Autor Tópico: Datena destila preconceito violento contra ateus (CALA BOCA DATENA)  (Lida 74486 vezes)

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
Re:Datena destila preconceito violento contra ateus (CALA BOCA DATENA)
« Resposta #525 Online: 22 de Outubro de 2011, 22:40:36 »
Não sei se vocês viram, mas hoje a noite no Teleton, Celso Portiliolli destilou veneno preconceituoso ao pedir para os que não creem em deus doarem, pois estão mais desprotegidos dos que creem em deus. A maneira que ele falou soou muito mal.
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #526 Online: 22 de Outubro de 2011, 22:57:20 »
Por outro lado não é como se qualquer um tivesse que responder a um questionário de opção religiosa para doar. É irritante que certas agências de caridade demonstrem não querer nosso dinheiro, sim, mas não acho que seja ofensivo. É apenas... tolo.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #527 Online: 22 de Outubro de 2011, 23:39:47 »
Se houvesse e se tal consenso fosse no sentido de que neste país não existe o direito de "ofender pessoas" (sorte a dos macacos, que nunca ficam ofendidos), me perdoe ser repetitivo, este site já estaria bloqueado e a maioria dos seus donos e ilustres participantes, e mais um milhão de outros parecidos com ele.

Existe um amálgama de procedências aqui, mas falta, e muito, uma análise mais cuidadosa referente à falta de simetria entre os direitos de cada um falar o que quiser. A concessão pública de um veículo de comunicação em massa, aliada à assimetria de possíveis direitos de respostas que jamais terão a mesma abrangência vinda de qualquer um que não seja no mesmíssimo programa e horário, e com os mesmíssimos telespectadores, torna a referida liberdade de expressão, por si só, ignorante em relação aos seus alcances e efeitos, e totalmente injusta para com quem não possui as mesmas prerrogativas de concessão. Some-se a isso um explícito ataque de incitação à ignorância juntamente com ofensas perniciosas a um grupo absolutamente lícito em sua posição, e temos ainda mais agravantes.

Hoje, em minha janta, o brinde foi para você, Nightmare. Parabéns.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #528 Online: 23 de Outubro de 2011, 00:09:28 »
parabéns ao Night.

Deveríamos poder exigir de alguém que fala para milhões que antes de ir ao ar minimamente entendesse o possível impacto de suas declarações ou que pudesse analisar uma questão sobre diversos pontos de vista.

Como não isso não é possível, o caminho é procurar por reparação e retratações públicas.

Liberdade de expressão não foi feita para deixar impune qualquer tipo de ofensa que se possa dizer a qualquer pessoa. Nessa visão do donatello, não entendo qual seria o limite do que poderia ser dito contra a reputação de alguém.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Cachaceiro

• Nível 11
  • *
« Resposta #529 Online: 23 de Outubro de 2011, 00:16:53 »
Liberdade de expressão não foi feita para deixar impune qualquer tipo de ofensa que se possa dizer a qualquer pessoa. Nessa visão do donatello, não entendo qual seria o limite do que poderia ser dito contra a reputação de alguém.

Mas tem uma coisa no que o Donatelo Van Dick falou,acho que todos concordam que este site e terrivelmente ofensivo..........

Alem do mais tem a questao de definir o que e ofensivo ou nao,qualquer coisa que voce faz(inclusive o simples fato de estar vivo)  ja e ofensivo para alguem sem excessoes.......  meio mundo ja se sente 'ofendido" por cada pessoas do outro lado do mundo por simples diferença de religão
« Última modificação: 23 de Outubro de 2011, 00:19:16 por Cachaceiro »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #530 Online: 23 de Outubro de 2011, 01:10:18 »
parabéns ao Night.

Deveríamos poder exigir de alguém que fala para milhões que antes de ir ao ar minimamente entendesse o possível impacto de suas declarações ou que pudesse analisar uma questão sobre diversos pontos de vista.

Como não isso não é possível, o caminho é procurar por reparação e retratações públicas.

