Autor Tópico: Artigo: Os Ateus Coitadinhos! Invertendo quem persegue a quem.  (Lida 6230 vezes)

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
Re: Artigo: Os Ateus Coitadinhos! Invertendo quem persegue a quem.
« Resposta #25 Online: 17 de Maio de 2010, 08:04:51 »
Adriano

Nós somos criadores de deuses, isto sim.

Sem dúvida que sim :!: :arrow: :ok:

E você está divinizando as palavras e se perdendo em suas amplas acepções e usos.

Eu não divinizo as palavras: elas são divinas por direito próprio. Entretanto como você bem o diz, e eu confirmo; se nós somos criadores de "deuses", então somos mesmo "deuses"; tal como quem cria homens é humano.

Nós não criamos a natureza, ela já existia antes de nós. Somos parte da natureza.

Sem dúvida que concordo, que nós somos unos com a Natureza. Portanto aquilo que somos, sempre existiu integrado nela.

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #26 Online: 17 de Maio de 2010, 08:19:37 »
Eu não divinizo as palavras: elas são divinas por direito próprio. Entretanto como você bem o diz, e eu confirmo; se nós somos criadores de "deuses", então somos mesmo "deuses"; tal como quem cria homens é humano.
Está me confirmando a sua divinização das palavras. Se perde totalmente no que significa criar. Se for criar biológicamente um outro ser humano, nesta acepção a palavra está empregada corretamente. Se for criar o homem enquanto espécie, está num devaneio biológico.  :ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #27 Online: 17 de Maio de 2010, 08:25:16 »
Geotecton

Mas também não quero símbolos, feriados ou festas religiosas em instituições do Estado ou com a subvenção ou complacência dele.

Eu cá por mim, deixava ficar os feriados. E os símbolos religiosos, também podiam ficar, a título de "obras de arte sacra". :) :arrow: :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #28 Online: 17 de Maio de 2010, 08:35:18 »
Adriano

lusitano - Hoje às 08:04:51: Eu não divinizo as palavras: elas são divinas por direito próprio. Entretanto como você bem o diz, e eu confirmo; se nós somos criadores de "deuses", então somos mesmo "deuses"; tal como quem cria homens é humano.

........................................................... ..............

Está me confirmando a sua divinização das palavras.

Sou obrigado a concordar consigo :!: :ok:

Se perde totalmente no que significa criar.

Talvez eu não compreenda bem, o que significa "criar"... :|

Se for criar biológicamente um outro ser humano, nesta acepção a palavra está empregada corretamente.

:)

Se for criar o homem enquanto espécie, está num devaneio biológico.

Apreciaria, que me dissesse, o que é que em sua opinião, considera criar... :?:   

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #29 Online: 17 de Maio de 2010, 08:41:42 »
Criar é a nomenclatura de muitas atividades humanas. E é nesta projeção do homem para a natureza, em que tudo tem que ser criado que transformamos a moral biológica humana, que surgiu como o homem, em religião. Existe até a divinização da moral, onde dizem que ela é algo "criado" pelo ser humano. Mas a moral é muito biológica e por isso digo que esta é a linguagem da religiosidade. O gene altruísta e a evolução da justiça.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #30 Online: 17 de Maio de 2010, 08:48:21 »
ângelo Melo

Admito que você deve ter bons motivos, para não considerar “científico”, aceitar que a estrutura mecânica da vida, tem uma lógica existencial, que em última instância, só é perfeitamente explicável e compreendida, com o recurso a uma causa inteligente; exterior ou não à Natureza.

........................................................... .........

Meus motivos já expliquei acima. Inteligência ou propósito na natureza é apenas wishful thinking, sem qualquer corroboração na observação ou experimentos.

