Autor Tópico: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.  (Lida 11041 vezes)

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
Re: Sou ateia e sinto-me discriminada. Pronto, falei.
« Resposta #50 Online: 24 de Outubro de 2010, 20:20:55 »
Adriano,

O Ateísmo ser uma religião? A Ciência pregar? O Ateísmo opõe-se à religiosidade, oras. E a Ciência não tem compromisso ideolígico, ela não nutre nem uma ideologia. Senão a de Contingência do Conhecimento. Sua teoria entra em estrangulamento com a Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, moço.  
« Última modificação: 24 de Outubro de 2010, 20:23:02 por A Mosca »
Se alumia, então é lanterna...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #51 Online: 24 de Outubro de 2010, 20:24:08 »
Sou só eu que não entendo nada do que o Adriano escreve?  :|
Ninguém munca entendeu o Adriano, vide o DDV me questionando em outra comunidade virtual em que ele foi até eleito moderador e depois renunciou o cargo  :histeria:

Se quiser eu linko o episódio  :biglol:

Adriano,

O Ateísmo ser uma religião? A Ciência pregar? O Ateísmo opõe-se à religiosidade, oras. E a Ciência não nem um compromisso ideolígico, ela não nutre nem uma ideologia. Senão a de contingência do conhecimento. Sua teoria entra em estrangulamento com Metodologia do Trabalho Científico, moço. 

E onde entra a ciência psiquiátrica que em muito se beneficiou de Focault?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #52 Online: 24 de Outubro de 2010, 20:43:55 »
Uau! Meus parabéns à Suzana Herculano. Quem diria que essa campanha ridícula e hipócrita deste ano traria um resultado positivo afinal? Estou quase me convencendo a votar nulo para mostrar para esse povo que eu também voto e que meu voto também pode fazer falta :x
Eu vou votar nulo. E olha que no primeiro turno eu votei na mega crente Marina.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #53 Online: 24 de Outubro de 2010, 20:45:32 »
.
.
Assim você ofende os que crêem. A psiquiatria trata de sofrimentos mentais. No entanto, a produção cultural é uma condição humana e o Conhecimento Religioso é a parte do Científico, por este depender única e exclusivamente de fé. Isso é pertinentente à Ciência, caso extrapole seu campo de atuação e gere distúrbios de caráter cognitivo, como expressei em minha 2ª postagem.
.
.
Nós não nascemos fiéis tampouco ateus, meu querido. No estágio cognitivo Sensório Motor, a criança apreende a realidade que lhe cerca, fortuitamente, por via de movimentos como a sucção, por exemplo (J. Piaget).
.
.
O importante é compreender que não é possível provar a inexistência de algo. No máximo, pode-se ratificar a fraqueza argumentativa sobre sua existência. Curioso é que sujeitos criam tópicos sobre Deus(es), como se este fosse algo cientificável. Como se os ateus que não exergassem o que é evidente. Quando bem sabemos que este é divinificado na verdade. Então, é que lhe questiono: você nasceu com algum “CONCEITO”? Alguém nasce com conceito? Por que acha que nasceu com este conceito?
.
.
O prefixo "a" - do grego - recebe o sentido negativo, podendo significar tanto privação como rejeição. Relacionando esses significados aos termos (a)teísmo e (a)gnosticismo, você perceberá que no primeiro caso, ele assume o sentido de rejeição de uma ideia. Já no segundo caso, ele assume o sentido de privação do conhecimento. Vale lembrar que o ateísmo faz contraposição ao teísmo, logo, jamais poderia precedê-lo.
.
.
Teísmo e Ateísmo são opiniões. Agnosticismo é o reconhecimento da condição que nos encontramos. Porque não podemos observar o universo do ângulo de quem seria à parte deste, logicamente.
.
.
Só não se pode esperar que, de antemão, a Ciência aceite a humana e fabulosa ideia da existência de Deus(es), e que procure, incansável e utopicamente, por meios desesperados que possa sustentar esta tola ideia. Porque não há correlação alguma com a realidade que nos cerca. Estou sempre disposto a conhecer a realidade que me cerca, sim. Quem estiver de posse, por favor, apresente-me um mísero indício que me faça considerar o questionamento acerca da existência de Deus(es)... (?). Eu desconheço até então. Logo, sou um ateu convicto.
.
.
Bem, aqui, propõe-se uma discussão em torno do caráter ideológico, exclusivamente. Por pura impossibilidade de irmos além disso. Acima de tudo, Deus é uma ideia e a manifestação sociocultural desta. Nietzsche já dizia: “a palavra escrita é a materialização da ideologia”. Afasto a ideia de Ateismo natural, assinalada por Dawkins em sua Obra "Deus, um delírio". Pois, a partir deste contexto, eu teria que aceitar a ideia da existência de um plano espiritual como realidade substancial. Partindo do contexto ideológico, eu me disponho a discutir, sim. Pois reconheço a existência do Idealismo.
.
.
O Espiritismo, não. Ele não explica nada. Algo que explique o que está para fora de nossa compreensão? Esta é uma proposição absurda, oras. Se está fora do alcance de nossa compreensão, então não se explica.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2010, 20:57:48 por A Mosca »