Perfeito, Agnóstico, obrigado, eu não poderia ter descrito melhor.

:ok:
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #531 Online: 23 de Outubro de 2011, 01:13:35 »
Mesmo assim o meu ponto principal, o que mais me incomoda, é outra coisa: o fato do Datena ser um formador de opinião  (claro que moralmente e não passível de ação judicial, mas, repito, o que mais me incomoda), o que me deixa realmente revoltado é o fato da ignorância desse sujeito e de utilizar de forma equivocada o meio que tem o privilégio de mexer. Ou seja, no meu ponto de vista, deveria se informar mais pelo dever que tem por divulgar informações para o grande público, e ao contrário, presta um desserviço todo dia.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #532 Online: 23 de Outubro de 2011, 01:14:29 »
Claro que é ele é tão inconsequente que provocou a possibilidade de uma açao judicial, mas o pior para mim é que foi por pura ignorância. Isso é que acho realmente lamentável...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #533 Online: 23 de Outubro de 2011, 01:18:56 »
Voces acham que a primeira emenda americana é pior que a lei brasileira? Um país onde você pode criar a KKK e dizer que odeia negro na TV é o mesmo país que tem um presidente negro.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #534 Online: 23 de Outubro de 2011, 03:07:27 »
Pouts, não consigo ver o nexo ou o benefício disso... mas neeemmmmm de longe.

Me lembrou de um caso semelhante, acho que foi nos EUA e envolvia um judeu que dizia ter sido ofendido por uma coisa semelhante e ganhou uma bolada muito maior do que essa. Me lembro que achei absurda aquela decisão, fiquei fulo da vida quando li a matéria, talvez tenha até sido aqui, não lembro, e torço para que se houver possibilidade de revisão (deve haver) o maledito do Datena consiga rever esta história.

É meio incômodo torcer por um indivíduo do naipe de um Datena, mas sério mesmo, força Datena!!!, para o bem da única liberdade de expressão pela qual faz sentido lutar: a liberdade de dizer coisas estúpidas e potencialmente ofensivas, porque o direito de poder dizer que peixe assado é gostoso e de que parede cor de pêssego casa legal com elementos de decoração rosa shock não precisa ser defendido.

E eu acho até bom a gente (sobretudo os administradores de sites como ATEA, CC, Bule Voador...) botar as barbas de molho, porque eu se fosse o Datena e seus asseclas abria uma enxurrada de ações inversas no mesmíssimos termos. Material é o que não vai faltar. E dizem que, sobretudo em jurisprudência, pau que bate em chico bate em eduardo...

Só por curiosidade, trocando a palavra "ateu" pela palavra "negro", você ainda seria a favor de que o Datena pudesse ter dito tudo o que disse, sem nenhuma consequência?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #535 Online: 23 de Outubro de 2011, 06:31:03 »
Di, é curioso, mas ontem mesmo estava lembrando, nem sei o que me levou a isso, no mais famoso caso de xenofobia de que me recordo no futebol brasileiro: o caso Desabato X Grafite. Xenofobia do qual ao meu ver o Desabato foi vítima, entenda-se. Já tinha postado minha opinião sobre este caso em um outro tópico sobre discriminação, mas pra mim foi o seguinte:

São Paulo x Quilmes, jogo decisivo da Libertadores de 2005, público de exatos 38.733 aficcionados, a maioria deles bambis, digo, sãopaulinos, provavelmente algumas centenas de maricones, digo, hermanos... Antes do jogo as canções entoadas pelos são paulinos são gratificantes exemplos de cordialidade cosmopolita, coisas como Ei argentino, seja bem vindo, todos os amigos, los hermanos, juntos comigo ou Corintiano, vamos pra escola juntos, depois vamos trabalhar, mas esta partida podes crer que eu vou ganhar; isso sem falar no clássico dos clássicos em todos os estádios brasileiros: Eu vi, eu vi, eu vi um avião, e nele tava escrito 'O Tricolor é campeão'...

