu disse "Ou é só o local onde há a disponibilidade dela?" percebi que, pelo contexto, posso falhar em passar a mensagem que quero. Esclareço que não quero dizer que seria só aquela região (sua respectiva população) que se beneficiaria do empreendimento. O que quero apontar é que é uma região muito rica do planeta em recursos naturais e esses recursos são muito explorados e aproveitados, mas quase nada pela população, nem local nem nacional. Nem os recursos em si nem a renda de uma comercialização dos mesmos. Então, é só um local *do planeta* onde há a disponibilidade dela. Deveriam ter que pagar bem para usá-la mas tem três coisas no mundo que dão de graça e fácil: piranhas tresloucadas ninfomaníacas, mulher apaixonada cheia de tesão ...e o Brasil. Até meretrizes cobram, mas o Brasil tem menos dignidade que isso, permanentemente saqueado com a conivência da gerência.

O cálculo arredondado que fiz de mais de 40 milhões de domicílios baseou-se numa média *superestimada* de 250W de potência por residência. A média nacional deve estar significativamente abaixo disso.

Confirmei que, de fato, o engenheiro amigo do Mr.X se atrapalhou e se equivocou quanto aos números. Sua intenção deve ter sido dizer que, em termos resumidos, Itaipú trabalha praticamente sozinha só para suprir as perdas pois essas são próximas da parcela nacional gerada por aquela. A propósito, a "argumentação" que ele apresenta logo antes disso é tão vexatória que dá vômito de ler. E, para finalizar, apresenta a falácia comum do "mal necessário" com o "argumento" "original" da insaciabilidade humana por tudo. Se for para atender a essa insaciabilidade só não tanto faria nos suicidarmos todos agora mesmo porque sempre pode haver a remota possibilidade de um milagre no meio do caminho. Mas eu não creio em milagres e não conto com eles nunca. O que entendo é que estabelecer os limites para a saciação humana deve ser o norteador das nossas ações. Nem mesmo a aniquilação total de todos os ecossistemas do planeta seria mal necessário suficiente para a saciedade humana.

De qualquer forma, vou dar uma lida no que você linkou, pablito. Vou me esforçar para ver algum sentido nessa coisa, se conseguirem mostrar.
Li. O único sentido que vi foi a reconfirmação de que a mentira e o sofisma são a alma do negócio. Tenho que aplaudir a capacidade notável de escamotear a realidade que esses indivíduos têm.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 22 de Dezembro de 2011, 06:48:00 »
Eu prefiro nucleares.

Podemos ver a coisa de outra forma: Fukushima foi uma sucessão de erros, alguns primários, e desastres naturais improváveis em outros lugares.
Talvez, pelo contrário, Fukushima mostre que usinas nucleares podem ser seguras se tomadas as devidas precauções.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 22 de Dezembro de 2011, 10:48:51 »
Eu prefiro nucleares.

Podemos ver a coisa de outra forma: Fukushima foi uma sucessão de erros, alguns primários, e desastres naturais improváveis em outros lugares.
Talvez, pelo contrário, Fukushima mostre que usinas nucleares podem ser seguras se tomadas as devidas precauções.

Desastres naturais são corriqueiros e de tempos em tempos tem o poder de arrasar regiões, quando não, continentes inteiros. Erros improváveis tem chances prováveis de acontecer em grandes intervalos de tempo, basta considerar os desastres de aviões, que sempre são sucessões de erros improváveis, como erros humanos, adicionados a condições climáticas e às seguidas falhas de vários componentes de segurança conjuntamente. Quase todos os acidentes aéreos tem essa configuração de erros muito improváveis. As usinas nucleares poluem pouco o ar e o ambiente, mas tem um poder catastrófico equivalentemente inverso, talvez até maior.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #91 Online: 22 de Dezembro de 2011, 11:46:13 »
Eu prefiro nucleares.

Desastres naturais são corriqueiros e de tempos em tempos tem o poder de arrasar regiões, quando não, continentes inteiros. Erros improváveis tem chances prováveis de acontecer em grandes intervalos de tempo, basta considerar os desastres de aviões, que sempre são sucessões de erros improváveis, como erros humanos, adicionados a condições climáticas e às seguidas falhas de vários componentes de segurança conjuntamente. Quase todos os acidentes aéreos tem essa configuração de erros muito improváveis. As usinas nucleares poluem pouco o ar e o ambiente, mas tem um poder catastrófico equivalentemente inverso, talvez até maior.
Me diz quando foi o último terremoto de 9 graus no Brasil e eu concordo com voce que é arriscado construir uma usina nuclear no Brasil.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 22 de Dezembro de 2011, 11:48:40 »
Nessa equação do Juca o Japão sequer deveria existir.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 22 de Dezembro de 2011, 12:06:52 »
Eu prefiro nucleares.

Me diz quando foi o último terremoto de 9 graus no Brasil e eu concordo com voce que é arriscado construir uma usina nuclear no Brasil.

No Brasil de fato é difícil, mas na maioria dos lugares onde elas estão construídas e ou necessitavam/projetavam ser construídas a história não é bem assim...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 22 de Dezembro de 2011, 12:08:31 »
Nessa equação do Juca o Japão sequer deveria existir.

Não seria má idéia do ponto de vista geológico...  :lol:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #95 Online: 22 de Dezembro de 2011, 12:11:20 »
A França tem acho que 80% da energia proveniente de nucleares. A Alemanha também. Entrar em paranóia por causa de Fukushima é bem irracional.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 22 de Dezembro de 2011, 12:25:05 »
A França tem acho que 80% da energia proveniente de nucleares. A Alemanha também. Entrar em paranóia por causa de Fukushima é bem irracional.

Ninguém vai entrar me paranóia, só talvez rever o modelo, como a Alemanha fez...

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 22 de Dezembro de 2011, 12:42:27 »
Reviu?
Sem se esquecer que rever não é deixar de utilizar.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 22 de Dezembro de 2011, 13:01:25 »
Reviu?
Sem se esquecer que rever não é deixar de utilizar.

Até onde eu sei, não se pretende mais construir nenhuma nova usina nuclear na Alemanha, nem mesmo para repor as atuais plantas quando estas encerrarem as respectivas vidas úteis.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 22 de Dezembro de 2011, 13:06:00 »

Na Alemanha, a energia nuclear responde por menos de 25,00% do total, sendo que as energias eólica e solar já respondem por 14,7%.

Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!