Autor Tópico: Cientistas[??] que defendem o espiritismo  (Lida 15286 vezes)

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
Re: Cientistas[??] que defendem o espiritismo
« Resposta #25 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 22:26:49 »
Sim eu li. A análise do Spitfire é superficial ao extremo.

Já a do Ângelo, ele já me apresentou milhares de casos assim. Eu não duvido do que ele citou, mas o problema está na generalização. Você identifica uma fraude e todas passam a ser? Há casos relatados em Assombrações que realmente nunca me convenceram. Já outros eu fico em dúvida. É um problema das dramatizações, pois os fatos e as imagens não são necessariamente fidedignas ao que realmente aconteceu.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 00:16:42 »
Citação de: Groselha do Leafar
A geração que se levantou depois era em maioria má e egoísta, e o Espiritismo não é capaz de subsistir em terrenos desse tipo, porque exige muito do ponto de vista moral e oferece muito pouco (ou nada) de volta do ponto de vista material, ao contrário de outros sistemas religiosos que oferecem bênçãos, prosperidades, alegrias aqui na Terra para quem lhes ouvem os ensinos. Para esses, a verdade está toda inteira apenas no que não lhes causam nenhum tipo de perturbação. Por isso o Espiritismo definhou até cair no esquecimento por lá; porque o que ele traz não era capaz de atender aos anseios gerais da época que se seguiu.

Fonte??
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 00:28:47 »
A geração que se levantou depois era em maioria má e egoísta, e o Espiritismo não é capaz de subsistir em terrenos desse tipo, porque exige muito do ponto de vista moral e oferece muito pouco (ou nada) de volta do ponto de vista material, ao contrário de outros sistemas religiosos que oferecem bênçãos, prosperidades, alegrias aqui na Terra para quem lhes ouvem os ensinos. Para esses, a verdade está toda inteira apenas no que não lhes causam nenhum tipo de perturbação. Por isso o Espiritismo definhou até cair no esquecimento por lá; porque o que ele traz não era capaz de atender aos anseios gerais da época que se seguiu.

Fonte?

Certas perguntas nos fazem rir antecipadamente só de pensar nas respostas.

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 22:18:32 »
Já que o Leafar se esquivou de novo, vou citar as fontes:

FONTE 1:

FONTE 2:

FONTE 3:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #29 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 23:09:53 »
Cara, você sabe o que é que quer dizer "média"? Putz...

Mas o senso mostra dados interessantes:

O 1o, 2o e 3o lugar em média de anos de estudo estão com os espíritas (9,58), umbanda e candomblé (7,19), e outras religiosidades (7,01), respectivamente. Os sem religião, com 5,65 anos em média, só estão acima mesmo dos Evangélicos Pentescostais (5,34) e estão abaixo da média geral (5,86), embora no censo de 1991 estivessem acima de outros segmentos religiosos.

E sem querer ser elitista (como alguns já dizem), repare a distância imensa em média de anos de estudo dos Espíritas para o segundo colocado. Eu acho que só perdemos para os judeus, que devem estar inclusive contribuindo para levantar a média de "outras religiosidades". Isso é só para mostrar que o Espiritismo não é religião só para ignorantes, como já foi sugerido aqui nesse fórum, e que recruta os seus adeptos entre as classes mais instruídas da população, sem desmerecer as menos instruídas, claro.

E cá entre nós (opinião minha), se a intelectualidade média dos sem religião for igual a intelectualidade média dos céticos que debatem nesse fórum, está explicado, ao menos para mim, o porquê de o valor estar tão baixo. Fazem-se defensores da ciência e da filosofia, mas não sabem sequer delimitar aonde é que começa uma e termina a outra, como já se teve a oportunidade de se constatar diversas vezes nesse fórum, ou defensores da liberalidade, mas são de mentalidade mais atrasada do que muitos dos religiosos mais retrógrados e antiquados que já tive a oportunidade de conhecer. Como já dizia uma velho ditado: "as mesmas m.... e as mesmas moscas."