Porra, foi mal, delirei: acho que na verdade eram quase 38.733 pessoas cantando músicas onde argentinos eram viados, cariocas eram mendigos, corintianos eram analfabetos criminosos, palmeirenses eram uns imundos italianos filhos da puta... Os  poucos argentinos não deixavam para trás e já entoavam em coro o xingamento que ia ficar famoso naquela noite. A mãe do juiz foi saudada pela multidão bilíngue assim que o sujeito pôs os pés no gramado, bem como las madres dos respectivos conterrâneos do FZapp.

Ahhh, claro, mas assim como há quem tente tirar o seu da reta dizendo que o Clube Cético é uma coisa e a Band é outra e que a responsabilidade que nós exigimos pra eles nós não fazemos questão alguma de ter pode ser que alguém diga: ahhh, mas 60 mil torcedores são uma coisa, e 22 jogadores são outra.

Sendo assim, eu tenho absoluta certeza de que a atuação dos 22 atletas vinha sendo da mais singela polidez, por obséquio caro cavalheiro de camisa listrada com cores chamativas, poderia ter a bondade de na pŕoxima entrada tomar um pouco de cuidado para não acertar meu joelhinho? (claro que isto dito em um portuñol esforçado), claro que sim meu nobre continentâneo, e já que temos agora a oportunidade deste circunlóquio deixe-me solicitar que, quando estiver com os seus, dê-lhes os meu abraços afetuosos.

Mas claro que não, porra!!! Festival de hijo de una puta pra lá, vai tomar no cu pra ca, maricón pra lá, na mesma jogada segundo relatado nos próprios autos o Grafite tinha mandado o argentino praticar a sodomia passivamente, aí o argentino resolveu que também tinha direito à sua cota de, como é que a lei chama isso? injúria.

Pronto, armou-se o circo, o Morumbi ficou em silêncio, horrorizado, ninguém mais chamou argentino de maricón, nem carioca de vagabundo, nem corintiano de traficante, a polícia entrou, lá vai um cabrón algemado... como é que pode os argentinos serem tão racistas?  :susto:
« Última modificação: 23 de Outubro de 2011, 07:10:02 por Donatello van Dijck »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #536 Online: 23 de Outubro de 2011, 08:43:55 »
No caso concreto tratado, Datena dizendo em rede nacional para o seu público que na cadeia só tem negro, que pra ser bandido, tem que ser negro porque branco não faz dessas coisas, branco é bonzinho, é gente de bem e com caráter, mas negro? Negro merece apodrecer nas cadeias. Assassinato, guerra, corrupção, tráfico. Isso é coisa de negro porrque um branco jamais se corromperia para o crime, para a imoralidade. Tem problema nenhum então?

Ok. Só pra me certificar... :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #537 Online: 23 de Outubro de 2011, 08:55:53 »
O problema do racismo é que vai além da cor da pele simplesmente, é uma descendência africana, uma etnia representando o continente. Num documentário da BBC sobre a grande influência da psicanálise na formação da ditadura do consumo americana e sua respectiva influência política, o racismo foi um dos grandes problemas de aplicação das "hipnoses" do consentimento, justamente por esse aspecto que supera os domínios patrióticos. Basta ver que com Obama teve implicações neste sentido.

Enquanto alguém pode se expressar livremente pelo seu consumismo até mesmo cultural, através da indústria que o mercantiliza, os aspectos políticos não são tão simples assim. No Brasil temos um problema com as religiões afro, que me parecem ainda serem mais discriminadas que os ateus, principalmente pelos evangélicos, já que no catolicismo houve um maior sincretismo. 
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #538 Online: 23 de Outubro de 2011, 09:59:22 »
Diego, tem sim... tem problema pra cacete.

