Autor Tópico: Datena destila preconceito violento contra ateus (CALA BOCA DATENA)  (Lida 74485 vezes)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
Re:Datena destila preconceito violento contra ateus (CALA BOCA DATENA)
« Resposta #500 Online: 22 de Outubro de 2011, 16:28:29 »
 :woohoo:
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Cachaceiro

• Nível 11
  • *
« Resposta #501 Online: 22 de Outubro de 2011, 16:31:40 »
Pessoal,

Ganhei a ação e está em fase de "aguardando pagamento voluntário" ou "trânsito em julgado", e o prazo acaba no dia 7 de novembro.

A juíza condenou Datena e Band a pagarem-me o valor de R$ 10.000,00 mais 20% de honorários.

Petição Inicial: http://www.progressosustentavel.com/peticaoinicial.pdf
Sentença: http://www.progressosustentavel.com/sentenca.pdf

Abraço.

nossa voce ganhou essa bolada de dinheiro?? Bem feito pro Datena, sinto ate pena dele ::)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #502 Online: 22 de Outubro de 2011, 16:39:19 »
A pena é pedagogica -- e de uma próxima vez que o Datena falar merda, o juiz vai ver que ele já foi condenado.

Mas Night, e quanto àquela retratação na TV?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #503 Online: 22 de Outubro de 2011, 16:56:25 »
Parabéns!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #504 Online: 22 de Outubro de 2011, 17:01:47 »
Que bom que alguém teve competência pra levar esse lance pra frente, não?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #505 Online: 22 de Outubro de 2011, 17:04:38 »
Educativa ou não, é meio frustrante que ele tenha falado tanta merda e escapado com uma multa tão irrisória. Comparem à situação do Rafinha Bastos? Nem repercussão na imprensa a fala do Datena teve.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #506 Online: 22 de Outubro de 2011, 17:37:09 »
Pessoal,

Ganhei a ação e está em fase de "aguardando pagamento voluntário" ou "trânsito em julgado", e o prazo acaba no dia 7 de novembro.

A juíza condenou Datena e Band a pagarem-me o valor de R$ 10.000,00 mais 20% de honorários.

Abraço.

Mesmo uma decisão com ganho parcial em relação ao pedido inicial já é um feito.

Agora uma pergunta.

Se o "distinto" cavalheiro apresentador continuar a fazer algum tipo de comentário maldoso, cabe outra ação, desta vez de um grupo de ateus?
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #507 Online: 22 de Outubro de 2011, 17:39:50 »
A Atea, que supostamente representa um grupo de ateus, também entrou com uma ação, se não me engano.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #508 Online: 22 de Outubro de 2011, 17:52:52 »
A Atea, que supostamente representa um grupo de ateus, também entrou com uma ação, se não me engano.

Eles ainda estão naquela onda de ateus devem ser vegetarianos ou não?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #509 Online: 22 de Outubro de 2011, 17:58:39 »
Tem a tal da LiHS também, né? Eles se organizam como uma ONG com objetivos parecidos com os da ATEA?

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
« Resposta #510 Online: 22 de Outubro de 2011, 18:26:19 »
A pena é pedagogica -- e de uma próxima vez que o Datena falar merda, o juiz vai ver que ele já foi condenado.

Mas Night, e quanto àquela retratação na TV?
Ministério Público Estadual, Federal e ATEA já estão pedindo retratação.

Se eu pedisse também, isso prolongaria o processo até a minha velhice. Meu intuito era ganhar a ação para conseguir um precedente: salvo engano, ESTA É A PRIMEIRA VEZ QUE ALGUÉM É CONDENADO NO BRASIL POR DISCRIMINAÇÃO CONTRA ATEUS.

Mas eu queria que a Band recorresse. Assim, eu poderia levar esse caso muito mais além e estender os efeitos para outros resultados: seria a primeira vez que poderíamos, sem tergiversações do CNJ, solicitar que retirassem as cruzes do tribunal antes de julgar o caso, abrinco um precedente inquestionável para retirá-las de vez dos tribunais.

Mas outras oportunidades surgirão.

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
« Resposta #511 Online: 22 de Outubro de 2011, 18:36:07 »
Pessoal,

Abraço.

