Autor Tópico: Morte de tratadora em ataque de orca causa choque e polêmica  (Lida 8358 vezes)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
Re: Morte de tratadora em ataque de orca causa choque e polêmica
« Resposta #75 Online: 01 de Março de 2010, 15:29:44 »
 Vi um documentario na Natgeo, que na Russia fizeram uma experiencia de domesticar raposas, paparicando um grupo de forma a ficarem bem dependentes de carinho, proteção e tudo mais, foram necessarias poucas gerações para que elas perdessem caracteristicas selvagens, algumas ficaram ateh fofinhas.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #76 Online: 01 de Março de 2010, 16:47:14 »
Estas orcas ja estao algumas geraçoes confinadas em parques aquaticos , ja nao era pra elas comecarem a desenvolver novas adaptaçoes e caracteristicas?
( diminuir de tamanho, como nao predam mais nada perder a dentiçao mortifera, agressividade... este tipo de coisa)

lobos ficaram mansinhos e se tornaram cachorros de tanto perambular com os humanos
 :P

Mas isso leva milhares de anos!

Mas é isso que eu gostaria de entender na evoluçao, uma hora qualquer porcaria que nao nescessariamente vai por a especie em risco ja é o suficiente pra fazer brotar uma perna, uma nova dentiçao ou comportamento em algumas geraçoes

Em outras a coisa demora milhares de anos, o que para as especies intermediaria deve ter sido um fardo

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #77 Online: 01 de Março de 2010, 16:56:19 »
Deve ter algo a ver com a velocidade da reprodutividade das especies.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #78 Online: 01 de Março de 2010, 19:09:21 »
Não entendi a palavra "choque" do tópico, porque "choque"? É uma animal, uai! Eu tenho um gato BEEEMMM menor do que eu. Se ele se descontrolar, vai ser difícil me causar mais dano do que eu nele (caso isto venha a ser necessário, espero que não). Mas uma baleia de 6 toneladas?

Agora a palavra "polêmica" eu acho que entendi. É polêmico porque ficar "treinando" animais por grana é algo meio idiota. Mas muita gente gosta, fazer o que?
Sei lá... pergunta pra quem escreveu a matéria, no site da folha diz que a matéria é da BBC.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 01 de Março de 2010, 21:06:56 »
Estas orcas do Seaworld já são "domesticadas", orcas selvagens não ficam fazendo gracinhas para turistas e nem são tão próximas dos seres humanos. Elas seriam como leões ou tigres criados em cativeiro desde filhotes, se acostumam a ver os seres humanos não como ameaça (ou comida) :P.

Mas como o Diego falou, se cães, que são domésticos há muitas gerações, de vez em quado se emputecem e atacam até os donos, imaginem uma orca...

"Deus prefere os ateus"

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #80 Online: 01 de Março de 2010, 21:19:19 »
Sem contar que é mais fácil conter um cão :D
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #81 Online: 01 de Março de 2010, 21:22:53 »
Vi um documentario na Natgeo, que na Russia fizeram uma experiencia de domesticar raposas, paparicando um grupo de forma a ficarem bem dependentes de carinho, proteção e tudo mais, foram necessarias poucas gerações para que elas perdessem caracteristicas selvagens, algumas ficaram ateh fofinhas.

Elas não perderam caracterítiscas selvagens, apenas foram condicionadas a serem mansas. Se você pegar um desses filhotes e colocar na selva (pensando em, por exemplo, que uma raposa adulta cuidaria desse filhote), esse filhote será selvagem.

Com a palavra, os biólogos. hehehehe

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #82 Online: 02 de Março de 2010, 13:26:18 »
Não entendi a palavra "choque" do tópico, porque "choque"? É uma animal, uai! Eu tenho um gato BEEEMMM menor do que eu. Se ele se descontrolar, vai ser difícil me causar mais dano do que eu nele (caso isto venha a ser necessário, espero que não). Mas uma baleia de 6 toneladas?

Agora a palavra "polêmica" eu acho que entendi. É polêmico porque ficar "treinando" animais por grana é algo meio idiota. Mas muita gente gosta, fazer o que?
Sei lá... pergunta pra quem escreveu a matéria, no site da folha diz que a matéria é da BBC.

Uau! Obrigado pela dica! Tinha me esquecido que este aqui era um fórum de debate... :-) :D :lol: :hihi: :biglol: :P

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 22 de Março de 2010, 14:42:29 »
Ao meu ver atribuir sentimentos humanos à orca em questão, ou qualquer outro animal de capacidade cerebral mais avançada como primatas superiores e demais cetáceos, só tem sentido se for comprovada que ela agiu conscientemente.

E, ainda assim, restaria saber em que medida esta suposta "atitude consciente" foi afetada por um nível de "stress" emocional, situação comum em que estes animais de "exposição" são submetidos continuamente.

Quanto à eliminação pura e simples do animal eu não concordo, pois foi por vontade humana que ela foi capturada ou criada em cativeiro com a função de entreter seres humanos, ainda que isto possa ser justificada pela necessidade de arrecadar fundos para a manutenção de pesquisa sobre vida marinha.

Por fim, será que realmente os animais são mais "perigosos" aos seres humanos? Eu avalio que não. Aliás, eu acho que o homem continua sendo o maior inimigo do homem ("homo homini lupus").
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!