Autor Tópico: Trânsito em SP até o trabalho é o sexto pior do mundo  (Lida 7857 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Trânsito em SP até o trabalho é o sexto pior do mundo
« Resposta #75 Online: 15 de Agosto de 2010, 15:55:35 »
(...)
Claro, não sou engenheiro de tráfego, nem político, nem empresário, nem publicitário. Só sei o que todo usuário de metrô sabe -- pegar metrô na hora do rush é um suplício.

O que me leva a crer que todo engenheiro de tráfego, político, empresário e publicitário envolvido deveria ser obrigado a... pegar metrô todo dia ! :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #76 Online: 15 de Agosto de 2010, 23:36:04 »
Metrô não é nem de longe a solução de São Paulo. Talvez era faz uns 20-30 anos, mas agora o ritmo de construção não tem como seguir a expansão da frota de carros. Até as propostas que o Elton falou ficarem prontas, São Paulo já vai ter parado. O que precisa é de pedágio urbano, maior restrição de rodízio e um sério desincentivo ao uso do carro-caminhão.

As pessoas são engenhosas, elas tratam de procurar alternativas ao carro se tiverem um incentivo forte para isso, seja carona, ônibus, bicicleta, andar a pé, mudar de horários de trabalho, mudar empresas de lugar, o que seja. O importante é repassar o custo que a sociedade tem com os engarrafamentos para os carros e caminhões que os causam.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 15 de Agosto de 2010, 23:42:54 »
Falando nisso, outra coisa interessante seria tentar mudar a mentalidade de que bicicleta é item de lazer e não meio de transporte.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #78 Online: 16 de Agosto de 2010, 01:29:04 »
Falando nisso, outra coisa interessante seria tentar mudar a mentalidade de que bicicleta é item de lazer e não meio de transporte.

Chegar suado no trabalho deve ser ótimo!
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #79 Online: 16 de Agosto de 2010, 10:09:00 »
Antes disso é preciso mudar a mentalidade dos motoristas de que não são apenas os outros carros, motos, ônibus e caminhões que devem ser respeitados.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #80 Online: 16 de Agosto de 2010, 10:14:05 »
Ajudaria se os ciclistas aprendessem de uma vez por todas que têm que trafegar na mesma mão dos demais veículos :-|

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 16 de Agosto de 2010, 10:29:23 »
Metrô não é nem de longe a solução de São Paulo. Talvez era faz uns 20-30 anos, mas agora o ritmo de construção não tem como seguir a expansão da frota de carros. Até as propostas que o Elton falou ficarem prontas, São Paulo já vai ter parado. O que precisa é de pedágio urbano, maior restrição de rodízio e um sério desincentivo ao uso do carro-caminhão.

As pessoas são engenhosas, elas tratam de procurar alternativas ao carro se tiverem um incentivo forte para isso, seja carona, ônibus, bicicleta, andar a pé, mudar de horários de trabalho, mudar empresas de lugar, o que seja. O importante é repassar o custo que a sociedade tem com os engarrafamentos para os carros e caminhões que os causam.
A idéia do pedágio urbano não me agrada. Parece o tipo de proposta feito com a justificativa de financiar uma coisa (construção de metrô) e que no fim irá servir para bancar outras, sem que o destino original dos recursos seja plenamente atendido. Quanto à maior restrição do rodízio estou de acordo.

Aliás, fico me perguntado se só mudar as empresas de lugar resolveria. Acho que o mais importante seria dar incentivos para que futuros negócio/empresas/etc fossem abertos em regiões onde há grande população e poucos empregos, tipo a Zona Sul após o fim da Marginal Pinheiros, a Zona Leste além da Salim Farah Maluf e a Zona Norte além da Braz Leme. O que mais vejo por aí é gente que mora na Zona Leste ou em Parelheiros e precisa vir trabalhar em Pinheiros.

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 16 de Agosto de 2010, 10:31:34 »
Ajudaria se os ciclistas aprendessem de uma vez por todas que têm que trafegar na mesma mão dos demais veículos :-|
Aqui dificilmente vejo ciclista na contra-mão. Aliás, faz um bom tempo que não vejo um fazendo isso. Não que eu duvide que tenha.

It's an award I've won"

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 16 de Agosto de 2010, 10:35:01 »
Em SP existe uma conscientização maior por parte dos ciclistas a respeito disso. Não existe dos motoristas ou da administração pública. Esta semana, passando na ponte Cidade universitária, vi que cobriram com tinta preta as marcas de ciclovia que os caras do apocalipse motorizado pintaram.

