Autor Tópico: Mais um motivo para você parar de fumar.  (Lida 5957 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Mais um motivo para você parar de fumar.
« Online: 30 de Agosto de 2010, 23:05:28 »
Casais de fumantes gastam quase R$ 1.500 com cigarro por ano no País

Valor no Sudeste é suficiente para comprar TV de LCD de 32'', computador ou geladeira duplex
30 de agosto de 2010 | 15h 10

RIO DE JANEIRO - Dados da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab) revelam que uma família composta por um casal de fumantes, entre 45 e 64 anos, residente em uma cidade da Região Sudeste gasta, por mês, somente com a compra de cigarros, R$ 128,60. Por ano, a despesa chega a R$ 1.543,20.

Mais...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Mais um motivo para você parar de fumar.
« Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2010, 23:11:25 »
Fiz cálculos semelhantes para um funcionário fumante que trabalha em minha empresa a cerca de 18 anos.

Considerando o consumo médio mensal dele e a capitalização do valor gasto, hoje ele teria na mão R$ 53.520,00, importância suficiente para comprar um pequeno apartamento na periferia de Curitiba.
Foto USGS

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2010, 23:45:38 »
Gasto mais ou menos isso por mês. :( Nem me lembre... :vergonha: |(

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2010, 14:12:27 »
Bã, um instrumento musical de alta qualidade ou uma viagem.

Além do preço e dos malefícios eu ainda me surpreendo com a quantidade de pessoas que começam a fumar.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2010, 14:13:25 »
Mais uma daquelas notícias: Eu quero mandar na sua vida.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2010, 14:15:38 »

Além do preço e dos malefícios eu ainda me surpreendo com a quantidade de pessoas que começam a fumar.

Não me surpreendo com o tabagismo, pois ele é uma escolha.

Me surpreendo mesmo é com a quantidade de porcaria que consumimos passivamente na alimentação (agrotóxicos, conservantes, etc.) e ninguém diz nada.

Mas dar picato no vício alheio? Ah! Isto todo mundo faz.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2010, 20:29:19 »
Depende o quão alheio é o vício.

Meu tio sempre reclamava que fumar era problema dele, que ninguém lhe pagava os cigarros. Mas quando ele morreu de câncer de pulmão aos 41 anos, deixando duas filhas pré-adolescentes, a esposa e meus avós, o problema não foi só dele.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2010, 20:36:19 »

Me surpreendo mesmo é com a quantidade de porcaria que consumimos passivamente na alimentação (agrotóxicos, conservantes, etc.) e ninguém diz nada.

Talvez Mr. Mustard.

Quando alguem, ao lado de outros, ingere produtos com conservantes ele está somente se prejudicando. Mas quando alguem fuma, ao lado de outros, ele prejudica quem está ao lado.

Mas, ainda assim defendo o direito do indivíduo fumar, desde que em local isolado.

Parto do princípio que se o cara quer se f... o problema é dele!
Foto USGS

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2010, 20:49:21 »
Eu seria 100% a favor do fumo em qualquer lugar se não fosse este um vício espacialmente incontrolável. :D

Tinham que inventar um cigarro cuja fumaça congelasse e caísse no chão para ele não espalhar por todo lado. Vendo a cor da atmosfera de SP estes dias de umidade quase 0, não acho que uma fumaça de cigarro pudesse piorar a situação mas, por exemplo, na hora de comer alguma coisa, o cheiro do cigarro atrapalha demais o paladar de um não fumante (difícil explicar isso para quem está acostumado a fumar).

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Setembro de 2010, 22:35:05 »

Meu tio sempre reclamava que fumar era problema dele, que ninguém lhe pagava os cigarros. Mas quando ele morreu de câncer de pulmão aos 41 anos, deixando duas filhas pré-adolescentes, a esposa e meus avós, o problema não foi só dele.

Muito lúcido era o seu tio e concordo plenamente com a postura dele. Se ele sabia das consequências do cigarro? Não sei. Se ele sabia que poderia morrer jovem e deixar uma família, eu também não sei, mas deixar de formar uma família prevendo morrer por conta de um vício (ou qualquer outro fator externo) é absurdamente forçado. Podemos fazer milhões de analogias sobre isto. P. ex.: Quem sofre de hipertensão e se entope de gordura não poderia formar uma família pelo prejuízo futuro de uma morte prematura?

Desculpe-me, formar matrizes de comportamento é uma idéia que soa incrivelmente fora de contexto.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Setembro de 2010, 22:44:31 »

Talvez Mr. Mustard.

Quando alguem, ao lado de outros, ingere produtos com conservantes ele está somente se prejudicando. Mas quando alguem fuma, ao lado de outros, ele prejudica quem está ao lado.

Mas, ainda assim defendo o direito do indivíduo fumar, desde que em local isolado.

Parto do princípio que se o cara quer se f... o problema é dele!

Já existem leis de proibição do cigarro em locais coletivos fechados. E esta lei veio muito a calhar. Gostei muito.
Sobre a questão de o "cara quer se f...", é um argumento bastante discutível.

Ingerir produtos com conservantes me parece muito mais alarmante: Sim, somente o indivíduo em questão está sendo prejudicado. Mas o que se faz quando estes indivíduos são os membros de sua família (filhos, esposa, etc.) e você não pode fazer absolutamente nada? Ou você suspenderia toda a alimentação? Veja, nas cidades, isto é uma atitude impraticável. Somos passivos de nos alimentar com carnes, frutos e legumes cheios de "qualquer coisa que te fazem mal".

