Autor Tópico: Uma opinião sobre a crise imobiliária  (Lida 11686 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Uma opinião sobre a crise imobiliária
« Resposta #25 Online: 24 de Agosto de 2010, 22:26:45 »
Como se um índice de crédito, qualquer que seja, fosse ruim só por ser crédito...

E é muito difícil hoje, em todo mundo, quem não tenha algum nível de endividamento, o grande problema é medir a qualidade dessas dívidas mundo afora.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #26 Online: 25 de Agosto de 2010, 07:44:21 »
Subtraia Donas de casa, estudantes(os que não trabalham), miseráveis e trabalhadoes informais de baixa renda,como boias-fria.

E Mabumbo, credito em si não é ruim, desde que tenha lastro e o país tenha estabilidade.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 25 de Agosto de 2010, 08:25:59 »
Subtraia Donas de casa, estudantes(os que não trabalham), miseráveis e trabalhadoes informais de baixa renda,como boias-fria.

E Mabumbo, credito em si não é ruim, desde que tenha lastro e o país tenha estabilidade.

Donas de casa e trabalhadores informais, são uns dos que tem mais dívidas em seu nome e mesmo os bóia-frias e chapas já não tem um salário assim tão pequeno, falo isso por ter um comércio e por emprestar bastante para esses daí que você citou.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #28 Online: 25 de Agosto de 2010, 08:33:08 »
Então se eu quiser comprar um apê, é melhor comprar agora ou esperar uns 4 anos até poder comprar em um leilão da caixa com um pedido de despejo da família moradora?

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 25 de Agosto de 2010, 08:36:52 »
Então se eu quiser comprar um apê, é melhor comprar agora ou esperar uns 4 anos até poder comprar em um leilão da caixa com um pedido de despejo da família moradora?

Nunca deixe para amanhã o que pode ser feito hoje...Já dizia o velho deitado.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 25 de Agosto de 2010, 09:17:01 »

Eu acho uma besteira imobilizar uma grande quantidade de dinheiro, por isso não compro nada. Só quando o aluguel não compensar mais.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #31 Online: 25 de Agosto de 2010, 09:32:52 »

Eu acho uma besteira imobilizar uma grande quantidade de dinheiro, por isso não compro nada. Só quando o aluguel não compensar mais.

Sério? Prefere aluguel do que casa própria?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 25 de Agosto de 2010, 09:45:03 »
Calma lá, meu caro. Se meu objetivo é aumentar meu patrimônio, as despesas que terei enquanto acumulo capital e o invisto na bolsa, por exemplo, e mesmo em investimentos menores, compensa. Existe um momento quando a situação se inverte, mas estou longe ainda. Eu trabalho com carteira assinada, mano.
Só o juros que se paga em financiamento desanima. Um Ap. de 250k vai pra 400k. Durante esse período, dependendo do seu aluguel, você vai desembolsar muito menos que 150k. Sem contar o imobilizado, muito dinheiro congelado pra uma empreitada única, a meu ver, não compensa simplesmente pois me incomoda.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #33 Online: 25 de Agosto de 2010, 09:55:44 »
Calma lá, meu caro. Se meu objetivo é aumentar meu patrimônio, as despesas que terei enquanto acumulo capital e o invisto na bolsa, por exemplo, e mesmo em investimentos menores, compensa. Existe um momento quando a situação se inverte, mas estou longe ainda. Eu trabalho com carteira assinada, mano.
Só o juros que se paga em financiamento desanima. Um Ap. de 250k vai pra 400k. Durante esse período, dependendo do seu aluguel, você vai desembolsar muito menos que 150k. Sem contar o imobilizado, muito dinheiro congelado pra uma empreitada única, a meu ver, não compensa simplesmente pois me incomoda.

Hoje moro em casa própria, por isso também vou economizando sem pressa. No meu caso, planejo uma casa-sítio. A polícia tem um plano de financiamento de até R$150.000, divididos em até 360 prestações com juros de 2% ao ano. Assim, dá pra comprar o lote com meu dinheiro e usar o financiamento pra construir e arcar com prestações menores do que R$600. Não vejo como tããão desvantajoso.