Apesar, de me parecer, que a sua refutação é admirávelmente lógica, contudo, não posso concordar consigo, em relação ao "wishful thinking". :arrow: :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #31 Online: 17 de Maio de 2010, 08:54:37 »
Adriano

Criar é a nomenclatura de muitas atividades humanas. E é nesta projeção do homem para a natureza, em que tudo tem que ser criado que transformamos a moral biológica humana, que surgiu como o homem, em religião.

Existe até a divinização da moral, onde dizem que ela é algo "criado" pelo ser humano. Mas a moral é muito biológica e por isso digo que esta é a linguagem da religiosidade. O gene altruísta e a evolução da justiça.

:ok:

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #32 Online: 17 de Maio de 2010, 12:07:34 »
Então se nós somos deuses, um cachorro e uma pedra também o é!

E ai voltamos aquela discussão sobre você achar que a pedra é uma deusa..

Francamente, pare de tentar achar brechas para enfiar deus!
Não deseje.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #33 Online: 17 de Maio de 2010, 15:19:14 »
N3RD

..........................
panem et circenses

Então se nós somos deuses, um cachorro e uma pedra também o é!

Eu estabeleço diversos valores diferentes para a palavra "deus": A Natureza vive em hierarquias, que aparentam mais ou menos consciência, inteligência e personalidade.

Assim eu acredito, que o ser humano a bordo do planeta Terra, está no topo da cadeia alimentar e parece ser o único animal que criou uma linguagem, uma cultura e a ideia de "deus".

Agora faço-lhe a seguinte pergunta: Porque é o Homem inventou a palavra "Deus"? :)

E ai voltamos aquela discussão sobre você achar que a pedra é uma deusa..

Se a palavra "deus" existe pelos motivos que eu suponho existir, então um animal como um cachorro, pode ser um "deus", de hierarquia sulbaterna ao Homem; mas uma pedra como ser inanimado, no máxima é uma coisa divina.

Francamente, pare de tentar achar brechas para enfiar deus!

Desconfio que a noção, que você tem de "deus" e a minha, divergem   
fortemente. Nem sequer sei ao certo, o que você pretende dizer, quando refuta a existênca de "deus". :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #34 Online: 17 de Maio de 2010, 15:29:25 »
Ângelo Melo

lusitano - em  15 Mai 2010, 21:44:37 - Se a Natureza é destituída de vontade, porque é que nós, a tentamos controlar o máximo possível?

........................................................... .................................

Desde quando algo precisa estar imbuído de vontade para que você possa ou tente controlá-lo? Se você estiver dentro de um caminhão desgovernado a 160 km/h na contramão, você também não vai tentar controlá-lo o máximo possível? E ele também não é destituído de vontade?

Um camião, é um exemplo clássico" - de artefactos - criados por "desenhadores inteligentes" e possuidores de vontade... Nós. :)

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #35 Online: 17 de Maio de 2010, 18:55:34 »
Eu estabeleço diversos valores diferentes para a palavra "deus": A Natureza vive em hierarquias, que aparentam mais ou menos consciência, inteligência e personalidade.
Não conheço esta hierarquia na natureza que aperanta ter inteligência, consciência e personalidade.

Assim eu acredito, que o ser humano a bordo do planeta Terra, está no topo da cadeia alimentar e parece ser o único animal que criou uma linguagem, uma cultura e a ideia de "deus".
De onde você tirou esta ideia (ser humano no topo da cadeia alimentar)?
E qual é a diferença se os humanos foram os únicos a criar a ideia de Deus?

Agora faço-lhe a seguinte pergunta: Porque é o Homem inventou a palavra "Deus"? :)
Para responder as questões triviais (ex:"De onde vem os raios?") e outras menos (ex:"de onde viemos") que não poderia responder .

Se a palavra "deus" existe pelos motivos que eu suponho existir, então um animal como um cachorro, pode ser um "deus", de hierarquia sulbaterna ao Homem; mas uma pedra como ser inanimado, no máxima é uma coisa divina.
E porque você acha que cachorros são inferiores ao homem?

