Autor Tópico: Datena destila preconceito violento contra ateus (CALA BOCA DATENA)  (Lida 74487 vezes)

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
Re:Datena destila preconceito violento contra ateus (CALA BOCA DATENA)
« Resposta #550 Online: 24 de Outubro de 2011, 01:17:49 »
Se houvesse e se tal consenso fosse no sentido de que neste país não existe o direito de "ofender pessoas" (sorte a dos macacos, que nunca ficam ofendidos), me perdoe ser repetitivo, este site já estaria bloqueado e a maioria dos seus donos e ilustres participantes, e mais um milhão de outros parecidos com ele.

Existe um amálgama de procedências aqui, mas falta, e muito, uma análise mais cuidadosa referente à falta de simetria entre os direitos de cada um falar o que quiser. A concessão pública de um veículo de comunicação em massa, aliada à assimetria de possíveis direitos de respostas que jamais terão a mesma abrangência vinda de qualquer um que não seja no mesmíssimo programa e horário, e com os mesmíssimos telespectadores, torna a referida liberdade de expressão, por si só, ignorante em relação aos seus alcances e efeitos, e totalmente injusta para com quem não possui as mesmas prerrogativas de concessão. Some-se a isso um explícito ataque de incitação à ignorância juntamente com ofensas perniciosas a um grupo absolutamente lícito em sua posição, e temos ainda mais agravantes.

Hoje, em minha janta, o brinde foi para você, Nightmare. Parabéns.
Sim, há que se considerar tal assimetria de representatividade num meio comunicativo tão unidirecional, embora eu não tenha, pessoalmente, problema algum em ser ofendido (OFENDIDO, não acusado) num caso como esse sem direito a resposta que, o mais provável, eu não quereria perder tempo dando. Mas de fato há casos de "livre expressão" em que essa unidirecionalidade deve ser compensada por algum fator regulatório impositivo ou tal "livre expressão" tornar-se-á uma imposição em si fazendo os meios de divulgação de massa tornarem-se meios de "divulgação" *para* a massa, se me faço bem entender. Tome-se como exemplo a famigerada campanha de desarmamento em que observa-se, claramente, que não há mais um mínimo espaço nesses veículos para a expressão daqueles que são a favor do armamento do cidadão cumpridor das leis. A questão é, assim, posta na condição de indiscutível nas "opiniões' de uma maioria sem personalidade suficiente para sustentar opiniões realmente próprias.

Mas... o que está por trás de "tudo isso"? Ou, como dizia aquela música daquela banda de dois faggots... Erasure, "in whose hands are we anyway?"

Skorpios

• Visitante
« Resposta #551 Online: 24 de Outubro de 2011, 09:25:39 »
Só vi agora. Parabéns, Nigh†mare, muito bem feito. :ok:

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #552 Online: 24 de Outubro de 2011, 09:30:36 »
Eu realmente não entendo essa divinização da tal "liberdade de expressão" que alguns demonstram. O direito a livre expressão não é um direito maior que os outros direitos. Pra todos os outros existe um contrabalanço na forma de deveres. Mas ao que parece, muitos defendem a liberdade de expressão sem nenhuma contrapartida.

Meu direito de ir e vir é contrabalanceado pelo meu dever de cumprir as leis que abrangem a forma com que eu exerço esse direito e com a obrigação que o fato de eu me locomover não impeça que outros o façam.

Meu direito a propriedade privada é contrabalanceado pelo meu dever de seguir a legislação específica e com a obrigação de não causar danos a outrem com a minha propriedade.

Então porque o meu direito a liberdade de expressão não deve ser contrabalanceado pelo meu dever de seguir uma legislação específica que dê a possibilidade de quem se sinta ofendido com o que eu digo busque uma retratação ou punição? Ou o direito de livre expressão é maior que o direito à dignidade?

Se eu quero falar o que quiser, eu também tenho que estar ciente de que o que eu falo pode ofender alguém e que por isso eu posso ser punido. Mera questão de cidadania.

Quando eu vejo alguém de mimimi "ah mas ele tem o direito de se expressar" no sentido de tentar dizer que por ele estar se expressando ele não pode ser punido nem censurado me dá nojo.