Então simplesmente não dá para usar este argumento do "somente o indivíduo que se prejudica". Não é uma escolha. Não há, na vida urbana, uma rota de fuga sem que os custos de uma excelente alimentação pesem no seu orçamento. Produtos livres de conservantes são caros para o padrão popular brasileiro.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Setembro de 2010, 23:44:25 »
LOL!

Comparar maços de cigarro com apartamentos, geladeiras e outras coisas?
Qual é a importância do valor acumulado para um fumante?

Não dá para fumar geladeiras.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #12 Online: 02 de Setembro de 2010, 23:54:40 »

Muito lúcido era o seu tio e concordo plenamente com a postura dele. Se ele sabia das consequências do cigarro? Não sei. Se ele sabia que poderia morrer jovem e deixar uma família, eu também não sei, mas deixar de formar uma família prevendo morrer por conta de um vício (ou qualquer outro fator externo) é absurdamente forçado. Podemos fazer milhões de analogias sobre isto. P. ex.: Quem sofre de hipertensão e se entope de gordura não poderia formar uma família pelo prejuízo futuro de uma morte prematura?

Desculpe-me, formar matrizes de comportamento é uma idéia que soa incrivelmente fora de contexto.

A questão toda é que nunca é problema só seu. Só seria problema unicamente seu se você não vivesse em sociedade.

Pergunta para os meus avós se o fumo do filho deles era problema só dele...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Setembro de 2010, 00:00:28 »
A questão toda é que nunca é problema só seu. Só seria problema unicamente seu se você não vivesse em sociedade.

Pergunta para os meus avós se o fumo do filho deles era problema só dele...

Agora o seu argumento mudou totalmente de contexto. Enfiar goela abaixo um vício coletivamente é um erro crasso.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #14 Online: 03 de Setembro de 2010, 00:03:10 »
Claro que não mudou. O argumento é que essa história de dizer que o fumo é um problema seu só é válido se você é um eremita.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Setembro de 2010, 00:04:56 »
Claro que não mudou. O argumento é que essa história de dizer que o fumo é um problema seu só é válido se você é um eremita.

Estamos falando do fumo utilizado dentro de um reduto fechado ou em uma varanda ao ar livre?
O hábito de fumar ao ar livre é absolutamente aceitável. Qual o problema até este ponto? Morrer?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #16 Online: 03 de Setembro de 2010, 00:06:03 »
O problema é achar que só porque só você fica de boa, então só você vai sofrer pelas consequências dos seus atos.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Setembro de 2010, 00:09:13 »
O problema é achar que só porque só você fica de boa, então só você vai sofrer pelas consequências dos seus atos.

E isto não deixa de ser uma constante.
Se você gosta de ficar de boa sob qualquer circunstância, não significa que você vai deixar de ter empatia por aqueles que você ama.

Ainda acho que seu argumento remete a uma padronização de comportamento. Muito religioso isto.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #18 Online: 03 de Setembro de 2010, 00:22:02 »
Eu não vejo nada de religioso em poupar quem amamos. É bem egoísta, na verdade.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Setembro de 2010, 00:29:52 »
Eu não vejo nada de religioso em poupar quem amamos. É bem egoísta, na verdade.

Poupar quem amamos e ser bem egoísta é absolutamente e largamente discutível.
Não entendi seu ponto até agora pelo peso emocional se suas palavras.

Ainda não obtive resposta de consumir um vício longe de quem amamos por empatia ou consumir um vício sem empatia.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #20 Online: 03 de Setembro de 2010, 00:35:31 »
Achei que o ponto estava claro. Mas a idéia é a seguinte: você pode fumar, pode se drogar, pode se matar. Mas se você tem família, estará causando danos a alguém. Ou seja, seu vício não prejudica só a você. Prejudica também aqueles que se preocupam contigo.

Eu acho que pode ser considerado egoísta protegermos quem amamos se o fazemos para que culpa não nos consuma. Nem todos que "amam" realmente se preocupam com os outros. Em parte das vezes, se preocupam com a falta que outras pessoas fazem para eles mesmos.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Setembro de 2010, 00:39:35 »
Achei que o ponto estava claro. Mas a idéia é a seguinte: você pode fumar, pode se drogar, pode se matar. Mas se você tem família, estará causando danos a alguém. Ou seja, seu vício não prejudica só a você. Prejudica também aqueles que se preocupam contigo.

Eu acho que pode ser considerado egoísta protegermos quem amamos se o fazemos para que culpa não nos consuma. Nem todos que "amam" realmente se preocupam com os outros. Em parte das vezes, se preocupam com a falta que outras pessoas fazem para eles mesmos.

Excelente ponto.

Aqueles que nos amam sempre esperam as melhores atitudes nossas. Agora seu argumento se tornou impacial.
Se eu sou fanático por paraquedas e ele não abre, eu vou fazer minha família sofrer por uma hábito esportivo meu, que, com efeito, pode ser considerado egoísta em caso de morte?

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Setembro de 2010, 11:31:02 »
Se dependesse da opinião média do CC, seria proibido beber ou fumar até sozinho, escondido dentro uma cápsula espacial em outro planeta, porque você deixaria as pessoas que gostam de você com saudades durante sua viagem para dar uma tragadinha.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Setembro de 2010, 11:55:06 »
Se dependesse da opinião média do CC, seria proibido beber ou fumar até sozinho, escondido dentro uma cápsula espacial em outro planeta, porque você deixaria as pessoas que gostam de você com saudades durante sua viagem para dar uma tragadinha.

:hehe:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 03 de Setembro de 2010, 12:42:53 »

Ó, sim, claro.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!