Bã, um instrumento musical de alta qualidade ou uma viagem.
Além do preço e dos malefícios eu ainda me surpreendo com a quantidade de pessoas que começam a fumar.
Não me surpreendo com o tabagismo, pois ele é uma escolha.
Me surpreendo mesmo é com a quantidade de porcaria que consumimos passivamente na alimentação (agrotóxicos, conservantes, etc.) e ninguém diz nada.
Mas dar picato no vício alheio? Ah! Isto todo mundo faz.
Talvez Mr. Mustard.
Quando alguem, ao lado de outros, ingere produtos com conservantes ele está somente se prejudicando. Mas quando alguem fuma, ao lado de outros, ele prejudica quem está ao lado.
Mas, ainda assim defendo o direito do indivíduo fumar, desde que em local isolado.
Parto do princípio que se o cara quer se f... o problema é dele!
Já existem leis de proibição do cigarro em locais coletivos fechados. E esta lei veio muito a calhar. Gostei muito.
Sobre a questão de o "cara quer se f...", é um argumento bastante discutível.
Ingerir produtos com conservantes me parece muito mais alarmante: Sim, somente o indivíduo em questão está sendo prejudicado. Mas o que se faz quando estes indivíduos são os membros de sua família (filhos, esposa, etc.) e você não pode fazer absolutamente nada? Ou você suspenderia toda a alimentação? Veja, nas cidades, isto é uma atitude impraticável. Somos passivos de nos alimentar com carnes, frutos e legumes cheios de "qualquer coisa que te fazem mal".
Então simplesmente não dá para usar este argumento do "somente o indivíduo que se prejudica". Não é uma escolha. Não há, na vida urbana, uma rota de fuga sem que os custos de uma excelente alimentação pesem no seu orçamento. Produtos livres de conservantes são caros para o padrão popular brasileiro.