É claro que ele tem o direito de dizer qualquer porcaria que ele quiser, mas eu também tenho o direito de me sentir ofendido e de buscar uma punição na justiça.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #553 Online: 24 de Outubro de 2011, 09:37:13 »
A situação "Pô Dr Mário, aquele moleque alí é flamenguista e ateu e ainda é preto e barbudo... sei não chefe... mas eu aposto que ele é traficante"

O Datena não se reportou ao "Dr. Mário". E sim a milhões de brasileiros, com um tergiversatório verborrágico, com explícita tendência a objetivar sua (limitadíssima) subjetividade, e sem possibilidade de uma contra-argumentação de mesma abrangência. Se vasculharem com atenção, perceberão que, embora correlacionados, existem itens específicos distintos em discussão, aqui.
Mas aí a gente cai num looping, Feynman :) Digo, esta sua ressalva não faz sentido já ante o que o Night havia perguntado e eu havia respondido.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #554 Online: 24 de Outubro de 2011, 10:09:22 »
100% de acordo com Luiz F
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #555 Online: 28 de Outubro de 2011, 18:52:01 »
Um amigo acabou de me mandar um SMS dizendo que o Datena falou o seguinte agora pouco ao vivo:
 “Quem não acredita em deus é raça ruim” não sei a veracidade disso, pois ele me avisou via SMS.
Porem se for verdade... Ele não aprendeu nada né?
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #556 Online: 28 de Outubro de 2011, 19:21:14 »
Um amigo acabou de me mandar um SMS dizendo que o Datena falou o seguinte agora pouco ao vivo:
 “Quem não acredita em deus é raça ruim” não sei a veracidade disso, pois ele me avisou via SMS.

Você achou que ele aprenderia?
"Deus prefere os ateus"

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #557 Online: 28 de Outubro de 2011, 19:27:47 »

Você achou que ele aprenderia?
Muito barulho por nada. O cara é um canastrão.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #558 Online: 29 de Outubro de 2011, 22:45:08 »

Tomara que seja verdade.

Ele vai tomar mais uma ação no meio da "testa"!
Foto USGS

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #559 Online: 30 de Outubro de 2011, 00:41:19 »

Tomara que seja verdade.

Alguém tem alguma informação sobre as ações que já foram protocoladas no início da confusão que o Datena fez ?
Faz tempo que deixei de acompanhá-las ...
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
« Resposta #560 Online: 30 de Outubro de 2011, 02:00:16 »

Tomara que seja verdade.

Alguém tem alguma informação sobre as ações que já foram protocoladas no início da confusão que o Datena fez ?
Faz tempo que deixei de acompanhá-las ...
Veja a página 20

Offline HFC

• Nível 30
  • *
« Resposta #561 Online: 30 de Outubro de 2011, 07:58:42 »
Veja a página 20
Valeu, Nigh†mare! :ok:
Vi seu processo no TJ - Nigh†mare  - o número dele é  625.01.2010.018574-9. Salvei a sentença.
Eles ( Datena e Band) apelaram dia 26/10.  Agora o TJ responde - não vi o teor das apelações ...( o site do TJSP, para sua cidade e para a maior parte das cidades ainda não permite isso).
Legal vcs terem vencido em 1ª instância - espero que o Datena e assemelhados repensem suas atitudes e declarações na TV ...
Mars ain't the kind of place
To raise your kids
In fact, it's cold as hell

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #562 Online: 03 de Novembro de 2011, 22:05:12 »
E o processo da ATEA, como anda?
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Skorpios

• Visitante
« Resposta #563 Online: 04 de Novembro de 2011, 07:22:48 »
E o processo da ATEA, como anda?

No site deles tem isso .

Offline Bulldog

• Nível 20
  • *
  • "Interessante..." Thanos ao ser morto por Drax...
« Resposta #564 Online: 30 de Janeiro de 2012, 14:21:51 »
O Sr. Datena é apenas mais um entre os muitos ignorantes que existem neste país. O que o torna mais perigoso que a maioria éo fato de ele ser um ignorante esperto com dinheiro e os mais abrangentes meios de comunicação nas mãos.
Infelizmente, não se tem aqui a tradição de responsabilizar e acionar judicialmente quem faz mal uso de sua liberdade de expressão. Quando isso é feito, magistrados retrógrados ou coisa pior ainda determinan indenizações pífias frente a ofensa e ao poder econômico dos que a impetraram, sob a justificativa de não promover o enriquecimento dos processantes.
É o país dos absurdos.
"Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada."
No Caminho com Maiakovski

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #565 Online: 31 de Janeiro de 2013, 16:35:16 »
31/01/13 - TV Bandeirantes terá que prestar esclarecimentos à população sobre liberdade de crença no Brasil
Emissora foi condenada porque, em julho de 2010, José Luiz Datena relacionou crime bárbaro a ateísmo; a liberdade de expressão não se sobrepõe à liberdade de crença

