Autor Tópico: Análise cética do "sobrenatural",como se faz ?  (Lida 14702 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Análise cética do "sobrenatural",como se faz ?
« Resposta #75 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 22:52:34 »
lembro sim.. mas os casos eram por analogias "eu vejo algo que se parece com ... meio que...."

Aqui é diferente.. os espíritas afirmam coisas distintas.. o teste para eles deveria ser ridículo de simples. Escrevem livros, obsediam(SIC), levantam objetos, fazem de tudo... menos uma prova muito simples.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 22:53:47 »
Leafar, o que me impede de retornar depois de morto e fazer um teste com supervisão de cientistas é...uma regra moral dos espíritos evoluidos, correto?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #77 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 22:55:19 »
então o que impede é uma regra moral que diz que não podemos fazer esse teste, é isso?
Agnóstico,

Regras podem ser quebradas. O que existiria, segundo a DE, que é uma opinião que eu compartilho, é uma proibição formal de manifestações fora das condições permitidas pelos outros espíritos de hierarquias mais altas. Os Espíritos, em existindo, seriam como os homens: teriam as suas hierarquias, as suas leis e têm que cumpri-las. Não é opcional; é obrigatório, repito.

Eu sinceramente vou parar de responder a perguntas cujas respostas já podem ser encontradas num mesmo tópico em um post anterior. Não me levem a mal, mas essa foi a última vez. Só vou responder a questionamentos novos.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 22:58:39 »
então porque nenhum espírito, dentro dos milhões de mortos que gostariam de fazer esse teste, porque nenhum o fez?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 22:59:49 »
e essas regras permitiriam obsediar, escrever livros inteiros, participar em zilhões de centros espíritas... mas não fazer um testinho?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #80 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:07:52 »
Como eu já disse, o "vento sopra aonde quer". A sua noção de bom e justo difere da minha, que por sua vez pode divergir da dos espíritos superiores e do próprio Deus. E eu, por exemplo, não concordo que a recusa em se prestar a esse papel fosse um erro. Se eu fosse um espírito, e estivesse numa hierarquia alta, eu não permitiria também, pelo menos para os casos ordinários, pois cada caso é um caso, e talvez houvesse uma utilidade nisso que eu não esteja neste momento vislumbrando.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:17:18 »
Por que os espíritos são permitidos de se materializar e fazer outras demonstrações e curas no Lar Frei Luiz com dia certo e hora marcada mas não podem oferecer uma prova irrefutável aos cientistas?

http://multy.com/freiluiz/lar_de_frei_luiz.htm
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #82 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:19:14 »
Evoque-os e pergunte a eles. Por que acha que eu deveria saber sobre cada situação específica?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #83 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:23:31 »
Por que os espíritos são permitidos de se materializar e fazer outras demonstrações e curas no Lar Frei Luiz com dia certo e hora marcada mas não podem oferecer uma prova irrefutável aos cientistas?

E porque não chamam alguns cientistas lá e não tentam evidenciar como verdadeiros esses fatos?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:24:55 »
Evoque-os e pergunte a eles. Por que acha que eu deveria saber sobre cada situação específica?

Porque não faz a pergunta do Giga a si mesmo e tenta ser honesto com você mesmo?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #85 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:30:29 »

Você não sabe? Isso é curioso. Esvaziou a cartola?

E porque não chamam alguns cientistas lá e não tentam evidenciar como verdadeiros esses fatos?

Eles não permitem. Certas performances são reservadas a platéias escolhidas no meio espiritóide. Isso é bem controlado.

Por que será?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #86 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:32:39 »
Porque não faz a pergunta do Giga a si mesmo e tenta ser honesto com você mesmo?
Eu já me fiz todas as perguntas possíveis e já tenho as respostas que preciso. Eu não sou cético a respeito da existência dos espíritos, eu sou crente, e eu tenho tanta certeza da existência deles como tenho certeza do dia e da noite. As razões que me levam à crença eu também já expliquei diversas vezes e não vou repetir.

Mas se eu estivesse ainda em dúvidas, com certeza seria um questionamento útil, me ocupar de um caso específico a fim de tentar constatar uma lei geral.

Um abraço.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:33:18 »

Eles não permitem. Certas performances são reservadas a platéias escolhidas no meio espiritóide. Isso é bem controlado.

Por que será?

Porque são uns cretinos charlatões, e se algum espírita se ofendeu, basta ir lá e pedir pra abrir as portas escancarem pra qualquer um que queira provar que é falso ou verdadeiro.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:36:03 »
Eu já me fiz todas as perguntas possíveis e já tenho as respostas que preciso. Eu não sou cético a respeito da existência dos espíritos, eu sou crente, e eu tenho tanta certeza da existência deles como tenho certeza do dia e da noite. As razões que me levam à crença eu também já expliquei diversas vezes e não vou repetir.