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #54 Online: 24 de Outubro de 2010, 20:59:45 »
Deus é objeto de fé. Você tem o direito a crer? Se você vai ficar com a crença apenas pra si, sim. Se vai pregá-la como realidade inconteste, então é obrigatório defini-la e comprová-la. Simples assim. =)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #55 Online: 24 de Outubro de 2010, 21:04:38 »
Caras, vocês encanam demais com esse negócio de sair do armário. Que p#$% de vantagem se tem de sair por aí gritando aos quatro ventos que é ateu!? Pra mim tanto faz dizer que sou crente, católico, budista, xintuísta, islamita,..., ou pastafariano. Se não acredito nessa porralouquice toda, não faz diferença nenhuma dizer que acredito. Não sou religioso, esqueceram? Se me perguntam, respondo de acordo com a conveniência sem qualquer incômodo. Não vou perder um emprego, uma namorada ou o sossego por algo que não dou a mínima. Pra mim, esse negócio de preconceito contra ateu é tudo  frescura - e olha que já pensei diferente. Agora entendo que essa é uma daquelas coisas que não vão mudar nada na minha vida - uma mera ideia sobre seres meramente inexistentes. Relaxem camaradas, não vale a pena levar esse monte de besteirol tão a sério.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #56 Online: 24 de Outubro de 2010, 21:11:11 »
No meu caso seria muito complicado sair do armário devido ao lugar onde moro ser um reduto católico conservador. A unica pessoa que sabe que sou ateu é a minha esposa. Eu contei isso pra ela na época do namoro e ela quase terminou comigo.

Que dureza em!
Lendo essa frase, da a impressão que você esconde algo terrível, um segredo de estado. rs...
Não imaginava que existia cidades assim aqui no Brasil, melhor você guardar segredo mesmo, vai que o povo dai te manda para a fogueira.
 :twisted:

Para se casar você deve que fazer todo aquele ritual católico?
PQP! Tô morto. Minha namorada me chateia muito com esse papo de casamento religioso.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #57 Online: 24 de Outubro de 2010, 21:19:24 »
Caras, vocês encanam demais com esse negócio de sair do armário. Que p#$% de vantagem se tem de sair por aí gritando aos quatro ventos que é ateu!? Pra mim tanto faz dizer que sou crente, católico, budista, xintuísta, islamita,..., ou pastafariano. Se não acredito nessa porralouquice toda, não faz diferença nenhuma dizer que acredito. Não sou religioso, esqueceram? Se me perguntam, respondo de acordo com a conveniência sem qualquer incômodo. Não vou perder um emprego, uma namorada ou o sossego por algo que não dou a mínima. Pra mim, esse negócio de preconceito contra ateu é tudo  frescura - e olha que já pensei diferente. Agora entendo que essa é uma daquelas coisas que não vão mudar nada na minha vida - uma mera ideia sobre seres meramente inexistentes. Relaxem camaradas, não vale a pena levar esse monte de besteirol tão a sério.
Eu não sinto que seja preconceito, e o fato de você se declarar ateu ou não pouco importa também,  mas uma coisa que eu não gosto, é a maneira com que as pessoas associam tudo a religião, e de uma forma ou outra, tentam lhe empurrar pela goela abaixo toda essa baboseira.
Oras! Se o estado é laico, eu só quero que as pessoas respeitem isso.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #58 Online: 24 de Outubro de 2010, 21:20:57 »
Pra mim tanto faz dizer que sou crente, católico, budista, xintuísta, islamita,..., ou pastafariano. Se não acredito nessa porralouquice toda, não faz diferença nenhuma dizer que acredito. Não sou religioso, esqueceram?
.
.
Se você não me contasse, eu não teria como lembrar e muito menos esquecer. A discussão é justamente sobre a liberdade de assumir todas estas denominações listadas e uma infinidade de outras mais, e não ser possível declarar-se ateu sob o mesmo direito de não sofrer discriminação baseada em preconceitos.
 :ok:

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #59 Online: 24 de Outubro de 2010, 21:50:10 »
Sou contra qualquer forma de discriminação, mas essa é uma que não corro risco de sofrer.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #60 Online: 24 de Outubro de 2010, 22:23:58 »
.
.
Assim você ofende os que crêem.
Eu sou um crente fervoroso, não posso ser tão racional quanto os cientistas em análise, porém eles também se sentem ofendidos com a religião.

A psiquiatria trata de sofrimentos mentais.
E é nesse sentido que citei Foucalt, ele estudou a loucura e mostrou como o sofrimento é um componente da loucura no indivíduo. A religião pode ser benéfica para o indivíduo, mas para a espécie é um tumor cerebral. E me desculpe pelas palavras fortes devido ao meu fanatismo.

Teísmo e Ateísmo são opiniões. Agnosticismo é o reconhecimento da condição que nos encontramos. Porque não podemos observar o universo do ângulo de quem seria à parte deste, logicamente.
Ateísmo e teísmo vão além dos indivíduos, não são meros pensamentos. O ateísmo é a negação histórica do teísmo, considerando este um mal a ser evitado. O teísmo une as pessos desde que acreditem em um deus e os ateus são excluídos desta bela união que a religião promove. O que nos resta é apelar para a razão, nomeada de ciência, no seu ambito coletivo. A ciência é a raciocínio da espécie.

Os indivíduos ateus, quando impedidos de participar desta sociabilidade religiosa por motivos cognitivos, muitas vezes, utilizam a tecnologia para a sua integração. Sagan e Dawkins são ótimos exemplos de divulgadores da ciência, com grande utilização da tecnologia midiática.

O resto é blá-blá-blá da pregação do ateísmo individual. Pois quando tem mais de um ser falando do ateísmo, seja pessoalmente ou ciberculturalmente, já não se trata mais de algo individual. Mas daí é uma postura diferente em relação a internet e ao computador. Valorizo muito a cibercultura e a este contato caloroso que nós temos por aqui.  :ok:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #61 Online: 24 de Outubro de 2010, 22:30:22 »
Caras, vocês encanam demais com esse negócio de sair do armário. Que p#$% de vantagem se tem de sair por aí gritando aos quatro ventos que é ateu!? [...]

É claro que o direito de se afirmar publicamente ateu deve continuar sendo apenas um direito e como tal você pode abdicar dele segundo as suas conveniências, mas discordo.

A crença em deuses não é algo tão inofensivo quanto a crença em duendes: legislações dos mais diversos países (talvez todos) têm tópicos pautados em crenças religiosas de uns e outros; as diversas religiosidades pautam constantemente abusos domésticos contra mulheres, maridos e filhos (como a mulher que inicia uma discussão aos berros com o marido porque ele não aceitou ir à igreja a qual ela acabou de se converter e nem deixou de beber cerveja como o pastor da mesma recomendou; ou como a mãe que espanca a filha lésbica porque aprendeu com o padre homossexual da igreja dela que isso, o homossexualismo, não é de deus) ; não é incomum que em nome da propagação desta ou daquela religiosidade determinados seres humanos se achem no direito de fazer coisas que em qualquer outra circunstância seria impensável ou no mínimo reprovável (como bater palmas às 7 horas da madrugada de um domingo no portão de um desconhecido para puxar conversa com ele, por exemplo).