Aliás, esses caras também não ajudam, querem bater de frente com a prefeitura e forçar a inclusão em vez de debater.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 16 de Agosto de 2010, 10:40:04 »

Não tem problema quando tem chuveiro lá.

Tinha um cara na faculdade que ia da Mooca pra USP de bicicleta todo dia.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #85 Online: 16 de Agosto de 2010, 12:00:02 »

Aí sim. Mas isso passa pela conscientização das empresas também.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 17 de Agosto de 2010, 21:30:37 »

Carai... Uns 40min.?

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #87 Online: 17 de Agosto de 2010, 23:02:06 »
Eu andava bicicleta todos os dias, era foda aquela época.
E até perdi 4 bikes por roubos e nenhum foi recuperado. Banidos são espertos, porque quando roubar e tentam desmontar tudo as peças.
Por isso não posso deixar minha bike meio esquina na rua, ela some... e não adianta colocar corrente e alguém sabe enganar cadeado.
Assim desisti e acabei ganhar minha moto.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #88 Online: 18 de Agosto de 2010, 22:58:45 »
A idéia do pedágio urbano não me agrada. Parece o tipo de proposta feito com a justificativa de financiar uma coisa (construção de metrô) e que no fim irá servir para bancar outras, sem que o destino original dos recursos seja plenamente atendido. Quanto à maior restrição do rodízio estou de acordo.

A idéia nem é para financiar uma coisa ou outra, a cobrança de pedágio é um fim em si mesmo. É só o repasse do custo do transito para quem gera o transito. Se as pessoas tiverem que pagar para sair as 6 da tarde e pegar a Radial Leste, elas vão pensar 2 vezes antes de fazer isso. Por isso essa é uma medida tão impopular.

Aliás, fico me perguntado se só mudar as empresas de lugar resolveria. Acho que o mais importante seria dar incentivos para que futuros negócio/empresas/etc fossem abertos em regiões onde há grande população e poucos empregos, tipo a Zona Sul após o fim da Marginal Pinheiros, a Zona Leste além da Salim Farah Maluf e a Zona Norte além da Braz Leme. O que mais vejo por aí é gente que mora na Zona Leste ou em Parelheiros e precisa vir trabalhar em Pinheiros.

As empresas vão aonde há infra-estrutura e fica barato/cômodo para elas abrirem negócio. Se não tem bancos, nem clientes, nem fornecedores perto da sede a coisa não serve. Sem contar que muitas vezes a definição do local da empresa é o terreno mais perto da casa do diretor, por isso tem agora tantas empresas em Alphaville.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #89 Online: 18 de Agosto de 2010, 23:14:58 »
Vou de bicicleta todo dia para o trabalho.
Ciclista na contramão infelizmente ainda é comum, e acham ruim quando você reclama.
Motorista tirando fina e mandando pedalar na calçada, mais comum ainda.
Corredor pedestre que corre na contramão e não sai da frente de jeito nenhum (duas vezes errado, corre na rua e na contramão).

Ainda assim, a bike é minha melhor opção. Não moro tão longe que fique suado até chegar ao trabalho (ainda que ficasse, tenho ducha no serviço).

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 19 de Agosto de 2010, 14:03:02 »
A idéia nem é para financiar uma coisa ou outra, a cobrança de pedágio é um fim em si mesmo. É só o repasse do custo do transito para quem gera o transito. Se as pessoas tiverem que pagar para sair as 6 da tarde e pegar a Radial Leste, elas vão pensar 2 vezes antes de fazer isso. Por isso essa é uma medida tão impopular.

Não sei. A idéia do pedágio urbano geralmente foi usada para financiar obras de metrô que são caras. Em Londres, que acho que foi o primeiro lugar a implementar o pedágio urbano, a idéia é essa. E olha que lá já há mais de 400km de metrô. Ainda acho que o melhor é reforçar o rodízio. Se for necessário, basta fazê-lo durar por mais tempo, tipo das 5:00h às 23:00h.

As empresas vão aonde há infra-estrutura e fica barato/cômodo para elas abrirem negócio. Se não tem bancos, nem clientes, nem fornecedores perto da sede a coisa não serve. Sem contar que muitas vezes a definição do local da empresa é o terreno mais perto da casa do diretor, por isso tem agora tantas empresas em Alphaville.
Quase tudo isso existe nos locais que citei, o que falta é apenas uma melhor organização dessas regiões.

