Não sei se esse tema já foi abordado pois estou por fora do fórum pela falta total de tempo, caso já tenham falado sobre isso por favor me desculpem e desconsiderem.
Dia 1 de agosto começa o próximo recenseamento em todo o Brasil.
Em teoria todos os domicílios do país serão visitados.
Existem dois questionários, o 'básico' e o 'da amostra'. Um deles será obrigatoriamente aplicado nos domicílios que estiverem ocupados na data de referência que é "a noite de 31 de julho para 1 de agosto de 2010". O conceito de ocupado é se o domicílio era utilizado como moradia na data de referência.
No questionário básico não existe a pergunta sobre religião, que é "Qual é a sua religião ou culto?", esta questão só está presente no questionário "da amostra", que será aplicado em um número reduzido de domicílios, dizem que a cada 10 domicílios, em 1 será aplicado o questionário da amostra.
Neste Censo (no questionário da amostra, quando o recenseador fizer a pergunta sobre religião ou culto) será possível informar a religião a qual pertence escrevendo o nome da religião.
Quando o recenseador escrever a palavra "Ateu" por completo, aparecerá na lista de opções "Ateu" e ele poderá selecionar esta opção, caso a pessoa sendo recenseada falar que não tem religião os recenseadores estão treinados a escrever "sem religião". Por outro lado os recenseadores estão sendo instruídos a escrever exatamente o que a pessoa declarou e procurar o que melhor se adapta na lista de opções que irá aparecer, portanto cuidado!
Então ateus, é importantíssimo responder "Ateu" ao recenseador e se possível observar na tela do computador de mão se o recenseador digitou isso e selecionou a opção "Ateu".
É isso aí, finalmente temos a chance de ser contados, vamos aproveitar.