Um camião, é um exemplo clássico" - de artefactos - criados por "desenhadores inteligentes" e possuidores de vontade... Nós. :)

Mas os caminhões não possuem vontade.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #36 Online: 17 de Maio de 2010, 19:30:32 »
N3RD

Se você ainda não conhecia bem a minha justificação, para considerar como plausível a existência de "deus", aqui tem uma amostra do meu pensamento a respeito desse tão controverso e estranho ser.

É verdade, que o conceito de "deus" é tão ambíguo e paradoxal, que por causa disso, uma pessoa que tente "pensar cientificamente", pode decidir em extremo, que de facto "deus", não existe.

Mas justamente, por causa dessa paradoxalidade conceptual, é que se deve inquirir, com o maior rigor, o que é uma pessoa que utiliza a palavra "deus", tem em mente, quando expõe o seu pensamento.

Que motivos é que originaram o aparecimento de tal palavra? Segundo certos observadores, foi a ignorância e o medo. Mas para outros mais românticos, foi o nome que consideraram poético dar aos fenómenos naturais. Assim a beleza, a força e a inteligência fora do comum, foram intituladas de "divinas".

Portanto, primitivamente a palavra divindade, significava as capacidades ou virtudes humanas, naturais, fora da normalidade. Os homens hercúleos, os génios de inteligência rara e espantosa, os contadores de histórias maravilhosas, enfim os sonhadores.

As pessoas de beleza estonteante, cujo fascínio era absolutamente sedutor, as quais provocavam amor e paixão irresistivelmente avassaladores: principalmente as mulheres, pela sua qualidade de parideiras da sociedade. Evidenciando os heróis, cujos feitos extraordinários suscitavam a admiração duma determinada colectividade. Esses com absoluta legitimidade, foram os primeiros "deuses".

Paralelamente, os animais e vegetais incrivelmente fortes e criativos, os fenómenos naturais, surpreendentemente belos e por vezes catastróficos e apavorantes - pela sua incrível potência transformativa, ou acção destrutiva - geraram na mente humana a palavra "deus".

Não havia nada de sobrenatural, quando essa palavra surgiu. Portanto, "deus" era o conceito que melhor designava o extraordinário ou fantástico, inacessível às pessoas vulgares.

Com o tempo, com a transformação da política em religião e vice-versa, é que essa palavra surpreendente, passou a ter uma conotação mítica, fora do contexto natural, inicial.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #37 Online: 17 de Maio de 2010, 20:14:40 »
HeadLikeAHole

..................

voyez-vous?

lusitano - Hoje às 15:19:14 - Eu estabeleço diversos valores diferentes para a palavra "deus": A Natureza vive em hierarquias, que aparentam mais ou menos consciência, inteligência e personalidade.

........................................................... .....

Não conheço esta hierarquia na natureza que aparenta ter inteligência, consciência e personalidade.

Refiro-me propriamente à cadeia alimentar: os minerais, os vegetais e os animais.

O Homem, é um dos seres que eu destaco nesta hierarquia, porque ele é o protótipo de um animal - que na natureza - aparenta ser conscientemente inteligente e possuidor de personalidade. 

lusitano - em  Hoje às 15:19:14 - Assim eu acredito, que o ser humano a bordo do planeta Terra, está no topo da cadeia alimentar e parece ser o único animal que criou uma linguagem, uma cultura e a ideia de "deus".

........................................................... .............

De onde você tirou esta ideia (ser humano no topo da cadeia alimentar)?
E qual é a diferença se os humanos foram os únicos a criar a ideia de Deus?

Que eu saiba, o Homem, foi o único ser da natureza, a criar explosivos para fins bélicos e industriais.

A diferença está, que no contexto deste tópico, só os seres humanos participam em debates deste estilo. (evidentemente, que eu não descarto a possibilidade, de você ter longas conversas, com os minerais, as plantas e outro género de animais não humanos) com os quais, você eventualmente consiga comunicar-se. :idea:

lusitano - Hoje às 15:19:14 - Agora faço-lhe a seguinte pergunta: Porque é que o Homem inventou a palavra "Deus"? 

