Realmente não vejo uma solução satisfatória no curto prazo.
Foi legal vc falar isso pq nos fóruns discute-se mais quem tá certo ou tá errado, do que como resolver a situação.
Eu vejo os seguintes cenários:
- INICIATIVA MULÇUMANA: os mulçumanos dificilmente vão conseguir equilibrio militar a médio prazo (~20 anos), logo ou eles vão continuar nessa tática de resistência pelo terrorismo e ameaças sem bala na agulha e continuar tomando na cabeça por um bom tempo, ou eles por algum milagre de Alá resolvem fazer uma resistência não violenta e tentar estabelecer o estado palestino pacíficamente aceitando a existência de Israel, e em caso de intransigência de Israel os árabes procurariam se fortalecer políticamente fazendo pressão e aí com mais moral para se armar, visto que agora eles seriam "da paz" e tentariam utilizar o argumento da vítima para se fortalecer político-militarmente.
Caso Israel aceite essa mudança, seria teoricamente a solução dependendo de quanto tempo eles aguentariam ser vizinhos sem provocações mútuas, e se aceitassem dividir Jerusalém.
- INICIATIVA ISRAELENSE: Israel teria que fazer uma ampla mudança de estratégia de pacificação, onde procuraria não provocar e tentaria aguentar a provocação palestina mais se protegendo do que revidando por um certo tempo para ver se os ânimos se acalmam no lado mulçumano. O que acho fora de questão pelo passado dos dois grupos.
- INICIATIVA AMERICANA: Dar um ultimato militar e econômico nas duas partes para aceitarem um termo de paz de acordo com a ONU. Também difícil pois militarmente acho que os USA podem, mas economicamente tenho minhas dúvidas se eles topariam, e menos ainda ideologicamente. Acho que eles preferem ir levando a política atual do que forçar uma paz a um alto custo.
- INICIATIVAS EXTRAS: como a do Lula, ou ondas pacifistas no ocidente. Mas estas não dá para saber no que vai dar ... o nada é bem provável
Minha conclusão: Ou os palestinos, iranianos, etc tentam uma linha menos briguenta ... ou vão apanhar mais um pouco pqo outro lado tá ganhando e não vai mudar o time tão cedo.