Digo, são tantas as influências (a maioria delas perniciosas) das religiosidades no meu dia-a-dia, é tamanha a relação das crenças religiosas com tantas outras formas arcaicas do pensamento humano (como a homofobia, o anticientificismo, o totalitarismo paterno/materno nas relações domésticas...) , que nunca me passou pela cabeça que fosse algo desnecessário me posicionar contra elas publicamente. Por sorte nunca tive estes grilos, sempre deixei publica minha descrença, não evito o assunto, nunca tive medo de chocar meus familiares por minha descrença, nunca fui à igreja para deixar minha mãe ou minha tia velha feliz, muita gente já me olhou torto depois deu dizer que sou ateu, já tive problemas familiares por isso, e graças a deus não me aconteceu nada mais grave do que perder algumas amizades de quem já não era meu amigo.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2010, 22:34:52 por Donatello van Dijck »

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #62 Online: 24 de Outubro de 2010, 22:32:19 »
Adriano, funda aí sua igreja ateísta. Quem sabe algum dia eu precise fazer uma entrevista de emprego com um seguidor seu. Não pensarei duas vezes antes de dizer que sou adrianista desde criançinha.  :biglol:

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #63 Online: 24 de Outubro de 2010, 22:37:30 »
Donatello, abusos, injustiças e similares devem ser sempre combatidos independentemente da fonte. Bullshits diversos, idem. E eu nunca renunciarei a esse direito.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #64 Online: 24 de Outubro de 2010, 22:42:17 »
Adriano, funda aí sua igreja ateísta. Quem sabe algum dia eu precise fazer uma entrevista de emprego com um seguidor seu. Não pensarei duas vezes antes de dizer que sou adrianista desde criançinha.  :biglol:
Não meu caro, o ateísmo é muito cruel, é muito mais barbaro que o teísmo. Nele é preciso competência cognitiva, como aconteceu com os grandes nomes do ateísmo que ficaram na história. Tenho especial gratidão com Freud, que fundou o conceito de neurose coletiva. Dawkins é mais atual, mais na moda e portanto mais valorizado no ciberespaço e fora dele. Deus, um delírio É um grande best seller  :oba:

E Donatello, apaixonante seu relato, que vou metaforizar como um bom testemunho

E para não deixar o humor de lado, vale lembrar da verdadeira igreja ateísta
« Última modificação: 24 de Outubro de 2010, 22:47:34 por Adriano »

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #65 Online: 24 de Outubro de 2010, 22:53:35 »
E outra Adriano, o povo tá reclamando que não entende patavina de suas postagens. Pois se serve de consolo, fica sabendo que eu entendo tudin que tu escreve. Se quiser, qualquer hora dessas agente pode bater um papo cabeça.  :biglol:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #66 Online: 24 de Outubro de 2010, 23:06:46 »
E outra Adriano, o povo tá reclamando que não entende patavina de suas postagens. Pois se serve de consolo, fica sabendo que eu entendo tudin que tu escreve. Se quiser, qualquer hora dessas agente pode bater um papo cabeça.  :biglol:
O povo é fofoqueiro mesmo. Se até de Dawkins falam mal, escrevem livros sobre ele e suas crenças, imagine um pobre coitado metido a intelectual do ateísmo  |(

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #67 Online: 24 de Outubro de 2010, 23:10:59 »
Esse livro é um lixo! A começar pela capa. Que diabos essa caveira tem a ver com o tema!?

E não esquenta com o povo não.
É só intriga da oposição mesmo.   :biglol:

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #68 Online: 25 de Outubro de 2010, 09:59:20 »
O ateísmo é minha religião e careca é a minha cor de cabelo.