..............................................

Para responder as questões triviais (ex:"De onde vem os raios?") e outras menos (ex:"de onde viemos") que não poderia responder.

Se você supõe que foi por isso, parece-me que é uma opinião a apreciar. :)

lusitano - Hoje às 15:19:14 - Se a palavra "deus" existe pelos motivos que eu suponho existir, então um animal como um cachorro, pode ser um "deus", de hierarquia sulbaterna ao Homem; mas uma pedra como ser inanimado, no máxima é uma coisa divina.

........................................................... .....................

E porque você acha que cachorros são inferiores ao homem?

para si a palavra "sulbalterno" significa exclusivamente inferior? Entretanto eu usei esta palavra, porque o homem domestica um cachorro, mas não parece ser usual, um cachorro domesticar um um homem.

lusitano - Hoje às 15:29:25 - Um camião, é um exemplo clássico" - de artefactos - criados por "desenhadores inteligentes" e possuidores de vontade... Nós.

........................................................

Mas os caminhões não possuem vontade.

Claro que não!!! Mas são concebidos e construídos, por mentes pensantes, com vontade própria.

E quem sabe, se algum dia, os "desenhadores inteligentes", não projectam e constroem computadores com vontade artificial, para transformá-los em cérebros de camiões? :idea:

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #38 Online: 17 de Maio de 2010, 22:58:24 »
Refiro-me propriamente à cadeia alimentar: os minerais, os vegetais e os animais.

O Homem, é um dos seres que eu destaco nesta hierarquia, porque ele é o protótipo de um animal - que na natureza - aparenta ser conscientemente inteligente e possuidor de personalidade. 
Protótipo de animal? O que quis dizer com isso? O homem É um animal.

Que eu saiba, o Homem, foi o único ser da natureza, a criar explosivos para fins bélicos e industriais.

A diferença está, que no contexto deste tópico, só os seres humanos participam em debates deste estilo. (evidentemente, que eu não descarto a possibilidade, de você ter longas conversas, com os minerais, as plantas e outro género de animais não humanos) com os quais, você eventualmente consiga comunicar-se. :idea:
Ter produzido explosivos não coloca o homem no topo da cadeia, alias, não existe este topo, a cadeia alimentar esta mais para uma teia de relações...gastronômicas.  :o

para si a palavra "sulbalterno" significa exclusivamente inferior? Entretanto eu usei esta palavra, porque o homem domestica um cachorro, mas não parece ser usual, um cachorro domesticar um um homem.
Sim, subalterno significa posição inferior. Isso depende do ponto de vista. Para os cachorros, os humanos são fonte fácil de comida e proteção.

Claro que não!!! Mas são concebidos e construídos, por mentes pensantes, com vontade própria.

E quem sabe, se algum dia, os "desenhadores inteligentes", não projectam e constroem computadores com vontade artificial, para transformá-los em cérebros de camiões? :idea:

Mas não importa se os caminhões foram feitos intencionalmente por seres providos de vontade, não influi em nada no que o Angelo quis dizer.
Reveja o que ele disse:

Se a Natureza é destituída de vontade, porque é que nós, a tentamos controlar o máximo possível?
Desde quando algo precisa estar imbuído de vontade para que você possa ou tente controlá-lo? Se você estiver dentro de um caminhão desgovernado a 160 km/h na contramão, você também não vai tentar controlá-lo o máximo possível? E ele também não é destituído de vontade?
Se o caminhão for trocado por um cometa em direção à Terra, a situação será a mesma: controlar algo destituído de vontade.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #39 Online: 18 de Maio de 2010, 01:00:59 »

O homem não é o único ser pensante, muito menos o único que tem linguagem  :ok:

Porque é o Homem inventou a palavra "Deus"?