A liberdade de expressão, garantida pela Constituição Federal, não pode se sobrepor a direitos fundamentais como a liberdade de crença e de convicção. Todos têm o direito de ter uma crença religiosa ou de adotar o ateísmo, e a liberdade de manifestação de pensamento, sob o ponto de vista da comunicação social, não pode promover a ofensa a esse direito. Esse é o entendimento da Justiça Federal de São Paulo, que condenou a TV Bandeirantes a prestar esclarecimentos à população sobre a diversidade religiosa e a liberdade de consciência e de crença no Brasil. Em julho de 2010, no programa Brasil Urgente, o apresentador José Luiz Datena relacionou um crime bárbaro à “ausência de Deus”. “Um sujeito que é ateu não tem limites, e é por isso que a gente vê esses crimes aí”, afirmou.

Durante reportagem sobre o fuzilamento de um garoto, Datena e o repórter Márcio Campos fizeram comentários preconceituosos sobre os ateus. Por cinquenta minutos, os dois relacionaram crimes às pessoas que não acreditavam em Deus. “Esse é o garoto que foi fuzilado. Então, Márcio Campos, é inadmissível; você também que é muito católico, não é possível, isso é ausência de Deus, porque nada justifica um crime como esse, não Márcio?”.

A condenação é resultante de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal em São Paulo em dezembro de 2010. O autor da ação é o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias. Ao veicular as declarações preconceituosas contra pessoas que não compartilham o mesmo modo de pensar do apresentador, a TV Bandeirantes ignorou a função social do serviço público de telecomunicações, bem como sua finalidade educativa e informativa no que diz respeito as valores éticos e sociais das pessoas. Para o procurador, a emissora prestou um desserviço para a comunicação social, uma vez que se portou de forma a encorajar a atuação de grupos radicais de perseguição a minorias, podendo, inclusive, aumentar a intolerância e a violência contra os ateus.

Em todo o tempo em que a matéria ficou no ar, o apresentador associava aos ateus a ideia de que só quem não acreditava em Deus poderia ser capaz de cometer tais crimes. “...porque o sujeito que é ateu, na minha modesta opinião, não tem limites, é por isso que a gente vê esses crimes aí.” Além disso, o apresentador atribuía os males do mundo aos descrentes. “É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais, entendeu? São os caras do mau. Se bem que tem ateu que não é do mau, mas, é ..., o sujeito que não respeita os limites de Deus, é porque, não sei, não respeita limite nenhum.”

CONDENAÇÃO - A TV Bandeirantes terá que exibir em rede nacional, durante o programa Brasil Urgente, quadros veiculando esclarecimentos à população sobre a diversidade religiosa e da liberdade de consciência e de crença no Brasil, com duração idêntica ao do tempo utilizado para a exibição das informações equivocadas. Em caso de descumprimento da determinação judicial, a emissora terá que pagar multa diária de R$ 10 mil.

A União, por meio da Secretaria de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, também foi condenada a fiscalizar adequadamente o Brasil Urgente e a exibição dos esclarecimentos a serem prestados à sociedade pela emissora.

O procurador da República ressaltou que todos têm direito a receber informações verídicas, não importando raça, credo ou convicção político-filosófica, tendo em vista que grande parte da sociedade forma suas convicções com base nas informações veiculadas em programas de rádio e televisão. “Evidentemente, houve atitudes extremamente preconceituosas, uma vez que as declarações do apresentador e do repórter ofenderam a honra e a imagem das pessoas ateias. O apresentador e o repórter ironizaram, inferiorizaram, imputaram crimes, 'responsabilizaram' os ateus por todas as 'desgraças do mundo'”, afirmou o procurador.

Para ler a íntegra da sentença, clique aqui (PDF).

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Mais informações à imprensa: Gabriela Rölke
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_sp

Fonte: Procuradoria da República do estado de São Paulo: http://www.prsp.mpf.gov.br/prdc/sala-de-imprensa/noticias_prdc/31-01-13-tv-bandeirantes-tera-que-prestar-esclarecimentos-a-populacao-sobre-liberdade-de-consciencia-e-de-crenca-no-brasil
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #566 Online: 31 de Janeiro de 2013, 17:42:53 »
 :woohoo:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #567 Online: 31 de Janeiro de 2013, 17:54:50 »
Alguém grava essa condenação aê!!!!!!!!!!! Esqueçam não!!!