Mas se eu estivesse ainda em dúvidas, com certeza seria um questionamento útil, me ocupar de um caso específico a fim de tentar constatar uma lei geral.

Um abraço.

Ok, mas não tem nenhuma dúvida, nenhuminha sequer?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #89 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:41:19 »

Um abraço.

Leafar, por que simplesmente você não vai embora? Procure um fórum espírita, vai ser melhor para você.

Está fazendo o que aqui? Se você não precisa mais discutir, tchau, bye bye, e não encha mais o nosso saco com essas groselhas.

Se você tentar nos convencer da verdade da DE será proselitismo e isso não é permitido aqui no fórum.

Despeça-se Leafar, saia com a sua cabeça de crente erguida, de novo TCHAU.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #90 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:48:40 »

Por que será?

Porque são uns cretinos charlatões, e se algum espírita se ofendeu, basta ir lá e pedir pra abrir as portas escancarem pra qualquer um que queira provar que é falso ou verdadeiro.
As portas são normalmente fechadas para curiosos que já vêm com ideias pré-concebidas. Esse tipo de sessão não é feito com a intenção de convencer ninguém e, por isso, fecham as portas a quem consideram que não vai com objetivos úteis. Por isso é que eu defendo que o tipo de atendimento que presta o Lar de Frei Luis jamais seja cobrado, porque aí não se deve satisfações a ninguém. Eu não sei se essa instituição cobra, mas se cobrar, realmente precisa se submeter a fiscalizações ou inspeções públicas.

Aliás, só abrindo um parênteses, as manifestações físicas são os meios mais fracos de formar convicção, porque podem ser sempre imitados e falsificados. Por mais que eu tenha dito que acreditava na veracidade de alguns vídeos e fotos que coloquei (e eu creio mesmo que sejam verídicas), o fato é que eles sempre podem mesmo serem falsificados, embora em alguns casos a chance seja muito pequena.

A literatura, contudo, é o meio mais seguro, porque aí é que se reconhece o estilo, o gênio ou a estupidez de quem escreveu. E esse tipo de evidência está disponível às milhares de obras, ao gosto de cada freguês. Uma coisa que não posso me queixar é da falta de evidências materiais para crer nos espíritos.

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #91 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:54:59 »
Leafar, por que simplesmente você não vai embora? Procure um fórum espírita, vai ser melhor para você.
Eu participo também de fóruns espíritas, e por incrível que pareça eu tenho tantas divergências lá quanto como com vocês aqui. Basta observar as discordâncias frontais que tenho com o Correio aqui mesmo.

Vocês são críticos e eu sou um apologista do Espiritismo. Isso não é um fórum de debates? Vocês atacam, e eu defendo. Vocês têm dúvidas a respeito da DE, e eu sou um dos que me proponho a respondê-las. É assim que funciona, até o dia em que me disserem que não é assim ou que não é mais assim. Parem de abrir tópicos de ataque ou de dúvidas a respeito do Espiritismo e eu realmente não terei nada que fazer aqui, pois eu não abro tópicos sobre o assunto.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2010, 23:57:33 por Leafar »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #92 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:58:41 »
Eu participo também de fóruns espíritas, e por incrível que pareça eu tenho tantas divergências lá quanto como com vocês aqui. Basta observar as discordâncias frontais que tenho com o Correio aqui mesmo.

Vocês são críticos e eu sou um apologista do Espiritismo. Isso não é um fórum de debates? Vocês atacam, e eu defendo. Vocês têm dúvidas a respeito da DE, e eu sou um dos que me proponho a respondê-las. É assim que funciona, até o dia em que me disserem que não é assim ou que não é mais assim. Parem de abrir tópicos de ataque ou de dúvidas a respeito do Espiritismo e eu realmente não terei nada que fazer aqui, pois eu não abro tópicos sobre o assunto.

Tenho que concordar, chamam o cara com os tópicos, depois mandar embora não é educado.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #93 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:59:26 »

Por que será?

As portas são normalmente fechadas para curiosos que já vêm com ideias pré-concebidas. Esse tipo de sessão não é feito com a intenção de convencer ninguém e, por isso, fecham as portas a quem consideram que não vai com objetivos úteis. Por isso é que eu defendo que o tipo de atendimento que presta o Lar de Frei Luis jamais seja cobrado, porque aí não se deve satisfações a ninguém. Eu não sei se essa instituição cobra, mas se cobrar, realmente precisa se submeter a fiscalizações ou inspeções públicas.

Aliás, só abrindo um parênteses, as manifestações físicas são os meios mais fracos de formar convicção, porque podem ser sempre imitados e falsificados. Por mais que eu tenha dito que acreditava na veracidade de alguns vídeos e fotos que coloquei (e eu creio mesmo que sejam verídicas), o fato é que eles sempre podem mesmo serem falsificados, embora em alguns casos a chance seja muito pequena.