E qual sua opinião sobre o lema "quem compra terra, não erra"? :lol:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 25 de Agosto de 2010, 10:25:57 »

Tirando a liquidez, imóveis sempre foram uma boa forma de aumentar o patrimônio. Se você investe 400K em um imóvel que vale 250k. Você muito provamelmente terá um patrimônio maior do que essa equivalência no fim das prestações, dado o fato de que os imóveis dificilmente perdem valor num país com grande déficit habitacional, o que na verdade acontece justamente o contrário. Assim se você paga 150K num aluguel nesse período, e economizar 250K, para que você tenha um patrimônio equivalente ou maior à sua casa, investindo em contratos de muita liquidez como as bolsas, é preciso uma atenção permanente e profissional, porque quanto mais liquidez, mais variável são os ganhos e as perdas. Existem pessoas que ganham muito dinheiro assim, mas é muito provável que tenham um lastro fixo em bens de pouca liquidez.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 25 de Agosto de 2010, 11:16:13 »
É um bom lema, mas eu pretendo ter dinheiro pra pagar a vista ou uma entrada muito boa.
Olha o gráfico da bolsa dos últimos 4 anos... Com muita atenção e um bom profissional, ainda não tive erro.
E pra que não compense, tem que dar uma merda muuuuiiito grande, daí fio, o último que sair fecha a luz.

Juca, imóveis é um bom negócio agora pra quem tem dinheiro. Por isso, prefiro a bolsa.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #36 Online: 25 de Agosto de 2010, 12:59:44 »
Eu acho que imóveis são um investimento swguro, ideal para quem é mais velho e ja tem familia. Pessoas mais jovens podem arriscar mais....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 25 de Agosto de 2010, 19:39:35 »
Aguarde, o tempo passará e nós dois vivemos no mesmo país e então saberemos quem está certo.

Acho que daqui quatro anos o Arcanjo estará blasfemando contra a presidenta dizendo que logo, logo o Brasil quebra. Futurologia eu também sei fazer.

Não se trata de bola de cristal, não precisa ser economista para ver o que está pela frente. Pode levar alguns meses ou pode levar mais, mas vai acontecer.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 25 de Agosto de 2010, 19:43:27 »
Se o cenário fosse tão apocalíptico quano prega o Arcanjo ele não indicaria uma candidata do PT. Ele pode ser o que for, mas burro não.
Arcanjo, não faz sentido.

Já viu gente tão ganaciosa largar o osso? Enquanto existir cesta-eleitor e bolsa-voto ele vai ter quem vote nele, independente do que acontecer com o boi de piranha que os petistas indicarem.

Eleitor petista acha que a cagada é de todo mundo, menos do santificado, honesto, justo, milagroso e infalível apedeuta.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 25 de Agosto de 2010, 19:47:08 »
Se o cenário fosse tão apocalíptico quano prega o Arcanjo ele não indicaria uma candidata do PT. Ele pode ser o que for, mas burro não.

É isso que eu já tentei entender, mas ele não sabe explicar. Vive dizendo que a "bomba" do Lula vai estourar no próximo governo, que o Lula fez o que podia e o que não podia, no atual governo, porque sabia que quem iria se fuder era o próximo presidente, etc e tal. O único problema dessa teoria maluca, é que o próximo presidente, possivelmente, será do PT.

Não se trata de teoria maluca, colega. Basta ver os gastos cada vez maiores que o governo faz.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 25 de Agosto de 2010, 19:49:47 »

Aguarde.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #41 Online: 25 de Agosto de 2010, 20:05:33 »

É isso que eu já tentei entender, mas ele não sabe explicar. Vive dizendo que a "bomba" do Lula vai estourar no próximo governo, que o Lula fez o que podia e o que não podia, no atual governo, porque sabia que quem iria se fuder era o próximo presidente, etc e tal. O único problema dessa teoria maluca, é que o próximo presidente, possivelmente, será do PT.