It's an award I've won"

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #91 Online: 20 de Agosto de 2010, 00:20:36 »
O pedágio urbano é vendido como algo para financiar o metrô ou qualquer outro serviço público, mas não deve necessariamente ser assim. O rodízio é bom também, mas o pedágio urbano é mais eficiente. O rodízio é algo binário, ou se entra na cidade ou não entra, além de restringir a somente uma parcela dos motoristas. Já o pedágio urbano coloca o custo igualmente em todos, podendo até ser um sistema on-line como em Cingapura, que varia o preço de acordo com o volume de tráfego.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #92 Online: 20 de Agosto de 2010, 11:11:55 »
O pior é que a situação está tão caótica que faz a gente concordar com essa ideia de pedágio urbano...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #93 Online: 24 de Outubro de 2010, 12:30:00 »
O pedágio urbano é vendido como algo para financiar o metrô ou qualquer outro serviço público, mas não deve necessariamente ser assim. O rodízio é bom também, mas o pedágio urbano é mais eficiente. O rodízio é algo binário, ou se entra na cidade ou não entra, além de restringir a somente uma parcela dos motoristas. Já o pedágio urbano coloca o custo igualmente em todos, podendo até ser um sistema on-line como em Cingapura, que varia o preço de acordo com o volume de tráfego.

O rodízio foi uma idéia fantástica que alguém que não conseguia vender mais carros teve... agora um monte de gente tem dois carros, somando a isso que as camadas C e D subiram seu patamar de compra, tivemos um boom de venda de carros. Quero ver a partir de 2012 o que vão vender... helicópteros...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #94 Online: 24 de Outubro de 2010, 12:36:36 »
O pedágio urbano é uma excelente ideia para Oslo e Londres, mas em um país com as desigualdades sociais do Brasil essa estratégia penaliza os mais pobres.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #95 Online: 24 de Outubro de 2010, 17:23:39 »
Em SP existe uma conscientização maior por parte dos ciclistas a respeito disso. Não existe dos motoristas ou da administração pública. Esta semana, passando na ponte Cidade universitária, vi que cobriram com tinta preta as marcas de ciclovia que os caras do apocalipse motorizado pintaram.

Aliás, esses caras também não ajudam, querem bater de frente com a prefeitura e forçar a inclusão em vez de debater.
O meu principal meio de transporte é a bicicleta. Aqui na minha cidade não existe ciclovia, mas em compensação o trânsito não é tão caótico. O cara que anda de bicicleta em São Paulo, Rio, BH e outras cidades do tipo fora de ciclovias são pessoas bem corajosas ou simplesmente malucas.

Sobre o “Apocalipse Motorizado” eles até que têm uma proposta bacana, mas viajam na maionese em algumas coisas.   

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #96 Online: 24 de Outubro de 2010, 17:26:47 »
Acho os caras do apocalipse motorizado radicais demais.

Mas gostei de iniciativas como pintar bicicletas nas faixas da direita de algumas vias, onde não é proibido pedalar e o CTB libera a faixa da direita pras bikes. Ou pintar uma faixa de pedestres numa curva "cega" com alertas alguns metros antes.

Mas tratar o motorista como o demônio encarnado é demais. Eles acham que todo mundo é como este imbecil
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #97 Online: 24 de Outubro de 2010, 18:05:46 »
O pedágio urbano é uma excelente ideia para Oslo e Londres, mas em um país com as desigualdades sociais do Brasil essa estratégia penaliza os mais pobres.

Mais ou menos. No Brasil quem vai para o trabalho de carro não é o pobre, é a classe média. A maioria das pessoas transportadas na Grande São Paulo o é por transporte público, não carro, eu já vi isso em algum lugar, posso procurar depois.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 24 de Outubro de 2010, 18:32:03 »
Mais ou menos. No Brasil quem vai para o trabalho de carro não é o pobre, é a classe média. A maioria das pessoas transportadas na Grande São Paulo o é por transporte público, não carro, eu já vi isso em algum lugar, posso procurar depois.

Ainda assim, quem ia se ferrar seriam os mais pobres dentro da classe média. E eles iam ter que usar mais transporte público. Acho que a cidade de São Paulo deveria expandir muito a cobertura do metrô antes de ser viável cobrar pedágio urbano.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #99 Online: 24 de Outubro de 2010, 18:54:15 »
O problema que a velocidade de expansão do metrô necessária é inviável, dada a velocidade de expansão da frota. Ainda mais porquê construir metrô em São Paulo é relativamente difícil, dada a geografia da cidade, ainda mais se considerarmos as desapropriações necessárias.

Eu não estou dizendo que não se deve construir metrô, mas sim que deve-se estancar o problema de expansão da frota. Além disso, depois de pronta uma rede de transporte pública, deve-se criar meios de incentivar o uso do transporte público, ou de desincentivar o uso de carros, dos quais o pedágio urbano é apenas uma das alternativas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!