O problema é quando um determinado grupo que não representa todo um movimento(diria que a maioria dos ateus não pensam como a ATEA, mas isso é um chute, não podemos afirmar os números exatos ainda) usa isso(o Ateísmo) como pretexto para disseminar sua linha ideológica esquerdista "progressista" como se realmente estivesse representando a vontade dos ateus e agnósticos.
Embora eu não tenha nenhum fonte específica quanto Ateus e Progressivismo, posso afirmar que ao menos baseados no que se sabe sobre
Ateus/Agnósticos nos EUA, eles são sim fortemente inclinados à Esquerda Americana, e por conseguinte, um maior número deles deve se simpatizar com o Progressivismo (o que não implica que Ateus são, em sua maioria, aderentes desse ideário).
No momento eu estou lendo o livro The Nonreligious que lida justamente com demografia de grupos seculares, e devo ter mais fontes para lidar com o tópico. Talvez eu dê uma olhada em alguns subreddits que faziam pesquisas sobre seus membros, para ver como Progressivistas se autodefinem.
Conhecendo o meio liberal e libertário, sou obrigado a discordar de você em relação a seus aderentes. A não ser que você considera conservadores parte dos entusiastas do liberalismo e do libertarianismo, mas você estaria equivocado.
Curioso, não imaginei que não discordaria comigo. O que quis dizer é que "luminares ideológicos" são tipicamente acadêmicos ou intelectuais, tipicamente com ampla educação (formal ou informal, geralmente a primeira), com renda substancialmente alta (parte dos estratos superiores de um sociedade), e por isso nitidamente distintos de seus seguidores. De acordo?
Qual é a lógica de ateus, que tem um bilhão de linhas ideológicas seguidas pelos seus aderentes pois não são um grupo homogêneo, quererem se aliar a um grupo político visando uma espécie de interesse coletivo que nem mesmo existe entre eles?
Porque ao menos nos casos dos EUA (mas creio que possa ser aplicado ao Brasil - alguém pesquisou a opinião política de grupos ateus como a ATEA e LIHS, ou de ateus "como um todo"?), Ateus não são tão distintos assim. Nitidamente há uma "party line" informalmente mantida eles, de forma até mais previsível que ocorre entre Cristãos (esses sim são muito mais distintos entre si).
Realpolitik é um termo pejorativo, inclusive.
Curioso, para mim é um termo bastante neutro. Mas terei isso em mente ao discutir contigo.
Mas baseado no realismo político, esses grupelhos ATEA da vida jamais entenderão que não existe um desejo coletivo homogêneo entre os ateus, e passarão o resto da vida tentando praticar a "Justiça Social", criminalizando a opinião contrária e trazendo ainda mais aversão dos outros a esse grupo de pessoas.
Parece-me que supõe que há muito mais diversidade entre ateus do que realmente existe. Eu creio, apesar de tudo, que o "Ateu Médio" é um quase-progressivo (e que o Clube Cético é
hoje, um peculiar rincão de Ateus ou Similares com inclinação sociopolítica geralmente Liberal).