Autor Tópico: Ateus se ofendem com propaganda de Serra  (Lida 8115 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Online: 16 de Outubro de 2010, 22:42:26 »
Citar


http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/10/15/serra-distribui-cartao-em-que-diz-que-jesus-a-verdade-a-justica-em-busca-de-votos-de-evangelicos-922795103.asp


Citar
Citar
16/10/2010 - 21h19
Associação de ateus critica Serra por panfleto religioso


DE SÃO PAULO

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos divulgou uma carta endereçada ao candidato do PSDB à Presidência, José Serra, para criticar sua campanha por produzir um santinho com a citação "Jesus é a verdade e a Justiça".

"Em cada três pessoas vivas hoje, duas não concordam com essa frase. O único efeito que uma tática desse tipo pode ter é o de angariar votos completamente desvinculados de propostas de campanha, o que já é ruim, e à custa da perda de eleitores de todas as posições não cristãs, o que é péssimo", afirma a associação sobre o panfleto.

A entidade ainda critica declarações de Serra durante o debate organizado pela TVs católicas em agosto.

"Eu acho bom que o presidente da República acredite em Deus", disse o candidato.

"Não há outra palavra para esse tipo de opinião, Serra: preconceito. Associar imoralidade a um grupo qualquer de seres humanos é uma prática vergonhosa que já foi e continua sendo aplicada por todos aqueles que têm preconceito contra negros, judeus, homossexuais ou qualquer outro grupo, inclusive os ateus", afirma a carta.

A mensagem também não poupa críticas a declarações do vice do tucano, Indio da Costa (DEM).

"Se adesão religiosa não é sinal de concordância doutrinária, ela nada nos diz sobre conteúdo programático, e portanto não tem lugar nas campanhas eleitorais."

A associação afirma que cerca de 2% da população brasileira é de ateus, "um contingente maior do que a maior parte das denominações religiosas". Também usa argumento de que o Estado é laico.

"Serra, você nos deve desculpas. Desculpas sinceras e completas. Nós não achamos que você seja mau por ser cristão. Mas você está errado, e seu erro nos avilta e nos ofende", diz o grupo, que não cita a adversária do tucano, Dilma Rousseff.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/815728-associacao-de-ateus-critica-serra-por-panfleto-religioso.shtml


Eu acho que ficaria mais ofendido com isso se fosse cristão do que sendo ateu.

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2010, 22:47:13 »
O nome disso é frescura. E os ateus tão bem de representante... essa ATEA solta cada bobagem de vez em quando... :sleepy: Ninguém sente vergonha?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)


Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2010, 22:48:42 »
É o preço que o Serra tem de pagar pela tática que está empregando para tentar vencer a candidata do Caco.
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2010, 22:49:33 »
O nome disso é frescura. E os ateus tão bem de representante... essa ATEA solta cada bobagem de vez em quando... :sleepy: Ninguém sente vergonha?

Não sei se é o caso de sentir vergonha, pois fundamentalmente a ABAA tem razão.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2010, 23:02:55 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2010, 22:54:47 »
Então são duas? Um Bento XVI e um Lula?  :|
O nome disso é frescura. E os ateus tão bem de representante... essa ATEA solta cada bobagem de vez em quando... :sleepy: Ninguém sente vergonha?

Nãi sei se é o caso de sentir vergonha, pois fundamentalmente a ABAA tem razão.
Eu acho que é frescura. A maioria dos brasileiros/eleitores são cristãos, queriam o que?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2010, 22:55:34 »
Citar
Carta aberta da Atea a José Serra

Prezado Serra

o uso de temas religiosos na campanha eleitoral tem causado preocupação em muitos setores da sociedade, e os ateus não são exceção. Em primeiro lugar, a religiosidade de quase todos os candidatos, inclusive o senhor, tem sido utilizada como troféu, pois é exibida ostensivamente, repetida, reafirmada em palavras, gestos e até em material de campanha. É perfeitamente legítimo identificar-se com posições de um ou outro grupo de eleitores: constitui a própria essência do jogo eleitoral. Mas a posição religiosa de cada um é subjetiva, carregada de emotividade e metafísica, e frequentemente descolada da ortodoxia do grupo. As pesquisas deixam claro, por exemplo, que existe um exército de católicos recorrendo a contracepção, aborto e divórcio.