Controle, medo, explicar o inexplicável e etc

Se você ainda não conhecia bem a minha justificação, para considerar como plausível a existência de "deus", aqui tem uma amostra do meu pensamento a respeito desse tão controverso e estranho ser.

Sugiro então, que chame os fenômenos espetaculares de outra coisa, que não seja deus, pois isto passa outra coisa...  :ok:

Assim eu acredito, que o ser humano a bordo do planeta Terra, está no topo da cadeia alimentar

Um bom experimento seria tipo a arca de noé, pegue um casal  de cada "especie" solte em uma ilha e veja se realmente o ser humano esta no topo  :twisted:

Não deseje.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #40 Online: 18 de Maio de 2010, 08:59:29 »
N3RD

............................

panem et circenses

lusitano - Ontem às 15:19:14 - Assim eu acredito, que o ser humano a bordo do planeta Terra, está no topo da cadeia alimentar e parece ser o único animal que criou uma linguagem, uma cultura e a ideia de "deus".

........................................................... .............

O homem não é o único ser pensante, muito menos o único que tem linguagem :ok:

Que outro tipo de seres vivos gerados pela Natureza, além do Homem, é que têm características, que eu só observo na Humanidade?

lusitano - Ontem às 15:19:14 - Porque é o Homem inventou a palavra "Deus"?

Controle, medo, explicar o inexplicável e etc :ok:

Então existem realidades, que justificam a invenção dessa tão interessante palavra...

lusitano - Ontem às 15:19:14 - Se você ainda não conhecia bem a minha justificação, para considerar como plausível a existência de "deus", aqui tem uma amostra do meu pensamento a respeito desse tão controverso e estranho ser.

...

Sugiro então, que chame os fenômenos espetaculares de outra coisa, que não seja deus, pois isto passa outra coisa... :ok:

Parece-me que você não simpatiza com a palavra "deus". :idea:

lusitano - Ontem às 15:19:14 - Assim eu acredito, que o ser humano a bordo do planeta Terra, está no topo da cadeia alimentar.

........................................................... ...................

Um bom experimento seria tipo a arca de noé, pegue um casal  de cada "especie" solte em uma ilha e veja se realmente o ser humano esta no topo

Se você tentasse efectuar uma experiência desse género. Aposto que você tentaria estar ao control da mesma. Ou só tentaria ficar de observador, não participante?

Ao imitar "noé", você já está a comandar os animais. :idea:   

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #41 Online: 18 de Maio de 2010, 09:27:15 »
HeadLikeAHole

.................

voyez-vous?

lusitano - Ontem às 20:14:40 - Refiro-me propriamente à cadeia alimentar: os minerais, os vegetais e os animais.

.......................................................

Protótipo de animal? O que quis dizer com isso? O homem É um animal.

Concerteza que o Homem é um animal!!! Quero dizer, que é o exemplo de um animal, característicamente evidenciado por essas qualidades.   

lusitano - Ontem às 20:14:40 - Que eu saiba, o Homem, foi o único ser da natureza, a criar explosivos para fins bélicos e industriais.

E a diferença está, que no contexto deste tópico, só os seres humanos participam em debates deste estilo. (evidentemente, que eu não descarto a possibilidade, de você ter longas conversas, com os minerais, as plantas e outro género de animais não humanos) com os quais, você eventualmente consiga comunicar-se. 

........................................................... ......................................

Ter produzido explosivos não coloca o homem no topo da cadeia, alias, não existe este topo, a cadeia alimentar esta mais para uma teia de relações... gastronômicas.

Se não estamos no topo da cadeia alimentar, porque não faz sentido falar dessa maneira - então - que eu saiba, aparentamos ser os animais dominantes, ou os mais controladores produzidas pela Natureza.

lusitano - Ontem às 20:14:40 - para si a palavra "sulbalterno" significa exclusivamente inferior? Entretanto eu usei esta palavra, porque o homem domestica um cachorro, mas não parece ser usual, um cachorro domesticar um um homem.