Agora uma pergunta.

Se o "distinto" cavalheiro apresentador continuar a fazer algum tipo de comentário maldoso, cabe outra ação, desta vez de um grupo de ateus?
Prescreve em 3 anos o direito de mover ação visando à indenização por danos morais. O direito de um grupo de teus procesar o Datena e a band ainda persiste até 3 anos do dia do programa.

Todavia, dano moral ainda é um instituto insólito no direito brasileiro. Tem que dominar muito bem a matéria antes de entrar com a ação.

Por exemplo, entrar agora com ação por conta daquele programa é meio temerário porque passou muito tempo do programa, e os juízes usam isso cmo 'anti-prova': se você estivesse ofedido, teria entrado com a ação logo em seguida ao programa.

O ideal, para obter êxito é: gravar o programa ofensor, não jogar na Internet enquanto não entrar com a ação, e iniciar o processo o mais rápido possível com alguém que manje de dano moral.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #512 Online: 22 de Outubro de 2011, 19:36:24 »
Bom, já é alguma coisa -- e que coisa! Parabéns, Nightmare! :ok:

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #513 Online: 22 de Outubro de 2011, 20:20:22 »
Pessoal,

Abraço.

Agora uma pergunta.

Prescreve em 3 anos o direito de mover ação visando à indenização por danos morais. O direito de um grupo de teus procesar o Datena e a band ainda persiste até 3 anos do dia do programa.

Todavia, dano moral ainda é um instituto insólito no direito brasileiro. Tem que dominar muito bem a matéria antes de entrar com a ação.

Por exemplo, entrar agora com ação por conta daquele programa é meio temerário porque passou muito tempo do programa, e os juízes usam isso cmo 'anti-prova': se você estivesse ofedido, teria entrado com a ação logo em seguida ao programa.

O ideal, para obter êxito é: gravar o programa ofensor, não jogar na Internet enquanto não entrar com a ação, e iniciar o processo o mais rápido possível com alguém que manje de dano moral.

Night, parabéns pela peristência ! Agora o Datena, não creio que tome jeito, mas quem sabe ele aprenda a não insultar quem sequer conhece...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #514 Online: 22 de Outubro de 2011, 20:23:37 »
Se eu pedisse também, isso prolongaria o processo até a minha velhice. Meu intuito era ganhar a ação para conseguir um precedente: salvo engano, ESTA É A PRIMEIRA VEZ QUE ALGUÉM É CONDENADO NO BRASIL POR DISCRIMINAÇÃO CONTRA ATEUS.
Meus parabéns  :ok:

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #515 Online: 22 de Outubro de 2011, 20:25:19 »
Pouts, não consigo ver o nexo ou o benefício disso... mas neeemmmmm de longe.

Me lembrou de um caso semelhante, acho que foi nos EUA e envolvia um judeu que dizia ter sido ofendido por uma coisa semelhante e ganhou uma bolada muito maior do que essa. Me lembro que achei absurda aquela decisão, fiquei fulo da vida quando li a matéria, talvez tenha até sido aqui, não lembro, e torço para que se houver possibilidade de revisão (deve haver) o maledito do Datena consiga rever esta história.

É meio incômodo torcer por um indivíduo do naipe de um Datena, mas sério mesmo, força Datena!!!, para o bem da única liberdade de expressão pela qual faz sentido lutar: a liberdade de dizer coisas estúpidas e potencialmente ofensivas, porque o direito de poder dizer que peixe assado é gostoso e de que parede cor de pêssego casa legal com elementos de decoração rosa shock não precisa ser defendido.

E eu acho até bom a gente (sobretudo os administradores de sites como ATEA, CC, Bule Voador...) botar as barbas de molho, porque eu se fosse o Datena e seus asseclas abria uma enxurrada de ações inversas no mesmíssimos termos. Material é o que não vai faltar. E dizem que, sobretudo em jurisprudência, pau que bate em chico bate em eduardo...
« Última modificação: 22 de Outubro de 2011, 20:37:54 por Donatello van Dijck »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #516 Online: 22 de Outubro de 2011, 20:41:36 »
[...]
É meio incômodo torcer por um indivíduo do naipe de um Datena, mas sério mesmo, força Datena, para o bem da única liberdade de expressão pela qual faz sentido lutar: a liberdade de dizer coisas estúpidas e potencialmente ofensivas!!!
[...]