Se adesão religiosa não é sinal de concordância doutrinária, ela nada nos diz sobre conteúdo programático, e portanto não tem lugar nas campanhas eleitorais. A exibição de fé dos candidatos ajuda o clientelismo político-religioso e constitui, na melhor das hipóteses, um apelo à emoção do eleitor, vazio de conteúdo. Na pior, é uma exploração da religiosidade popular com fins pessoais e eleitoreiros, que apela e reforça o que há de pior na população: o preconceito contra ateus.

Assim como a orientação sexual, o posiciionamento religioso do candidato é matéria íntima que em nada influi na capacidade de liderar, governar ou legislar. Explorar eleitoralmente esse dado, seja qual for, é concordar com a posição de que é lícito discriminar cidadãos com base nesse critério, o que é não apenas imoral e antidemocrático como inconstitucional.

Serra, sua campanha está utilizando a frase "Jesus é a verdade e a justiça". É claro que seu direito de opinião é livre. Mas de que maneira essa crença o qualifica como candidato, ou como governante? De que maneira, em uma democracia laica, ela pode incluenciar a escolha de voto? Em cada três pessoas vivas hoje, duas não concordam com essa frase. O único efeito que uma tática desse tipo pode ter é o de angariar votos completamente desvinculados de propostas de campanha, o que já é ruim, e às custas da perda de eleitores de todas as posições não cristãs, o que é péssimo.

Lembre-se, Serra, que em um Estado laico o poder e as verdades não emanam de qualquer religião ou ideia religiosa, mas de conceitos abertos ao debate. Como governante, devemos esperar que procure a verdade através da fé e da religião, ao invés do debate e das evidências científicas? Sua busca por justiça será entremeada pela busca por Jesus? Em caso afirmativo, confirma-se a ideia de que voltaremos a uma teocracia. Em caso negativo, trata-se de estelionato eleitoral.

Serra, o ser questionado sobre como lida com o fato de ser católico e depender, também, de eleitores evangélicos, sua resposta foi "todas as doutrinas convergem naquilo que é o essencial: que Jesus é a verdade e a justiça". Caro Serra, e como ficam muçulmanos, judeus, hinduístas, candomblecistas, xamanistas, budistas, wiccas, pagãos, deístas, humanistas, taoístas, confucionistas, agnósticos, ateus e todos os bilhões de pessoas em milhares de grupos que não são cristãos? Para você, não existe nenhuma pessoa que não seja religiosa, e nenhuma religião que não seja cristã? Serra, nós existimos. No Brasil, 7% das pessoas não tem religião, 2% são ateus. No mundo, duas em cada três pessoas não são cristãs - uma ampla maioria que Serra você ignora, imaginando que o mundo inteiro é como você.

Serra, o mundo tem muitas, muitas pessoas, e a imensa parte não partilha as suas crenças. A democracia se propõe exatamemente a acomodar a convvência na pluralidade. A diversidade religiosa atual é enorme. Mas aparentemente, é só para os iguais que você pretende governar, já que ignora até a existência dos diferentes. Mas nós estamos aqui, e não vamos sumir mesmo que façam de conta que não existimos.

Lamentavelmente, em julho o candidato a vice Índio da Costa já prenunciava a posição da chapa ao ligar sua principal adversária ao ateísmo. Entender que existe ganho nisso é apostar no preconceito contra os ateus e, pior, instrumentalizá-lo em ganho próprio. Tudo poderia ser ficado como uma mera provocação de péssimo gosto, mas durante o debate realizado na tevê Canção Nova, em agosto, nossos piores medos se concretizaram.

Foi-lhe perguntado se o presidente precisa acreditar em deus e se acreditar em deus tem algo a ver com o modo de governar o país. Era o momento para dar uma aula de cidadania, mas sua resposta foi "acho bom que o presidente da República acredite em deus. Eu creio que os valores, a espiritualidade que faltam tanto no mundo de
hoje têm causado problemas para a humanidade e mesmo para o nosso país, até certo ponto."