Sim, subalterno significa posição inferior. Isso depende do ponto de vista. Para os cachorros, os humanos são fonte fácil de comida e proteção.

:ok: Como é que você se situa em relação a um cachorro, ou a qualquer outra espécie animalesca, não "homo-sapiens"?

lusitano - Ontem às 20:14:40 - Claro que não!!! Mas são concebidos e construídos, por mentes pensantes, com vontade própria.

E quem sabe, se algum dia, os "desenhadores inteligentes", não projectam e constroem computadores com vontade artificial, para transformá-los em cérebros de camiões? 

........................................................... ..............

Mas não importa se os caminhões foram feitos intencionalmente por seres providos de vontade, não influi em nada no que o Angelo quis dizer.

Reveja o que ele disse: se você estiver dentro de um caminhão desgovernado a 160 km/h na contramão, você também não vai tentar controlá-lo o máximo possível? E ele também não é destituído de vontade?

Se o caminhão for trocado por um cometa em direção à Terra, a situação será a mesma: controlar algo destituído de vontade.

Sei perfeitamente, que o Ângelo Melo disse isso: :ok: E eu também disse, que a Natureza através do Homem evidencia a sua vontade.

O Homem quanto a mim, é apenas natureza transformada em Homem.

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #42 Online: 18 de Maio de 2010, 10:09:32 »
Lusitano:

Deixa me ver se eu entendi qual é a sua idéia:
1 - O ser humano possui vontade;
2 - O ser humano possui a capacidade de interferir no meio ambiente;
3 - Logo a vontade da natureza é a vontade do homem porque o ultimo controla a primeira.

É isto?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #43 Online: 18 de Maio de 2010, 11:41:27 »
Que outro tipo de seres vivos gerados pela Natureza, além do Homem, é que têm características, que eu só observo na Humanidade?

Depende de quais características estas a falar, se for sobre a comunicação temos: Golfinhos.

Se for sobre "pensar", escolher entre a e b temos: Chimpanzé.

Se você tentasse efectuar uma experiência desse género. Aposto que você tentaria estar ao control da mesma. Ou só tentaria ficar de observador, não participante?

Sem problemas em ser participante de uma experiencia desta. Não sou tão apegado a minha vida assim  :ok:

E definitivamente não me dou bem com a palavra deus, pois ela remete coisas SOBREnaturais .
Não deseje.

Offline Nada

• Nível 15
  • *
« Resposta #44 Online: 18 de Maio de 2010, 15:41:21 »
O Calvino é foda. Vem aqui, cria o tópico, cria a confusão e desaparece. Ô, Calvino! Quero saber tua opinião sobre esse assunto que vc levantou.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #45 Online: 18 de Maio de 2010, 19:00:24 »
HeadLikeAHole

------------
voyez-vous?

Lusitano:

Deixa me ver se eu entendi qual é a sua idéia:
1 - O ser humano possui vontade;
2 - O ser humano possui a capacidade de interferir no meio ambiente;
3 - Logo a vontade da natureza é a vontade do homem porque o ultimo controla a primeira.

É isto?

Sim é isso que eu imagino. É uma espécie de auto-controle, por parte da
natureza. :ok: Mas eu acredito, que o ser humano não é o único ser vivo, em que a vontade natural se manifesta. O Homem, talvez seja o que aparenta, possuir maior percentagem dessa qualidade. :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #46 Online: 19 de Maio de 2010, 07:43:29 »
HeadLikeAHole

Apresento-lhe aqui o ponto de vista do autor da filosofia "exeriana", com a qual eu concordo.

O ser humano, é provavelmente, o mais avançado produto do universo.