<a href="http://www.youtube.com/v/TVaZ2K1d1NU" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/TVaZ2K1d1NU</a>

Sou só eu que não entendo nada do que o Adriano escreve?  :|

Não, não é só você.  ::)

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #69 Online: 25 de Outubro de 2010, 15:04:21 »
Adriano,

O Ateísmo ser uma religião? A Ciência pregar? O Ateísmo opõe-se à religiosidade, oras. E a Ciência não tem compromisso ideolígico, ela não nutre nem uma ideologia. Senão a de Contingência do Conhecimento. Sua teoria entra em estrangulamento com a Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, moço. 

Claro que não falo em nome da ciência e muito menos de meus amigos ateus.Outro sim, é a questão de que alguns, note bem, eu disse alguns de meus amigos ateus, vêem nisso uma certeza tão segura, exata e certa, que se torna quase um dogma de fé...Nesse sentido, creio eu, ( eu disse, eu ) que se torna algo religioso, dado o fator : religião= religar/ falta de fé= religando  à certeza da não existência de uma entidade  superior  criadora a cada um de seus atos e negativas, na aplicação da certeza concreta de seus atos e palavras. E ainda, explicações  asdruxulas  a  parte...religando a algo ou não, tem ateus que são mais fanáticos que muitos teístas.O ser ateu, não é o  problema, mas  o fanatismo da não crença em um SER superior e criador, pode de fato ser um problema, como por exemplo para  a ciência ,que investiga e procura por algo que tem CERTEZA que não existe... E se o Adriano, quer ter  a religião dele ( ateísmo) deixa o garoto :D...Gosto do estilo dele.
Paz e Bem.
Memphis.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #70 Online: 25 de Outubro de 2010, 15:19:31 »
Discordo,
Não gosto de usar a palavra religião para o atéismo, o próprio "Papa" Dawkins também não.
O fato de existir ateus fanáticos torna tão próximo da religião como chocólatas ou torcedores do Botafogo.  O ponto em comum seria o fanatismo e não a religiosidade.
Acompanho o fórum daqui há algum tempo e percebo que diversos foristas que se incluem na definição de "Ateu" tem pensamentos e posicionamentos muito diversos.  Acho a palavra religião não adequada neste contexto.
Mesmo utilizando no sentido metafórico (Só Sagan é Sagan e Dawkins seu Profeta) devido a disparidade de conceitos e opiniões pessoais acerca do ateismo me sinto desconfortável ao ser chamado de religioso.  Diga-se de passagem que é uma acusação comum nas discussões com teístas a de que os Ateus são religiosos iguais, só mudam a fé.
Não tenho fé no ateismo, tenho visão crítica e utilização do método científico para perceber a relidade que nos cerca.  Meu ateismo não é dogmático, se algum dia aparecer alguma prova aceitável da sobrenaturalidade, Deus, Gnomos, Espíritos não terei pudores em mudar meus conceitos, já que como eu fali não dependem de fé e sim de conhecimento
Abraços
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #71 Online: 25 de Outubro de 2010, 15:29:52 »
Meu ateismo não é dogmático, se algum dia aparecer alguma prova aceitável da sobrenaturalidade, Deus, Gnomos, Espíritos não terei pudores em mudar meus conceitos, já que como eu fali não dependem de fé e sim de conhecimento
Abraços

Apoiado. :ok:

Offline Memphis Belle

• Nível 20
  • *
  • O Amor vence todos os obstáculos !
« Resposta #72 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:18:28 »
Discordo,
Bem, não falei que seja uma regra, a tal da religiosidade entre os distintos colegas ateus. Mas somente entre alguns. No entanto se faz necessário lembrar que toda regra tem exceção. Só não encontrei ainda  tal parecer , para o impasse: CIÊNCIA  X DEUS.

