Cara, você sabe o que é que quer dizer "média"? Putz...
Mas o senso mostra dados interessantes:
O 1o, 2o e 3o lugar em média de anos de estudo estão com os espíritas (9,58), umbanda e candomblé (7,19), e outras religiosidades (7,01), respectivamente. Os sem religião, com 5,65 anos em média, só estão acima mesmo dos Evangélicos Pentescostais (5,34) e estão abaixo da média geral (5,86), embora no censo de 1991 estivessem acima de outros segmentos religiosos.
E sem querer ser elitista (como alguns já dizem), repare a distância imensa em média de anos de estudo dos Espíritas para o segundo colocado. Eu acho que só perdemos para os judeus, que devem estar inclusive contribuindo para levantar a média de "outras religiosidades". Isso é só para mostrar que o Espiritismo não é religião só para ignorantes, como já foi sugerido aqui nesse fórum, e que recruta os seus adeptos entre as classes mais instruídas da população, sem desmerecer as menos instruídas, claro.
E cá entre nós (opinião minha), se a intelectualidade média dos sem religião for igual a intelectualidade média dos céticos que debatem nesse fórum, está explicado, ao menos para mim, o porquê de o valor estar tão baixo. Fazem-se defensores da ciência e da filosofia, mas não sabem sequer delimitar aonde é que começa uma e termina a outra, como já se teve a oportunidade de se constatar diversas vezes nesse fórum, ou defensores da liberalidade, mas são de mentalidade mais atrasada do que muitos dos religiosos mais retrógrados e antiquados que já tive a oportunidade de conhecer. Como já dizia uma velho ditado: "as mesmas m.... e as mesmas moscas."
Um abraço.
Primeiro, "sem religião" não significa "ateu".
E cá entre nós (opinião minha), se a intelectualidade média dos sem religião for igual a intelectualidade média dos céticos que debatem nesse fórum, está explicado, ao menos para mim, o porquê de o valor estar tão baixo.
Sei, e você deve de se achar muito esperto né? Aposto que quando você "entende" teorias do espiritismo você deve de se achar um gênio né?
Fazem-se defensores da ciência e da filosofia, mas não sabem sequer delimitar aonde é que começa uma e termina a outra, como já se teve a oportunidade de se constatar diversas vezes nesse fórum
Você está fantasiando alguma coisa para minar as pessoas daqui. Mas por sorte está só fantasiando mesmo.
ou defensores da liberalidade, mas são de mentalidade mais atrasada do que muitos dos religiosos mais retrógrados e antiquados que já tive a oportunidade de conhecer. Como já dizia uma velho ditado: "as mesmas m.... e as mesmas moscas."
Apelo a piedade denovo?
Além do mais, você está imaginando que o espiritsmo é uma espécie de "revolução". Na verdade, é só uma mistura de superstições tão antigas quanto o homem e reescrita de idéias do cristianismo.
Sinto te dizer, mas TODAS as religiões pregam que são uma revolução nas idéias. Os ufólogos pregam que no futuro todos se arrependerão de negar a ciência dos OVNIs... mas isso é só ego inflado.