Em outras palavras, sua posição é a de que o ateísmo não apenas é uma coisa ruim e que tem causado problemas para a humanidade e para o Brasil, mas que não é bom que um ateu seja presidente. Mais uma vez, a história se repete como farsa. Vinte e cinco anos atrás, o preconceito contra o ateísmo deu um golpe mortal na campanha de seu colega e decano do partido, Fernando Henrique Cardoso. Hoje, os papeis se inverteram e é o próprio candidato que se apressa em afirmar com todas as letras sua rejeição à descrença, postando-se ao lado daqueles que, na época, deixaram de votar em Fernando Henrique por causa disso.

Mas sua declaração foi além: "a religião e a crença em deus permite a uma sociedade desenvolver melhor os seus valores, uma ética de comportamento individual, tanto que quando às vezes se fala 'nesse lugar vale tudo, deus morreu', a ideia de deus morreu, a ideia de que deus não existe, a ideia de que deus está ausente, que as pessoas nele não crêem, porque ele está presente mediante a nossa crença, pra cada um, isso faz muito mal para a sociedade. Fará mal também para o Brasil. Eu acredito que a religião e a crença em deus nos aproxima dos valores, nos aproxima da solidariedade."

Traduzindo: o ateísmo atrapalha o desenvolvimento de valores e de ética na sociedade, e por isso lhe fazem mal. O ateísmo nos afasta dos valores e da solidariedade. Não há outra palavra para esse tipo de opinião, Serra: preconceito. Associar imoralidade a um grupo qualquer de seres humanos é uma prática vergonhosa que já foi e continua sendo aplicada por todos aqueles que têm preconceito contra negros, judeus, homossexuais ou qualquer outro grupo, inclusive os ateus. Sim, nós sabemos que é isso que diz a bíblia. Mas de um candidato a um cargo máximo esperávamos uma demonstração de grandeza, de urbanidade, ou ao menos que fosse, tolerância. O que vimos foi um espetáculo de chauvinismo e sectarismo. O que sera pior: que tenha dito isso para agradar os preconceituosos e lucrar também com o seu voto, ou que creia nessas palavras com sinceridade?

Serra, os ateus são cerca de 2% da população brasileira, um contingente maior do que a maior parte das denominações religiosas coretejadas por sua campanha. Seremos tão desprezíveis que nem nosso voto lhe interessa?

Serra, você está completamente, profundamente, inescapavelmente enganado. Todos os dados disponíveis desmentem suas concepções. Nós, ateus, também temos direitos constitucionalmente garantidos, e não apenas merecemos como exigimos o respeito de todos os demais. Há ateus canalhas, não resta dúvida. E também há canalhas entre os cristãos, os alpinistas, os keyneseanos e os carecas. Assim como há indivíduos boníssimos tanto entre ateus como entre enxadristas, budistas e monetaristas. E não consta sequer que as taxas de criminalidade dos teístas sejam melhores do que entre os ateus. Imaginar que existe algum grupo humano inerentemente pior que todos os demais é de uma pequenez atroz, incompatível com o exercício de qualquer cargo público de um Estado democrático.

Serra, você nos deve desculpas. Desculpas sinceras e completas. Nós não achamos que você seja mau por ser cristão. Mas você está errado, e seu erro nos avilta e nos ofende, aprofundando o preconceito já existente em muitos milhões de brasileiros, e que pode ficar ainda pior caso seja eleito. Sabemos que cristãos também podem reconhecer seus erros e pedir perdão. Por que não fazeis a nós como gostaria que os outros vos fizessem?

São Paulo, 16-10-2010

Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos
http://atea.org.br/view=article&catid=923%3Adia-a-dia&id=208%3Acarta-aberta-a-jose-serra
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #7 Online: 16 de Outubro de 2010, 22:58:49 »

Eu acho que ficaria mais ofendido com isso se fosse cristão do que sendo ateu.

Você pode explicar?

Não é a ATEA, é a ABAA.

É a ATEA.
ATEA = Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos
« Última modificação: 16 de Outubro de 2010, 23:01:29 por uiliníli »

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2010, 23:10:24 »
Como ateu, ou cristão, não me surpreenderia com políticos sendo populistas e apelando à religião para conseguir votos, mas como cristão acharia mais ofensivo por valorizar o cristianismo mais do que valorizo como ateu, por ser uma forma de tentar "me" tapear, manipular.

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #9 Online: 16 de Outubro de 2010, 23:13:13 »
Entendi.