Ele (Datena) tem total liberdade para dizer coisas estúpidas e ofensivas, mas deve responder por elas quando elege como "alvo" um grupo de pessoas e faz generalizações absurdas e acusações infundadas sobre este grupo.

Eu apoiarei o Datena se ele criticar os ateus quando estes tiverem praticado atos ou opiniões que, de algum modo, violem a lei e a ética. Mas jamais porque os ateus não creem em deus ou qualquer coisa equivalente.
Foto USGS

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #517 Online: 22 de Outubro de 2011, 20:43:23 »
Donatello, liberdade de expressão não significa se esquivar das consequencias.

'Ganhar uma bolada' ou não acho que é irrelevante, será importante para o Night pelo desgaste. Mas é importante que replicadores de informação, ou 'formadores de opinião' como Datena, saibam que não podem ameaçar pessoas, que não podem generalizar e difundir idéias equivocadas. precisam se informar, precisam saber se expressar, precisam entender a importância da sua posição para com os tele-espectadores e cidadãos.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
« Resposta #518 Online: 22 de Outubro de 2011, 21:00:48 »

Me lembrou de um caso semelhante, acho que foi nos EUA e envolvia um judeu que dizia ter sido ofendido por uma coisa semelhante e ganhou uma bolada muito maior do que essa. Me lembro que achei absurda aquela decisão, fiquei fulo da vida quando li a matéria, talvez tenha até sido aqui, não lembro, e torço para que se houver possibilidade de revisão (deve haver) o maledito do Datena consiga rever esta história.

É meio incômodo torcer por um indivíduo do naipe de um Datena, mas sério mesmo, força Datena!!!, para o bem da única liberdade de expressão pela qual faz sentido lutar: a liberdade de dizer coisas estúpidas e potencialmente ofensivas, porque o direito de poder dizer que peixe assado é gostoso e de que parede cor de pêssego casa legal com elementos de decoração rosa shock não precisa ser defendido.

E eu acho até bom a gente (sobretudo os administradores de sites como ATEA, CC, Bule Voador...) botar as barbas de molho, porque eu se fosse o Datena e seus asseclas abria uma enxurrada de ações inversas no mesmíssimos termos. Material é o que não vai faltar. E dizem que, sobretudo em jurisprudência, pau que bate em chico bate em eduardo...
Mas consegue ver muito nexo e benefício em lutar pelo direito de ofender... Como se ele existisse.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #519 Online: 22 de Outubro de 2011, 21:05:42 »
Ahh, o caso de que havia me recordado vagamente não foi julgado ainda, eu acho; na verdade o tal judeu está pedindo uma bolada mas ainda não ganhou...

Ativista quer US$ 1 bi de Zuckerberg e Facebook por página da Intifada

O Facebook e seu cofundador, Mark Zuckerberg, estão sendo processados por mais de US$ 1 bilhão devido a uma página controversa na rede social, cujo suposto objetivo era incitar a violência contra judeus.

O processo foi aberto pelo advogado e ativista Larry Klayman, na Suprema Corte de Washington, na quinta-feira (31). Ele exige ainda uma indenização de US$ 1 bilhão por danos morais.

Klayman aponta que o Facebook não derrubou uma página cujo nome é "Terceira Intifada Palestina". A página, que acumulava mais de 300 mil adeptos, foi retirada do ar em 29 de março, dias depois de reclamações de entidades judaicas --e até mesmo de um ministro israelense.

Segundo o site TechCrunch, Klayman se autorretrata como "um cidadão americano com origem judaica" que é "ativo em todos os temas concernentes à segurança de Israel e seu povo".

O Facebook disse que não retirou a página do ar imediatamente porque se tratava de um protesto pacífico, que veio a incitar a violência somente depois.

