A discussão está tomando um rumo inadequado em função do West ter dito, erroneamente ao meu ver, que o Brasil é o país mais corrupto do mundo. Há países com mais, muito mais corrupção, notadamente na África central, porque lá o tecido social está totalmente esgarçado. Mas algumas outras observações do West são pertinentes, em meu entendimento.
A questão da corrupção pode ser abordada de duas maneiras: enquanto percepção e enquanto experiência. No que tange à percepção, primeiramente estrangeira, eu entendo que os estereótipos de "carnaval, futebol, praia e sexo" são históricos e, ao meu ver, trazem embutidos o estereótipo da corrupção.
Neste "link" indicado pelo Mr. Mustard (
http://novo-mundo.org/geral/ranking-da-corrupcao-os-paises-mais-e-menos-corruptos-do-mundo.html) as informações fornecidas demonstram que a corrupção é sentida pela maneira supra descrita. Também deste "link" se deduz que a avaliação do _Juca_ se mostra inadequada, pois o Brasil saiu da posição 59 em 2.004 para a posição 74 em 2.009, mesmo após um melhor ciclo de crescimento econômico.
Na parte da experiência, assim como o West, eu conheço muitos relatos sobre o comportamento inadequado de brasileiros no exterior. Em um deles, acontecido há cerca de 2 anos, uma família de classe média alta brasileira viajava pelo estado do Maine, quando o pai cometeu uma infração de trânsito. Um policial o interpelou e o multou. Para tentar se livrar da multa, o pai tentou subornar o agente com US$ 200,00. Pegou "cana" de 3 dias, foi julgado e condenado a pagar uma multa de US$ 1.000,00. Há muitos outros relatos, mas a partir disto eu não posso extrapolar que todos (ou quase todos) os brasileiros fazem isto.
Por fim quero expressar a minha opinião baseada na larga experiência que tenho com a população e o setor público em uma das minhas atividades profissionais. Sem comparar com outros países, eu afirmo que a corrupção no Brasil é grande, quase arraigada em alguns setores da sociedade, mais notadamente onde o poder público está mais exposto.