Autor Tópico: Ateus no Censo 2010  (Lida 21704 vezes)

Offline mUKA

• Nível 15
  • *
    • muka.org
Ateus no Censo 2010
« Online: 22 de Julho de 2010, 20:44:09 »
Não sei se esse tema já foi abordado pois estou por fora do fórum pela falta total de tempo, caso já tenham falado sobre isso por favor me desculpem e desconsiderem.

Dia 1 de agosto começa o próximo recenseamento em todo o Brasil.

Em teoria todos os domicílios do país serão visitados.

Existem dois questionários, o 'básico' e o 'da amostra'. Um deles será obrigatoriamente aplicado nos domicílios que estiverem ocupados na data de referência que é "a noite de 31 de julho para 1 de agosto de 2010". O conceito de ocupado é se o domicílio era utilizado como moradia na data de referência.

No questionário básico não existe a pergunta sobre religião, que é "Qual é a sua religião ou culto?", esta questão só está presente no questionário "da amostra", que será aplicado em um número reduzido de domicílios, dizem que a cada 10 domicílios, em 1 será aplicado o questionário da amostra.

Neste Censo (no questionário da amostra, quando o recenseador fizer a pergunta sobre religião ou culto) será possível informar a religião a qual pertence escrevendo o nome da religião.

Quando o recenseador escrever a palavra "Ateu" por completo, aparecerá na lista de opções "Ateu" e ele poderá selecionar esta opção, caso a pessoa sendo recenseada falar que não tem religião os recenseadores estão treinados a escrever "sem religião". Por outro lado os recenseadores estão sendo instruídos a escrever exatamente o que a pessoa declarou e procurar o que melhor se adapta na lista de opções que irá aparecer, portanto cuidado!

Então ateus, é importantíssimo responder "Ateu" ao recenseador e se possível observar na tela do computador de mão se o recenseador digitou isso e selecionou a opção "Ateu".

É isso aí, finalmente temos a chance de ser contados, vamos aproveitar.
mUKA

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Ateus no Censo 2010
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2010, 21:24:40 »
Eu já passei por 4 censos e nunca a minha residência foi visitada!

Mas, se desta vez eles aparecerem, estarei preparado.

« Última modificação: 22 de Julho de 2010, 21:30:48 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2010, 21:31:23 »
Eu sempre achei que esse pessoal do censo fosse lenda. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2010, 21:36:06 »
Eu estava com um palm deles outro dia... Não é lenda, não. Eles existem! :grito:

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2010, 11:14:02 »
Aqui eles mandam um carta com um questionário com 10 perguntas. Nenhuma dessas perguntava sobre religião.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Pandora

• Nível 14
  • *
  • Não são pedras, são aerolitos!!!
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2010, 16:43:25 »
Aqui teve um "pré- censo" sobre escolaridade e profissão das pessoas que moram aqui!

Vamos ver se esse ano eles aparecem! Aqui em casa se eu atender digo atéia, mas se for minnha mãe ela vai dizer católica... apesar de ter ido à igreja pela úlltima vez há mais de 10 anos e mesmo assim porque era batizado da minha irmã e de só rezar durante a seia no natal...

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2010, 18:12:08 »
O pessoal do censo existe?  :susto: Putz.... Espero que dessa vez eu possa constatar isso com os meus próprios olhos.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2010, 20:47:29 »
Eu não sei, nunca vi. Só ouço falar.  :|
Se alumia, então é lanterna...

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2010, 02:07:37 »
Respondi ao senso em 2007, e me perguntaram qual era minha religião... Atéia, foi o que respondi, o sr. ficou meio surpreso, mas seguiu sem muita delonga.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2010, 09:29:16 »
Eles existem mesmo. Da outra vez, eu fui um dos últimos no prédio, já que trabalho o dia todo. A mulher ficou até tarde da noite "atacando" quem chegava até completar o prédio todo.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Julho de 2010, 14:24:34 »
Eles existem sim, você não percebe? Você precisa ter fé, e sentira dentro de você a certeza de que eles existem...   :P

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Julho de 2010, 18:31:22 »
Eles existem sim, você não percebe? Você precisa ter fé, e sentira dentro de você a certeza de que eles existem...   :P

Seja bem vindo Domiciano.
Foto USGS

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Julho de 2010, 18:55:58 »
Obrigado...  :)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2010, 06:56:26 »
Não quero sentir nada dentro de mim.

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Agosto de 2010, 18:48:47 »
Um agente do IBGE me visitou segunda feira, respondi ao questionário, mas não tinha a pergunta que eu queria responder: Qual a sua religião?

