Autor Tópico: Morte de tratadora em ataque de orca causa choque e polêmica  (Lida 8355 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Morte de tratadora em ataque de orca causa choque e polêmica
« Online: 27 de Fevereiro de 2010, 17:08:33 »
Morte de tratadora em ataque de orca causa choque e polêmica
da BBC Brasil

A direção do parque aquático Sea World, na Flórida, expressou choque depois do ataque de uma baleia orca que matou uma das tratadoras mais experientes do parque, na quarta-feira.

A vítima, Dawn Brancheau, tinha mais de 20 anos de experiência --16 deles passados ao lado da baleia Telly, que pôs fim à sua vida.

Segundo os relatos iniciais, Dawn estava acariciando o focinho da orca ao final de uma apresentação, quando foi abocanhada pelo animal e arrastada para dentro da piscina.

Mas uma investigação aberta no mesmo dia está avaliando se Dawn foi mesmo arrastada pela orca ou se caiu no tanque aquático e foi agredida pela baleia.

Ao anunciar o inquérito, o presidente da Sea World Parks and Entertainment, Jim Atchison, disse que a atração está passando por um momento "extraordinariamente difícil".

As apresentações com orcas foram canceladas temporariamente nos parques Sea World na Flórida e na Califórnia.

Há cerca de vinte anos, Telly, que pesa cerca de 5,5 toneladas, afogou outra tratadora em um parque do Canadá.

Grupos de proteção dos animais disseram que o incidente poderia ser evitado se os animais não fossem mantidos em piscinas pouco espaçosas, que chamaram de "banheiras".

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u698837.shtml
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Morte de tratadora em ataque de orca causa choque e polêmica
« Resposta #1 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 17:11:12 »
Agora a orca fica trancada nessa piscininha....
 :(
Ou a orca era maltratada ou ela pode ter feito alguma coisa que irritou a orca.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 17:18:18 »
Ou simplesmente a orca querendo ser apenas uma orca, com todos os seus instintos e desejos preservados. Ou apenas um caso de TPM cetacea. São apenas hipoteses.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 19:27:25 »
Esses animais sem "sentimentos"  :biglol:

Agoras os direitos dos animais vão querer justificar a brutalidade do assassinato devido a "natureza" destes bichos. É uma vida humana que se foi e a vida tem sempre maior valor  8-)

Pelo menos é o que dizemos quando nossos princípios de civilização são evocados para justificar nosso altruísmo...
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 21:15:31 »
Mas a orca não esta nem ahi pra esse nosso altruismo. O homem sendo altruista esta sendo homem, a orca matando e comendo esta sendo orca.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 21:37:19 »
De repente a Orca simplesmente deu uma doideira e resolveu atacar a treinadora. Animais são assim (aliás, gente também), tem reações que podem ser imprevisíveis.

Como disse a Mafalda, a Orca fez o que sabe fazer, foi uma Orca, um predador com várias toneladas. Besteira ficarmos inventado motivações humanas para o ataque. Pior ainda "condenarmos" o animal por seguir seus instintos.

Se um animal doméstico, como um gato ou cachorro, de vez em quando se enchem e arranham ou mordem o próprio dono, mesmo sem motivo aparente, pior ainda um predador enorme e que está longe de ser doméstico.
"Deus prefere os ateus"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2010, 21:52:25 »
Uma vez vi qualquer coisa sobre acho que a origem da expressão "um elefante nunca esquece". Não sei se era isso mesmo, uma suposta explicação, mas o caso era de um elefante que surtou e saiu atacando pessoas. A explicação relacionada com essa expressão é que os elefantes não são domesticados, mas sim sempre capturados quando filhotes, de forma não muito gentil. Aí eles aturam por um tempo, mas num belo dia estão meio deprimidos e tem um ataque de fúria, resolvendo se "vingar".

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 02:52:46 »
Por isso que eu não gosto de bicho. Só tolero alguns cachorros e gatos e olhe lá. Não se pode "confiar" num bicho, bichos são BICHOS, eles não tem inibições morais que os tolham de machucar outros seres vivos, só instintos, e tal. Se não se pode confiar muito em gente, imagine em bicho! Aposto que essa tratadora já se achava uma MÃE pra essa baleia horrível!!!!!!!

O GOOGLE NÃO É SEU AMIGO! HAHAHAHHOHOHOHO! http://www.google-watch.org/

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #8 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 02:57:29 »
Uma pessoa tem que ser muito corajosa/estupida para entrar em um tanque junto com um animal assassino de 6 toneladas.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 03:00:38 »
  O mal da nossa especie eh que temos essa tendêcia a adotar qquer outra que pareça fofa aos nossos olhos, passamos então, a ve-los de numa perspectiva que não corresponde a realidade.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 03:04:02 »
O Jô Soares numa entrevista com um veterinario sobre a moda de ter um furão como bicho de estimação, perguntou se esse bicho morde. O veterinario respondeu assim: "Ele tem boca, logo ele morde".