Já, em meu entendimento, o fanatismo se não identifica por completo o ateísmo como religião, não o deixa ímpar no ministério do achismo, visto não haver prova da não existência de Deus ou de tal criatura superior e criadora de toda a raça existente. (E, por favor, não me venha lembrar de algo tão batido quanto à frase que seus pares sempre usam aqui ou acolá, para realçar a disparidade entre ateus e não ateus: “Cabe a vocês (teístas) o benefício da prova”. Tirando isso, voltemos: o conceito de fanatismo, se não por apresentar uma visão egocêntrica e altamente ilógica, dentro de seu próprio corpo irreajustável( não admitem  opiniões , sejam de que  teor for), causa a esse próprio corpo, um ajuste desfavorável , pois não abrange a liberdade de ideias e supostamente, reafirma o fruto da alienação cabível  entre aqueles que não admitem retóricas: para a ciência só existe, conforme a prova.Ora, se há tal entidade, ela é , na visão humana( claro , dentre os crentes) algo tão imensurável que não passar sequer  longe de sua reversa de  um intelecto  bitolável em relação ao que se tem como CIÊNCIA especulativa.

Não gosto de usar a palavra religião para o atéismo, o próprio "Papa" Dawkins também não.

Se você pode chamar um cientista que se afiança da especulação sobre a negação de um SER superior a ele próprio,de  Dawkins,de “papa” eu também posso dizer desavergonhadamente, que à um líder de tais pressupostos, cabe  o conceito religioforme  do posto em que o colega o promove, sendo que ele ainda não encontrou... A PROVA!

O fato de existir ateus fanáticos torna tão próximo da religião como chocólatas ou torcedores do Botafogo.  O ponto em comum seria o fanatismo e não a religiosidade.

Discordo !

Acompanho o fórum daqui há algum tempo e percebo que diversos foristas que se incluem na definição de "Ateu" tem pensamentos e posicionamentos muito diversos.  Acho a palavra religião não adequada neste contexto.

Nisso devemos  concordar, pois a minha intenção foi ilustrar  sobre alguns e não a totalidade.Os pareceres de cada um identificam seu grau de ateísmo,  definindo portanto a ausência completa da negação de uma continuação futura , ou a velha aversão ao signo de agnóstico.O que a grande maioria rechaça.

Mesmo utilizando no sentido metafórico (Só Sagan é Sagan e Dawkins seu Profeta)

Novamente vem o colega com um termo TÃO religioso...

devido a disparidade de conceitos e opiniões pessoais acerca do ateismo me sinto desconfortável ao ser chamado de religioso.  Diga-se de passagem que é uma acusação comum nas discussões com teístas a de que os Ateus são religiosos iguais, só mudam a fé.

Ora, e você não põe fé no  seu ateísmo? Se não, você está me confundindo e talvez, a si mesmo.

Não tenho fé no ateismo,

( Hum...)

tenho visão crítica e utilização do método científico para perceber a relidade que nos cerca.

Caríssimo, qual é o método científico que prova a você , que Deus não existe, a dúvida? Sim,pergunto sobre a dúvida.A dúvida, porque  é o máximo que a ciência pode dizer até hoje sobre Sua não existência, é que  ELE, Deus, pode de fato não existir.Mas isso colocaria você como um Agnóstico, certo ?

Meu ateismo não é dogmático,

( se o seu não é,e entanto você cita a palavra, é passível de existir ? )

se algum dia aparecer alguma prova aceitável da sobrenaturalidade, Deus, Gnomos, Espíritos não terei pudores em mudar meus conceitos, já que como eu fali não dependem de fé e sim de conhecimento
Abraços

Aqui, prefiro que o colega me defina do  melhor modo o que pretendeu  dizer, porque ora  pretende fazer–me entender ou sentir, que o fanatismo ateísta não procede ou não depende de fé, noutra, pareceu-me querer expressar  que também não procede o que para mim, pode ser tomado como prova: o meu sentir, o meu experimento pessoal  e empírico da presença de Deus, seja por sintonia e identificação do meu ser com Suas  manifestações  visíveis em minha vida no campo pessoal, sentimental e físico.Fé!conhecimento!Ao que para você, pode ser mero achismo,mas que no entanto, no meu caso é identificado na crença( religiosa) : eu creio!