Perguntei porque e me disse que só alguns modelos de questionário tem essa pergunta e que eu não fui a sortiada. Também me disse que não tem a opção ateu e sim sem religião.

Sacanagem. |(

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #15 Online: 04 de Agosto de 2010, 19:59:36 »
Pelo visto os números do IBGE vão ser furados.  :|

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #16 Online: 04 de Agosto de 2010, 20:08:42 »
Pelo visto os números do IBGE vão ser furados.  :|

Com certeza.

Fiquei chateada com isso...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Agosto de 2010, 20:55:01 »
Que engraçado isso... eu dei uma olhada nas estatísticas do censo de 2000 e segundo ele existiam no Brasil àquela época exatamente 2905 seguidores do Hinduísmo, e precisamente 43 deles viviam na zona rural... mas, como a pergunta sobre religião é por amostragem, eu acho bem provável que eles tenham encontrado uma única pessoa no Brasil inteira que se declarava hindu e vivia na zona rural e por extrapolação eles chegaram a esse número de 43 no Brasil inteiro. Podiam existir só 2 no total. Para religiões populares essas extrapolações devem resultar em valores bastante precisos, mas para religiões com poucos adeptos os desvios com relação à realidade devem ser altíssimos! Mas mesmo assim, embora eu tenha procurado, não achei informações sobre margem de erro e grau de confiança dessas estimativas.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Agosto de 2010, 00:55:35 »
As denominações cristãs protestantes fazem um censo anual próprio.
Talvez vocês devessem fazer o mesmo...
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Agosto de 2010, 01:35:41 »
As denominações cristãs protestantes fazem um censo anual próprio.
Talvez vocês devessem fazer o mesmo...

Como? Eles batem de porta em porta perguntando qual é a religião das pessoas?

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #20 Online: 05 de Agosto de 2010, 01:39:57 »
Como? Eles batem de porta em porta perguntando qual é a religião das pessoas?

As Igrejas são organizações nacionais, com todas as suas congregações cadastradas. As congregações por sua vez têm seus membros cadastrados. Nome, endereço, idade, etc. Então fica fácil.

Se os ateus colocassem um site onde a pessoa poderia deixar seu nome e fizessem propagando pela net, certamente daria um número maior do que no Censo.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Agosto de 2010, 01:54:16 »
Mais fácil pegar pesquisas amostrais feitas por um IBOPE ou Datafolha. Qualquer hora eles fazem uma pesquisa dessas.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Agosto de 2010, 01:56:35 »
Mais fácil pegar pesquisas amostrais feitas por um IBOPE ou Datafolha. Qualquer hora eles fazem uma pesquisa dessas.

Ou isso  :P

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 05 de Agosto de 2010, 02:01:58 »
Aqui uma pesquisa de 2007:

Quando indagados sobre a existência de Deus, 97% dos brasileiros afirmam acreditar totalmente; 2% dizem ter dúvidas e 1% não acreditam. Mesmo entre os que não têm religião, 81% acreditam que Deus existe.

A crença na existência do Diabo é menor, embora também seja compartilhada pela maioria: 75% acreditam totalmente, 9% têm dúvidas e 15% não acreditam que ele exista. Entre os evangélicos pentecostais a taxa dos que acreditam no Diabo chega a 95%. Já entre os espíritas, a taxa dos que não acreditam (50%) supera a dos que acreditam (44%).

A maioria dos brasileiros também acredita totalmente que Jesus ressuscitou após morrer na cruz (93%), que o Espírito Santo existe (92%), na ocorrência de milagres (87%), que Maria deu a luz a Jesus, apesar de virgem (86%), que Jesus voltará à Terra no final dos tempos (77%), que a hóstia é o corpo de Jesus (65%), que após a morte, algumas pessoas vão para o céu (64%) ou para o inferno (58%), que existe vida após a morte (60%) e que existem santos (57%).

A maior parte dos brasileiros (44%) não acredita em reencarnação; 37% acreditam totalmente e 18% têm dúvidas.

http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=446]Leia mais...

Essa pesquisa, apesar de ser amostral, é mil vezes mais informativa que o censo, ela traz uma série de outra informações a mais, como você pode ver. Mas não deixa de ser curioso que há mais pessoas que acreditam que você vai para o céu depois de morrer (64 %) do que pessoas que acreditam que exista vida após a morte (60 %)  :o

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Agosto de 2010, 02:08:39 »
Pesquisa interessante. Acho que a melhor que eu já ví, as outras sempre diziam:

"Sem religião".

Que vai desde o ateu ao "tenho um lado espiritual independente de religiões" do orkut.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!