Esta afirmação, deriva da simples observação da natureza em todos os níveis possíveis pela nossa Ciência. Se estabelecermos um grau de complexidade física, na diversidade de elementos químicos que compõem alguma estrutura, perceberemos facilmente que:

Uma Estrela é composta basicamente de Hidrogênio e Hélio.
Os planetas se constituem de elementos mais densos e complexos, os Jovianos, gigantes gasosos, podem possuir Amônia, Metano e gases nobres. Já os planetas sólidos costumam conter Ferro, Níquel, Estanho e outros minerais.

A Terra é o mais complexo planeta conhecido, possui todos os elementos anteriores e mais diversos outros, inclusive o Carbono, no qual a vida se baseia. Uma forma de vida qualquer possui um grau de complexidade maior que de uma rocha. Os aminoácidos, as bactérias unicelulares, os seres multicelulares, evoluem em graus de complexidade bio química cada vez mais diversificado

No topo da escalada evolutiva estão os animais superiores, que reúnem o maior número de elementos químicos distintos e em cujo metabolismo existem as mais complexas relações físico químicas, principalmente os animais de sangue quente. Os mamíferos são sem dúvida os mais complexos. Mas o que tornaria o homo sapiens ainda mais complexo que os demais mamíferos?

Primeiro, a estrutura cerebral, muito mais avançada. Um nível maior de complexidade perceptível até mesmo em relação aos nossos parentes primatas mais próximos.

Sendo assim, o homo sapiens é fisicamente a estrutura mais complexa que nós mesmos reconhecemos em todo o Universo por nós já desvendado.
Haverão coisas ainda mais complexas? Provavelmente. Mas por enquanto o que comprovamos é isso. Somos os degrau final da evolução, o estágio mais recente e mais avançado.

Como se isso já não bastasse, ainda desenvolvemos algo único, uma cultura, capaz de nos possibilitar entre outras coisas, aumentar a complexidade do fenômeno humano. Ou seja, a cultura humana é a mais recente e avançada criação do Universo.

O interessante é que há uma relação direta entre o nível de complexidade do organismo e o seu grau de consciência. Quanto mais complexo o animal, mais ele demonstra inteligência.

E essa inteligência, essa consciência de nós mesmos, está levando o Ser Humano a tentar entender a si próprio, a natureza e o Universo.

Se somos seres conscientes, e ao mesmo tempo fazemos parte do Universo, se nossa matéria estava presente na matriz primordial do Big-Bang, então podemos dizer que somos a consciência do Universo, pelo menos a que conhecemos.

O Universo é autoconsciente.

Se fizermos uma analogia com o nosso corpo, diríamos que nosso estômago é consciente? Que nosso pé é consciente? Que nosso sangue é consciente?

Talvez, mas uma coisa é certa, nós somos seres conscientes, e pelo menos parte desta consciência está no cérebro. Simplificando, é como se nós, seres humanos, fossemos a Consciência do Universo, ao mesmo tempo que fazemos parte dele.

Se uma parte do corpo é consciente, então dizemos que aquele ser é autoconsciente.

Se uma parte do Universo é consciente, então podemos dizer que o Universo é autoconsciente.

Mas esse conceito pode ser estendido sim, ao metafísico. Afinal se tudo o que se tornou gradativamente mais complexo aumentou seu nível de Consciência, então é claro que o potencial para desenvolver tal consciência é inerente a tudo no Universo.

Ou seja, o Universo é no mínimo, potencialmente consciente.

Agora extrapolando nossa esfera de domínio científico, a esfera terrestre. Não creio haver qualquer motivo razoável para duvidar da existência de outras formas de vida tão ou mais complexas que a nossa em outras partes mesmo do Universo conhecido.

Então teríamos consciências espalhadas em diversas partes do Universo, que estaria recheado de consciências, aumentando mais ainda sua natureza Auto Consciente.

O objectivo do Universo é autoconhecimento.

Por quê?!?!?

Por que vivemos? Para onde vamos? De onde viemos? Pra quê viver? Por que nascer e morrer?

Qual o significado de tudo? Existe vida após a morte? Por que não queremos morrer?