Tem o maior problema dizer que flamenguista é mulambo analfabeto assaltante. Quer saber? Eu fico puto, puto pra caralho quando ouço esse tipo de coisa dos torcedores rivais. Sabe por que? Porque mulambo eu até posso ser em certa medida mas analfabeto e assaltante é o que eu não sou mesmo. E porque é generalizante e irreal porque embora seja a que tenha o segundo maior percentual de pobres e analfabetos (a torcida do Botafogo é mais empobrecida, segundo o Ibope) a torcida do mengão é a que tem maior número de ricos e pós-graduados do Rio e porque na maioria das vezes não é exatamente só uma brincadeira. Tem um forte teor de sectarismo étnico-socioeconomico mesmo nestas brincadeiras, pelo menos em grande parte das vezes.

Tem problema dizer que branco é tudo racista como se diz em alguns raps da periferia paulistana.

E ahh, já ia me esquecendo de responder à sua pergunta diretamente, teria sim problema dizer isso aí tudo que você listou sobre nós, crioulos, se alguém tivesse coragem de dizê-las em público nesta pátria querida mãe gentil.

Acontece que a questão não é se teria problema ou não.

À exaustão: tem algum problema dizer que evangélicos piedosos e convictos que depositam cerca de 30% dos seus rendimentos nos cofres de gente como Valdomiro São Diabo são retardados mentais, gente que sofreu lavagem cerebral, dignos de pena? Tem problema chamar o Valdomiro Santiago de Valdomiro São Diabo? Tem problema acusar genericamente trabalhadores que atuam numa profissão listada na CBO, a de sacerdócio neopentecostal, de estelionatários da fé?

O jogo da liberdade expressão não se ganha sozinho: a máxima aqui é pra falar o que quer tem que estar disposto a ouvir o que não quer. Se se criam barreiras ao segundo item é muito provável que o primeiro também vá ser limitado.

Voces acham que a primeira emenda americana é pior que a lei brasileira? Um país onde você pode criar a KKK e dizer que odeia negro na TV é o mesmo país que tem um presidente negro.
Mesmo tendo uma população negra significativamente menor que a brasileira, diga-se de passagem.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2011, 10:02:38 por Donatello van Dijck »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #539 Online: 23 de Outubro de 2011, 10:14:48 »
Eu não sei qual é a crise. A liberdade de expressão é contrabalançada pelas leis de calúnia, infâmia e difamação e vice-versa. Isso foi feito e pensado dessa forma, não é uma crise. Somente quando há excessos de um lado ou de outro é que existem problemas. 

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #540 Online: 23 de Outubro de 2011, 13:35:26 »
Desculpe, Dona, mas você escreveu um monte de coisas e sua opinião, ainda assim, não ficou clara pra mim. Nas primeiras mensagens, você defendia o direito do Datena de falar o que quisesse, sem ser reprimido por isso, e nas últimas você atacou as torcidas, por xingarem todo mundo e não sofrerem consequências (o que, de certa forma, nem está tão correto, mas não vem ao caso), e que teria problema se o Datena atacasse negros ao invés de ateus.

Posso entender, então, que sua opinião é de que seria extremamente errado o Datena atacar os negros, em seu programa, assim como é extremamente errado uma torcida estereotipar a torcida rival, mas você acha que eles devem poder faze-lo, sem repreensões, em prol da tal liberdade de expressão, é isso?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
« Resposta #541 Online: 23 de Outubro de 2011, 15:29:21 »
Se houvesse e se tal consenso fosse no sentido de que neste país não existe o direito de "ofender pessoas" (sorte a dos macacos, que nunca ficam ofendidos), me perdoe ser repetitivo, este site já estaria bloqueado e a maioria dos seus donos e ilustres participantes, e mais um milhão de outros parecidos com ele.

