Sim, a ONU falha miseravelmente, isso é fato, porém não consigo imaginar uma solução alternativa para que esses direitos que são inerentes aos seres humanos sejam, no mínimo, lembrados como base de respeito e de convivência sem a influência de uma cultura dominante e principalmente de seus aspectos religiosos. Se funciona mal com a ONU, pior sem a ONU. Você tem outra solução?
Não acredito nesse respeito "natural" ao corpo humano que você acredita estar presente na nossa cultura. Se por um lado nossa cultura nos bloquea com tabu do consumo de corpos humanos sem vida, por outro, ela convive com a hipocrisia do preconceito, discriminação e com a insensibilidade em relação aos corpos humanos com vida. Se você traduz a positividade desse suposto respeito em termos de progresso e desenvolvimento, convém não esquecer que muitos dos avanços, por exemplo, foram conseguidos a partir da utilização de mão-de-obra escrava, inclusive durante a Revolução Industrial que foi marcada por condições sub-humanas de trabalho que negam indubitavelmente o seu argumento.
Portanto, permanece a questão cultural. De fato, todas as culturas devem ser respeitadas, cada qual com as suas particularidades, por mais bizarras que estas podem parecer aos nossos olhos.