Não consigo afirmar que a Índia é o país mais asqueroso do mundo simplesmente por ter uma cultura mais subdesenvolvida - em relação à nossa. Penso que, em termos culturais, as práticas indianas devem ser respeitadas como quaisquer outras, mas isso não nos impede de criticá-las e compará-las às nossas.
Recentemente tenho visto reportagens sobre a Índia e o que posso notar é que parece que pararam no tempo. Trocando em miúdos, parece-me que os indianos estacionaram num momento da evolução que não mais condiz com a realidade atual de países evoluídos e pautados no tais 'direitos do homem e do cidadão'. O divertido é notar que, em algum momento, todos os povos passaram por situações iguais ou similarem, embora tenham evoluído como sociedade - em nome da própria sustentabilidade e sobrevivência de seus povos. Diante disso, temos duas opções:
- Respeitamos a cultura e o meio de vida dos indianos - o que, necessariamente, não nos retira o direito de criticá-la;
- Nos travestirmos de 'missionários da evolução' e invadirmos o país tentando mostrar aos indianos 'a luz'.
Nos dois casos, estaremos impondo nossa cultura, seja através da crítica que fazemos (imbuída de nossos valores oriundos da sociedade em que vivemos), seja através da tentativa de 'convertê-los' ao credo de nossas culturas.
E outra... Nós vivemos num país absurdamente desigual, com políticos asquerosos e corruptos que não estão dando a mínima para o povo. Somos igualmente asquerosos se formos considerar nossa própria 'cultura'. Isso sem mencionar o nosso adorável jeitinho brasileiro. Não consigo dizer se acho mais asqueroso comer cadáver do Ganges ou roubar dinheiro da merenda escolar - ou usar influência política para conseguir vaga em hospital público, ou desviar dinheiro de casas populares, ou ..., etc etc.