Quanto ao processo em tela, Zappa, eu não recrimino a atitude do Night, quer dizer... mentira, recrimino sim... mas entendo que é uma posição lícita, dentro das normas da lei, tomada por alguém que entende muito bem suas brechas e possibilidades. Assim como o processo da Stefany (Stheffany, Stéfanye, Sthéffffff...) Brito contra o Pato, por exemplo. Ou esse desse judeu contra o Facebook. Quer dizer, se existe uma brecha jurídica, e se existe a possibilidade de de que um juiz decida a favor, por que não? O mundo é dos... como é mesmo que se diz? dos que sabem jogar com as possibilidades sem deixá-las escapar.

Felizmente eu sei também que esta não é uma questão fechada e que outros magistrados podem ter outro entendimento sobre a pauta quando ela chegar a eles, torço para que isso de fato ocorra.

Quanto ao resto, é como eu disse: eu no lugar do Datena e com o aparato de acessoria juridica que ele tem fazia uns prints dos CC, ATEA, Bule Voador, Jesus Manero e coisa e tal da vida, nem que fosse só pra infernizar a vida da ateuzada tendo que responder por vilipêndio religioso, por generalizações quanto ao nível intelectual dos digníssimos crédulos e coisinhas do tipo... haja material... haja processo.

Eu já devo ter postado aqui, mas não custa linkar de novo, dois ótimos artigos, produzidos por ateus, como nós:

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/777922-os-ateus-e-o-mal.shtml
« Última modificação: 22 de Outubro de 2011, 21:16:39 por Donatello van Dijck »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #520 Online: 22 de Outubro de 2011, 21:08:01 »

Mas consegue ver muito nexo e benefício em lutar pelo direito de ofender... Como se ele existisse.
<a href="http://www.youtube.com/v/zwoqzb5R6vw" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/zwoqzb5R6vw</a>
« Última modificação: 22 de Outubro de 2011, 21:16:01 por Donatello van Dijck »

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
« Resposta #521 Online: 22 de Outubro de 2011, 21:19:53 »

Datena chamou todos os ateus de criminosos (entre muitas outras coisas). Não há relativismo quem mude a qualidade de ofensivo desta imputação, não há interpretação que a salve.

Datena não tem, ao menos neste país, direito de ofender as pessoas. Violar direitos cria responsabilidades.

Não há brechas na lei a serem exploradas.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #522 Online: 22 de Outubro de 2011, 21:49:09 »
O futuro aos magistrados das instâncias superiores pertence. Até lá, meus parabéns, por...

Torço pelo Datena, para poder continuar podendo ridicularizar (embora isso na verdade me pareça um pleonasmo) os elementos de crença religiosa de outrem quando achar pertinente e para poder dizer o que penso sobre a saúde mental de quem despeja 30% do próprio salário nas mãos de indivíduos como Waldomiro Santiago e para poder continuar lendo sites que fazem charges com elementos sagrados e para poder continuar postando no tópico non sense com imagens ateístas... ou seja, para continuar tendo o direito de fazer ou dizer coisas que indubitavelmente ofendem algumas outras pessoas... porque me perdoe o abuso... eu não sou bacharel em direito não... mas se você tá no mesmo país que eu e se você tá falando do Brasil não há definitivamente consenso jurídico sobre se o Datena tem ou não o direito de "ofender pessoas".

Se houvesse e se tal consenso fosse no sentido de que neste país não existe o direito de "ofender pessoas" (sorte a dos macacos, que nunca ficam ofendidos), me perdoe ser repetitivo, este site já estaria bloqueado e a maioria dos seus donos e ilustres participantes, e mais um milhão de outros parecidos com ele.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2011, 22:06:32 por Donatello van Dijck »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #523 Online: 22 de Outubro de 2011, 22:01:10 »

O direito de ofender deve ser inalienável se houver liberdade de expressão (e numa sociedade em que não há tal liberdade para todos, tudo que resta é alguma forma de tirania, ivariavelmente; não há nada mais repugnante que a hipocrisia de calar bocas sob o pretexto falacioso do "bom convívio social" das molas comprimidas), mas não o de acusar sem evidências. Acusação refere-se a transgressão e esta implica em punição. Se descrentes são burros, pior para eles; mas se são criminosos devem ser punidos, presos e, a depender do crime, numa sociedade realmente evoluída, devem ser mortos.