Um abraço.
Primeiro, "sem religião" não significa "ateu".
E cá entre nós (opinião minha), se a intelectualidade média dos sem religião for igual a intelectualidade média dos céticos que debatem nesse fórum, está explicado, ao menos para mim, o porquê de o valor estar tão baixo.
Sei, e você deve de se achar muito esperto né? Aposto que quando você "entende" teorias do espiritismo você deve de se achar um gênio né?
Fazem-se defensores da ciência e da filosofia, mas não sabem sequer delimitar aonde é que começa uma e termina a outra, como já se teve a oportunidade de se constatar diversas vezes nesse fórum
Você está fantasiando alguma coisa para minar as pessoas daqui. Mas por sorte está só fantasiando mesmo.
ou defensores da liberalidade, mas são de mentalidade mais atrasada do que muitos dos religiosos mais retrógrados e antiquados que já tive a oportunidade de conhecer. Como já dizia uma velho ditado: "as mesmas m.... e as mesmas moscas."
Apelo a piedade denovo?

Além do mais, você está imaginando que o espiritsmo é uma espécie de "revolução". Na verdade, é só uma mistura de superstições tão antigas quanto o homem e reescrita de idéias do cristianismo.

Sinto te dizer, mas TODAS as religiões pregam que são uma revolução nas idéias. Os ufólogos pregam que no futuro todos se arrependerão de negar a ciência dos OVNIs... mas isso é só ego inflado.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2010, 23:14:07 por Fox »

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 08:30:20 »

Superficial diz você? Oras, espero evidências reais e concretas de como a central telefônica espirita consegue burlar o sistema de HANDSHAKE do sistema de telefonia (sim! ele existe também em telefonia). Espero também que apresentes detalhes técnicos de como uma "transcomunicação" consegue extrapolar os cortes de frequências de uma linha telefônica (300Hz a 3,4KHz). Seria de bom tom também apresentar o dito cujo "laudo" do "instituto especializado" (errrrr... doeu esta) que aquela mulher alegou possuir e até hoje ela não teve coragem de apresentar.

Se sou superficial então desmonte os meus argumentos e não fique com esta posturinha infantil de superioridade, comigo não cola.  ::)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 08:46:03 »

Superficial diz você? Oras, espero evidências reais e concretas de como a central telefônica espirita consegue burlar o sistema de HANDSHAKE do sistema de telefonia (sim! ele existe também em telefonia). Espero também que apresentes detalhes técnicos de como uma "transcomunicação" consegue extrapolar os cortes de frequências de uma linha telefônica (300Hz a 3,4KHz). Seria de bom tom também apresentar o dito cujo "laudo" do "instituto especializado" (errrrr... doeu esta) que aquela mulher alegou possuir e até hoje ela não teve coragem de apresentar.

Se sou superficial então desmonte os meus argumentos e não fique com esta posturinha infantil de superioridade, comigo não cola.  ::)
Sou engenheiro de telecom, a análise do Spitfire, fora o tom de ironia, foi muito técnica e criteriosa.

Voce acha que foi superficial pois sabe que não pode refutá-la e ela vai contra sua crença, portanto, como todo crente, voce faz de conta que não valeu! Sinto muito, mas a análise está aí. Vai tentar refutá-la ou vai novamente sair pela tangente?!

Aliás, parabéns pela análise, spit! Voce é da área tambem?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 09:07:47 »
Esses patetas que brincam com "transcomunicação instrumental" dizem uma porção de bobagens "técnicas" que só enganam os trouxas. O cúmulo da burrice e do auto-engano é acreditar sinceramente nisso como "pesquisador". Veja por exemplo o "efeito Kirlian" utilizado para fotografar a "aura", ainda tem pesquisador espiritóide que não dá o braço a torcer. É burrice e ignorância levada ao extremo...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 10:24:46 »

Se sou superficial então desmonte os meus argumentos e não fique com esta posturinha infantil de superioridade, comigo não cola.  ::)
Sou engenheiro de telecom, a análise do Spitfire, fora o tom de ironia, foi muito técnica e criteriosa.

Voce acha que foi superficial pois sabe que não pode refutá-la e ela vai contra sua crença, portanto, como todo crente, voce faz de conta que não valeu! Sinto muito, mas a análise está aí. Vai tentar refutá-la ou vai novamente sair pela tangente?!