Não se trata de teoria maluca, colega. Basta ver os gastos cada vez maiores que o governo faz.

Então o Lula, mesmo ja sabendo que a bomba vai estourar  resolve apoiar um candidado do próprio partido, para que todo mundo culpe o PT e nunca mais votem neles?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 25 de Agosto de 2010, 20:07:21 »
Já viu alguém que recebe o Bolsa-eleitor e o cesta-voto culpar o PT por qualquer coisa?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #43 Online: 25 de Agosto de 2010, 20:13:18 »
E vão culpar quem? Se a crise realmente for do jeito que você prega não vai ter bolsa esmola suficiente para camuflar, não vai dar pra jogar a culpa no FHC e nem dizer que a crise é mundial. Se o apocalipse esta tão iminente quanto você diz, a melhor coisa para o PT seria perder a eleição e deixar outro partido com a bomba nas mãos.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 25 de Agosto de 2010, 20:28:17 »
Sente e espere...

Como eu disse ao colega acima, o tempo vai mostrar quem está certo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #45 Online: 25 de Agosto de 2010, 20:32:52 »
Essa frase faz tanto sentido quanto aqueles crentes dizendo que o apocalipse esta próximo e que os infiéis se arrependerão. Aliás, tem tanto sentido lógico quanto.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 25 de Agosto de 2010, 20:42:18 »
OK, então vamos colocar assim...

Compararam a crise americana com o que está acontecendo aqui, qual é a taxa de juros que os americanos endividados pagavam aos bancos e qual é a taxa de juros que os brasileiros endividados pagam aos bancos?

E no caso de algo que cause uma quebradeira geral como aconteceu nos EUA, o que vc acha que aconteceria aqui com a taxa de juros atual e um sistema financeiro que sobrevive dela? O que vc acha que aconteceria com o sistema bancário brasileiro em caso de inadimplencia generalizada?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #47 Online: 25 de Agosto de 2010, 20:45:18 »
E só porque um cara publicou isso você ja tem como fato verdadeiro e absoluto?
 Esses dias mesmo eu li que o índice de inadimplencia esta diminuindo a cada mês. Se o po o esta pagando as dívidas então não existe problema de crédito.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 25 de Agosto de 2010, 20:56:11 »
Esses dias mesmo eu li que o índice de inadimplencia esta diminuindo a cada mês.

Se o po o esta pagando as dívidas então não existe problema de crédito.

Pois é...

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=15,67229

Nos meses de maio e junho, houve alta de 28% na taxa dos que ganham acima de 4 salários mínimos Nos meses de maio e junho, houve alta de 28% na taxa dos que ganham acima de 4 salários mínimos

Os primeiros problemas decorrentes da onda de incentivos fiscais para a compra de carros e eletrodomésticos, da alta dos juros e da desaceleração da atividade econômica já começam a aparecer.

Segundo pesquisa da TeleCheque, a inadimplência cresceu mais entre as pessoas que ganham acima de quatro salários mínimos (R$ 2.041) em maio e junho deste ano. O aumento foi de 28% em comparação com igual bimestre de 2009. Com isso, esse grupo concentrou 63,96% da inadimplência nos meses de maio e junho.

Na contramão, o calote recuou 11% entre os que ganham abaixo de quatro mínimos no mesmo período.

Desemprego

Outro destaque da pesquisa foi a alta do desemprego como motivo da inadimplência: crescimento de 199,45% em relação ao mesmo bimestre do ano anterior, totalizando 5,54% do total de devedores (contra 1,85% em maio e junho de 2009).

A maioria dos inadimplentes tem entre 31 e 50 anos (55,23%). Na comparação com o mesmo período de 2009, houve crescimento de 9,10% na inadimplência entre essa faixa etária.