Se eu desse mais importância para esse assunto, eu reconheço que não votaria no Serra de jeito nenhum. Mas acho que o Brasil tem outras prioridades, e dos males, ele é o menor na minha opinião.

Offline La Liberté

  • Nível 04
  • *
  • Mensagens: 43
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2010, 04:46:04 »
Pura frescura!

Serra não tá prometendo dar mais verba às igrejas e acredito que não venha a dar muitos cargos a estes pastores que o apóiam...

Já o PT... Distribui bolsa-vagabundo, apoia MST, FARC, faz da corrupção a regra na política atual...

Se essa ateuzada conhecesse mais de política estariam nem aí pra caprichos como esses...

Eu to é preocupado com essa bancada de pró-PT que está formada agora na câmara e no senado para 2011... Se a Dilma vencer veremos o que é doutrinação de verdade! Poderemos até mostrar nosso ateísmo, mas falar mal do governo... nem pensar!

Offline La Liberté

  • Nível 04
  • *
  • Mensagens: 43
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #11 Online: 17 de Outubro de 2010, 04:47:49 »
É o PT aliciando os famintos, bandidos e vagabundos de um lado... Serra aliciando crentes... Pra mim, o menos pior é o Serra!

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2010, 10:16:04 »
É o PT aliciando os famintos, bandidos e vagabundos de um lado... Serra aliciando crentes... Pra mim, o menos pior é o Serra!

Preconceito pouco é bobagem !!!

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #13 Online: 17 de Outubro de 2010, 10:26:58 »

Já o PT... Distribui bolsa-vagabundo, apoia MST, FARC, faz da corrupção a regra na política atual...


É o andar de baixo subindo as escadas! É o fim do mundo! Só nos resta o exílio!

Pura frescura!

Serra não tá prometendo dar mais verba às igrejas e acredito que não venha a dar muitos cargos a estes pastores que o apóiam...


Serra não precisa prometer cargos já que para os grupos evangélicos em questão o que interessa é garantir uma presença forte no parlamento para barrar as medidas que lhes são contrárias. Aqui no Rio om PSDB ajudou a eleger gente como o Arolde de Oliveira e o irmão do Silas Malafaia...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #14 Online: 17 de Outubro de 2010, 10:46:54 »

Já o PT... Distribui bolsa-vagabundo, apoia MST, FARC, faz da corrupção a regra na política atual...

É o andar de baixo subindo as escadas! É o fim do mundo! Só nos resta o exílio!

Não concordo com a generalização do La Liberté, mas ignorar as conexões ideológicas com o MST e as FARC não é prudente, principalmente porque o PT hoje é o representante-mor do "estado brasileiro" e, em tese, da sua Sociedade.



Pura frescura!

Serra não tá prometendo dar mais verba às igrejas e acredito que não venha a dar muitos cargos a estes pastores que o apóiam...

Serra não precisa prometer cargos já que para os grupos evangélicos em questão o que interessa é garantir uma presença forte no parlamento para barrar as medidas que lhes são contrárias. Aqui no Rio om PSDB ajudou a eleger gente como o Arolde de Oliveira e o irmão do Silas Malafaia...

Garotinho e sua igreja são piores ideologicamente, porque ele e sua esposa já chegaram ao poder e tomaram medidas concretas contra o laicismo, como a introdução do ensino religioso nas escolas do Rio, sob um formato que permite o ensino oficial do criacionismo, com a aprovação do projeto do deputado Carlos Dias, em 2000.
Foto USGS

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #15 Online: 17 de Outubro de 2010, 11:28:57 »
Como ateu, ou cristão, não me surpreenderia com políticos sendo populistas e apelando à religião para conseguir votos, mas como cristão acharia mais ofensivo por valorizar o cristianismo mais do que valorizo como ateu, por ser uma forma de tentar "me" tapear, manipular.
Concordo.

Offline Enio

  • Nível 24
  • *
  • Mensagens: 1.090
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #16 Online: 17 de Outubro de 2010, 12:01:01 »
Posso ser "espírita" (espírita que tem suas próprias convicções e difere do espírita comum), mas sou totalmente contra a integração de assuntos religiosos no meio político. É através da crença religiosa que muitos candidatos acabam se dando bem, só pela semelhança de crença com uma população. Mas isso para mim não é uma escolha inteligente de canditato.