Existe um amálgama de procedências aqui, mas falta, e muito, uma análise mais cuidadosa referente à falta de simetria entre os direitos de cada um falar o que quiser. A concessão pública de um veículo de comunicação em massa, aliada à assimetria de possíveis direitos de respostas que jamais terão a mesma abrangência vinda de qualquer um que não seja no mesmíssimo programa e horário, e com os mesmíssimos telespectadores, torna a referida liberdade de expressão, por si só, ignorante em relação aos seus alcances e efeitos, e totalmente injusta para com quem não possui as mesmas prerrogativas de concessão. Some-se a isso um explícito ataque de incitação à ignorância juntamente com ofensas perniciosas a um grupo absolutamente lícito em sua posição, e temos ainda mais agravantes.

Hoje, em minha janta, o brinde foi para você, Nightmare. Parabéns.
parabéns ao Night.

Obrigado. Estamos aqui para isso.

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
« Resposta #542 Online: 23 de Outubro de 2011, 15:48:34 »
Bem, Barata, é o mesmo país em que você não pode dizer a palavra "bomba" num aeroporto. E a primeira emenda já existia quando, há pouco tempo, ninguém podia usar palavras que lembrassem comunismo por lá.

Não se trata de ser melhor ou pior. Dos 50 Estados Norte-Americanos, apenas meia-dúzia não possuem leis contra racismo, justamente onde se instalam as últimas células da KKK, que, não obstante a permissividade, continuam clandestinas e encapuzadas.

Mas os EUA são exemplo de que, afinal?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #543 Online: 23 de Outubro de 2011, 20:19:17 »

Mas tem uma coisa no que o Donatelo Van Dick falou,acho que todos concordam que este site e terrivelmente ofensivo..........
[...]

Se for contra certas ideias, quase sempre!

Mas se for contra pessoas, muito esporadicamente.
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #544 Online: 23 de Outubro de 2011, 20:30:00 »
Desculpe, Dona, mas você escreveu um monte de coisas e sua opinião, ainda assim, não ficou clara pra mim (...):

Posso entender, então, que sua opinião é de que seria extremamente errado o Datena atacar os negros, em seu programa, assim como é extremamente errado uma torcida estereotipar a torcida rival, mas você acha que eles devem poder faze-lo, sem repreensões, em prol da tal liberdade de expressão, é isso?
Ficou claríssimo pra você, então. :)

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
« Resposta #545 Online: 23 de Outubro de 2011, 20:34:56 »
Desculpe, Dona, mas você escreveu um monte de coisas e sua opinião, ainda assim, não ficou clara pra mim (...):

E como você resolveria problemas com falsas acusações?

Alguém no seu trabalho te acusa de ser traficante e te demitem por causa disso. Tudo bem, é direito do acusador fazê-lo?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #546 Online: 23 de Outubro de 2011, 20:36:57 »

:ok:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #547 Online: 23 de Outubro de 2011, 21:52:32 »

Alguém no seu trabalho te acusa de ser traficante e te demitem por causa disso. Tudo bem, é direito do acusador fazê-lo?
Primeiro vamos definir (o advogado é você, se eu tiver errado me corrija, mas eu acho que você não vai fazê-lo) que existem situações distintas dentro desta sua construção inclusive do ponto de vista da nomenclatura penal.

A situação "Pô Dr Mário, aquele moleque alí é flamenguista e ateu e ainda é preto e barbudo... sei não chefe... mas eu aposto que ele é traficante" é distinta da situação "Dra Andreia, quero ter uma conversa com a senhora (...) sabe que que é? é que eu não queria me meter não, mas ontem eu vi o Daniel lá em cima vendendo haxixe e pedra pras pacientes... e não fui só eu não, eu tenho testemunha... acho que a gente vai ter que abri um processo administrativo... até porque ele tá colocando em risco a nossa vida..."

Na primeira não acho que deveria haver punição legal. Na segunda, que salvo engano é tão distinta que seria levada a juizo por você ou por seus colegas criminais com fundamentação totalmente diversa. Sim, eu processaria.