A literatura, contudo, é o meio mais seguro, porque aí é que se reconhece o estilo, o gênio ou a estupidez de quem escreveu. E esse tipo de evidência está disponível às milhares de obras, ao gosto de cada freguês. Uma coisa que não posso me queixar é da falta de evidências materiais para crer nos espíritos.

Um abraço.

COMO NÃO DEVE SATISFAÇÃO A NINGUÉM? Quem se presta a atender a um público mesmo que de graça, tem sim que prestar satisfação, a toda a população de um modo geral, pode ser minha mãe que vai lá, ou meu filho, irmão, que história é essa? Charlatões, é isso que são e você incluído.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #94 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 00:00:04 »
Como eu já disse, o "vento sopra aonde quer". A sua noção de bom e justo difere da minha, que por sua vez pode divergir da dos espíritos superiores e do próprio Deus. E eu, por exemplo, não concordo que a recusa em se prestar a esse papel fosse um erro. Se eu fosse um espírito, e estivesse numa hierarquia alta, eu não permitiria também, pelo menos para os casos ordinários, pois cada caso é um caso, e talvez houvesse uma utilidade nisso que eu não esteja neste momento vislumbrando.

resumo da ópera, os espíritos evoluídos querem que todos nós sejamos crentes igual ao leafar, eles vêem com mals olhos o metodo científico e por isso não se submetem a testes e nem deixam os os outros espíritos se submeterem. Temos que crer, eles não querem que tenhamos certeza, temos que crer cegamente.
Com essa atitude IMBECIL dos espíritos superiores, o charlatanismo pode rolar solto porque ninguem precisa provar nada mesmo, é só escrever um livro idiota sobre colônias espirituais e dizer que foi psicografado pelo espírito "lucios" e depois recolher a grana no final do mês.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #95 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 00:01:06 »
"Deus escondeu as evidências para testar sua fé"

Isso é uma desculpa esfarrapada. Os espíritos tem vontade de próprio, e por isso só podem ser provados através de relatos, já que se recusam a fazer testes científicos...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #96 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 00:04:17 »
Vê se esse aqui é melhor para você:

Não é porque eu cito um que eu só tenho um caso.

Um abraço.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #97 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 00:07:32 »
COMO NÃO DEVE SATISFAÇÃO A NINGUÉM? Quem se presta a atender a um público mesmo que de graça, tem sim que prestar satisfação, a toda a população de um modo geral, pode ser minha mãe que vai lá, ou meu filho, irmão, que história é essa? Charlatões, é isso que são e você incluído.
Não seriam charlatães porque não cobram (nem mesmo indiretos). Se cobrarem, aí eu mesmo sou a favor que sejam inspecionados.

Também não são passíveis de inspeção médica porque não fazem manobras intrusivas, não receitam remédios, não solicitam que abandonem os seus respectivos médicos oficiais e nem deixem de tomar os remédios por eles receitados. Logo, o problema deixa de ser da conta da medicina também e, se descumprirem qualquer dessas coisas listadas acima, eu mesmo seria a favor que fossem inspecionados.

P.S.: Eu não estou a par se o Lar de Frei Luis cumpre ou não todas essas condições que citei. Mas se não cumpre, seria justo que fosse obrigado a abrir as portas.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #98 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 00:12:29 »

resumo da ópera, os espíritos evoluídos querem que todos nós sejamos crentes igual ao leafar, eles vêem com mals olhos o metodo científico e por isso não se submetem a testes e nem deixam os os outros espíritos se submeterem. Temos que crer, eles não querem que tenhamos certeza, temos que crer cegamente.
Eu já disse de outras vezes que vocês é que têm uma visão restrita e limitada do método científico. Mas isso é uma discussão homérica para um outro tópico, apesar de eu já ter discutido esse assunto antes aqui no fórum em outras ocasiões.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 00:23:06 »
Não seriam charlatães porque não cobram (nem mesmo indiretos). Se cobrarem, aí eu mesmo sou a favor que sejam inspecionados.

Também não são passíveis de inspeção médica porque não fazem manobras intrusivas, não receitam remédios, não solicitam que abandonem os seus respectivos médicos oficiais e nem deixem de tomar os remédios por eles receitados. Logo, o problema deixa de ser da conta da medicina também e, se descumprirem qualquer dessas coisas listadas acima, eu mesmo seria a favor que fossem inspecionados.

P.S.: Eu não estou a par se o Lar de Frei Luis cumpre ou não todas essas condições que citei. Mas se não cumpre, seria justo que fosse obrigado a abrir as portas.

Você consegue perceber o tamanho da besteira que disse. É muito desonesto, Leafar, as pessoas que vão lá esperam a cura, um milagre, não é brincadeira a saúde de uma pessoa, vender ilusão é a pior merda que alguém pode fazer. Depois os idiotas que conseguem se curar vão dar crédito aos milagreiros e não aos médicos e aos tratamentos sérios que se submeteram.
Essa merda toda é uma mentira deslavada. É crime protegido por lei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!