Não sei se há candidatos espíritas, mas sei que não votei em nenhum. No segundo turno, andei pensando em votar no Serra, ao invés de não votar para ninguém, só para a Dilma não ganhar, já que tenho certeza de que ela ainda vai fazer muita merda, ainda que eu não seja a favor da política do Serra. Ao menos ele tem sua reputação com a área da saúde e pode fazer algo por isso, se é que vai fazer (digo isso porque estudo na área da saúde). Vamos ver se ele melhora o SUS. Já a Dilma, não tenho o que esperar dela.

Para dizer a verdade, ambos candidatos estão fora das minhas exigências, de um tipo de sistema que gostaria que fosse implantado neste país... mas que infelizmente ainda não existe em nenhum. Sair deste dualismo capitalismo-comunismo... o dualismo é ruim, pois gera conflito.

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #17 Online: 17 de Outubro de 2010, 12:35:22 »
Esse santinho do Serra é o cúmulo da palhaçada.

Verdade e justiça, num Estado laico, não podem ser tributados a uma figura mítico/religiosa.

Se é assim que ele quer governar, então que feche o Congresso e o Judiciário e transfira os poderes constituídos para o Vaticano logo de uma vez.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline uiliníli

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 18.107
  • Sexo: Masculino
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #18 Online: 17 de Outubro de 2010, 12:41:19 »
Serra não precisa prometer cargos já que para os grupos evangélicos em questão o que interessa é garantir uma presença forte no parlamento para barrar as medidas que lhes são contrárias. Aqui no Rio om PSDB ajudou a eleger gente como o Arolde de Oliveira e o irmão do Silas Malafaia...

E o PT ajudou a eleger o Crivella no mesmo Rio. O PT e o PSDB não são tão diferentes nesse sentido.

Temma

  • Visitante
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #19 Online: 17 de Outubro de 2010, 12:43:55 »
Quanto ao garotinho. Eu tinha visto na FSP que ele iria declarar apoio ao Serra. Essa semana ainda.

Offline Fabi

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.801
  • Sexo: Feminino
  • que foi?
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #20 Online: 17 de Outubro de 2010, 13:52:43 »
Serra não precisa prometer cargos já que para os grupos evangélicos em questão o que interessa é garantir uma presença forte no parlamento para barrar as medidas que lhes são contrárias. Aqui no Rio om PSDB ajudou a eleger gente como o Arolde de Oliveira e o irmão do Silas Malafaia...

E o PT ajudou a eleger o Crivella no mesmo Rio. O PT e o PSDB não são tão diferentes nesse sentido.
O Crivella quase conseguiu passar uma lei que proibia a ritalina (E outros derivados anfetaminicos).

Eu fiquei p*%$% da vida, porque isso claramente é uma medida que ia favorecer o tráfico da cocaína e crack*.  :palavrao:

*E antes que venham com bla bla bla ritalina não é cocaína. São drogas com efeito muito parecido, a diferença é que a cocaína e o crack são mil vezes mais potentes, viciam mais, fazem mais mal a saúde, e não precisam de médico pra dar receita (e controlar as doses).
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #21 Online: 17 de Outubro de 2010, 15:16:49 »

Já o PT... Distribui bolsa-vagabundo, apoia MST, FARC, faz da corrupção a regra na política atual...

É o andar de baixo subindo as escadas! É o fim do mundo! Só nos resta o exílio!

Não concordo com a generalização do La Liberté, mas ignorar as conexões ideológicas com o MST e as FARC não é prudente, principalmente porque o PT hoje é o representante-mor do "estado brasileiro" e, em tese, da sua Sociedade.



Pura frescura!

Serra não tá prometendo dar mais verba às igrejas e acredito que não venha a dar muitos cargos a estes pastores que o apóiam...

Serra não precisa prometer cargos já que para os grupos evangélicos em questão o que interessa é garantir uma presença forte no parlamento para barrar as medidas que lhes são contrárias. Aqui no Rio om PSDB ajudou a eleger gente como o Arolde de Oliveira e o irmão do Silas Malafaia...