Eu não sei qual é a crise. A liberdade de expressão é contrabalançada pelas leis de calúnia, infâmia e difamação e vice-versa. Isso foi feito e pensado dessa forma, não é uma crise. Somente quando há excessos de um lado ou de outro é que existem problemas. 
Também é contrabalançada pela proibição do vilipêndio religioso :ok:

DBohr, eu não desconheço, pelo menos não a esse nível, as legislações ainda em vigor que limitam a liberdade de expressão em vigor ainda escritas em algum papel jurídico "ativo" no Brasil, assim como não desconheço o caráter controverso do tema no que diz respeito à prevalência de cada um destes crimes listados por você (e a proibição de vilipêndio religioso, pra não esquecer).

É por isso, DBohr, que eu acho que há dois pontos distintos:

O n1 é idealizado, é subjetivo, é meu, ninguém tasca. Eu não acredito na utilidade ou no benefício coletivo da decisão em pauta.

O n2 é prático e objetivo: a decisão pode ser revogada ou não, não é causa ganha, já que a questão entre liberdade de expressão X crimes de ofensa no Brasil ainda não é pacífica. Vai depender das cabeças dos próximos magistrados, que são as mais variadas possível quanto esse tema e muitos dos quais, eles próprios não têm posição fixa, julgando caso a caso.

Nota: o texto, embora seja de autoria de alguém (alguéns, são três) que provavelente defenderiam o ponto do Night e embora defenda que atos com o do Datena devam ser punidos por lei mostra de qualquer modo exatamente isso, que a questão não é pacífica

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #548 Online: 23 de Outubro de 2011, 22:40:33 »
A situação "Pô Dr Mário, aquele moleque alí é flamenguista e ateu e ainda é preto e barbudo... sei não chefe... mas eu aposto que ele é traficante"

O Datena não se reportou ao "Dr. Mário". E sim a milhões de brasileiros, com um tergiversatório verborrágico, com explícita tendência a objetivar sua (limitadíssima) subjetividade, e sem possibilidade de uma contra-argumentação de mesma abrangência. Se vasculharem com atenção, perceberão que, embora correlacionados, existem itens específicos distintos em discussão, aqui.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
« Resposta #549 Online: 23 de Outubro de 2011, 23:44:27 »

Primeiro vamos definir (o advogado é você, se eu tiver errado me corrija, mas eu acho que você não vai fazê-lo) que existem situações distintas dentro desta sua construção inclusive do ponto de vista da nomenclatura penal.

A situação "Pô Dr Mário, aquele moleque alí é flamenguista e ateu e ainda é preto e barbudo... sei não chefe... mas eu aposto que ele é traficante" é distinta da situação "Dra Andreia, quero ter uma conversa com a senhora (...) sabe que que é? é que eu não queria me meter não, mas ontem eu vi o Daniel lá em cima vendendo haxixe e pedra pras pacientes... e não fui só eu não, eu tenho testemunha... acho que a gente vai ter que abri um processo administrativo... até porque ele tá colocando em risco a nossa vida..."

Na primeira não acho que deveria haver punição legal. Na segunda, que salvo engano é tão distinta que seria levada a juizo por você ou por seus colegas criminais com fundamentação totalmente diversa. Sim, eu processaria.
Bem, em termos de definições legais, a primeira situação é racismo, e a segunda é calúnia/difamação. Ambas puníveis pelo ordenamento jurídico nacional.

Em termos de opinião pessoal, acho que ambas as situações são também inadmissíveis (muito embora meu limite de tolerância seja mais permissivo). Acho que o direito à igualdade e à dignidade se sobrepõe à liberdade de expressão de maneira que esta última encontra seus limites nas fronteiras dos primeiros. Havemos apenas que aprender a separar o admissível do inadmissível em termos objetivos (ampla área para opiniões e discussões, é claro).

Como você respondeu que processaria, vemos, então, que, até para você, existe um limite para a liberdade de expressão.

Datena nos chamou de pessoas do mal e bandidos. Diante da estupidez do apresentador, se estivéssemos num bar, eu o ignoraria. Mas meu limite de tolerância é mais estreito quando ele faz isso usando a TV.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!