A dúvida de que Deus existe e a certeza de que um dia irá morrer. Esse conflito gera o pior dos males, o medo.
Não sei qual a sua experiência com a morte (do outro, evidentemente) mas o que eu tenho observado é que o fato de uma pessoa acreditar ou não em deus não diminui ou aumenta o medo da morte. Você diz isso baseado em quê? Cite exemplos.
Já trabalhei em um cemitério fazendo serviços gerais e isso incluía sepultamentos. A maioria esmagadora das pessoas que observei tem verdadeiro horror a morte, mesmo que a sua fé diga que tudo vai ficar bem.... Todos temos esse medo que é instintivo; católicos, espíritas, evangélicos, ateus, etc têm esse medo em menor ou maior grau isso vai variar de pessoa para pessoa..... Pensar diferente é pura ilusão.
A minha vó, que na verdade era mais uma mãe faleceu em 1995, me lembro muito bem que alguns dias antes de falecer me perguntou se eu acreditava em vida após a morte, nessa ocasião ela já estava nas últimas. Eu respondi que não sabia e ela que era uma católica (não muito praticante) disse que não acreditava nesse tipo de coisa. Evidentemente fiquei surpreso.... Resumindo, eu estava ao lado dela quando deu o último suspiro, morreu tranquila, não mostrou ter medo da morte e tampouco acreditava que sua vida continuaria.
E eu não sou velho, e nunca fui ateu [etimologicamente falando] mas dizia ser crente, só por causa de costumes hereditários. Mas em determinadas situações tinha vergonha de dizer que eu era. Posso dizer que o máximo que cheguei do ateísmo foi uma breve aspiração, porque também já xinguei Deus quando as dúvidas me torturavam à alma. Eu só me considero crente há três anos, os outros 26 eu estava apenas na escola da vida, aprendendo sobre as dores e os prazeres desse mundo [como todos nós estamos]. A diferença entre eu e vocês é que eu não gostei de ficar nessa escola de prazeres e dores, e procurei o máximo me esforçar para sair. Foi a partir dai que começou a auto-observação e cheguei a conclusão de que Deus, de fato, existe. O espiritismo me ajudou muito, claro.
Sinceramente Micrômegas eu acho essa atitude de xingar deus de uma infantilidade ridícula apenas reflete o imaturidade da pessoa, pois é ridículo xingar algo inexistente. Isso do ponto de vista de um ateu.
Por favor, coloque em termos práticos qual seria essa diferença entre você é nós (ateus). O que você faz de diferente que te levou a deixar essa “escola de prazeres e dores”?. Onde você se encontra agora?
Quando você fala “a diferença entre eu é vocês”... da a impressão que você estaria vivendo em um mundo mágico, como se você tivesse um conhecimento que os pobres e ignorantes ateus desconhecem devido ao seu baixo desenvolvimento espiritual. Provavelmente você se ache mais elevado por ter se "desvencilhado das ilusões deste mundo".... Bonito isso, né?

Nos meus tempos de misticismo eu pensava ter descoberto um mundo incrível, mas dia após dia se mostrou uma grande besteira. Já li muitos “livros espirituais”, já frequentei inúmeras palestras com pessoas da gnose, espiritismo, nova acrópole, brahma kumaris, hari krishna, budismo tibetano, budismo theravada, trigueirinho (tem cada coisa engraçada

), rosacruz e.... bom deve ter tido mais algum que não me lembro. Usando as suas palavras
“Foi a partir dai que começou a auto-observação e cheguei a conclusão de que Deus, de fato, não existe. O espiritismo me ajudou muito, claro. Portanto sou contra qualquer crente que fica por ai fazendo proselitismo como se eles fossem seres únicos e exclusivos da bondade de Deus, e dono da verdade. Eles esquecem que ja cometeram muitos sacrilégios, e injurias, e também não percebem que se dizem crentes somente por carregar um rótulo, mas na verdade não faz nada para mudar sua natureza irracional [é bom deixar claro que não estou dizendo que é preciso ser crente para mudar nossa natureza irracional]. São crentes céticos - como vocês mesmo ja disseram aqui - e eu concordo. Mas tem uns que de fato são crentres, e são fáceis de reconhecerem: são àqueles que se esforçam para mudar suas más tendências.
Todos nós estamso no mesmo barco, e somos todos iguais, a diferença é que uns ficam mais tempo em coisas supérfulas que estragam a visão.
Crente no meu modo de ver é aquele que crê, na maioria das vezes sem fazer qualquer questionamento sobre a crença, simples assim.
O fato da pessoa mudar de atitude perante a sociedade não é característica exclusiva do crente como você mesmo disse.
Quais coisas supérfluas?
A vida não cessa. A vida é fonte eterna e a morte é o jogo escuro das ilusões. O grande rio tem seu trajeto, antes do mar imenso.
Copiando-lhe a expressão, a alma percorre igualmente caminhos variados e etapas diversas, também recebe afluentes de conhecimentos, aqui e ali, avoluma-se em expressão e purifica-se em qualidade, antes de encontrar o Oceano Eterno da Sabedoria. [André Luiz]
Romântico.......