Paz e Bem,
Memphis.
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem, ou sua religião.
Para odiar, as pessoas precisam aprender.
E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta."
(Nelson Mandela)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 25 de Outubro de 2010, 22:34:13 »
Ateísmo não é religião pelo mesmo motivo que teísmo não é religião. Teísmo é uma declaração de crença, ateísmo é uma declaração de descrença. Uma única declaração não é suficiente para definir uma religião, religião é um complexo de crenças e não apenas na dimensão teológica, a religião é multidimensional (ao contrário do ateísmo e do teísmo, que são unidimensionais), pois inclui também crenças de natureza moral, soterológica, teleológica, cosmológica, inclui rituais, cerimônias, uma identidade cultural, etc.

O ateu não necessariamente está privado dessas outras dimensões que a religião oferece, mas enquanto a religião é um prato completo servido em um restaurante à la carte, o ateísmo é uma opção em um restaurante self service. Uma opção apenas; que sequer enche o prato, o livre pensador que opta por pegar uma porção de ateísmo, provavelmente vai pegar em outra bandeja uma porção de moral, outra de cosmologia, outra de identidade...

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #74 Online: 26 de Outubro de 2010, 00:27:41 »
Olá Menphis, me permita fazer alguns comentarios acerca das suas citações

Discordo,
Bem, não falei que seja uma regra, a tal da religiosidade entre os distintos colegas ateus. Mas somente entre alguns. No entanto se faz necessário lembrar que toda regra tem exceção. Só não encontrei ainda  tal parecer , para o impasse: CIÊNCIA  X DEUS.

Já, em meu entendimento, o fanatismo se não identifica por completo o ateísmo como religião, não o deixa ímpar no ministério do achismo, visto não haver prova da não existência de Deus ou de tal criatura superior e criadora de toda a raça existente. (E, por favor, não me venha lembrar de algo tão batido quanto à frase que seus pares sempre usam aqui ou acolá, para realçar a disparidade entre ateus e não ateus: “Cabe a vocês (teístas) o benefício da prova”. Tirando isso, voltemos: o conceito de fanatismo, se não por apresentar uma visão egocêntrica e altamente ilógica, dentro de seu próprio corpo irreajustável( não admitem  opiniões , sejam de que  teor for), causa a esse próprio corpo, um ajuste desfavorável , pois não abrange a liberdade de ideias e supostamente, reafirma o fruto da alienação cabível  entre aqueles que não admitem retóricas: para a ciência só existe, conforme a prova.Ora, se há tal entidade, ela é , na visão humana( claro , dentre os crentes) algo tão imensurável que não passar sequer  longe de sua reversa de  um intelecto  bitolável em relação ao que se tem como CIÊNCIA especulativa.

Bom, essa questão de provar a não existência de alguma coisa (incluindo ai Deus)...
Qual é a prova da não existência de algo?  Acho q o Sagan respondeu isso com a história do dragão invisivel/intangivel na garagem, ou se preferir com o bule em órbita, ou sobre o Monstro do Espaguete Voador.

Como o uilinili falou ser ateu é simplesmente uma declaração de descrença.  Mesmo o católico é descrente (ateu) em relação a Maomé, Tupã e o Monstro do espaguete voador.  Eu simplesmente sou descrente a TODAS as deidades.
Dawkins utiliza um raciocínio instigante em "Deus, um delírio":  Todas as formas de vida complexas conhecidas surgiram devido a seleção natural, evoluindo de seres menos complexos.  Logo uma entidade Supranormal tão poderosa como Deus só poderia surgir de uma lenta evolução de entidades mais simples, sendo assim Deus não é a origem de tudo (sim, resumi o discurso mas é mais ou menos assim).
Existe até uma classificação em Ateus Fortes e Fracos, acho q tem algo discutido sobre isso em outro tópico

Se você pode chamar um cientista que se afiança da especulação sobre a negação de um SER superior a ele próprio,de  Dawkins,de “papa” eu também posso dizer desavergonhadamente, que à um líder de tais pressupostos, cabe  o conceito religioforme  do posto em que o colega o promove, sendo que ele ainda não encontrou... A PROVA!

