Egito ordena abertura de fronteira com GazaAbertura da passagem fronteiriça vai permitir entrada de ajuda humanitária na região bloqueada por IsraelO presidente egípcio, Hosni Mubarak, ordenou nesta segunda-feira a abertura da passagem fronteiriça de Rafah, que une o Egito com a Faixa de Gaza, para permitir a entrada de ajuda humanitária, um dia depois do ataque israelense à frota internacional que pretendia romper o bloqueio à faixa palestina. A fronteira de Rafah é a a única passagem do exterior para o território palestino que não é controlada por Israel.
Barco que foi invadido na madrugada desta segunda-feira é escoltado até porto israelenseSegundo a televisão estatal egípcia, a abertura tem o objetivo de permitir a passagem de ajuda humanitária e médica aos palestinos em Gaza, assim como a entrada no Egito de palestinos doentes.
O chefe da assessoria de imprensa do lado egípcio de Rafah, Musad Badawi, disse que as autoridades da passagem fronteiriça receberam ordens para abri-la hoje e que não se sabe ainda até quando permanecerá aberta.
Badawi afirmou que a abertura da passagem estava prevista para amanhã, mas foi adiantada devido ao ataque israelense de ontem à frota de seis navios que pretendia levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza e que provocou morte de nove civis que faziam parte da frota.
O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores egípcio, Hossam Zaki, disse ontem que seu país manteria esforços destinados a aliviar o sofrimento dos cidadãos palestinos em Gaza pelo envio de remédios e de qualquer tipo de ajuda procedente de países árabes e ocidentais.
O Egito, que da mesma forma que Israel mantém fechadas as passagens fronteiriças com Gaza, abre excepcionalmente a fronteira para permitir o envio de ajuda humanitária.
Desde que o grupo islâmico palestino Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza, primeiro nas eleições legislativas de janeiro de 2006 e depois com a expulsão de seus rivais do Fatah em junho de 2007, Israel mantém um bloqueio econômico sobre Gaza.
O Egito abre a passagem de Rafah algumas vezes ao ano para a passagem pessoas e ajuda humanitária (foto de 2008)http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/egito+ordena+abertura+de+fronteira+com+gaza/n1237649539222.html