Para o Donatello van Dijck:

Até concordo em grande parte com você, mas há que se considerar a diferença entre ofender e acusar, denunciar. Uma coisa é chamar de estúpido, burro, inepto e por aí. Só se ofende com isso quem realmente for. Outra coisa é acusar de bandido, criminoso. Ele devia ser processado por pura calúnia, se isto existir previsto separado de difamação ou danos morais, não sei, e não danos morais. Devia ter que provar, em juizo, a relação inseparável que haveria entre comportamento criminoso e descrença.

Nunca vi na minha vida um descrente afirmando haver mais que uma tendência a certo comportamento desprezador da vida alheia (daqueles que não professam igual) a tal ponto de chegar ao crime. Alega-se isso fundamentando-se (e justificadamente, diga-se) em conhecidas violentas perseguições históricas motivadas por crenças religiosas. Mas, se alguém disser que todo crente é um bandido pela própria crença, está não só patentemente mentindo como fazendo grave acusação e deve ser chamado ao dever cívico de respeitar, minimamente, seus concidadãos não lhes imputando indevidas culpabilidades.

Também penso que é óbvio que liberdade de expressão é para aquilo que menos se deseja ouvir. Eu não me importaria um til se o tal chamasse todos os descrentes de burros, imbecis, cegos, tapados e até adoradores de satanás (acho que isso não é tipificado como crime ou delito, não sei) e acho que crentes devem ter que tolerar ouvir o recíproco de descrentes (só assim pode-se formar uma sociedade realmente civilizada e progressiva), mas acusar outros de crimes não é simples expressão, é função social de cidadania -- deve mesmo ser feita por qualquer cidadão sempre que tiver conhecimento de crimes perpetrados e criminosos perpetradores, SE TIVER *CONHECIMENTO* e não desejo que tais sejam criminosos, como é muito comum, e o caso aqui em questão. Acusações graves não são brincadeiras, palavras para se jogar ao vento.

Offline Nigh†mare

• Nível 07
  • *
    • Em Taubaté
« Resposta #524 Online: 22 de Outubro de 2011, 22:24:29 »
O futuro aos magistrados das instâncias superiores pertence. Até lá, meus parabéns, por...

Torço pelo Datena, para poder continuar podendo ridicularizar (embora isso na verdade me pareça um pleonasmo) os elementos de crença religiosa de outrem quando achar pertinente e para poder dizer o que penso sobre a saúde mental de quem despeja 30% do próprio salário nas mãos de indivíduos como Waldomiro Santiago e para poder continuar lendo sites que fazem charges com elementos sagrados e para poder continuar postando no tópico non sense com imagens ateístas... ou seja, para continuar tendo o direito de fazer ou dizer coisas que indubitavelmente ofendem algumas outras pessoas... porque me perdoe o abuso... eu não sou bacharel em direito não... mas se você tá no mesmo país que eu e se você tá falando do Brasil não há definitivamente consenso jurídico sobre se o Datena tem ou não o direito de "ofender pessoas".

Se houvesse, me perdoe ser repetitivo, este site já estaria bloqueado, e mais um milhão de outros parecidos com ele.
Então, neste ponto, eu concordo plenamente com você.

Estava apenas faltando definir algumas coisas: atacar idéias é diferente de atacar pessoas. E ataques a pessoas podem ser ou não qualificáveis como ofensivos.

As pessoas têm o direito de se preservar de certas ofensas. Se o Datena tivesse dito que os ateus são ridículos por não acreditarem em deus, eu poderia ficar muito puto com ele, mas não poderia defender direito a reparação por danos morais porque se trata de uma opinião isenta de elementos ofensivos por tratar de fatos: para ele, pode ser fato de que a posição atéia lhe cause risos. Todavia, isso só vale num ambiente "Heads Up". Se ele disser isso em liderando um programa de televisão, ele está atuando em outra esfera de direitos e responsabilidades.

Mas o Datena foi além disso: ele acusou de criminosos os ateus, e, com isso, ele ultrapassa a questão fática. Ele pode chamar ateus de burros, se o conceito de inteligência dele englobar a metafísica; pode nos chamar de cegos, limitados, estúpidos, arrogantes. Quanto ao ateísmo, então, ele pode falar quase tudo o que bem entender.

A partir do momento em que ele nos chama de criminosos, a coisa muda de figura.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!