"A maioria desses consumidores está inserida no mercado de trabalho e muitas vezes não espera que seja demitida, prejudicando o orçamento pessoal", explicou José Antônio Neto, vice-presidente da TeleCheque.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100622/not_imp570097,0.php

Medo de inadimplência nos cartões de crédito tem base

Os bancos brasileiros começam a se preocupar com o uso de cartões de crédito pela nova classe média, considerando que um afrouxamento do crescimento pode desencadear uma onda de inadimplência. A preocupação é largamente justificada, porém as instituições financeiras deveriam reconhecer que, em grande parte, são responsáveis por essa eventualidade.

Durante muito tempo os bancos procuraram difundir o uso de cartões de crédito levando em conta que os ganhos que auferiam das empresas comerciais que aceitavam o pagamento com cartão permitiam assumir o risco da inadimplência dos portadores de cartão. A oferta foi realizada sem levar em conta a capacidade financeira dos clientes, e nem todos tinham conta no banco emissor do cartão. Felizmente, houve um acordo entre os bancos para que emitissem cartão só quando fossem realmente pedidos.

No entanto, com o alargamento das classes C e D, os bancos foram solicitados a emitir novos cartões sem verificar a capacidade financeira dos seus titulares. E mais: utilizaram não apenas o atrativo do "pagamento mínimo", como inventaram o crédito rotativo para estimular os titulares dos cartões a recorrer a empréstimos vinculados aos cartões, chegando, em caso de atrasos, a cobrar juros de 238,30%, taxa muito maior do que a do cheque especial (181,30%), que já era muito elevada diante do crédito pessoal, com taxa de 42,9%.

E não esqueçamos de que esse aumento da emissão de cartões de crédito ocorreu quando o crédito consignado se ampliava e que a política de casa própria baixada pelo governo se traduz por um endividamento de prazo muito longo, em que o mutuário fará tudo para não perder o imóvel adquirido, que é a garantia para a instituição financeira.

Além disso, os bancos aceitaram que as lojas oferecessem pagamentos a prazo longo, muitas vezes com a garantia dos cartões de crédito.

Neste contexto, pode-se entender a preocupação dos bancos com a possibilidade futura de uma explosão de inadimplência, quando se considera que só no mês de abril se registraram 224,4 milhões de operações com cartões de crédito.

Caberia aos bancos mostrarem-se mais cautelosos na distribuição de cartões, fixando um limite de financiamento para eles. Seria bom, também, que estudassem a possibilidade de eliminar o "pagamento mínimo", que é um convite ao endividamento, e recusassem operações com prazos de pagamentos de mais de três meses.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #49 Online: 25 de Agosto de 2010, 21:17:16 »

Então......

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor recuou 0,5% em junho de 2010, atingindo o patamar de 96,2. Foi a segunda queda mensal consecutiva (em maio, a baixa foi de 0,2%) após uma seqüência ininterrupta de seis meses de elevações, entre novembro de 2009 e abril de 2010. Isto sinaliza que o crescimento de inadimplência das pessoas físicas tende a ser modesto, não devendo impor graves restrições à evolução do crédito ao consumidor.

De acordo com os economistas do Serasa, o crescimento acelerado do endividamento dos consumidores ao longo dos últimos trimestres somado ao atual ciclo de aperto monetário - que aumenta o comprometimento de renda do cidadão com pagamentos de juros e amortizações - contribuem para a elevação dos níveis de inadimplência. Entretanto, o fato de o indicador estar oscilando abaixo do nível 100 significa que, apesar deste ajustamento de elevação, a inadimplência não deverá registrar níveis mais críticos.

O cenário não é agudo bastante para reverter a atual trajetória de crescimento do crédito às pessoas físicas, no entanto, esta evolução deve ocorrer de forma moderada.
 Empresas
 Por sua vez, o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas caiu 1,6% em junho de 2010, o décimo quarto recuo mensal consecutivo. Tal movimento sinaliza que a inadimplência das empresas tenderá a diminuir ao longo da segunda metade de 2010.
 Para os economistas da Serasa Experian, a continuidade da expansão econômica brasileira, embora num ritmo mais brando do que o registrado durante o primeiro trimestre de 2010, constitui-se no principal elemento de contribuição à diminuição dos níveis de inadimplência das empresas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!