Sim... sou técnico em telecomunicações formado pela Escola Técnica Parobé, muito embora me dediquei mais para a parte de radio-frequência, tenho alguma base na área de telefonia e conheço seus princípios e seus conceitos.

Também sou radio-amador desde 1982.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 10:53:43 »
Contato... W9GFZ e a "transcomunicação".

<a href="http://www.youtube.com/v/hUYg37yFXfo" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/hUYg37yFXfo</a>

::)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 12:36:43 »

Sim... sou técnico em telecomunicações formado pela Escola Técnica Parobé, muito embora me dediquei mais para a parte de radio-frequência, tenho alguma base na área de telefonia e conheço seus princípios e seus conceitos.

Também sou radio-amador desde 1982.

:ok:  Uma vez infectado pelo radiococus.... Fui radioamador (agora falta tempo e dinheiro)PU2-OSC, trabalhei muito tempo com sistemas celulares (radio acesso) .
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 00:12:47 »

Fonte?

A fonte do Leafar é ele mesmo. Ele realmente acredita que há uma relação entre o que ele consegue imaginar e a realidade. É a questão patológica do outro tópico.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 06:50:16 »

Já a do Ângelo, ele já me apresentou milhares de casos assim. Eu não duvido do que ele citou, mas o problema está na generalização. Você identifica uma fraude e todas passam a ser?
Você entendeu errado. Não é questão de generalização, mas de credibilidade. Afinal, se você quer apresentar um relato como evidência, tem que ter certeza que ele é absolutamente fiel aos fatos. Simplesmente não há um mecanismo que garanta tal coisa nesses casos, não tem como dizer "esse é absolutamente fiel e imparcial, portanto vou apresentá-lo como prova". Somando isso ao fato de que a ocorrência de fraudes e "embelezamentos" na história é alta, esses relatos simplesmente não preenchem o padrão mínimo de credibilidade para serem aceitos como evidência de qualquer coisa.

Há casos relatados em Assombrações que realmente nunca me convenceram. Já outros eu fico em dúvida. É um problema das dramatizações, pois os fatos e as imagens não são necessariamente fidedignas ao que realmente aconteceu.

Um abraço.
Exato, não são necessariamente fidedignas. Portanto não podem ser usadas como evidência de nada.

Aliás, para falar a verdade, nunca vi nenhum desses casos que posteriormente pesquisando a história por detrás não descobrisse que é "muito vagamente de longe baseado nos fatos" e não "fiel aos fatos".
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #38 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 10:53:00 »

Fonte?

A fonte do Leafar é ele mesmo. Ele realmente acredita que há uma relação entre o que ele consegue imaginar e a realidade. É a questão patológica do outro tópico.

Pois é, incrível!

« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2010, 10:55:10 por Rios »

Offline Apis do Telhado Branco

• Nível 01
  • *
Re:Cientistas[??] que defendem o espiritismo
« Resposta #39 Online: 24 de Março de 2013, 23:38:30 »
Há um cientista brasileiro que defende o Espiritismo.

Seus escritos, além de defenderem o Espiritismo, explicam porque o Espiritismo é uma ciência.

O nome dele é Silvio Seno Chibeni, e seus artigos sobre Espiritismo podem ser encontrados no site http://www.geeu.net.br/.

Os artigos sobre ciência de Chibeni podem ser encontrados no site http://www.unicamp.br/~chibeni/.

Outros trabalhos podem ser encontrados digitando seu nome no Google.

Espero que eu tenha contribuido para essa importante questão: afinal, o que somos nós?

Bons estudos para todos!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 25 de Março de 2013, 01:51:27 »
Pelo que ví, defende o espiritismo nas horas vagas. Olhando por alto sua produção científica não encontrei nada diretamente relacionado à defesa do espiritismo. Você acha certo utilizar a reputação de um professor e cientista e de sua ligação com uma universidade conceituada para dar credibilidade à defesa do espiritismo?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 25 de Março de 2013, 09:25:29 »
Exato...
Tenho uma amiga "cientista", no ITA, que é especialista em materiais e a interação desses com plasma, e ela é espírita!