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #568 Online: 31 de Janeiro de 2013, 18:45:29 »
CONDENAÇÃO - A TV Bandeirantes terá que exibir em rede nacional, durante o programa Brasil Urgente, quadros veiculando esclarecimentos à população sobre a diversidade religiosa e da liberdade de consciência e de crença no Brasil, ...

E a liberdade de descrença? Este deveria ser o foco principal dos esclarecimentos. Tentar passar para as pessoas que a crença ou descrença não torna o sujeito mau. E o bom seria esclarecimentos de que existe a possibilidade desse deus não existir. Mas ai já é pedir demais? ou não?
Se ficar no discurso de diversidade religiosa tudo descamba para o "várias religiões mas um deus apenas".

Veremos.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2013, 18:47:43 por homemcinza »
Ceticismo é para poucos!

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #569 Online: 31 de Janeiro de 2013, 19:56:42 »
CONDENAÇÃO - A TV Bandeirantes terá que exibir em rede nacional, durante o programa Brasil Urgente, quadros veiculando esclarecimentos à população sobre a diversidade religiosa e da liberdade de consciência e de crença no Brasil, ...

E a liberdade de descrença? Este deveria ser o foco principal dos esclarecimentos. Tentar passar para as pessoas que a crença ou descrença não torna o sujeito mau. E o bom seria esclarecimentos de que existe a possibilidade desse deus não existir. Mas ai já é pedir demais? ou não?
Se ficar no discurso de diversidade religiosa tudo descamba para o "várias religiões mas um deus apenas".

Veremos.

Concordo com você, porém em um programa sensacionalista de uma emissora sensacionalista, com muitos consumidores desse material "sensacionalista", de um país predominantemente cristão e com muitos sem acesso a educação de maneira adequada, acredite, isso é improvável.

Não custa sonhar... mas eu acho que a Band fará alguma coisa bem simples à risca só pra cumprir a pena. Deve sair algo semelhante ao que o Jornal Nacional foi obrigado a fazer um tempo atrás: ficar repetindo uma frase pronta durante 1 mês.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #570 Online: 31 de Janeiro de 2013, 23:25:36 »
Podiam arrumar algum print da famosa postagem desta mesma ATEA sobre o incêndio naquele país ao sul do Brasil (alguém deve ter printado) e exibí-la com um X vermelho em cima e a frase: "Intolerância religiosa: NÃO" durante um mês, todos os dias, em flashes de 5 segundos após o fim de cada programa. Deve cumprir com folgas a sentença: no cu dos outros é refresco|(

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #571 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 08:03:46 »
Podiam arrumar algum print da famosa postagem desta mesma ATEA sobre o incêndio naquele país ao sul do Brasil (alguém deve ter printado) e exibí-la com um X vermelho em cima e a frase: "Intolerância religiosa: NÃO" durante um mês, todos os dias, em flashes de 5 segundos após o fim de cada programa. Deve cumprir com folgas a sentença: no cu dos outros é refresco|(

Calma, padawan... essa ação não é a ação da ATEA, mas sim uma do MP.

http://www.prsp.mpf.gov.br/prdc/sala-de-imprensa/pdfs-das-noticias/0023966-54.2010.403.6100%20Band%20-%20sentenca.PDF

EDIT: Não sei de onde tirei Paraná... :stunned:
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2013, 09:06:00 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #572 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 08:55:28 »
Ainda cabe recurso.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #573 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 09:01:53 »
Meramente protelatório. Ainda mais com a tática que as defesas da Band e do Datena usaram, aparentemente em todos os processos de "Não ocorreu, mas se ocorreu foi liberdade de expressão". Achei a sentença muito bem fundamentada.

Acho interessante essa ideia disseminada no judiciário de que se uma pessoa é ofendida, cabe ação, mas se milhares o são, é liberdade de expressão e nenhum mal foi feito. Ou seja, xingar todo mundo é xingar ninguém.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #574 Online: 02 de Fevereiro de 2013, 09:05:19 »
Está repercutindo na mídia, já li no estadão ontem e no IG hoje.

http://gente.ig.com.br/2013-02-01/band-e-condenada-por-ofensas-de-datena-a-ateus.html

Mas olha só o que o ele disse ontem:

"Isso é um absurso! Estou me sentindo perseguido religiosamente. Quando falei que quem matou não tem Deus no coração, não foi uma crítica a quem não acredita em Deus. Na verdade, eu tenho pena de quem não acredita em Deus, porque eu acredito muito",

http://gente.ig.com.br/2013-02-01/datena-estou-me-sentindo-perseguido-religiosamente.html

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!