Mr. Mustard tem sua razão, assim como a Nina... Essa questão não tem uma resposta fácil.
Eu voto na Nina, não acho que essa seja uma notícia "para mandar na sua vida". Não sei o quer dizer com escolha, pois o cigarro deixa de ser escolha quando se torna um vício (daí a definição de vício!) e não é porque existem alimentos tóxicos (seja lá quais ele diga que sejam) que não podemos comentar sobre os malefícios do cigarro.
Outra, no momento quando você tem de cuidar de alguém com câncer de pulmão, o cigarro deixa de ser problema de "opção pessoal". Duas pessoas existem numa relação, uma faz uma opção que prejudica a outra e esta da de costas e diz, Tudo bem, é opção sua... Enfim!
Ninguém está amenizando os malefícios do cigarro, assim com ninguém está amenizando os malefícios dos agrotóxicos.
Um é ativo e pode ser uma escolha, o outro não tem escolha.
Se você tem um câncer de pulmão, muito provavelmente pode ser em decorrência do cigarro (caso tenha sido fumante), mas se você apresentar uma câncer no intestino, você vai culpar quem?
Desculpe-me, mas esta falácia de que vício mata e deixa os "pobrezinhos familiares" a mingua, é tão emocional quanto acreditar em Cristo.
Você pode ou não cuidar de um familiar doente, seja por uma doença causada por "escolha" pessoal, seja por um "azar" da vida.
E outra, se familiar não deveria cuidar de alguém doente só porque o infeliz fumou a vida inteira, então que se foda a família.
Até parece que vou por o dedo no nariz do meu pai só porque ele fumou a vida inteira. Problema dele! Eu como filho tenho obrigação de ajudar meu pai em qualquer circunstâcia!
Impressionante como o amor vira ódio quando o todo mundo diz que um vício faz mal!!