Li parte desse tópico, fiquei curioso, e vou fazer uma pergunta para quem quiser responder.
Na década de 60 o conceito de democracia era parecido com o que temos hoje em dia?
Digo isso pq desconfio que naquela época os atuais conceitos de direitos civis estavam sendo discutidos e "conquistados" nos EUA e Europa. Os próprios EUA praticavam o apartide em alguns estados, o macartismo que expulsou, perseguiu e eliminou toda a oposição ideológica, etc. Na França teve uma briguinha boa tb para conquistar o direitos trabalhistas, direitos estudantis, e nas colônias o cacete corria solto, etc. No lado socialista então, nem se fala a barbárie que foi cometida nos parâmetros de hoje em dia.
Então pessoal, acho meio difícil querer fazer uma comparação moral ou de valores a respeito das "intenções" ou ações democráticas ou anti-democráticas do período da ditadura.
Para mim, os dois lados tinham lá a sua ideologia ou anti-ideologia com seus méritos e desméritos. No final das contas o lado capitalista se mostrou mais eficiente e venceu a parada no geral, mas o lado socialista tb deu algumas contribuições nas reinvindicações civis e sociais.
E como para mim os dois lados tem os seus vícios e defeitos o Brasil atual herdou as cagadas que ambos fizeram e fazem, mas agora com uma relativa estabilidade política veremos se teremos capacidade de evoluir mais cedo ou mais tarde quando os "países desenvolvidos" evoluirem até um ponto onde teremos obrigatoriamente que copiar como foi toda a história do Brasil.
Agora, crimes, os dois lados cometeram. Acho que a anistia feita pelo lado vencedor foi uma boa. Se o outro lado tivesse vencido, uma hora ou outra teria de haver uma anistia qualquer para que a nação tivesse um mínimo de paz (ou um extermínio, como aconteceu em muitos momentos da história da humanidade).
Mas eu queria perguntar mesmo é se o conceito de democracia e liberdade pré-década de 70 era parecido com o atual. Porque desconfio que não.