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 03:09:49 »
Uma pessoa tem que ser muito corajosa/estupida para entrar em um tanque junto com um animal assassino de 6 toneladas.

Mas eles VIVEM disso, né. Na verdade eles dispõem de meios e técnicas pra DIMINUIR O RISCO, mas claro que nunca vai ser 100% seguro.

O mal da nossa especie eh que temos essa tendêcia a adotar qquer outra que pareça fofa aos nossos olhos, passamos então, a ve-los de numa perspectiva que não corresponde a realidade.

Ainda bem que eu não sofro disso, herdei da minha mãe uma desconfiança em geral por todos os animais. E depois que eu li sobre como golfinhos são assassinos cruéis de membros da própria espécie e de outros animais também, matando por aparentemente nenhum motivo e de forma brutal até filhotes pra que as fêmeas, desimpedidas, possam ser cortejadas por eles, não acredito mais em "animal fofo" nenhum!!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 03:10:39 »
Esse pessoal é treinado para lidar com esses animais e são verdadeiros profissionais. A verdade é que foi uma fatalidade como muitas outras que acontecem. Nós somos humanos e desafiamos a natureza em muitas situações de risco, essa foi só mais uma com um infeliz final. Quando dá certo ficamos aclamando a coragem da pessoa.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 03:16:42 »
O Flipper era um serial killer e a gente gostava dele na infância. rsrsr

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 03:18:03 »
Que Flipper?

Apesar dos golfinhos serem assassinos sádicos, eu ADORO a música The promise (the dolphin song) da Olivia Newton John, é tão linda!

http://www.lyricsdownload.com/olivia-newtonjohn-promise-dolphin-song-lyrics.html

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 03:34:59 »
Que Flipper?

Apesar dos golfinhos serem assassinos sádicos, eu ADORO a música The promise (the dolphin song) da Olivia Newton John, é tão linda!

http://www.lyricsdownload.com/olivia-newtonjohn-promise-dolphin-song-lyrics.html

Era um golfinho que estrelava uns filmes da Sessão da Tarde, era uma especie de Lassie dos mares, sempre havia uma criança enfeitiçada pelos encantos e brincadeiras dele. Piegas de doer.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #16 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 05:06:41 »
Quanto mais eu vejo notícias sobre isso, mais eu acho que a baleia não tinha intenção de matar a tratadora.

A tratadora tava brincando com a baleia, e aí ela pegou e puxou pelo rabo de cavalo e começou a nadar girando com a tratadora na boca. Baleias não sabem que ser humano não respira na água...  :umm:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 08:40:33 »
Esse tópico está cheio de antropomorfismo...

O bacana de um show com orcas é o mesmo de show com tigres e leões, pegar um predador perigoso e treiná-lo. Claro que não é 100% seguro, e parte da "graça" está exatamente no perigo.

:ok:. e o mesmo vale para espécies que consideramos "cruéis" ou "assassinas", projetamos qualidades humanas nos animais.

Ainda bem que eu não sofro disso, herdei da minha mãe uma desconfiança em geral por todos os animais. E depois que eu li sobre como golfinhos são assassinos cruéis de membros da própria espécie e de outros animais também, matando por aparentemente nenhum motivo e de forma brutal até filhotes pra que as fêmeas, desimpedidas, possam ser cortejadas por eles, não acredito mais em "animal fofo" nenhum!!

Também não acredito isso de animais "fofos" ou intrinsecamente "bondosos". Mas também não acredito em animais "maldosos" ou "assassinos cruéis". Animais seguem seus instintos, eles não são altruístas nem bárbaros, estes são conceitos puramente humanos. As orcas não fazem seu show porque amam os seres humanos, mas porque foram condicionadas para isso. Do mesmo modo, a baleia não matou a tratadora porque é "cruel" ou ficou premeditando o ataque por raiva, simplesmente seguiu um instinto que até o momento não sabemos que "gatilho" teve.

Orcas são animais, simplesmente, não são "boazinhas" e nem "sádicas", apenas seguem seus instintos. São uma das espécies mais evoluídas no quesito da inteligência, mas não a ponto de se comparar suas atitudes com as de seres humanos.
"Deus prefere os ateus"

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #18 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 10:56:55 »
De repente a Orca simplesmente deu uma doideira e resolveu atacar a treinadora. Animais são assim (aliás, gente também), tem reações que podem ser imprevisíveis.

Como disse a Mafalda, a Orca fez o que sabe fazer, foi uma Orca, um predador com várias toneladas. Besteira ficarmos inventado motivações humanas para o ataque. Pior ainda "condenarmos" o animal por seguir seus instintos.

Se um animal doméstico, como um gato ou cachorro, de vez em quando se enchem e arranham ou mordem o próprio dono, mesmo sem motivo aparente, pior ainda um predador enorme e que está longe de ser doméstico.