Garotinho e sua igreja são piores ideologicamente, porque ele e sua esposa já chegaram ao poder e tomaram medidas concretas contra o laicismo, como a introdução do ensino religioso nas escolas do Rio, sob um formato que permite o ensino oficial do criacionismo, com a aprovação do projeto do deputado Carlos Dias, em 2000.

Geo , não estou considerando que as alianças religiosas de Serra/PSDB/DEM são menos obscurantistas que as de Dilma/PT. Na verdade ambos os lados estão envolvidos com gente que quer tudo menos um estado laico ( e como carioca sei muito bem o que Garotinho et caterva representam em termos de obscurantismo e corrupção).
A resposta que dei ao Liberté é porque as vezes a gente perde o saco de discutir com que reduz um programa de transferência de renda como o bolsa-família a um bolsa-esmola sem considerar o reverso da medalha , que ele é financiado por uma transferẽncia dez vezes maior para os detentores da dívida interna através do pagamento dos juros  ( bem denominado pelo Elio Gaspari "Bolsa-Banca"). Mas não vou progredir o raciocínio pois aí entraríamos em off-topic e há tópicos específicos sobre o tema.

Coloquei a íntegra da carta da ATEA ( da qual sou membro) para discutir o que concordo e o que considero que falta:
Concordo com o teor da carta e com a cobrança do candidato ao cargo máximo da república do respeito ao laicismo e á diversidade cultural e religiosa. O que vemos no momento é a gritaria midiática de lideranças religiosas para gerar um fato político ( o debate sobre o aborto) que está descolado da discussão programática necessária ; isto acontece em primeiro porque os candidatos não tem programa exceto dizer que vão manter ou aprofundar o que o governo Lula fez. Aí para tentar garantir os votos dos 8 a 10% dos indecisos que vão pesar no resultado final da eleição se joga o debate para o lado emocional e não político. Neste momento declarações de ser mais cristão que o outro ou mais religioso que o outro como qualidades que importam para diferenciá-los serve para , colateralmente, reforçar o preconceito contra os que não compartilham destas crenças e a reforçar a noção que a filiação religiosa é um pré-requisito para exercer um cargo eletivo. A ATEA fez bem em gerar um fato midiático ( embora pequeno) perante o festival de chauvinismo e oportunismo religioso que assistimos ; se queremos que a defesa por um Estado republicano , laico e democrático seja real temos que divulgar isto e a ação da ATEA foi positiva neste sentido.

O que falta ( não sei se será feito) é uma carta aberta cobrando a agressão ao conceito de laicidade do Estado cometido por Dilma ao assinar um compromisso com entidades religiosas de que ,se eleita, não encaminhará propostas em desacordo com as crenças religiosas( leia-se cristãs católicas e evangélicas) ao Congresso. Isto é uma atitude pior do que qualquer santinho demagógico religioso de Serra , é de antemão colocar o governo Dilma voluntariamente refém da agenda religiosa fundamentalista e anti-laicista. Significa que resoluções e projetos oriundos de setores do própio governo ( como o PNDH-3 e o debate dentro do Min.da Saúde sobre a regulamentação do aborto) estão de antemão torpedeados.

Ou os que defendem um Estado laico e democrático se manifestam ( e a ATEA é um dos instrumentos de organização política para isso) ou veremos a caravana religiosa passar enquanto apenas ladramos.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #22 Online: 17 de Outubro de 2010, 18:55:00 »
Geo , não estou considerando que as alianças religiosas de Serra/PSDB/DEM são menos obscurantistas que as de Dilma/PT. Na verdade ambos os lados estão envolvidos com gente que quer tudo menos um estado laico ( e como carioca sei muito bem o que Garotinho et caterva representam em termos de obscurantismo e corrupção).

Sim, infelizmente.


A resposta que dei ao Liberté é porque as vezes a gente perde o saco de discutir com que reduz um programa de transferência de renda como o bolsa-família a um bolsa-esmola sem considerar o reverso da medalha , que ele é financiado por uma transferência dez vezes maior para os detentores da dívida interna através do pagamento dos juros  ( bem denominado pelo Elio Gaspari "Bolsa-Banca"). Mas não vou progredir o raciocínio pois aí entraríamos em off-topic e há tópicos específicos sobre o tema.

Tem um tópico muito interessante e que foi postado recentemente pelo Temma.

