Então uilinili (o que quer dizer esse nick?),
Tudo bem que a cultura religiosa é um elemento central na vida de muitas pessoas, mas é para isso que existem as igrejas, não é?
Os religiosos tb poderiam falar que existem associações de ateus, clubes não religiosos, etc e nos escurraçar do estado ... por isso eu sou contra qualquer discurso de exclusão ... quem exclui hoje, vai dar munição para ser excluido amanhã.
Então porque destinar tempo nas escolas, onde as crianças deviam estar aprendendo Matemática e Português, a falar as mesmas coisas que já são faladas nas igrejas de preferência das famílias de cada criança? O estado não é laico? Porque um ateu deveria pagar os salários de um professor de religião? E mesmo que a disciplina seja não confessional, tem tantas matérias mais importantes para aprender!
o problema no meu entender é que mais importante do que ser laico, é ser democrático e representativo. E Laico pode tb significar que nenhuma religião vai poder impor a sua doutrina a toda a sociedade por meio do estado, mas não quer dizer que o estado não possa reconhecer e até dar algum suporte a essa doutrina. Sempre lembrando que no laicaismo o estado deve reconhecer e dar proteção e suporte proporcional as outras doutrinas religiosas e não religiosas.
Quanto a questão dos impostos dos ateus ... pense bem antes de reinvindicar isso ... pq os religiosos tb pagam impostos, e eles pagam a maioria dos gastos do estado, pois são a maioria. Eu acho que nós devemos agradecer a dios que conseguimos implantar um estado laico com pouca influência religiosa, mas em uma democracia, se os religiosos fossem unidos eles poderiam ... digamos ... ferrar com tudo democraticamente.
Portanto acho que nós ateus, devemos agradecer a nossa competência de ter ajudado a construir um estado melhor, mas acho que não devemos cutucar os religiosos com vara curta ...
O que pode ser ensinado em uma disciplina de religião não confessional que não poderia numa aula de história ou geografia?
Concordo, mas esse é o nosso ponto de vista. Os religiosos podem achar que o ponto de vista deles com o conteúdo e interpretação religiosa deles é importante para eles, e eu acho que nós devemos respeitar ... ainda mais por sermos uma minoria.
Agora se o ensino religioso vai trazer alguma informação útil ... é problema dos religiosos ... eu acho que poderia ser legal se ensinasse um pouco das diferenças de doutrinas das principais religiões e sua influência na sociedade em diversos países ... mas é complicado ... num sou da área.