ham..., usei "Papa" justamente entre aspas para denotar ironia   :hihi:

Discordo !
Só estou ressaltando que existem outros fanatismos que não o fanatismo religiosos, como time de futebol, fãs de banda de rock, trekkers, etc...
o fato de existirem ateus fanáticos não é um critério para afirmar que o Ateismo é religião

Mesmo utilizando no sentido metafórico (Só Sagan é Sagan e Dawkins seu Profeta)

Novamente vem o colega com um termo TÃO religioso...

her... novamente ironia  :twisted:

devido a disparidade de conceitos e opiniões pessoais acerca do ateismo me sinto desconfortável ao ser chamado de religioso.  Diga-se de passagem que é uma acusação comum nas discussões com teístas a de que os Ateus são religiosos iguais, só mudam a fé.

Ora, e você não põe fé no  seu ateísmo? Se não, você está me confundindo e talvez, a si mesmo.

Não estou confundido.
Fé é acreditar sem provas ou apesar delas.  Não ponho fé no meu ateismo, sou ateu justamente por usar o pensamento crítico.  Não tenho nenhuma evidência que me leve a acreditar em Deus, Saci Perere ou retrato da sogra na carteira  :hihi:

tenho visão crítica e utilização do método científico para perceber a relidade que nos cerca.

Caríssimo, qual é o método científico que prova a você , que Deus não existe, a dúvida? Sim,pergunto sobre a dúvida.A dúvida, porque  é o máximo que a ciência pode dizer até hoje sobre Sua não existência, é que  ELE, Deus, pode de fato não existir.Mas isso colocaria você como um Agnóstico, certo ?

O mesmo para qualquer afirmação extraordinária sem comprovação científica de nehuma espécie.  Não sou agnóstico em relação a Sacis, fadas, duendes e Deus.
Novamente o dragão na garagem

Meu ateismo não é dogmático,

( se o seu não é,e entanto você cita a palavra, é passível de existir ? )
Desculpe, não entendi

se algum dia aparecer alguma prova aceitável da sobrenaturalidade, Deus, Gnomos, Espíritos não terei pudores em mudar meus conceitos, já que como eu fali não dependem de fé e sim de conhecimento
Abraços

Aqui, prefiro que o colega me defina do  melhor modo o que pretendeu  dizer, porque ora  pretende fazer–me entender ou sentir, que o fanatismo ateísta não procede ou não depende de fé, noutra, pareceu-me querer expressar  que também não procede o que para mim, pode ser tomado como prova: o meu sentir, o meu experimento pessoal  e empírico da presença de Deus, seja por sintonia e identificação do meu ser com Suas  manifestações  visíveis em minha vida no campo pessoal, sentimental e físico.Fé!conhecimento!Ao que para você, pode ser mero achismo,mas que no entanto, no meu caso é identificado na crença( religiosa) : eu creio!
Sim, você crê.
Mas sua experiencie pessoal pode ser testada pelo método científico?
Meu melhor amigo da faculdade acredita em discos voadores, que a especie humana foi gerada pelos extraterrestes, que os espiritos na verdade são aliens telepatas.  ele tem fé profunda nisso.  Vivenciou contatos com esses series, e não ele não fumava nada esquisito nessa época.
mas quando pedíamos provas concretas dessas experiencias o que tinhamos era apensa relatos anedoticos (participei de uma vigilia a espera dos discos, andei ccom uma pedra energisada no carro pq ele dizia que gastava menos combustivel).
Como ele e você milhões de pessoas tem relatos anedoticos, experiencias pessoais, manifestações, revelações... de Deus, diabo, doendes, ets, etc...  Muitas vezes esses relatos são excludentes.  Se acreditarmos em todos, isso por si só já e uma contradição, já que algumas experiencias excluem outras.
o metodo cientifico é justamente utilizado para tentar discenir entre todos esses relatos.

Não quero modificar sua fé, só estou dizendo que para mim esse tipo de relato não serve.

Abraços
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!