Só quero comentar uma coisa: A dívida interna existe e é culpa da classe política, seja por vontade ou por incapacidade, e não dos credores.


Coloquei a íntegra da carta da ATEA ( da qual sou membro) para discutir o que concordo e o que considero que falta:
Concordo com o teor da carta e com a cobrança do candidato ao cargo máximo da república do respeito ao laicismo e á diversidade cultural e religiosa. O que vemos no momento é a gritaria midiática de lideranças religiosas para gerar um fato político ( o debate sobre o aborto) que está descolado da discussão programática necessária ; isto acontece em primeiro porque os candidatos não tem programa exceto dizer que vão manter ou aprofundar o que o governo Lula fez.

Aí para tentar garantir os votos dos 8 a 10% dos indecisos que vão pesar no resultado final da eleição se joga o debate para o lado emocional e não político. Neste momento declarações de ser mais cristão que o outro ou mais religioso que o outro como qualidades que importam para diferenciá-los serve para , colateralmente, reforçar o preconceito contra os que não compartilham destas crenças e a reforçar a noção que a filiação religiosa é um pré-requisito para exercer um cargo eletivo. A ATEA fez bem em gerar um fato midiático ( embora pequeno) perante o festival de chauvinismo e oportunismo religioso que assistimos ; se queremos que a defesa por um Estado republicano , laico e democrático seja real temos que divulgar isto e a ação da ATEA foi positiva neste sentido.

Ok.


O que falta ( não sei se será feito) é uma carta aberta cobrando a agressão ao conceito de laicidade do Estado cometido por Dilma ao assinar um compromisso com entidades religiosas de que ,se eleita, não encaminhará propostas em desacordo com as crenças religiosas( leia-se cristãs católicas e evangélicas) ao Congresso. Isto é uma atitude pior do que qualquer santinho demagógico religioso de Serra , é de antemão colocar o governo Dilma voluntariamente refém da agenda religiosa fundamentalista e anti-laicista. Significa que resoluções e projetos oriundos de setores do própio governo ( como o PNDH-3 e o debate dentro do Min.da Saúde sobre a regulamentação do aborto) estão de antemão torpedeados.

Ainda que eu não espere nada da candidata do Caco, confesso que fiquei surpreso com o compromisso dela junto aos representantes do cristianismo.


Ou os que defendem um Estado laico e democrático se manifestam ( e a ATEA é um dos instrumentos de organização política para isso) ou veremos a caravana religiosa passar enquanto apenas ladramos.

Concordo.
Foto USGS

Offline gilberto

  • Nível 27
  • *
  • Mensagens: 1.376
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #23 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:28:27 »
Pura frescura!

Serra não tá prometendo dar mais verba às igrejas e acredito que não venha a dar muitos cargos a estes pastores que o apóiam...

Serra não precisa prometer cargos já que para os grupos evangélicos em questão o que interessa é garantir uma presença forte no parlamento para barrar as medidas que lhes são contrárias. Aqui no Rio om PSDB ajudou a eleger gente como o Arolde de Oliveira e o irmão do Silas Malafaia...

Garotinho e sua igreja são piores ideologicamente, porque ele e sua esposa já chegaram ao poder e tomaram medidas concretas contra o laicismo, como a introdução do ensino religioso nas escolas do Rio, sob um formato que permite o ensino oficial do criacionismo, com a aprovação do projeto do deputado Carlos Dias, em 2000.
Geoltecton, Luiz e Liberté,

eu não sei como foi implantado, ou tentado, aulas de ensino religioso no RJ, mas a princípio, ensinar o criacionismo em aulas de ensino religioso não teria problemas para mim. Se fossem em aulas de Biologia aí sim seria uma cagada amassada, em aulas de religião, qual seria o problema?

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re: Ateus se ofendem com propaganda de Serra
« Resposta #24 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:32:54 »
[...]
Geotecton...

eu não sei como foi implantado, ou tentado, aulas de ensino religioso no RJ, mas a princípio, ensinar o criacionismo em aulas de ensino religioso não teria problemas para mim. Se fossem em aulas de Biologia aí sim seria uma cagada amassada, em aulas de religião, qual seria o problema?

Eles programaram a implantação como Ciência e não como ensino religioso.
Foto USGS

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!