Se houvesse e se tal consenso fosse no sentido de que neste país não existe o direito de "ofender pessoas" (sorte a dos macacos, que nunca ficam ofendidos), me perdoe ser repetitivo, este site já estaria bloqueado e a maioria dos seus donos e ilustres participantes, e mais um milhão de outros parecidos com ele.
Existe um amálgama de procedências aqui, mas falta, e muito, uma análise mais cuidadosa referente à falta de simetria entre os direitos de cada um falar o que quiser. A concessão pública de um veículo de comunicação em massa, aliada à assimetria de possíveis direitos de respostas que jamais terão a mesma abrangência vinda de qualquer um que não seja no mesmíssimo programa e horário, e com os mesmíssimos telespectadores, torna a referida liberdade de expressão, por si só, ignorante em relação aos seus alcances e efeitos, e totalmente injusta para com quem não possui as mesmas prerrogativas de concessão. Some-se a isso um explícito ataque de incitação à ignorância juntamente com ofensas perniciosas a um grupo absolutamente lícito em sua posição, e temos ainda mais agravantes.
Hoje, em minha janta, o brinde foi para você, Nightmare. Parabéns.
Sim, há que se considerar tal assimetria de representatividade num meio comunicativo tão unidirecional, embora eu não tenha, pessoalmente, problema algum em ser ofendido (OFENDIDO, não acusado) num caso como esse sem direito a resposta que, o mais provável, eu não quereria perder tempo dando. Mas de fato há casos de "livre expressão" em que essa unidirecionalidade deve ser compensada por algum fator regulatório impositivo ou tal "livre expressão" tornar-se-á uma imposição em si fazendo os meios de divulgação de massa tornarem-se meios de "divulgação" *para* a massa, se me faço bem entender. Tome-se como exemplo a famigerada campanha de desarmamento em que observa-se, claramente, que não há mais um mínimo espaço nesses veículos para a expressão daqueles que são a favor do armamento do cidadão cumpridor das leis. A questão é, assim, posta na condição de indiscutível nas "opiniões' de uma maioria sem personalidade suficiente para sustentar opiniões realmente próprias.
Mas... o que está por trás de "tudo isso"? Ou, como dizia aquela música daquela banda de dois faggots... Erasure, "in whose hands are we anyway?"