Seus artigos são específicos da area, não tem relacionamento nenhum com a religião dela. A diferença é que ela não escreve nas horas vagas como o espiritismo é "ciencia" baseado em evidencia nenhuma, mas acreditem em mim pois sou cientista!.

Não há nenhum artigo no mainstrain científico trazendo evidencias que suportem a crença espírita.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 25 de Março de 2013, 09:31:28 »
Há um cientista brasileiro que defende o Espiritismo.
[...]

Seja bem vindo Apis do Telhado Branco.

Seus escritos, além de defenderem o Espiritismo, explicam porque o Espiritismo é uma ciência.

Não li todo o material, mas do pouco que vi ele parece ignorar totalmente o conceito de falseabilidade de Popper.

O nome dele é Silvio Seno Chibeni, e seus artigos sobre Espiritismo podem ser encontrados no site http://www.geeu.net.br/.

E, para que fique claro, não há nenhum endosso da Unicamp nesta empreitada.

Os artigos sobre ciência de Chibeni podem ser encontrados no site http://www.unicamp.br/~chibeni/.
[...]

Nenhum dos artigos científicos dele, quase todos sobre história e filosofia da ciência, versam sobre o Espiritismo.

Qual é a relação deles com o contido no site http://www.geeu.net.br/ ?
Foto USGS

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #43 Online: 25 de Março de 2013, 11:32:59 »
Só eu acho que isso ta cheirando a trolagem?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #44 Online: 25 de Março de 2013, 11:36:03 »
Talvez não. Só é um novo forista não familiarizado ao ceticismo e as criticas às tentativas dos espiritas ao vínculo com a ciência.

E bem vindo Apis do Telhado Branco.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

• Nível 01
  • *
« Resposta #45 Online: 25 de Março de 2013, 11:42:39 »
Geotecton disse:

"Não li todo o material, mas do pouco que vi ele parece ignorar totalmente o conceito de falseabilidade de Popper."

Chibeni conhece sim.

Ele até fala a respeito neste link:

http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/ciencia.pdf

Fala inclusive, das limitações da falseabilidade.

• Nível 01
  • *
« Resposta #46 Online: 25 de Março de 2013, 11:46:53 »
JohnnyRivers disse:

"Talvez não. Só é um novo forista não familiarizado ao ceticismo e as criticas às tentativas dos espiritas ao vínculo com a ciência."

Porque?

• Nível 01
  • *
« Resposta #47 Online: 25 de Março de 2013, 11:49:58 »
Geotecton pergunta:

"Qual é a relação deles com o contido no site http://www.geeu.net.br/ ?"

São do mesmo autor, e serve para uma análise para ver se ele entende do que fala.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #48 Online: 25 de Março de 2013, 11:50:54 »
Talvez não. Só é um novo forista não familiarizado ao ceticismo e as criticas às tentativas dos espiritas ao vínculo com a ciência.

E bem vindo Apis do Telhado Branco.

Geotecton disse:

"Não li todo o material, mas do pouco que vi ele parece ignorar totalmente o conceito de falseabilidade de Popper."

Chibeni conhece sim.

Ele até fala a respeito neste link:

http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/ciencia.pdf

Fala inclusive, das limitações da falseabilidade.

Olha aí oh. Johnny, o cara (ou ela) conhece até o princípio de falseabilidade de Popper, vc ainda acha que não está familiarizado ao ceticismo?  ::)
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #49 Online: 25 de Março de 2013, 11:54:31 »
JohnnyRivers disse:

"Talvez não. Só é um novo forista não familiarizado ao ceticismo e as criticas às tentativas dos espiritas ao vínculo com a ciência."

Porque?

Eu respondi a pergunta do Enjolras:

Só eu acho que isso ta cheirando a trolagem?

E porque:

Outros trabalhos podem ser encontrados digitando seu nome no Google.

Espero que eu tenha contribuido para essa importante questão: afinal, o que somos nós?

Bons estudos para todos!

É improvávell que alguma coisa surpreenda a maioria dos foristas daqui relacionado a este tema.
Caso tenha interesse em prosseguir com este assunto, sugiro postar tais estudos e artigos. E comentá-los (se necessário).

"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!