São as questões que assolam toda a história humana, que sempre perturbaram a todos, que jamais forram plenamente respondidas e que nos acompanharão por toda a vida.

Tudo isso nos leva a uma constatação. Nós queremos conhecer!
Queremos saber das coisas ao nosso redor, saber sobre nós mesmos, sobre o Universo e o real.

Todo o fenômeno da cultural humana obedece a um impulso, o da superação de dificuldades, de expansão do conhecimento, do domínio sobre a natureza.

Tudo isso reflete uma realidade única. A busca pelo conhecimento.
Por que temos essa vontade incessante e implacável?

Por que somos assim?

Por quê?!?!

Não é possível responder satisfatoriamente a essa pergunta, saber de onde vêm esse vontade, esse impulso para o conhecimento. Mas é esse impulso que determina todo o fenômeno humano.

É isso que nos torna autoconscientes.

Se a consciência do Universo, nós, busca o Auto Conhecimento, então o Universo busca o autoconhecimento.

Esse é o nosso objetivo, por que tudo gira em torno dele, esse ímpeto inexplicável que gerou todo o fenômeno humano, é no fundo, uma busca em si mesma.

É por isso que digo, que no fundo a Filosofia sempre esteve presente de um modo ou de outro na cultura humana, ela pode ter se estruturado na Grécia antiga, mas no fundo, todos buscam a sabedoria.

Ou seja, a vontade de conhecer, fundamento primário da Filosofia, de conhecer por conhecer, esse fim em si mesmo que leva o Ser Humano a fazer o que quer que seja, é não só nosso impulso, mas nosso objetivo.

É o conhecimento que nos empurra em busca de mais conhecimento, é no fundo, a busca pelo autoconhecimento.

O Universo, busca o autoconhecimento, e um de seus meios para isso, somos nós. O ser humano é um veículo.
« Última modificação: 19 de Maio de 2010, 07:46:22 por lusitano »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 19 de Maio de 2010, 09:24:23 »
[...]
Uma Estrela é composta basicamente de Hidrogênio e Hélio.

Os planetas se constituem de elementos mais densos e complexos, os Jovianos, gigantes gasosos, podem possuir Amônia, Metano e gases nobres. Já os planetas sólidos costumam conter Ferro, Níquel, Estanho e outros minerais.

A Terra é o mais complexo planeta conhecido, possui todos os elementos anteriores e mais diversos outros, inclusive o Carbono, no qual a vida se baseia. Uma forma de vida qualquer possui um grau de complexidade maior que de uma rocha. Os aminoácidos, as bactérias unicelulares, os seres multicelulares, evoluem em graus de complexidade bio química cada vez mais diversificado
[...]

Caro Lusitano

Sem entrar no mérito do conteúdo do seu pensamento, permita-me fazer apenas um pequeno esclarecimento.

O carbono, que você atribui como maior grau de complexidade da Terra, também está presente nos mega planetas gasosos, via amônia e metano; bem como nos planetas rochosos, em diversos tipos de minerais.

Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #48 Online: 19 de Maio de 2010, 15:51:18 »
Geotecton

Caro Lusitano

Sem entrar no mérito do conteúdo do seu pensamento, permita-me fazer apenas um pequeno esclarecimento.

O carbono, que você atribui como maior grau de complexidade da Terra, também está presente nos mega planetas gasosos, via amônia e metano; bem como nos planetas rochosos, em diversos tipos de minerais.

:ok: Mas parece-me, que a forma como o carbono faz ligas com outros elementos, é que determina a existência de vida na Terra. :idea:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 20 de Maio de 2010, 09:43:52 »
Geotecton

Caro Lusitano

:ok: Mas parece-me, que a forma como o carbono faz ligas com outros elementos, é que determina a existência de vida na Terra. :idea:

Sem dúvida. No entanto a maneira com voce redigiu a sua frase deu a entender que o elemento carbono só estava presente na Terra, o que não é verdade.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!