Pelo que eu li inclusive essa orca em especial não podia ser alimentada por qualquer um, porque já tinha ficado agressiva, e um cara já morreu na piscina dela em circunstâncias não totalmente explicadas.

Ou seja, os responsáveis do tanque já sabiam que isso podia acontecer, mas continuaram faturando com a orca, que tem sentimentos sim, e não gostou de alguma coisa, como qualquer um de nós pode ter sentimentos agressivos. Mais com seres de outra espécie que nos sedam, alimentam, e nos fazem passear quando querem, e nos dizem quando fazer piruetas.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #19 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 12:06:25 »
Considerando a qualificação de incapaz do réu, de não saber o que estava fazendo, então este é inocente.  :biglol:

E mesmo que ela estivesse tentando se equiparar em clueldade a nossa espécie não chega nem perto. Somos os melhores para o bem ou para o mal, ou seja os piores também  :histeria:

Temos uma ficha extensa de matança de outras espécies e inventamos até a bomba atômica e matamos milhares de outros humanos com elas.

Por isso ainda digo que a natureza ainda é muito tosta se comparada ao ambiente com intervenção antrópica :smartass:

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 13:53:58 »
Também não acredito isso de animais "fofos" ou intrinsecamente "bondosos". Mas também não acredito em animais "maldosos" ou "assassinos cruéis". Animais seguem seus instintos, eles não são altruístas nem bárbaros, estes são conceitos puramente humanos.

Eu acho que, já que dispomos dos elementos pra julgar, podemos sim considerar certas condutas dos animais cruéis, já que somos os únicos a poder emitir uma opinião sobre isso, até porque isso nos ajuda a avaliar certas condutas das pessoas. É certo um homem matar o filho de uma mulher pra poder casar com ela? Não, apesar de até certas mães quererem se livrar dos próprios filhos pra arranjar homem. Enquanto nós podemos pensar e cometer ou não um ato tão horrível, os golfinhos simplesmente o fazem, sem "pensar". É "natural" pra eles. Que BOM então que evoluímos pra ter cultura, raciocínio, responsabilidade e inibições ao invés de ficarmos afundados nessa lama de instintos que é a podre vida dos animais, que são como máquinas.

Do mesmo modo, a baleia não matou a tratadora porque é "cruel" ou ficou premeditando o ataque por raiva, simplesmente seguiu um instinto que até o momento não sabemos que "gatilho" teve.

Sei lá, como você sabe que ela não "planejou"? Vai saber...

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #21 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 13:55:02 »
A tratadora tava brincando com a baleia, e aí ela pegou e puxou pelo rabo de cavalo e começou a nadar girando com a tratadora na boca. Baleias não sabem que ser humano não respira na água...  :umm:

Essa mulher morreu tão RÁPIDO assim? Isso deve ter sido muito rápido, né. O pessoal não ia deixar a baleia rodando com ela minutos a fio, ou ia?

Offline BetinhOzinhO

• Nível 23
  • *
« Resposta #22 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 13:57:23 »
Pelo que eu li inclusive essa orca em especial não podia ser alimentada por qualquer um, porque já tinha ficado agressiva, e um cara já morreu na piscina dela em circunstâncias não totalmente explicadas.

Ou seja, os responsáveis do tanque já sabiam que isso podia acontecer, mas continuaram faturando com a orca, que tem sentimentos sim, e não gostou de alguma coisa, como qualquer um de nós pode ter sentimentos agressivos.

Não sei por quê não matam logo esse bicho horroroso ao invés de ficar deixando ela matar cada vez mais gente. Não entendo como ela não foi executada logo depois da primeira morte.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #23 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 14:09:25 »
Ou seja, os responsáveis do tanque já sabiam que isso podia acontecer, mas continuaram faturando com a orca, que tem sentimentos sim, e não gostou de alguma coisa, como qualquer um de nós pode ter sentimentos agressivos. Mais com seres de outra espécie que nos sedam, alimentam, e nos fazem passear quando querem, e nos dizem quando fazer piruetas.
E essas atitudes justificam o assassinato? A cultura predadora é assassina então devemos respeita-la  ::)

Multiculturalismo animal  :biglol:

Muitos assassinos humanos cometem seus crimes por instintos naturais que tem de agressividade. São considerados insossiáveis mas são produtos da natureza, da diversidade genética humana. É a constituição fisiológica do homem que o permite absorver a "cultura" (mundo objetivo, a Popper) e atuar formando uma nova realidade.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 14:31:30 »
E essas atitudes justificam o assassinato? A cultura predadora é assassina então devemos respeita-la

Não sei por quê não matam logo esse bicho horroroso ao invés de ficar deixando ela matar cada vez mais gente. Não entendo como ela não foi executada logo depois da primeira morte.

É sério mesmo? Vocês acham válido julgar um animal irracional por padrões humanos?

A baleia é um animal, não raciocina, não faz juízo de valor, não tem "cultura" alguma. Não pode ser classificada segundo critérios de "bondade" ou "maldade" puramente humanos.
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!