Olá Memphis, mais uma vez deixa eu tentar esclarecer minhas observações
Primeiramente gostaria de informá-lo que era de fato sobre Deus, ou o seu Conceito, que falávamos, e não sobre outra coisa qualquer. Segundo, o que o faz colocar um livro de Carl Sagan como prova de algo? Para você, é isso método científico?
O exemplo do Dragão na garagem é utilizado por Sagan em "O Mundo Assombrado..." quando ele fala sobre o método científico. Mas se preferir pode utilizar o bule orbitando, doendes, fadas ou unicornios.
O posicionamento cético baseia-se em não acreditar em alguma coisa sem provas. Pra mim Deus, Unicórnios, Trolls, etc.. são todas figuras mitológicas com o mesmo grau de comprovação - nenhum. Então sou Ateu e Aunicórnio, Atroll, Afádico, Aetc...
Porém se algum dia aparecer alguma evidência extraordinária que comprove qualquer um desses seres mitológicos estarei pronto a mudar de opinião.
E me desculpe, mas francamente, até para criticar precisamos ter a mínima noção do objeto a ser criticado. Então que besteira foi aquela de você dizer que católico é descrente e ateu em relação a Maomé? De certo há grandes disparidades e controvérsias entre essas duas religiões, mas para sua informação pessoal, saiba que tanto católicos como mulçumanos e judeus crêem no mesmo Deus. Para tais religiões, o único Deus. Sendo essas, monoteístas.
O Lion postou um vídeo justamente falando sobre isso, está na página anterior.
As três religiões citadas são realmente Abrahamicas, que é o Patriarca comum. Porém cada Deus é diferente.
Jeová é o Deus dos Judeus, pois somos o povo escolhido. Fazemos inclusive um pacto com ele cortando o .... O Rabino Moshe sempre me falou que nosso Deus não tem nada a ver com o Deus dos cristãos, que é falso. Nosso Deus é apenas nosso.
Alá (e não Maomé, que as graças se derramem sobre ele, como erroneamente eu digitei) é Alá e Maomé seu profeta. Ele é incomparável e único. Aqueles que crêem no Deus Judeu são hereges. Em alguns lugares tal heresia é punida com todo o rigor da sharia. Jesus era apenas um profeta menor, apesar de ser citado diversas vezes no Corão. Só existe um Profeta.
Por último, quanto ao seu “raciocínio instigante do Dawkins”, se para você foi tão instigante assim, ele ter chegado à conclusão que Deus é um delírio... É bom você começar algum curso sobre raciocínio textual, porque aquele “resumo” estava obliterando Dawkins, quase que por completo.
Desculpe, não entendi essa parte.
E mais, este respeitado autor não fechou seu raciocínio,pois quando o fizer, terá então chegado à conclusão de seu experimento. E ele de fato não apresentou provas... Porque o MÉTODO CIENTÍCO, trabalha com experimentos, provas e CONCLUSÕES. E ao que me parece ele não concluiu nada. Seu experimento está em aberto. Ele continua querendo provar que o Deus da grande maioria da humanidade, um SER CRIADOR, seja em que religião for, não existe.
Na verdade ele fecha o raciocínio sim, apesar de não ter visto ele fazer nenhum experimento no livro. Concordar ou não com ele é outra história, só achei a argumentação dele instigante, não falei nem que concordo com ele.
Como já falei ele não precisa, até porque não é possivel, provar que alguma coisa não existe.
E por último, sobre ateus “fracos e fortes”, francamente, ai, ai...
Hehehe, não gosto muito de rótulos também.
Digamos que existam dois tipos de Ateus, esses termos quem usa se não me engano é o próprio Dawkins (entre outros)
Os Ateus céticos, ou fracos (tambem não gosto desses termos) que não acreditam em Deus pois não tem nenhuma evidência a seu favor. Acho que estou nesse grupo. Não que eu ache que seja impossível a sua existência, mas com o conhecimento atual acho impossível confirmar sua existência. Se no futuro aparrecer alguma coisa nova estou pronto para reavaliar minha opinião.
Os Ateus fortes negam a existência de Deus. Acho que Dawkins está neste.
No mais,
Paz e Bem,
Memphis.
Brigado, pra vc também.
Ah! Achei:
../forum/topic=1154.0.htmlTaqui escrito melhor do que eu consigo
"2.1) – O ateísmo passivo ou cético é a descrença na existência de deus(es) devido à ausência de evidências em seu favor. Esta variedade também pode ser encontrada sob a denominação de “posição cética padrão”, pois reflete um dos axiomas mais fundamentais do pensamento cético, que é: não devemos aceitar uma proposição como verdadeira se não tivermos motivos para fazê-lo; ou, em sua versão lacônica: sem evidência, sem crença. O ateu desta categoria limita-se a encontrar motivos para justificar sua rejeição da idéia de deus, por vezes esforçando-se em demonstrar por que as supostas provas da existência divina são inválidas, mas sem se preocupar com a negação da possibilidade da existência de um deus.
2.2) – O ateísmo positivo ou crítico é a variedade mais difícil de ser defendida, pois é uma descrença que envolve a negação da possibilidade da existência de um deus. Os ateus desta categoria, que tipicamente se intitulam racionalistas, seguem o princípio de que o ataque é a melhor defesa. Ou seja, literalmente atacam a idéia de deus, evidenciando as contradições e as incongruências presentes neste conceito, empenhando-se em demonstrar, através de argumentos racionais, por que a existência de um deus – como definido pelas religiões – é logicamente impossível. "